Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Olá psiconautas :D

Grako

Hifa
Membro Ativo
08/06/2020
273
11
31
Fortaleza - CE
Oi gente, eu tinha esquecido de me apresentar aqui kkkk

Bom, basicamente eu sou um cara que sempre curtiu explorar as possibilidades oferecidas pela psique, e foi isso que me levou ao campo de estudos da psicologia e em seguida ao estudo dos psicodélicos hehe
Curso psicologia na federal da minha cidade e foi graças a isso que consegui entrar nesse mundo dos enteógenos por conta da galera mais mente aberta que circula por lá, ainda mais no meu curso hehe
Estou quase me formando e a minha área de atuação é a psicologia analítica (junguiana) que tem me sido de grande ajuda pra compreender melhor os fenômenos que cercam os enteógenos tanto de um ponto de vista psíquico, quanto antropológico (os cogus já acompanham a humanidade desde do começo de tudo kk).
Tento sempre equilibrar minha visão acadêmica e mística (estudo magia já tem uns bons 15 anos kk) a cerca desse assunto pra acabar não me prendendo a extremos e terminar perdendo preciosas oportunidades de aprendizagem.

Então é isso galerinha, qualquer coisa tô por aqui pra ajudar como puder com o pouco de conhecimento que já cultivei :D

Boas safras a todos! 🍃 🍄
 
Última edição:
Bom, pelo menos para mim, isso não é um amontoado de abstrações... Eu só falo sobre o que já pude comprovar experienciando por mim mesmo.
Existe sim concretude no que eu falei pois é algo que observo rotineiramente no meu dia a dia

Será que você de fato observa isso no seu dia a dia ou você só interpreta as suas experiências de acordo com as suas crenças?

Por exemplo, uma pessoa inclinada a acreditar em extraterrestres e discos voadores, se vir algum objeto estranho no céu, achará que é uma nave espacial.

Um cristão acha constantemente que está ouvindo a voz de Deus (quando na verdade ele está ouvindo seus próprios pensamentos ou, no máximo, sua intuição) e, se as coisas começam a dar certo na sua vida, atribui isso à graça de Deus; por outro lado, se sua vida está repleta de conflitos, ele acha que isso é obra de Satanás ou então é “macumba” que fizeram para ele.

Um indivíduo paranoico, ao ver duas pessoas cochichando por perto, pode achar que estão falando mal dele, mesmo que elas nem saibam da sua existência. Ou pode acreditar que há um complô para destruí-lo, e mesmo que tal complô não exista, a história faz todo o sentido na sua mente.

Esses casos são exemplos de como as pessoas interpretam as suas experiências de vida com base nas suas crenças e condicionamento. Elas não sabem diferenciar um fato da sua interpretação do fato – elas veem a interpretação como um fato e não como uma interpretação.

Em alguns casos as pessoas se agarram tão fortemente às suas crenças que isso as faz ver coisa onde não existe – elas imaginam uma coisa e tomam essa coisa como verdadeira apenas para confirmarem e fortalecerem ainda mais as suas crenças.

E será que isso não está acontecendo com você também? Provavelmente você leu ou ouviu alguma teoria, passou a acreditar nela (talvez por ela tê-lo agradado ou por ter sido dita por alguém que você vê como autoridade) e agora tenta enquadrar suas experiências nessa teoria.

não tem como "abandonar a própria humanidade"

Isso é apenas uma suposição sua que você toma como verdade e não questiona, certo?
 
Wuuuu forte hein ... que show encontrei uma reflexão em meio a esse assunto e está em parenteses logo abaixo ... eu não gosto de generalizar mas o pior é que tem um teor de grandes verdades ... geralmente eu costumo ser leviano avaliando esses assuntos que deturpa a sociedade ... e o pior é que a culpa é do sistema e não das pessoas ... desde que nascemos ... programados ... circulo vicioso ... ou adere ou repele ... o que é ser um humano

"como ser um peixe vivo fora do aquario?
R.: deixando de ser peixe"

Evolução!!!
 
