Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

O terrário que me salvará

Améliazinhas2

Esporo
Cadastrado
03/04/2019
21
3
26
De 5 bolos que eu fiz apenas 1 não contaminou, estou morrendo de medo de colocar esse único bolo no terrário e não "frutificar".
Eu queria sugestões de como ter 100% de certeza que vai gerar cogumelos, qualquer conselho e experiência vai ser de grande importância, tipo aquela técnica lá de mergulhar na água e passar vermiculita etc.... me ajudem!
 
Boa noite! 100% de certeza acho meio que improvável....o que você deve buscar é minimizar qualquer contato com contaminantes.

- higienize muito bem o ambiente onde ficará o terrário, tipo: piso, paredes, superfícies (importante).
- higienize muito bem o terrário e a argila (cuidado para não deixar resíduos químicos, principalmente água sanitária, se usar, enxaguar com água quente é uma boa opção).
- esterilize a vermiculita se for fazer roll (normalmente não se esteriliza, mas....)
- não faça dunk antes do aniversário (mergulhar em água gelada) já que isso prolonga o processo e expõe o bolo (deixe para fazer depois da primeira colheita).
- Lembre-se de abrir o terrário e ventilar pelo menos duas a três vezes ao dia.

Alguns desses passos não são estritamente necessários, mas já que você quer maior probabilidade de sucesso, então acho que vale a pena.
Lembre-se que você precisa diminuir as chances de contaminantes no seu cultivo, limpeza e higiene são fundamentais. Ambientes como quartos e armários são mais propícios para contaminar, prefira ambientes mais "clean", com boa ventilação e iluminação indireta.
Bolos saudáveis são resistentes.

Eu entendo sua preocupação, mas acredite que dará certo.
Sorte aí!
 
Boa noite! 100% de certeza acho meio que improvável....o que você deve buscar é minimizar qualquer contato com contaminantes.

- higienize muito bem o ambiente onde ficará o terrário, tipo: piso, paredes, superfícies (importante).
- higienize muito bem o terrário e a argila (cuidado para não deixar resíduos químicos, principalmente água sanitária, se usar, enxaguar com água quente é uma boa opção).
- esterilize a vermiculita se for fazer roll (normalmente não se esteriliza, mas....)
- não faça dunk antes do aniversário (mergulhar em água gelada) já que isso prolonga o processo e expõe o bolo (deixe para fazer depois da primeira colheita).
- Lembre-se de abrir o terrário e ventilar pelo menos duas a três vezes ao dia.

Alguns desses passos não são estritamente necessários, mas já que você quer maior probabilidade de sucesso, então acho que vale a pena.
Lembre-se que você precisa diminuir as chances de contaminantes no seu cultivo, limpeza e higiene são fundamentais. Ambientes como quartos e armários são mais propícios para contaminar, prefira ambientes mais "clean", com boa ventilação e iluminação indireta.
Bolos saudáveis são resistentes.

Eu entendo sua preocupação, mas acredite que dará certo.
Sorte aí!
Até depois de totalmente colonizado os bolos se contaminam? :/ isso complica mesmo... muito difícil um ambiente sempre esterilizado. Obg pelas dicas!
 
Não é fácil contaminar bolo saudável e 100% colonizado. Mas conforme for frutificando em vários flushes, eventualmente ele vai enfraquecer e ficar mais suscetível à contaminações.
 
Última edição:
Não é fácil contaminar bolo saudável e 100% colonizado. Mas conforme for frutificando em vários flushes, eventualmente ele vai enfraquecer e ficar mais suscetível à contaminações.
boa informação eu to com meus primeiros bolos quase 100% colonizado e ia colocar na agua gelado levar pra geladeira por 12 horas antes de por pra frutificar, mais acho q vou colocar no terrario mesmo e depois vou fazer como vc disse
 
Back
Top