Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

os privilegiados tem mais oportunidades?

Fred Muscaria

Artífice esporulante
Membro Ativo
16/11/2006
735
83
california
Será que há honra ao mérito ou alguns privilegiados tem mais oportunidades?




A meritocracia é um dos principais sistemas de hierarquização social da sociedade moderna. Pode-se defini-la como um conjunto de valores que postula que as posições sociais dos indivíduos na sociedade devem ser resultado do mérito de cada um, ou seja, das suas realizações individuais.​

Embora genericamente a meritocracia seja um consenso, existem várias divergências a cerca deste princípio no momento da sua aplicação prática. Por exemplo: como deve ser a avaliação do desempenho das pessoas? Como podemos definir habilidades e esforços?
View attachment 13382
Qual a relação entre responsabilidade individual e social e desempenho? Existe ou não igualdade de oportunidade para todos? Qual a origem das diferenças de desempenho, será que elas são fruto da tão falada “ordem natural das coisas”, ou de variáveis das oportunidades na sociedade?​

Uma das principais distinções entre os assalariados da nova classe média e a classe operária estaria relacionada com a separação entre o trabalho manual e o trabalho intelectual. Aqueles que tem “inteligência” ocupam a parte mais alta da nossa sociedade, aqueles que fazem o “serviço sujo” (ou, se preferir, aqueles que nunca tiveram oportunidade de estudo), ficam na base dessa pirâmide.​

É possível buscar na democracia, formas de ideologia meritocrática. Como um indivíduo que fala após as eleições: “Fulana ganhou, porque era a melhor mesmo, tem curso superior e até fez um comício para a nossa comunidade...”.
Essa ‘Fulana’ pode ser uma pessoa que apesar de ter curso superior, pode ter se formado numa universidade particular, por exemplo, ou, ainda, ter se formado, porque era filha de alguém “importante”, ou porque teve apenas mais oportunidades.​

Com a questão das oportunidades também é possível fazer uma analogia a meritocracia. Não é difícil ouvirmos pessoas dizendo: “Cotas para negros nas universidades são um absurdo.​

Os negros têm que ter a mesma inteligência que nós, brancos” ou “Estão vendo, o filho da empregada conseguiu fazer quase todo o ensino fundamental. E em escola pública, hein. É obrigação de vocês, que são MEUS filhos, tornarem-se doutores”.​

Na primeira frase, é demonstrado o medo das pessoas de serem julgadas como não tendo méritos para ocupar certo lugar na sociedade. Nessa última afirmação, percebe-se como as pessoas não querem ser julgadas como inferiores numa sociedade com tantos discursos em favor do mérito de cada indivíduo.​

Quem introduziu dispositivos meritocráticos no Brasil sempre foi o Estado. Eles sempre foram uma concessão do Estado e nunca uma cobrança da sociedade. Até mesmo aquelas medalhas de Honra ao Mérito, são feitas para mostrar: “Viram?... Eles conseguiram, porque você também não pode?!”
O discurso meritocrático é usado para persoadir as pessoas a tentar alcançar algo que lhes pode, novamente, pode, ser inalcansável. Então, se o indivíduo não consegue alcançar esse 'algo', ele não tem méritos em nossa sociedade tão elitista​
 

Anexos

  • pirata.bmp
    329.4 KB · Visualizações: 99
Acredito que realmente quanto mais humilde, mais difícil é conseguir as coisas na sociedade.

Mas certa vez um filósofo disse que "Se vc utilizar plenamente as coisas que têm a sua disposição, vc muda sua realidade". Acredito muito nisso. E prefiro não colocar a culpa em ninguém além de mim mesmo.

No tempo das cavernas, quando tericamente o homem era mais "livre", deveria ser a mesma coisa, se ele não se escondesse dos predadores e não fosse a caça, não teria sobrevivido.

É a maldição que todo homem carrega. O homem não tem onde descansar a cabeça...

A selva agora é de pedra. E acho válida a hieraquia e meritocracia.
Qual seria a alternativa?
[]´s
 
A unica alternativa plausível seria a total destruiçao em massa da sociedade atual.
Acabar tudo, destruir 99% dfa populaçao mundial e regredir ao sistema de tribos/coletores de frutas caçadores novamente.
E isso tem que acontecer logo.
Chega de PODER.
temos que voltar a viver na vida real.
A sociedade a cultura as convençoes sao nossos inimigos, inimigos do planeta.
Era pra gente estar se preocupando com PREDADORES mas nao , estamos todos engordando aqui sentados na cadeira, pegando comida caçada por outros, vivendo com um luxo ilusorio que é criado as custas da morte de um planeta inteiro.
A SOCIEDADE È SUA INIMIGA, A TELEVISAO É UM VICIO, A INTERNET È NOCIVA.
 
