Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Olá psiconautas :D

Grako

Hifa
Membro Ativo
08/06/2020
273
11
32
Fortaleza - CE
Oi gente, eu tinha esquecido de me apresentar aqui kkkk

Bom, basicamente eu sou um cara que sempre curtiu explorar as possibilidades oferecidas pela psique, e foi isso que me levou ao campo de estudos da psicologia e em seguida ao estudo dos psicodélicos hehe
Curso psicologia na federal da minha cidade e foi graças a isso que consegui entrar nesse mundo dos enteógenos por conta da galera mais mente aberta que circula por lá, ainda mais no meu curso hehe
Estou quase me formando e a minha área de atuação é a psicologia analítica (junguiana) que tem me sido de grande ajuda pra compreender melhor os fenômenos que cercam os enteógenos tanto de um ponto de vista psíquico, quanto antropológico (os cogus já acompanham a humanidade desde do começo de tudo kk).
Tento sempre equilibrar minha visão acadêmica e mística (estudo magia já tem uns bons 15 anos kk) a cerca desse assunto pra acabar não me prendendo a extremos e terminar perdendo preciosas oportunidades de aprendizagem.

Então é isso galerinha, qualquer coisa tô por aqui pra ajudar como puder com o pouco de conhecimento que já cultivei :D

Boas safras a todos! 🍃 🍄
 
Última edição:
Opa, @Grako, legal te conhecer um pouco mais, legal você no fórum com a gente.

Dá uma olhada na FAQ da Experiência Psicodélica para as informações mínimas necessárias pra uma experiência segura e fluida, e também nos tópicos do Guia para o Iniciante para um bom apoio de informações sobre a psicodelia em si e os cultivos para iniciantes.

E bem-vindo. :)
 
Ah muito obrigado amigo 😁
Nesse pouquinho tempo que estou aqui no fórum eu já consegui coletar tanta informação que nem sei como agradecer a todo mundo que faz parte dessa comunidade maravilhosa! Isso tudo aqui é uma pérola preciosa ^^
Obrigado pela recepção @ExPoro ! 🤗
 
Salve Grako, Bem vindo irmão. 👊
 
Opa. Bem vindo! Curto muito psicanálise também mas no momento estou dando mais atenção a Freud e Lacan. Porém a teoria de arquétipos de Jung me fez pensar a cerca de como os símbolos podem estar guardados de alguma forma dentro do nosso cérebro/corpo (será que os rituais e mantras não nos permitem acessar esses arquétipos?). Mas enfim kkkkk isso é papo pra outras brisas, seja bem vindo e bons estudos!!
 
Opa. Bem vindo! Curto muito psicanálise também mas no momento estou dando mais atenção a Freud e Lacan. Porém a teoria de arquétipos de Jung me fez pensar a cerca de como os símbolos podem estar guardados de alguma forma dentro do nosso cérebro/corpo (será que os rituais e mantras não nos permitem acessar esses arquétipos?). Mas enfim kkkkk isso é papo pra outras brisas, seja bem vindo e bons estudos!!

Então , tal hora estudando a psicanalise e a psicologia analítica tu percebe que elas se chocam de frente 😅
A diferença principal é que pra Freud o inconsciente funciona como um tipo de deposito e ele é originado da consciência e não possui um lado criativo, mas sim de pegar o que vem de fora, remodelar e devolver de forma criptográfica. Pro Jung é o contrário e é a consciência que emerge do inconsciente e isso fornece um caráter criativo ao inconsciente, ou seja, ele também é capaz de criar coisas ^^

Sobre onde os arquétipos estão, eu não posso te dar uma resposta científica sobre isso pois a base arquetípica não é algo orgânico, nem material e nem psíquico, é algo psicoide (semelhante a psique) pois é a base de construção da psique e não ela em si, daí especular sobre isso seria algo metafísico e a psicologia junguiana, portanto, só se ocupa de estudar os fenômenos resultante da atividade dos arquétipos e complexos, e não eles em si (quase como estudar um sistema planetário que orbita uma estrela invisível pois ela colapsou e se transformou em um buraco negro. O sistema continua normal pois a gravidade é a mesma, mas a estrela colapsada não aparece pois toda luz cai dentro dela mesma). Então pra falar o que seria, teria de se transcender o psíquico e, tecnicamente, isso seria deixar de ser humano, o que ninguém nunca fez pois no fim somos sempre humanos hehe