Última edição:
Bom , não tem como dizer que se possui A verdade né? Por que a realidade psíquica e a realidade concreta, dentro de suas diferenças e semelhanças, são igualmente realidade. Não se pode esperar que um ser divino transcendental surja e diga "Esta é A verdade". Então tudo que temos são modelos que conseguem lidar de forma satisfatória, na medida do possível, com as situações que o mundo nos apresenta. A pessoas que vê discos voadores realmente os vê e eu não tenho nenhum direito de chegar nela e falar "cara eu não to vendo nada então larga dessa viagem ai".
Por isso que eu acho que é andar em círculos colocar as duas realidades em confronto. Se a pessoa ta de boa e sem causar problemas pra integridade dela e dos outros, deixa ela quieta pois a psique dela já está totalmente bem adaptada para a realidade em que está inserida :s

Eu não observo o que falo apenas embasado em crenças pois não sou um homem de tanta fé assim. Eu ainda me agarro muito a uma lógica e à tentativa de entender por que algo é o que é (mas eu almejo sim olhar para as coisas e apenas entender que elas são o que são dentro da sua total falta de sentido inato).

Apesar de um indivíduo paranoico estar vivendo sua própria realidade psíquica, sua psique parece rejeita-la constantemente por não suportar os produtos de sua própria reflexão. Daí, se a pessoa sentir essa demanda, cabe sim uma intervenção pra tentar entender melhor por que motivo aquele psiquismo está tendo um gasto energético voltado apenas para prejudicar a si mesmo e qual mensagem está sendo passada com essa atitude :s

Um cristão acha constantemente que está ouvindo a voz de Deus (quando na verdade ele está ouvindo seus próprios pensamentos ou, no máximo, sua intuição) e, se as coisas começam a dar certo na sua vida, atribui isso à graça de Deus; por outro lado, se sua vida está repleta de conflitos, ele acha que isso é obra de Satanás ou então é “macumba” que fizeram para ele.

Isso, em particular, eu poso falar com um pouco mais de maestria pois minha mãe tem esse tipo de relação com o protestantismo :x
Para mim, que as vezes peco por uma racionalidade exagerada nas coisas relacionadas com a realidade concreta, é um desafio constante ver ela se utilizando de mecanismos de fuga por meio da religião para lidar com conteúdos do mundo. Mas essa é a realidade dela. E por mais que me incomode, isso não prejudica ninguém. Eu espero que um dia ela consiga internalizar essa figura divina que tanto serve de apoio para ela a fim de que ela consiga se sustentar apenas em si mesma pois essa independência é algo bem mais estável do que estar se sujeitando a fatores externos e fora do seu controle.

Esse "se sustentar em si mesmo" ou auto realizar-se é por alguns chamado de iluminação, mas na psicologia analítica esse processo é chamado de individuação. É algo a ser almejado, mas sem pretensões pois é um caminho extremamente longo e particular a jornada para se tornar uno consigo mesmo. E justamente por ser extremamente pessoal é que se deve respeitar o tempo de cada um e, por mais que eu me incomoda com minha mãe não vendo o caminho que eu vejo, eu tenho que lembrar que meu caminho não é o único nem O verdadeiro. É só mais um e eu devo respeitar o dos outros.

Eu sei que isso parece muito um discursinho de "kumbaya irmão paz e amor" mas na real é algo extremamente turbulento e complexo de se lidar e auxiliar.
Quanto a me questionar sobre minhas próprias ideias, isso é algo que faço constantemente. Até porque eu fui ensinado que ao se realizar uma pesquisa, aquilo não é um filho seu, não é fruto do seu amor e paixão pelo conteúdo (pelo menos não somente isso), qualquer conhecimento é o que é sem juízo de valor algum. Eu não devo envolver minhas ideias em sentimentos pois conhecimento é simplesmente uma ferramenta. Uma pesquisa deve ser pragmática e diversas vezes nos deparamos com resultados completamente opostos aos que esperávamos. E isso faz parte. Descobrir que uma ideia sua não tem validade deve ser visto como algo bom a ser deixado como legado pois outros vão entender que aquele caminho tem grandes possibilidades de não ser frutífero.
Contudo isso deve ser feito sem exageros pois não somos máquinas. Jung descobriu os complexos em resultados de testes que, para a academia da época, eram para ser descartados pois eram simples erros e falhas nos testes de associação de palavras.