A unica alternativa plausível seria a total destruiçao em massa da sociedade atual.
Acabar tudo, destruir 99% dfa populaçao mundial e regredir ao sistema de tribos/coletores de frutas caçadores novamente.
E isso tem que acontecer logo.
Chega de PODER.
temos que voltar a viver na vida real.
A sociedade a cultura as convençoes sao nossos inimigos, inimigos do planeta.
Era pra gente estar se preocupando com PREDADORES mas nao , estamos todos engordando aqui sentados na cadeira, pegando comida caçada por outros, vivendo com um luxo ilusorio que é criado as custas da morte de um planeta inteiro.
A SOCIEDADE È SUA INIMIGA, A TELEVISAO É UM VICIO, A INTERNET È NOCIVA.

Caraca meu!!!
To nessa!!!
è só falar que eu aperto o botão!

E quando eu falo que o único jeito de melhorar a vida é caindo um meteoro que acabe com alguns bilhôes de pessoas, o pessoal acha que eu sou maluco e assassino, mas acho que é realmente a 'unica saida!
 
Mas é evidente! Ter mais oportunidades é a condição de ser privilegiado, é o que garante o sujeito a ter tal condição.

Se não tivesse mais oportunidades o privilegiado, é porque não é privilegiado.

Essa é uma interrogação com um dupla face essencialmente, ela diz ao mesmo tempo: Existem privilegiados! e diz também: Como pode ser que privilegiados tenham mais oportunidades ? Alias, como é possível que exista qualquer diferença entre quaisquer pessoa, no que diz respeito as suas chances ?

O que nos induz a rever a interrogação originária como uma pergunta prolixa.. Como pode ser, sendo que existem priviligiados, que existam pessoas com mais oportunidades?

Essa interrogação originária do tópico vai nos remeter para esta problemática... E nesse nivel de interpretação, nesse subnível, jamais ouve resposta alguma para qualquer problema... Afinal, Como é possível que exista diferença na oportunidade de se tornar rico, bonito, éticamente correto, inteligente, forte, porque, afinal, existe a diferença na oportunidade em potencial de se tornar poderoso ?

Um outro ponto que invariavelmente surgirá nessa investigação é, afinal, o que é esse poder que alguns tem, a mais que os outros?

Numa analise mais minuciosa, vamos perceber que não existe um "porque", mas sim um "como" alguém pode ser mais poderoso, isto é, a forma como atua é poderosa, mas sua essência é idêntica as dos demais.

Quando se diz "potencial", nada mais está dizendo que: poder de poder. O que por lógica, nos leva entender que poder é uma coisa só, e potencial nada mais que um poder também, então não nos justifica dizer que, se alguém é poderoso, é porque ele "tinha potencial" para ser, afinal, o potencial é poder também...

Acho que agora ficou mais claro.. Eis que surge daqui desse texto uma pequena miragem da Potência que se refere Nietzsche na sua idéia de Vontade de Potência, como um poder atual, um poder real, instrinseco em cada ente, que atua e realiza no mundo sua obra, com a força com que tem.

Tal como Jesus Cristo é um belo exemplo de homem poderoso...
 
A natureza estabeceu e aprimorou leis, estas leis valem para todas as espécies e sistemas, e assim como eles estas leis também evoluem ou se adaptam ( eu acredito q o meio seja algo tipo os campos morfogeneticos de Sheldrake); Desde para melhor uso e economia de energia ateh para a sobrevivencia destas especies e sistemas.

Mas aconteceu o seguinte: O homem criou seu sistema baseado em regras e valores (duvidosos ou de interesse de uma minoria).

Este sistema, mesmo q artificial, herda morfogeneticamente de outros sistemas seu organicismo e passa a ser tratado no "complexo" como uma criatura ou especie.

Como que por seleção, de acordo com seus valores, o sistema (agora quase vivo) previlegia, elimina ou neutraliza individuos e/ou ameaças à sua integridade.

Criamos um sistema para nos servir, agora o monstro se vira contra o criador se julgando mais importante do q este. Nao passamos agora de escravos dele, vistos apenas como celulas de consumo e produção.

Um sistema baseado em regras diferentes das regras naturais, nao subsiste. A natureza avaliará sua capacidade/desempenho com relação a energia e sustentabilidade.

Ele pode entao passar a ser visto como uma tentativa (como tantas da natureza) que nao deu certo.

Ela pode tentar alterar este "organismo", ou elimina-lo. No final da historia quem manda eh a chefa!