Mas né, esse é meu lado acadêmico falando e fornecendo a resposta eticamente correta nesse contexto. Agora se eu pegar meu lado que estuda magia e deita e rola na metafísica, a resposta é outra e o buraco é bem mais em baixo kkkkk :LOL:
O que eu posso te falar sobre rituais é que eles são como pontes que traduzem uma mensagem do consciente diretamente pro inconsciente (coisa que a magia do caos tenta retirar aos poucos para lidar diretamente com esses conteúdos sem o auxílio de intermediários). Mas por isso não pense que magia é apenas "tudo na cabeça". Tem um vídeo em inglês, curtinho, de um cara que é um mago que aparece no terceiro eps de The Midnight Gospel que ele explica como ela ao mesmo tempo é toda na cabeça e também no mundo xD


Bons estudos irmão 🍃
 
Top! Muito interessante o que você falou sobre Jung e que bom para nós foi esse choque entre eles kkkkk. Sobre o vídeo, vou dar uma olhada com certeza!!
 
Então , tal hora estudando a psicanalise e a psicologia analítica tu percebe que elas se chocam de frente 😅
A diferença principal é que pra Freud o inconsciente funciona como um tipo de deposito e ele é originado da consciência e não possui um lado criativo, mas sim de pegar o que vem de fora, remodelar e devolver de forma criptográfica. Pro Jung é o contrário e é a consciência que emerge do inconsciente e isso fornece um caráter criativo ao inconsciente, ou seja, ele também é capaz de criar coisas ^^

Sobre onde os arquétipos estão, eu não posso te dar uma resposta científica sobre isso pois a base arquetípica não é algo orgânico, nem material e nem psíquico, é algo psicoide (semelhante a psique) pois é a base de construção da psique e não ela em si, daí especular sobre isso seria algo metafísico e a psicologia junguiana, portanto, só se ocupa de estudar os fenômenos resultante da atividade dos arquétipos e complexos, e não eles em si (quase como estudar um sistema planetário que orbita uma estrela invisível pois ela colapsou e se transformou em um buraco negro. O sistema continua normal pois a gravidade é a mesma, mas a estrela colapsada não aparece pois toda luz cai dentro dela mesma). Então pra falar o que seria, teria de se transcender o psíquico e, tecnicamente, isso seria deixar de ser humano, o que ninguém nunca fez pois no fim somos sempre humanos hehe

Todo esse seu papo não é nada além do que um amontoado de teorias e abstrações intelectuais, não é verdade?

Provavelmente você leu ou ouviu algum autor ou professor falando essas coisas, formou um conceito, uma imagem na sua mente disso que você leu ou ouviu e então saiu por aí repetindo essas coisas como se soubesse do que está falando. Não foi isso que aconteceu?

Não há absolutamente nenhuma concretude no que você disse, certo? E, se tudo isso não passa de uma mera exposição do que outros disseram e mero jogo de palavras que você nem sabe ao certo o que significam, que valor podem ter essas coisas?
 
Todo esse seu papo não é nada além do que um amontoado de teorias e abstrações intelectuais, não é verdade?

Provavelmente você leu ou ouviu algum autor ou professor falando essas coisas, formou um conceito, uma imagem na sua mente disso que você leu ou ouviu e então saiu por aí repetindo essas coisas como se soubesse do que está falando. Não foi isso que aconteceu?

Não há absolutamente nenhuma concretude no que você disse, certo? E, se tudo isso não passa de uma mera exposição do que outros disseram e mero jogo de palavras que você nem sabe ao certo o que significam, que valor podem ter essas coisas?

Bom, pelo menos para mim, isso não é um amontoado de abstrações... Eu só falo sobre o que já pude comprovar experienciando por mim mesmo.
Existe sim concretude no que eu falei pois é algo que observo rotineiramente no meu dia a dia, afinal a realidade psíquica nada mais é que o viver em si.
Eu acho jogo de palavras uma coisa extremamente desnecessária e não me vejo na necessidade de utilizar esse recurso pra mostrar o que eu penso. Então, não sendo mero jogo de palavras nem vomitação de ideia antigas, eu acho que esses conhecimentos são muito válidos para se evitar pontos de estagnação em nossas vidas onde ficamos presos em ciclos extremamente limitados.
Eu achei, por exemplo, ter que falar tudo isso que falei agora, extremamente desnecessário, mas você demandou isso de mim por algum motivo que eu ainda não sei qual é... Não entendi que ponto tem para ser provado aqui ou em que esse papo iria agregar de avanço para nossas vidas. Mas tai :s
 
É sério isso? Cadê a moderação do fórum?