Com tudo isso eu acho que a forma mais interessante de se percorrer esses caminhos de descoberta de conhecimentos é sempre sendo autocrítico, mas sem exageros neuróticos. É lembrar que não existe O caminho pois não existe A realidade nem A verdade assim como não existe O humano. Tudo isso são modelos idealizados que se expressam em pluralidades.
 
A pessoas que vê discos voadores realmente os vê

Ou ela vê outra coisa (como um drone ou um balão, por exemplo) que ela acredita ser um disco voador.

E não quero entrar numa discussão sobre se existem ou não discos voadores, pois não é essa a questão (e também porque esse é um assunto irrelevante). Quero apenas chamar a atenção para o fato de que por vezes as pessoas afirmam terem visto um disco voador quando não há nenhuma evidência de que aquilo que elas viram era de fato um disco voador. O “disco voador” pode ser apenas uma interpretação que a mente delas faz de determinado fenômeno.

é um desafio constante ver ela se utilizando de mecanismos de fuga por meio da religião para lidar com conteúdos do mundo. Mas essa é a realidade dela. E por mais que me incomode, isso não prejudica ninguém.

Sua mãe prejudica a si mesma. Afinal, ela está se autoenganando, levando uma vida de ilusões. E viver uma ilusão é desperdiçar a própria vida; portanto, ela está se prejudicando. Mas esse é um direito dela também, pois cada um pode fazer o que quiser com a própria vida, inclusive desperdiçá-la, que é o que todos estamos fazendo.

É lembrar que não existe O caminho pois não existe A realidade nem A verdade

Essa ideia de que não existe a verdade é, novamente, apenas mais uma suposição sua que você não questiona e toma como verdade, certo?

Pois eu devo lhe dizer que não apenas a verdade existe, como também só ela existe.

Nada existe além da verdade.
 
Nada existe além da verdade.

"Eu poderia viver recluso numa casca de noz e me considerar rei do espaço infinito"
O problema é achar que essa verdade é estática e morta se limitando aos preceitos de uma psique meramente humana.
Compreender os próprios limites e estar em paz com isso é algo muito importante de se aprender durante a jornada.
 
"Eu poderia viver recluso numa casca de noz e me considerar rei do espaço infinito"

Ou “eu poderia ser rei do espaço infinito e me considerar recluso numa casca de noz”.

O problema é achar que essa verdade é estática e morta se limitando aos preceitos de uma psique meramente humana.

Você está atacando coisas que eu não disse. Você diz que é um problema achar que a verdade é estática e morta, sendo que em momento algum eu usei esses adjetivos para me referir à verdade.

Além do mais, onde foi que eu falei em “psique humana”? Esse “se limitando aos preceitos de uma psique meramente humana” me parece apenas uma tentativa sua de deixar o seu argumento mais abstrato e intelectualizado para dar a impressão de que está falando algo verdadeiro e profundo e confundir quem o lê.

Compreender os próprios limites e estar em paz com isso é algo muito importante de se aprender durante a jornada.

E como isso se relaciona ao que eu havia dito? Novamente você está falando coisas que não têm nada a ver com o que eu disse inicialmente. Ou você distorce o que foi dito pelo oponente, ou ataca argumentos que nem ao menos foram apresentados.

Aliás, compreender os próprios limites de quem? Da pessoa que se acredita ser? E por acaso você é uma pessoa, um ser humano? Ou isso é apenas mais uma crença sua que você não questiona e toma como verdade?
 
Bom, eu cansei de ficar em um debate que pode se estender ao infinito sem chegar a síntese alguma nem acrescentar nada de relevante. Tal hora isso estaria rolando simplesmente pra amaciar egos. Daí eu vou ficando por aqui mesmo então 🐧
 
Ok, mas, mesmo assim, gostaria de dizer mais uma coisa.

Curso psicologia na federal da minha cidade e foi graças a isso que consegui entrar nesse mundo dos enteógenos por conta da galera mais mente aberta que circula por lá, ainda mais no meu curso hehe
Estou quase me formando e a minha área de atuação é a psicologia analítica (junguiana) que tem me sido de grande ajuda pra compreender melhor os fenômenos que cercam os enteógenos tanto de um ponto de vista psíquico, quanto antropológico (os cogus já acompanham a humanidade desde do começo de tudo kk).

