Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

O substrato influencia na potência do cogumelo?

SandroFabregas

Primórdia
Membro Ativo
17/07/2016
54
20
44
Amigos percebo varias pessoas utilizando uma variedade infima de distintos substratos, serå que substrato com uma maior quantidade de componentes organicos influencia na concentraçao de uma maior quantidade de principio ativo por grama de cogumelos?
 
O que se sabe é que certos substratos reduzem a potência, mas não sei dizer quais. Com certeza não é nenhum dos clássicos (como a FAI), nem dos recorrentes por aqui pelo fórum (como os que têm nos diversos diários não experimentais).

Não há substrato que dê mais potência, até onde sei. Ou o substrato é bom e o cogumelo vai ser potente como todos, ou o substrato é ruim e o cogumelo vai ser menos potente.

Me corrijam os mais antigos se eu estiver errado. :coffee:
 
O substrato influencia mais na morfologia do micélio e dos frutos (tamanho, quantidade, pinagem etc).

Não há uma regra ou substrato melhor ou pior, porque também depende de outros fatores (strain, genética, terrário...). Substrato é mais uma questão de preferência do cultivador mesmo, seja por uma questão de disponibilidade do grão, facilidade em se trabalhar ou até mesmo, pelo desafio.

Também não é viável por exemplo fazer um bolo PF do tamanho de um balde, então em cultivos maiores (casing, monotub, bulk etc) acaba rendendo mais trabalhar com grãos e substratos diferentes de apenas arroz e vermiculita.

Os substratos que não se prestam bem ao cultivo são os grãos beneficiados (arroz branco, enfraquecido pela parbolização) e sementes oleaginosas. Qualquer coisa integral, que não tenha óleos, e que não vire um mingau pode servir, o que muda é a forma de preparo.

Potência, é claro, é muito subjetivo. Melhor mesmo é ter bons cogumelos e em quantidade, não há aumento de potência mais garantido do que uma dose maior ;)
 
Back
Top