ATENÇÃO: a moderação não é censura. O morpheu pode expressar a sua opinião contanto que não faça ataques pessoais.
 
Por mim tá tudo bem. Eu só achei realmente desnecessário um debate desse tipo aqui 😓
 
Onde está escrito que o tópico de apresentação tem que ser somente de conversas amistosas e boas vindas?

Quando eu quero debater com o morpheu, eu debato. Quando eu não quero, eu não debato.

O morpheu pode ser chato? Depende de cada um, e das circunstâncias momentâneas de cada um. Mas essas tentativas de censurá-lo aqui e ali, e para mim o termo é esse mesmo, CENSURA, deixam cada vez mais claro que a liberdade de opinião está em risco.
 
Gente tá tudo bem... Não precisa gerar um atrito por conta disso :s
Eu achei desnecessário sim, mas não tenho problemas com isso.
Mas real também é desnecessário gerar um atrito por conta de algo assim... Bora tentar ficar de boa mesmo e seguir com a vida :s
 
Quem enfrenta precisa de um oponente. É isso que algumas pessoas dão ao morpheu.
 
Eu também concordo que deve ser livre para opinar sobre qualquer tipo de assunto, mesmo se for alguma pergunta ou crítica. Quando estamos aqui nos dispomos para a conversa com o outro, cada indivíduo tem seu método de interagir. O máximo que podemos fazer é tentar compreender na medida do possível.
 
Fala familia ... mals o pouso ae ...

Devemos lembrar primeiro que somos todos irmãos!

Estava lendo com naturalidade pq eu vi o tópico e bom ...

Não vi aspereza no comentário do irmão ali, ele não falou com delicadeza e claro não precisamos disso afinal não somos frágeis ... eu também não concordei muito com o resumo do conceito antes atribuido como ciência ... pq eu não concordo ... tenho as minhas observações e também posso estar equivocado mas ... pq igual ao que o outro irmão disse acima sobre os simbolos ... é exatamente isso ... já tive algumas experiências e por consequência da vida vivo nessas buscas ... .... .... Sim estão guardados em nosso cérebro ... e sim ... rituais e mantras e mudras e respiração e foco e e e ... nem precisa dos cogus man .... só precisa esvaziar a mente e entrar no Todo.

Ainda penso que a psicologia é falha em diversos pontos ... prova disso são várias histórias de atrocidades durante estudos ... mas relaxa man ... TMJ!!!
um "Te apresenta" com debates variáveis kkkk ...

Bem vindo!!!
 
Ainda penso que a psicologia é falha em diversos pontos ... prova disso são várias histórias de atrocidades durante estudos ... mas relaxa man ... TMJ!!!
um "Te apresenta" com debates variáveis kkkk ...

Acho que a maior falha dela como ciência é que o objeto de estudo dela também é a ferramenta de estudo dela e um estudo empírico demanda uma visão externa 😅
Mas é o que eu disse, não tem como "abandonar a própria humanidade" e estudar a psique por uma visão externa a psique.... dai ela precisa de uma série de técnicas para contornar esse problema que não é algo pequeno. Mas é um problema contornável e não joga todo o conhecimento acumulado ao longo dos anos na lata do lixo hehe

PS: Tecnicamente falando, alienígenas seriam os melhores candidatos pra realizar um estudo realmente válido e profundo da psique humana xD
 
Por isso que existem coisas chamadas definição constitutiva e operacional, para podermos delimitar um conceito abstrato e tentar mensurá-lo. Mesmo estudando psicologia e lendo abstrações de conceitos construídos conforme alguns parâmetros, não acredito que seja puramente verdade mas acho interessante o modo diferente de olhar para realidade mesmo que faça o uso desta maneira apenas para aprender e não para ser minha crença. Achei as questões do Morpheu muito necessária, perguntas sempre são necessária mas quando têm finalidade e nesta eu não vi.
 
Back
Top