Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Outdoor - Dúvida!

Pantaneiro

Cogumelo maduro
Membro Ativo
27/07/2006
437
73
50
Prezados companheiros, vou iniciar um cultivo outdoor, ou melhor, "ao ar livre". Na biblioteca há uma receita para esse tipo de cultivo, mas, acredito que não dê certo, pelo seguinte: Fala-se em alterar camadas de palha molhada e esterco fresco ou seco (mas não falou esterco "curtido"), quando se mistura esterco "sem curtir" com palha e umidade ocorre a fermentação (processo de compostagem) que atinge temperaturas de 60 a 70C, isso com certeza mataria os micélios do PC. Tenho disponibilidade de arranjar composto orgânico, isto é, palha e esterco misturados, fermentados, curados e homoigeneizados, com alta disponibilidade de nutrientes. Alguém pode me ajudar. Valeu Galera:cool:
 
Ola,

Se vc tem todos os compostos fica muito facil...

Como tem facilidade em obter o esterco e se possivel for pegue somente o esterco colonizado, triture ate nao ficar pedacos muito grandes, faca uma camada de aproximadamente 5 cm (nao faca muito alta pq os pins que brotam embaixo geralmente ficao pequenos e nao tem muita forca).

Se os estercos ja estao colonizados automaticamente sao de fezes mais secas e nao irao atingir esta temperatura nem a fermentacao em contato com a palha.

Basta fazer uma camada com palha hidrada por cima para servir de casing.

E recomendavel utilizar um corretor de ph da terra, eu utilizei no comeco do cultivo, nao estou mais aplicando nas novas hortas e o resultado continua bom. Caso o solo nao seja favoravel e bom usar...

Se nao tiver somente as fezes colonizadas esta maneira que ensinaram funcionou muito bem:

primeiro uma cama de palha hidrata, depois uma camada de bosta + palha, ai bostas colonizadas, outra camada de bosta mais palha, mais bostas colonizadas, uma fina camada de bosta, e uma camada de palha hidratada para servir de camada de casing.

https://teonanacatl.org/threads/melhor-maneira-de-cultivo-nas-fezes-de-ruminates.788/

Abxx
 
Última edição por um moderador:
Valeu Dago! Hoje está chovendo aqui, isto é, a temperatura baixou um pouco e a umidade relativa do ar subiu. Tenho dois potes com milho colonizado (100%), amanhã vou fazer meu outdoor.
 
TapyKala disse:
Valeu Dago! Hoje está chovendo aqui, isto é, a temperatura baixou um pouco e a umidade relativa do ar subiu. Tenho dois potes com milho colonizado (100%), amanhã vou fazer meu outdoor.

Vai fazer direto o out sem ao menos passar pelo indoor? Não tem preocupação em estragar o bolo sem ao menos ele frutificar?
 
viridis disse:
Vai fazer direto o out sem ao menos passar pelo indoor? Não tem preocupação em estragar o bolo sem ao menos ele frutificar?

Vou! Quando iniciei meus cultivos inoculei oito potes, 4 com substrato e 4 com milho, pois acreditava que alguns iriam contaminar. Porém, por minha sorte, (ou cuidado) apenas um pote contaminou. Ou seja, meu terrário está lotado e tenho dois potes, um com milho e outro com substrato, totalmente colonizados, como tenho disponibilidade de material (composto orgânico, palha, esterco) e um local ideal (sobreado e com terra boa) optei por tentar o cultivo outdoor. Também fiz essa opção para testar vários tipos de cultivo, em meu terrário tenho bolos (PF), casing e potão.
Abração!
 
TapyKala disse:
Vou! Quando iniciei meus cultivos inoculei oito potes, 4 com substrato e 4 com milho, pois acreditava que alguns iriam contaminar. Porém, por minha sorte, (ou cuidado) apenas um pote contaminou. Ou seja, meu terrário está lotado e tenho dois potes, um com milho e outro com substrato, totalmente colonizados, como tenho disponibilidade de material (composto orgânico, palha, esterco) e um local ideal (sobreado e com terra boa) optei por tentar o cultivo outdoor. Também fiz essa opção para testar vários tipos de cultivo, em meu terrário tenho bolos (PF), casing e potão.
Abração!
você pod emontar " torres" com 2 bolos, e uma fatia grossa de vermiculita+pó de casca de coco+ calcareo+ café.
cada bolo tem a MESMA produçao que teria sozinho. só que ocupa METADE do espço horizontal.
convén ENTERRAR o primeiro bolo inteiro, e usar strains diferentes nos dois bolos. eu vi um artigo legal sobre " amontoamento" de bolos pf em um outro fórum e vou traduzir aqui em breve :)
 
mortandelo disse:
você pod emontar " torres" com 2 bolos, e uma fatia grossa de vermiculita+pó de casca de coco+ calcareo+ café.
cada bolo tem a MESMA produçao que teria sozinho. só que ocupa METADE do espço horizontal.
convén ENTERRAR o primeiro bolo inteiro, e usar strains diferentes nos dois bolos. eu vi um artigo legal sobre " amontoamento" de bolos pf em um outro fórum e vou traduzir aqui em breve :)

Salve!

Isso muito me interessa Mortadelo!! Quando puder posta ae pra gente ou manda o link por MP...

Abxx
 
você pod emontar " torres" com 2 bolos, e uma fatia grossa de vermiculita+pó de casca de coco+ calcareo+ café.
cada bolo tem a MESMA produçao que teria sozinho. só que ocupa METADE do espço horizontal.
convén ENTERRAR o primeiro bolo inteiro, e usar strains diferentes nos dois bolos. eu vi um artigo legal sobre " amontoamento" de bolos pf em um outro fórum e vou traduzir aqui em breve :)
Boca,

conseguiu traduzir o texto camarada?
 
Back
Top