Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

O que seria?

• Criador do tópico Criador do tópico Piupunk
  • Data de início Data de início

Piupunk

Cogumelo maduro
Cadastrado
18/07/2008
14
56
45
Então galera, gostaria da ajuda de vcs!
O que seria essas bolas em forma de algodão no bolo?

aimg102.imageshack.us_img102_9386_ssl27950qw4.jpgaimg110.imageshack.us_img110_8361_ssl27949ui7.jpgaimg110.imageshack.us_img110_5381_ssl27948jz0.jpgaimg156.imageshack.us_img156_4349_ssl27951dv9.jpg

Agradeço desde já!

Paz!

falou tudo

ei piupunk, você notou alguma alteração no terrário, como aumento da temperatura ou baixa de umidade?

ou nos bolos, algum cheiro diferente ou marca? pode ser uma bactéria esquisita...

desejo sorte

editando: olhei de novo para as fotos e pensei em outra coisa: os primeiros a ficarem pretos eram menores? Talvez o primeiro cogumelo abortou no tamanho 'normal' (pequeno), apodreceu e passou a bactéria para os outros saudáveis...enfim só mais um palpite, verifique se não foi isso que ocorreu...

Viniciusc to achando que foi devido a baixa umidade do meu terrário mano!:(

Sim, foram os menores que ficaram preto primeiro!

Preciso dar uma ajeitada no meu terrário urgente!

Valeu!:pos:

Upvote 0
Viniciusc to achando que foi devido a baixa umidade do meu terrário mano!

Sim, foram os menores que ficaram preto primeiro!

Legal piu, essas informações já ajudam a chegarmos numa possível causa...

baixa umidade pode causar os abortos, mas quando os cogumelos já estão do tamanho daqueles maiores, acontece menos...

você se lembra quando os primeiros ficaram pretinhos e pararam de crescer? quanto tempo até os maiores ficarem assim também?

quando temos abortos, aconselha-se a retirá-los o quanto antes, para que não apodreçam os demais pins...

Upvote 0
Legal piu, essas informações já ajudam a chegarmos numa possível causa...

baixa umidade pode causar os abortos, mas quando os cogumelos já estão do tamanho daqueles maiores, acontece menos...

você se lembra quando os primeiros ficaram pretinhos e pararam de crescer? quanto tempo até os maiores ficarem assim também?

quando temos abortos, aconselha-se a retirá-los o quanto antes, para que não apodreçam os demais pins...

Vinicius, assim que os menores ficaram pretos os grandes ficaram depois de umas 12 horas.

Sera que foi alguma bacteria?

Valeu pelas dicas.:pos:
Paz

Upvote 0
Qual é a composição do substrato que você utilizou ?
Os cogumelos pretos estão saindo de um só lado ?
Vire o bolo e veja com está a parte de baixo.
Pode está contaminado.

Upvote 0
eu aposto nas bactérias que decompõem a matéria orgânica dos abortos, que se proliferou no ambiente fechado após 'atacá-los'...

você retirou os cogumelos estragados? como anda o desenvolvimento dos demais?

e qual é a strain, só por curiosidade...

Upvote 0
Qual é a composição do substrato que você utilizou ?
Os cogumelos pretos estão saindo de um só lado ?
Vire o bolo e veja com está a parte de baixo.
Pode está contaminado.

Bom, usei farinha de arroz integral + vermiculite ( 1° cultivo)!
Parece que realmente o terrário esta contaminado.:( Pq assim que os cogus atingem 2-3 cm eles ficam pretos!!
Valeu pela atenção Mauricio :pos:

eu aposto nas bactérias que decompõem a matéria orgânica dos abortos, que se proliferou no ambiente fechado após 'atacá-los'...

você retirou os cogumelos estragados? como anda o desenvolvimento dos demais?

e qual é a strain, só por curiosidade...
Vinicius, acho que o terrário ta contaminado mesmo mano!
Retirei todos os abortos mas ta difícil cara, os cogus estão pinando e tal mas alguns atingem 3 cm e logo são contaminados pelos menores!:mad::mad::mad:
Existe alguma solução para recuperar os bolos ou devo enterrar-los?

Strain Ecuador mano!
:pos:

Última edição por um moderador:
Upvote 0
oi denovo piu

sua situação é diferente...geralmente o pessoal não tem problemas com as bactérias decompositoras dos abortos... é importante retirá-los cedo...

acredito que se você tirar os bolos (sem pins) e colocá-los num 'dunk' com água+água oxigenada (9:1) por 24 horas, e limpar bem o terrário enquanto isso, pode fazer a diferença na sua frutificação...

mas não é certeza, só um palpite...persistir sempre ! hehe

Upvote 0
oi denovo piu

sua situação é diferente...geralmente o pessoal não tem problemas com as bactérias decompositoras dos abortos... é importante retirá-los cedo...

acredito que se você tirar os bolos (sem pins) e colocá-los num 'dunk' com água+água oxigenada (9:1) por 24 horas, e limpar bem o terrário enquanto isso, pode fazer a diferença na sua frutificação...

mas não é certeza, só um palpite...persistir sempre ! hehe
eu compartilho totalmente da sua opiniao!
dunk com peroxido neles e pau de volta pro terrario hyper ventilado.
tenho feito experimentos com ventilacoes maiores em "shit simulators, ou casings" e tenho obtido alguns resoltados melhores do que antes somente com a bombinha de 100 l h
(estou injetando 450 l de ar hora em uma caixa de 72 litros com 3 shit simulators, e a media do rendimento por bolo tem sido de 120 g frescas por flush (2-3-4-5)

Upvote 0
ótimo morta !! é exatamente sobre isso que penso quando 'amaldiçôo' meu terrário

a troca gasosa é feita com uma bomba de 75 L/hora. e apesar de ser basicamente o dobro do volume da caixa, sempre obtenho cogumelos estiolados e menores quando usando os bolos...

viva a bombinha poderosa ! :pos:

Upvote 0
ótimo morta !! é exatamente sobre isso que penso quando 'amaldiçôo' meu terrário

a troca gasosa é feita com uma bomba de 75 L/hora. e apesar de ser basicamente o dobro do volume da caixa, sempre obtenho cogumelos estiolados e menores quando usando os bolos...

viva a bombinha poderosa ! :pos:

entao vinicius, eu to com tres daquelas bettamaster 150, eh bem silenciosa e da duas saidas por caninho.
saiu 23,50 cada
tem reparos a 4,60 na loja de aquarismo e em 2 anos nunca precisei (mesmo deixando elas paradas por 9 meses)

Upvote 0
Back