Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

OPNIÃO: Micélio ou Coweb? (Dúvidas de primeiro cultivo)

jandre

Esporo
Cadastrado
24/04/2024
5
2
22
Pessoal, sei que é batido o assunto no fórum, mas não consigo evitar de pedir uma opinião de algum cultivador mais experiente.

Segue algumas fotos dos bolos:

WhatsApp Image 2024-07-07 at 18.54.09 (1).jpegWhatsApp Image 2024-07-07 at 18.54.09 (2).jpegWhatsApp Image 2024-07-07 at 18.54.09.jpegWhatsApp Image 2024-07-07 at 18.54.10.jpeg

(foto Bolo Caçula) (foto Bolo Primogênito) (close up BP) (flash BP)

P.S:
Eu mantenho eles a uma temperatura média de 18-23°C e humidade 85~99

Qualquer pergunta, opinião é bem-vinda!!!! Obrigada ✨ 🎀
 
Pessoal, onde no fórum eu posso postar mais algumas imagens da formação de pins? Ela começou por baixo do bolo e eu não percebi (estão enormes). Eu crio um novo post para falar deles ou posso continuar por aqui? O que faço? Obrigada.
 

Anexos

  • WhatsApp Image 2024-07-08 at 07.49.28 (1).jpeg
    WhatsApp Image 2024-07-08 at 07.49.28 (1).jpeg
    134.1 KB · Visualizações: 5
Pessoal, sei que é batido o assunto no fórum, mas não consigo evitar de pedir uma opinião de algum cultivador mais experiente.

Segue algumas fotos dos bolos:

View attachment 214456View attachment 214457View attachment 214458View attachment 214459

(foto Bolo Caçula) (foto Bolo Primogênito) (close up BP) (flash BP)

P.S:
Eu mantenho eles a uma temperatura média de 18-23°C e humidade 85~99

Qualquer pergunta, opinião é bem-vinda!!!! Obrigada ✨ 🎀

Não me parece contaminação, é só micélio crescendo, não tenho certeza sobre a causa mas provavelmente é falta de fae (troca gasosa/pouco oxigênio), além disso, seus bolos parecem estar um pouco secos, você tem borrifado agua pra manter a umidade? Deve ser por isso que está pinando embaixo, já que na parte debaixo é mais úmido.

Exemplos de bolos crescendo micélio iguais ao seu:

411596359-14941158972331951329739.jpgScreenshot 2024-07-08 at 12.46.10.pngbrlu33h0fx671.jpg
 
Eu borrifo água mineral com PH alcalino (10 a 25°C), porém somente nas paredes do terrário. Sempre li que não podia borrifar diretamente sobre o bolo. Devo borrifar neles? Obrigada por responder.

A humidade tem caído muito rápido também. Eu acredito que seja por conta da pinagem, mas não tô conseguindo estabilizar a humidade para ela ficar alta por mais tempo.

provavelmente é falta de fae
Então, realmente no começo foi um problema pois eu tava trocando menos do que devia. Hoje eu faço mais trocas e um pouco mais longas, cerca de 3~4x por dia com um intervalo de 4~6 horas entre cada uma dela, por 60s.

Não me parece contaminação, é só micélio crescendo, não tenho certeza sobre a causa mas provavelmente é falta de fae (troca gasosa/pouco oxigênio), além disso, seus bolos parecem estar um pouco secos, você tem borrifado agua pra manter a umidade? Deve ser por isso que está pinando embaixo, já que na parte debaixo é mais úmido.

Exemplos de bolos crescendo micélio iguais ao seu:

View attachment 214468View attachment 214469View attachment 214470
Eu esqueci de marcar para ''responder'' KKKKKKK, tô aprendendo.

Segue uma foto do meu higrômetro :
 

Anexos

  • WhatsApp Image 2024-07-08 at 13.35.42.jpeg
    WhatsApp Image 2024-07-08 at 13.35.42.jpeg
    164.2 KB · Visualizações: 6
Última edição:
Eu borrifo água mineral com PH alcalino (10 a 25°C), porém somente nas paredes do terrário. Sempre li que não podia borrifar diretamente sobre o bolo. Devo borrifar neles? Obrigada por responder.

A humidade tem caído muito rápido também. Eu acredito que seja por conta da pinagem, mas não tô conseguindo estabilizar a humidade para ela ficar alta por mais tempo.


Então, realmente no começo foi um problema pois eu tava trocando menos do que devia. Hoje eu faço mais trocas e um pouco mais longas, cerca de 3~4x por dia com um intervalo de 4~6 horas entre cada uma dela, por 60s.

Sim, borrifar diretamente não é bom pois machuca o crescimento, o ideal é borrifar indiretamente e deixar que as gotículas de água caiam levemente sobre os bolos, a evaporação das gotículas no bolo é um gatilho forte para os bolos pinarem, entretanto, é preciso ter cuidado com o tanto e a frequência que borrifa água, o ideal é que após borrifar, o bolo fique meio que brilhando, depois você abana o terrário por 30seg para entrar ar e ajudar a evaporar a água, quando a água evaporar e o bolo perder o brilho e estiver apenas úmido, você pode borrifar novamente. No geral esse processo é feito umas 3x ao dia mas depende muito das condições climáticas de onde você vive, um lugar frio pode não precisar de tantas borrifadas já que demora mais para a evaporação ocorrer, nesse caso apenas abane.

