Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

os NEOxamas brasileiros

starbird

Cogumelo maduro
Membro Ativo
09/12/2007
153
73
Gostaria de saber porque os xamãs brasileiros,ou seja,pessoas que lidam com as forças da terra,fazem cursos,falam de plantas de poder,etc...quase nunca falam do Psilocybes cubensis,esse enteogeno brasileiro,as vezes sinto um certo preconceito...será mesmo? pois eles acham que não é sagrado???
 
eU AcHO K POR tEr POUCaS pesquisaS sobre o aSSUNTO E POR Ser dificil de SEr encontRAdo na NAtureza E DIFICIL DE SER CULTIVADO, NINGUEM COMENTA sobre o cogumelo. maS QUE SAum saGRADOS saUM MESMO!!:)
 
Não são nem difíceis de serem encontrados, como de cultivar. ???
Acho que é questão doutrinária mesmo.
 
nao tenho mto conhecimento sobre o assunto dos xamas brasileiros mas acredito q eles nao menosprezem o cogumelo ,
nunca cultivei cogu nem outra planta enteogena mas acredito q os cogumelos sejam mais faceis eim!
 
Os Cogumelos Magicos Nao E Uma Especialidade Dos Xamas, Nos
Ja Os Utilizamos Desde Os Primordes Da Civilizacao,e Sempre Soubemos Que Eles Nos Deixa Doidao....:D
DESDE DA EPOCA DE HERCULES E BATATINHA...
 
Talvez, porque os xamãs que vc esteja se referindo, sejam de alguma outra linhagem, diferente dos Xamãs Toltecas.

Cursos de xamanismo existentes (que eu tenho informação), estão mais direcionados ao uso de plantas de poder, tal como a ayahuasca.

Porém, os cogumelos fazem parte da história da humanidade, desde o princípio dos tempos.

Ou, porque um xamã verdadeiro, apaga sua história pessoal.

bom tópico, continue almejando o conhecimento:pos:
 
Citei essa questão,pois sei que os xamãs mexicanos utilizam cogu nos seus rituais,assim como os siberianos.Mas o lance que me refiro,é que os caras falam de peyote,san pedro,jurema,ayuhasca...e nada dos psilocibes,é como se eles fosse apenas para ficarmos "doidão"...e nós temos eles aos montes(temos muitos pastos,imagine o estado de minas)e não rola nada na linha espiritual...QUE TAL CRIARMOS UMA ASSOCIAÇÃO ESPIRITUAL CUBENSIS???? hehehe
 
Citei essa questão,pois sei que os xamãs mexicanos utilizam cogu nos seus rituais,assim como os siberianos.Mas o lance que me refiro,é que os caras falam de peyote,san pedro,jurema,ayuhasca...e nada dos psilocibes,é como se eles fosse apenas para ficarmos "doidão"...e nós temos eles aos montes(temos muitos pastos,imagine o estado de minas)e não rola nada na linha espiritual...QUE TAL CRIARMOS UMA ASSOCIAÇÃO ESPIRITUAL CUBENSIS???? hehehe
cria ae campeao!
:pos:
 
Seria mais fácil para a liberação se existisse alguma religião
 
Shamans, esse tempo é muito peculiar...

O que é um shaman, aquele que é idoso e faz apologia as substâncias transfiguradoras de personalidade?
Ou um adolecente sabe detalhadamente a estrutura química das drogas mais relevantes?
ALguem que cre muito numa superstição relacionada a elas?
Ou então alguem que usa termos como: perspectiva e multidiminsional :?

Como não se fala muito sobre cogumelos? Existe um grande site no dominio .org sobre o cultivo e cogumelos alucinogenos em geral, e o que mais se fala é de cogumelos, como não se fala muito sobre cogumelos? Alias, dentre todas plantas com poderes similares, o cogumelo é o único que tem sua distinção dos outros, separando assim as plantas enteogenas - cogumelos enteogenos, COMO não se fala muito sobre cogumelos...??

Shaman é um termo de classificação, não reduz ninguem a uma espécie caracterizada por alguns requisitos mínimos, mas sim, como uma forma de categorizar.
Genero, espécie, grupo, são todas categorias que utilizamos para sintetizar um ente, um ser, que na realidade não é sintetizavel, pelo contrário, o que um ente é, ele é, sem nenhuma possíbilidade de se diminuir uma característica, nenhum caractere de suas notas definiórias é justo se retirar de um ente.
O ente é o que realiza ser, logo, tudo que é, é um ente.
Nós somos o que somos, e nada mais, nada menos, e dentre todos aqui, sem nenhuma excessão, tem um shaman dentro sí.
O shaman esta dentro de nós...
 