Essa faculdade de psicologia que você está cursando não fez nenhuma diferença na sua vida, né? Ou, se fez, foi uma diferença tão pequena e limitada que nem é digna de ser levada em consideração, correto?

Você continua se sentindo tão ignorante agora quanto era antes de entrar nesse curso, certo? Pois por mais que você estude e adquira conhecimentos, todo esse conhecimento fica meramente no âmbito intelectual, conceitual, abstrato, certo? Fica só na superfície e não vai fundo em nada. Em outras palavras, todo esse seu estudo de psicologia não oferece nenhuma resposta satisfatória para as suas perguntas. No máximo oferece teorias e ideias nas quais você pode acreditar ou não (e acreditar em algo não é saber desse algo). Mas as grandes perguntas da humanidade (quem somos nós? de onde viemos [ou qual é a origem de tudo]? para onde vamos [ou o que ocorre após a morte]?) permanecem sem resposta.

E sem dúvida alguma hoje você tem um conhecimento muito maior do que tinha quando criança. Mas você é mais feliz hoje do que era na sua infância? Imagino que a resposta seja não, o que mostra que todo esse conhecimento que você adquiriu não conseguiu pôr fim à sua infelicidade.

Afinal, você só busca o conhecimento porque acha que isso vai torná-lo feliz ou melhor, certo? As pessoas só fazem praticamente tudo o que fazem porque esperam com isso alcançar a felicidade. E por que todo mundo quer ser feliz? Porque ninguém é feliz. Ninguém quer algo que já possui. As pessoas só buscam a felicidade porque são infelizes.

Mas enfim, tudo o que esse curso conseguirá lhe dar no final das contas será um diploma e um emprego na área de psicologia, nada além disso.

os cogus já acompanham a humanidade desde do começo de tudo

Sim, os cogumelos já acompanham a humanidade desde tempos imemoriais. E aonde isso nos levou?
 
Opa. Bem vindo! Curto muito psicanálise também mas no momento estou dando mais atenção a Freud e Lacan. Porém a teoria de arquétipos de Jung me fez pensar a cerca de como os símbolos podem estar guardados de alguma forma dentro do nosso cérebro/corpo (será que os rituais e mantras não nos permitem acessar esses arquétipos?). Mas enfim kkkkk isso é papo pra outras brisas, seja bem vindo e bons estudos!!

Jung é um dos primeiros passos da Humanidade em direção a uma compreensão maior que abrange o que ele conceituou como sincronicidade.

Todo esse seu papo não é nada além do que um amontoado de teorias e abstrações intelectuais, não é verdade?

Provavelmente você leu ou ouviu algum autor ou professor falando essas coisas, formou um conceito, uma imagem na sua mente disso que você leu ou ouviu e então saiu por aí repetindo essas coisas como se soubesse do que está falando. Não foi isso que aconteceu?

Não há absolutamente nenhuma concretude no que você disse, certo? E, se tudo isso não passa de uma mera exposição do que outros disseram e mero jogo de palavras que você nem sabe ao certo o que significam, que valor podem ter essas coisas?

Morpheu, sobre tudo que você já escreveu nesse fórum, gostaria de citar um sábio:

"Todo esse seu papo não é nada além do que um amontoado de teorias e abstrações intelectuais, não é verdade?

Provavelmente você leu ou ouviu algum autor ou professor falando essas coisas, formou um conceito, uma imagem na sua mente disso que você leu ou ouviu e então saiu por aí repetindo essas coisas como se soubesse do que está falando. Não foi isso que aconteceu?

Não há absolutamente nenhuma concretude no que você disse, certo? E, se tudo isso não passa de uma mera exposição do que outros disseram e mero jogo de palavras que você nem sabe ao certo o que significam, que valor podem ter essas coisas?" (Morpheu)


Concorda, @morpheu?
 
Morpheu, sobre tudo que você já escreveu nesse fórum, gostaria de citar um sábio:

"Todo esse seu papo não é nada além do que um amontoado de teorias e abstrações intelectuais, não é verdade?

Provavelmente você leu ou ouviu algum autor ou professor falando essas coisas, formou um conceito, uma imagem na sua mente disso que você leu ou ouviu e então saiu por aí repetindo essas coisas como se soubesse do que está falando. Não foi isso que aconteceu?