Tenha cuidado para não borrifar demais e encharcar o bolo, além disso, espere a água do bolo evaporar antes de borrifar novamente! Esse ciclo de evaporação é um dos gatilhos para pinar.
Continue borrifando as paredes do terrário quando necessário.

Abaixo um exemplo de como o bolo deve ficar após borrifar, quando brilhar já pode parar:

SECO:

517641813-dry.jpg

ÚMIDO (Hora de borrifar):

517678057-moist.jpg

APÓS BORRIFAR:

517641878-IMG_0541.jpg
 
Eu esqueci de marcar para ''responder'' KKKKKKK, tô aprendendo.

Segue uma foto do meu higrômetro :
nossa mano, não faz isso comigo não, agora preciso de saber como funciona esse seu termohigrometro kkkkk
manda mais fotos pfvr kkkkk
 
Sim, borrifar diretamente não é bom pois machuca o crescimento, o ideal é borrifar indiretamente e deixar que as gotículas de água caiam levemente sobre os bolos, a evaporação das gotículas no bolo é um gatilho forte para os bolos pinarem, entretanto, é preciso ter cuidado com o tanto e a frequência que borrifa água, o ideal é que após borrifar, o bolo fique meio que brilhando, depois você abana o terrário por 30seg para entrar ar e ajudar a evaporar a água, quando a água evaporar e o bolo perder o brilho e estiver apenas úmido, você pode borrifar novamente. No geral esse processo é feito umas 3x ao dia mas depende muito das condições climáticas de onde você vive, um lugar frio pode não precisar de tantas borrifadas já que demora mais para a evaporação ocorrer, nesse caso apenas abane.

Tenha cuidado para não borrifar demais e encharcar o bolo, além disso, espere a água do bolo evaporar antes de borrifar novamente! Esse ciclo de evaporação é um dos gatilhos para pinar.
Continue borrifando as paredes do terrário quando necessário.

Abaixo um exemplo de como o bolo deve ficar após borrifar, quando brilhar já pode parar:

SECO:

View attachment 214477

ÚMIDO (Hora de borrifar):

View attachment 214478

APÓS BORRIFAR:

View attachment 214479
Cara, muito obrigada pela dica! Eu estou seguindo o seu conselho e percebi que a umidade tem ficado mais estável e os bolos menos secos. Muito bom o exemplo em imagem!

Aquela parte do micélio em volta do bolo, eu deveria jogar um pouco de vermiculita por cima?

Li em algum post do forum que strain de Penis Envy pode acontecer isso e daí deveria por vermiculita por cima.

Mas eu meio que tenho neura com a esterilização da vermiculita (a minha foi um processo), então fico na duvida se faço ou não. O que me diz?

Percebi também uma coloração diferente no bolo (ela já existe há um tempinho, mas parece estar mais aparente).

Tem algum palpite do que possa ser ou é normal?

Abraços e muito obrigada!

nossa mano, não faz isso comigo não, agora preciso de saber como funciona esse seu termohigrometro kkkkk
manda mais fotos pfvr kkkkk

Então KKKKKKKK

É um arduino com um censor de temperatura e umidade. Ele foi um quebra galho, eu não tava conseguindo encontrar termohigrometro por menos de 200$ na minha cidade e pedir pela internet parecia distante pela pressa do bolo que já estava no terrário.

Então, eu lembrei da existencia dele (ele tava no baú tem no mínimo 7 anos). Lembro quando meu pai programou ele (engenheiro elétrico).

Na verdade, eu uso um bocado de coisa dele pro meu terrário KKKKKKKKK

Eu vou trocar ele em breve por um outro que também vai ser caseiro KKKKKK porém um pouquinho mais chic, pois vai ser em filamento 3D, então vai ter algo pra proteger melhor.

Planejo mostrar melhor o terrário. Eu estou no final do semestre da faculdade, então ta puxado e comecei meu cultivo justo no pior fluxo de coisa pra fazer (tinha um diário em rascunho mas nem consegui fazer)

Enfim, provavelmente vou fazer um relato das coisas que fiz e como foi e registrar o segundo flush, pois estarei de férias.

Abraços, obrigada por comentar!!

Algumas fotos do atual termohigrometro no anexo.
 

Anexos

  • WhatsApp Image 2024-07-09 at 19.14.51.jpeg
    WhatsApp Image 2024-07-09 at 19.14.51.jpeg
    161.8 KB · Visualizações: 6
  • WhatsApp Image 2024-07-09 at 19.14.51 (1).jpeg
    WhatsApp Image 2024-07-09 at 19.14.51 (1).jpeg
    81.9 KB · Visualizações: 7
  • WhatsApp Image 2024-07-09 at 19.14.50 (1).jpeg
    WhatsApp Image 2024-07-09 at 19.14.50 (1).jpeg
    93.2 KB · Visualizações: 7
  • WhatsApp Image 2024-07-09 at 19.14.50.jpeg
    WhatsApp Image 2024-07-09 at 19.14.50.jpeg
    100.8 KB · Visualizações: 7
Back
Top