Xama nao termo é Título

os xamas, shamans, pajés, medicine man são pessoas muito sabias
que através de estilo de vida simples e muitas vezes puro alcançam níveis de consciência superiores, uma percepção aguçada e dons sensitivos que para alguns é difícil até de compreender.

Os shamans sabem o que usar quando usar e quem pode usar qualquer planta
são pessoas do bem e da Luz, defender sua comunidade/ seu ´povo é sua missão.

"Todo Xamã é um bruxo
mas nem todo bruxo é um Xamã"


esse negócio de Neo é furada,
Neoxama tem celular, email e site
apartamento e carro. acho q ta meio errado algo aqu
 
Xama nao termo é Título

os xamas, shamans, pajés, medicine man são pessoas muito sabias
que através de estilo de vida simples e muitas vezes puro alcançam níveis de consciência superiores, uma percepção aguçada e dons sensitivos que para alguns é difícil até de compreender.

Os shamans sabem o que usar quando usar e quem pode usar qualquer planta
são pessoas do bem e da Luz, defender sua comunidade/ seu ´povo é sua missão.

"Todo Xamã é um bruxo
mas nem todo bruxo é um Xamã"


esse negócio de Neo é furada,
Neoxama tem celular, email e site
apartamento e carro. acho q ta meio errado algo aqu

Um título também é um termo, meu amigo...
Concordo que essa é uma definição sintética, bem tosca por sinal, do que é um shaman, mas como eu disse e você não leu, ninguem se reduz a uma síntese, pelo contráio, um ente é o que ele é, nenhum caractere a menos.

Agora, se você quiser continuar a enquadrar somente a esses de "shamans", dai eu passo a te enquadrar no grupo dos que não tem uma visão ontológica da realidade dos entes, mas que tem uma única fé, a sua síntese de entes em "títulos".
 
uma coisa é uma coisa
outra coisa é outra aeuhuieh

termo é uma, titulo outrra,...

quem sou eu pra definir termos,
titulos e muito menos para enquadram alguem.

Nao existia apenas alguns xamas numa tribo inteira??
ou seriam todos!

vc tem que merecer, nao apenas ser
 
uma coisa é uma coisa
outra coisa é outra aeuhuieh

termo é uma, titulo outrra,...

quem sou eu pra definir termos,
Ai que voce se engana me caro... todos nós definimos termos, voce diz "quem sou eu pra definir termos?", eu digo: semelhante aos que definem, com excessão de que não quer, não tem coragem de ser isso: um definidor!"
Entre outras coisas, qualquer um pode definir um termo, e lutar com toda força para que ele seja um valor para o futuro, o seu termo.

...

Nao existia apenas alguns xamas numa tribo inteira??
ou seriam todos!

vc tem que merecer, nao apenas ser
Ai você esta entrando no aspécto cultural de costume, o que é costumeiro?, o que se viu? sem dúvidas o que se viu foi isto: o merecedor foi chamado "shaman".
Eu não estou querendo me rebelar contra a história, contra a cultura, afinal, sempre foi assim desse jeito esse costume, é por isso que estou fazendo uma analise ontológica, "o que é um shaman enquanto shaman?", e não isso enquanto um costume em sua cultura: aquele que merece o título.
Eu não me rebelo contra a cultura ou contra os costumes ja existêntes, mas uso isso justamente como a ferramente para o meu costume e a minha cultura, e esta é a minha cultura, ela é também uma soma de todas as minhas experiências pregadas por aqueles que são merecedores do título "shaman".
No entanto, ressalvo mais uma vez, não sou um shaman porque não quero me reduzir a uma categoria, isso apenas faz parte de mim enquanto um ente que realiza-se de muitas outras formas.

"Ora, como eu poderia dizer o que sou? Eu sou o que sou, um ente que coexiste no movimento e no repouso, uma tendência que reconhece semelhanças e diferenças em outras tendências, de forma que posso articular termos pra designar significados" - Filosofo anonimo.
 
Não encontrei muita informação relevante de xamãs BRASILEIROS...

Mas vale resaltar:

-------------

Os cogumelos não são considerados plantas pela ciência, não têm clorofila. Porém na visão xamânica "de tudo o que está plantado" sim. Os cogumelos enteógenos, têm sido de grande importância em várias cerimônias religiosas.