Não. Eu falo coisas extremamente concretas, óbvias e evidentes. O que venho dizendo são fatos perfeitamente observáveis na vida cotidiana de qualquer um de nós. Olhe imparcialmente para a sua vida e me diga se você não vê nela o que eu falo. E eu sei que boa parte do que digo soa como mera abstração intelectual para a maioria, mas isso se deve ao fato de que praticamente todos aqui vivem num mundo de conceitos abstratos, e quando uma pessoa passa a viver num mundo de conceitos abstratos ela toma o concreto por abstrato e o abstrato por concreto. A menos que se perceba diretamente o que eu digo, de fato minhas palavras parecerão pura teoria e opinião. Além do mais, existem certos fatos que não queremos encarar, pois encará-los é demasiadamente desagradável e porque eles vão contra nossas crenças e opiniões.

Nós preferimos viver num mundo de fantasias, mas que pelo menos seja confortável, a viver num mundo de fatos, mas desconfortável.

Mas, no fim, a vida se encarregará de mostrar a você se o que digo é pura abstração intelectual ou se são fatos concretos. Ou melhor, a vida já está se encarregando disso, mas de nada adianta se você prefere desviar o olhar e fingir que não está vendo aquilo que é o mais óbvio e evidente.

E não há problema algum em dizer coisas que já foram ditas por outros antes de nós, desde que se perceba a verdade daquilo que foi dito. Em outras palavras, desde que se perceba diretamente e não apenas no nível intelectual e conceitual.

O problema mesmo é a repetição cega e automática do que o outro diz, isto é, falar algo só porque foi dito por uma autoridade ou por ser a voz da maioria ou do senso comum. Ou então achar que ter uma compreensão intelectual de algo é compreendê-lo de fato e totalmente. Ou então acreditar no que o outro disse. Ou tomar seus conceitos e teorias por realidade e fatos. E são essas coisas que estão majoritariamente ocorrendo no mundo.

E já que você me fez essa pergunta, vou aproveitar a oportunidade e fazê-la a você também. As coisas que você diz são ou não são meras teorias, abstrações intelectuais e repetição das palavras alheias? Faça essa pergunta a si mesmo e seja sincero na resposta.
 
Não. Eu falo coisas extremamente concretas, óbvias e evidentes.

Você é uma figura, @morpheu!!! :D

As coisas que você diz são ou não são meras teorias, abstrações intelectuais e repetição das palavras alheias?

Não sei responder a essa pergunta, mas já inventei palavras novas. Aqui no fórum mesmo:
  1. Gargalhismo - movimento pacifista sério (Gargalhadismo, um novo Pacifismo (xp 69) e Chá de 106,7 g frescas e o Futuro do Gargalhadismo Social (xp 70))
  2. Micoenteogenista - praticante da enteogenia via cogumelos com psilocibina (O que fazer para resguardar a legalidade dos cogumelos?)
  3. Pino - abrasileiramento de pin que resolvi tornar oficial em todos meus textos, que um dia espero será reconhecido pelo nosso fundamental Glossário e adicionado na lista de verbetes. :p
Então, se eu inventei essas palavras, não tem como elas serem meras repetições! :D
 
Eita que eu tô achando que o @Grako não tomou nem a pílula azul tampouco a vermelha que o Morpheu ofereceu, ele escolheu justo a pílula preta ao se enveredar pela magia..

Seja bem vindo @Grako !
 
Última edição:
Eita que eu tô achando que o @Grako não tomou nem a pílula azul tampouco a vermelha que o Morpheu ofereceu, ele escolheu justo a pílula preta ao se enveredar pela magia..

Seja bem vindo @Grako !
Obrigado pela recepção @Verdandi ! :D
Inclusive muito bom ver alguém tão antigo nesse ambiente reaparecendo por aqui! Seja igualmente bem vindo de volta <3
E sim, acabei trilhando o caminho da loucura kkkkkk
Depois de tanto tempo estudando magia você se dá conta que está mais pra um estilo de vida que uma área de estudo (uma área de estudo gigantescamente vasta que basicamente vai te consumir até os últimos dias kkkkk)

Fica na paz querido :sorrisão: 🍄 🍄🍄
 
Back
Top