:eek::eek::eek::eek::eek: caraiu, maisoumenos isso ... to fazendo 10 coisas ao mesmo tempo, entao dexa passar vai. :)
 
A unica alternativa plausível seria a total destruiçao em massa da sociedade atual.
Acabar tudo, destruir 99% dfa populaçao mundial e regredir ao sistema de tribos/coletores de frutas caçadores novamente.


Os 1% sobreviventes podem até gostar da idéia.

Mas duvido que os 99% que devem perecer concordem :D
 
Será que há honra ao mérito ou alguns privilegiados tem mais oportunidades?







Com a questão das oportunidades também é possível fazer uma analogia a meritocracia. Não é difícil ouvirmos pessoas dizendo: “Cotas para negros nas universidades são um absurdo.​

Os negros têm que ter a mesma inteligência que nós, brancos” ou “Estão vendo, o filho da empregada conseguiu fazer quase todo o ensino fundamental. E em escola pública, hein. É obrigação de vocês, que são MEUS filhos, tornarem-se doutores”.​
____________________________________________________________________________________________________
oque vcs pensam sobre esse trecho??​
 
Frantz Fanon, psicanalista que analizou a si mesmo e aos seus pacientes aprisionados num sentimento devastador de inferioridade racial, acenou já há muitos anos com a liberação da humanidade das suas pesadas correntes de raça, para ele não se tratava de buscar refúgio num "mundo de reparações retroativas", tornando-se um prisioneira da História.
FANON, F. Pele negra, mascaras brancas. Salvador: Fator, 1983

Pessoas negras, brancas, amarelas, azuis, enfim... Precisam distanciar-se desse sentimento de COR, sou contra a criação de cotas, criar cotas, preferências, só gera diferenças. Infelizmente isso é tido como discriminação positiva.:cool:
 
Criamos um sistema para nos servir, agora o monstro se vira contra o criador se julgando mais importante do q este. Nao passamos agora de escravos dele, vistos apenas como celulas de consumo e produção.

. :)
achei interesante ver isso...
 
Essa é uma interrogação com um dupla face essencialmente, ela diz ao mesmo tempo: Existem privilegiados! e diz também: Como pode ser que privilegiados tenham mais oportunidades ? Alias, como é possível que exista qualquer diferença entre quaisquer pessoa, no que diz respeito as suas chances ?

...
o texto e composto por algumas figuras de linguagem , alem do assunto ser ambíguo ,
mesmo assim e interesante seu ponto de vista...:pos:
 
Mas é evidente! Ter mais oportunidades é a condição de ser privilegiado, é o que garante o sujeito a ter tal condição.

Se não tivesse mais oportunidades o privilegiado, é porque não é privilegiado.

A questão esta nos valores em que se baseia o q torna privilegiado ou poderoso.

São valores naturais ou para o bem comum da espécie?
Ou são valores em que o "sistema criado" busca sua sobrevivencia, privilegiando individuos com perfil que o fortaleçam ?
 
A unica alternativa plausível seria a total destruiçao em massa da sociedade atual.
Acabar tudo, destruir 99% dfa populaçao mundial e regredir ao sistema de tribos/coletores de frutas caçadores novamente.
E isso tem que acontecer logo.
Chega de PODER.
temos que voltar a viver na vida real.
A sociedade a cultura as convençoes sao nossos inimigos, inimigos do planeta.
Era pra gente estar se preocupando com PREDADORES mas nao , estamos todos engordando aqui sentados na cadeira, pegando comida caçada por outros, vivendo com um luxo ilusorio que é criado as custas da morte de um planeta inteiro.
A SOCIEDADE È SUA INIMIGA, A TELEVISAO É UM VICIO, A INTERNET È NOCIVA.

Discordo Eletrickasing, apesar de ser uma opinião válida eu acho que em um número tão pequeno e sem a ajuda da tecnologia os instintos de auto-preservação ficariam fortes demais e a consciência da sociedade seria muito diminuida... provavelmente os filhos destes se rebelariam, fundariam novas cidades, esqueceriam o passado e começariam tudo de novo.

Acho que a única esperança da sociedade é uma conscientização global, utilizando (pasmem) inclusive a televisão e a internet, hehehe! Lembrem-se que ecologia é uma palavra muito recente na história da nossa civilização, ainda podemos dar uma chance para este despertar...

Não consigo ver regressão na história da humanidade, gostaria que me mostrassem se pudessem...
 