O texto abaixo é extraído do livro Retorno à Cultura Arcaica (Nova Era)de Terence Mckenna, um xamã e botãnico, que viveu no Hawai, onde reproduzia o cogumelo em seu laborátorio de plantas de poder :

" Há talvez dezenas de milhares de anos, os seres humanos vêm utilizando cogumelos para fins de adivinhação e indução do êxtase xamanista. Pretendo demonstrar que a interação entre homens e os cogumelos não é uma relação simbiótica estática, e sim dinâmica, através da qual pelo menos uma das partes consegue atingir níveis culturais mais elevados.
O impacto das plantas psicoativas sobre o aparecimento e a evolução dos seres humanos é um fenômeno que até agora não foi examinado, mas que promete esclarecer não só a evolução dos primatas, mas também o surgimento das formas culturais peculiares ao Homo Sapiens. '
Há um fator oculto na evolução dos seres humanos que não é nem o elo perdido nem a finalidade imposta pelos céus. Minha teoria é que esse fator oculto na evolução dos seres humanos e que teve à tona a consciência humana em um primata bípede dotado de visão binocular tem a ver com um laço de realimentação com alucinógenos vegetais. Trata-se de uma noção que ainda não foi amplamente explorada, embora uma forma muito conservadora dela apareça em Soma: de R. Gordon Wasson. Ainda que ainda não comente o surgimento da natureza humana nos primatas, Wasson sugere que os cogumelos alucinógenos foram o agente causal do aparecimento de seres humanos espiritualmente conscientes e da gênese da religião. "

Mais informações

http://www.xamanismo.com.br/Poder/SubPoder1189634475It004
 
Amigo chapeludo,
tenho o livro,muito bom por sinal!
Minha duvida era a respeito dos trabalhos espirituais com os cogu,aqui no brasil.Essa turma de "curandeiro" não usa,nem tão pouco em trabalhos de evolução espiritual.Eles falam da Entidade da ayuhasca,do peyote,do san pedro até da jurema...é uma pena!!!pois acho que os cogumelos devem ser um excelente aliado para que quer descobrir os misterios da natureza divina...Quanto a nomeclatura ou definição ou titulo ou etc...para mim,o shaman é o pagé,ou aquela pessoa que conheçe a cura dos males espirituais e fisicos através das plantas,do transe.é tipo um médico,UM CURADOR.Segundo o grande C.G.Jung,todos nós temos que despertar o ARQUETIPO DO CURADOR dentro de nós,é assim que vejo a coisa.A consciencia alterada nos aproxima desse arquetipo e o xamã é apenas um FACILITADOR para esse encontro com nossa força de cura,esse potencial latente.
 
Amigo chapeludo,
tenho o livro,muito bom por sinal!
Minha duvida era a respeito dos trabalhos espirituais com os cogu,aqui no brasil.Essa turma de "curandeiro" não usa,nem tão pouco em trabalhos de evolução espiritual.Eles falam da Entidade da ayuhasca,do peyote,do san pedro até da jurema...é uma pena!!!pois acho que os cogumelos devem ser um excelente aliado para que quer descobrir os misterios da natureza divina...Quanto a nomeclatura ou definição ou titulo ou etc...para mim,o shaman é o pagé,ou aquela pessoa que conheçe a cura dos males espirituais e fisicos através das plantas,do transe.é tipo um médico,UM CURADOR.Segundo o grande C.G.Jung,todos nós temos que despertar o ARQUETIPO DO CURADOR dentro de nós,é assim que vejo a coisa.A consciencia alterada nos aproxima desse arquetipo e o xamã é apenas um FACILITADOR para esse encontro com nossa força de cura,esse potencial latente.
Sim.. entendo...

Não sei se tem a ver, mas lembrando que o Brasil ainda é um país em desenvolvimento tecnológico (inclusão digital bla bla... ) pode existir sim esses xamãs brasileiros, porém é pouco divulgado, ou até mesmo pouco estudado digamos assim por laboratórios, faculdades... mas eu realmente não acho que seja "preconceito"...
 
bla bla bla....

O que somos?

NADA.

Um amigo aqui do lado me diz, nada já é algo já representa a falta de forma ou de volume.

Então somo MENOS que nada.
Quem dá nome aos bois julga-os como sua propriedade.
a nossa propriedade é a vida e nao uma nomenclatura.
O resto é BLA BLA BLA...
 
Back
Top