Discordo Eletrickasing, apesar de ser uma opinião válida eu acho que em um número tão pequeno e sem a ajuda da tecnologia os instintos de auto-preservação ficariam fortes demais e a consciência da sociedade seria muito diminuida... provavelmente os filhos destes se rebelariam, fundariam novas cidades, esqueceriam o passado e começariam tudo de novo.

Acho que a única esperança da sociedade é uma conscientização global, utilizando (pasmem) inclusive a televisão e a internet, hehehe! Lembrem-se que ecologia é uma palavra muito recente na história da nossa civilização, ainda podemos dar uma chance para este despertar...

Não consigo ver regressão na história da humanidade, gostaria que me mostrassem se pudessem...
a TV te ensinou a SONHAR.
nao precisa acordar nao.
 
A mesma TV pode ter lhe causado pesadelos... sem conversar jamais saberemos!
 
alguem jah ouviu falar da teoria do centésimo macaco?
 
alguem jah ouviu falar da teoria do centésimo macaco?

Agora ouvi, hehehe, acha que tem algo a ver com [SIZE=-1]Zeitgeist [/SIZE]?

Não tinha lido mas acabei de ler agora... olha, é interessante, mas infelizmente possui pouca base empírica... acredito que estamos expostos a estímulos subliminares que acabam tendo algum efeito sobre nossas idéias, mas acreditar em campos mórficos para carregar estas informações exige um pouco da minha fé, hehehe!
 
Agora ouvi, hehehe, acha que tem algo a ver com [SIZE=-1]Zeitgeist [/SIZE]?

Não tinha lido mas acabei de ler agora... olha, é interessante, mas infelizmente possui pouca base empírica... acredito que estamos expostos a estímulos subliminares que acabam tendo algum efeito sobre nossas idéias, mas acreditar em campos mórficos para carregar estas informações exige um pouco da minha fé, hehehe!

sheldrake parece q consegui uma brecha para o estudo fenomenologico da coisa.

Este "elo" que parece "ligar" as coisas esta ai e pode ser confirmado! No momento soh nao pode ser entendido, o que nao significa (claro) sua inexistencia.

por ex.: uma tecnica de assalto do Mossad diz para nunca olhar na nuca do inimigo, pois ele perceberá sua presença . Segundo sheldrake esta eh uma experiencia q podemos repetir, e confrontar os numeros estatisticos.

O que é esta ligação entre o observador e o observado? Como ela se faz?

Eu acho q o estudo (audacioso) de sheldrake é o que mais se aproxima de uma explicação deste fenomeno.

E tem mais, sheldrake nao me engana .... ele come cogumelos tenho certeza!! :)
 
sheldrake parece q consegui uma brecha para o estudo fenomenologico da coisa.

Este "elo" que parece "ligar" as coisas esta ai e pode ser confirmado! No momento soh nao pode ser entendido, o que nao significa (claro) sua inexistencia.

por ex.: uma tecnica de assalto do Mossad diz para nunca olhar na nuca do inimigo, pois ele perceberá sua presença . Segundo sheldrake esta eh uma experiencia q podemos repetir, e confrontar os numeros estatisticos.

O que é esta ligação entre o observador e o observado? Como ela se faz?

Eu acho q o estudo (audacioso) de sheldrake é o que mais se aproxima de uma explicação deste fenomeno.

E tem mais, sheldrake nao me engana .... ele come cogumelos tenho certeza!! :)

Entendo... realmente alguns fenômenos não são explicados tão facilmente, posso acrescentar aos que você deu o fato de ficar encarando uma pessoa dormindo muitas vezes acorda ela.

Mas será que é possível repetir isto em laboratório? Podemos fazer uma estatística? Será que as informações realmente viajam pelo 'éter' ou se transmitem por sons subliminares, feromônios, etc...?

Já ouvi falar de muitas pessoas que dizem ter contatos telepáticos quando estavam sob efeito dos cogus, coisa que estou ansioso para vivenciar, hehehe! Mas talvez seja só uma comunicação "não-verbal", como a linguagem corporal dos animais elevada a um nível superior, não necessariamente em campos mórficos...

Já foi mostrado que temos um instinto de captar no campo de visão periférico olhos voltados para nós, tanto que algumas pessoas andando sob efeito dos psicodélicos em público fica muito assustada pois percebe e exagera cada relance que algum desconhecido dá nela... mas até ai a informação ainda não é telepática...

A história da ilha não é real né?

Não entendo como, se isso for verdade, não se forma uma Espiral do Silêncio automaticamente em toda a sociedade!

Acrescentando mais uma hipótese, será que não é possível que uma meta-consciências habitem o campo mórfico? Hehehe!!! Mas ai acho que já era melhor criar outro tópico!
 
Back
Top