Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

O primeiro Outdoor de minha vida

Cygnus X 1

Cogumelo maduro
Cultivador confiável
21/01/2005
270
76
Bem, como eu já anunciei previamente estão sendo realizadas experiências com o cultivo em Outdoor de cogumelos, não preciso dizer q não tem nada a ver com merda de vaca né?

Estou postando no avançado pq é um tópico importante para os cultivadores sérios e q merece muita discussão e consideração.

Aí vão as primeiras fotos:

outdoor bed 002.jpgoutdoor bed 003.jpg

E comprovando q as condições estão absolutamente propíceas para o cultivo, olha o q achei:
outdoor bed 005.jpg

:D

Apesar de eu não estar acompanhando diariamente este experimento, acredito em sua eficácia por diversos sinais e visões q recebi do lugar e do patch. Se pelo menos um cogumelo esporular ali, a linhagem provavelmente irá durar eternidades, o q é um grande sucesso.

O chão foi elaborado de forma muito simples, eu acredito, é um jardim antigo, o patch está no pé de uma árvore (dessas de reflorestamento urbanistico mesmo, bem alta e com raízes bem profundas), a terra é bem vermelha, me parece bem antiga e bem batida; o q foi adicionado de especial foram as cascas de arroz integral, adicionados em uma quantidade bem grande para a área e profundidade deste "casing", foi compostado por uns 2 ou 3 anos, o composto final é bem o q estão nas fotos, bastante aerado e extremamente nutritivo, por fim a umas 2 semanas o composto recebeu em seu seio 4 bolinhos PF.

Quê cogumelo é este?

Não tenho a menor idéia... algum outro fórum mais especializado poderia responder. Não acredito q deva existir organismos dominantes naquele espaço senão existiria uma certa homogeneidade dos tipos de cogumelos, e neste lugar em específico (durante a época de chuvas do ano passado por exemplo) eu já vi diversas espécies em diversos lugares, menos aonde eu plantei os bolos.

Meus últimos contatos com o patch foram promissores. Desenterrei um bolinho e notei q o micélio está começando a colonizar o substrato ao redor, os bolos continuam bem vivos (e isto com o tempo é fácil de perceber) sem falar q o cheiro continua o cheiro de micélio extremamente vivo.

Como os bolinhos plantados (pelo menos os das fotos) são bolinhos de final de cultivo eles teriam q colonizar um pedação de substrato ao seu redor para conseguirem frutificar bem. Para testar o contrário eu coloquei no mesmo jardim, mas em outra posição, um bolo recém colonizado e com pins invitro. Veremos o q irá rolar.

Ok, um novo update no esquema. Visitei hoje o cemitério de bolinhos para constatar que todos os bolos de final de cultivo estavam contaminados com algo extremamente similar a trichoderma, e portanto devem estar sendo consumidos conforme escrevo isto, mas de tudo há seus benefícios... eu acrescentei ao solo um bom composto (micélio) e vermiculita.

O bolinho recém colonizado, ao contrário de seus irmãos mais velhos, está bem vivo e está colonizando o substrato ao redor, principalmente as cascas de arroz.

Sendo pessimista, não acho q isto irá mais longe... só estou na expectativa de proliferar estes esporos em um lugar específico.

Mentor disse:
É uma pena saber que os bolos de final de cultivo que você adicionou contaminaram. Você tirou alguma foto apos a contaminação? Mas é como vc diz, "tudo há seus benefícios" e espero que sim..

Apezar de ter 3 meses que não ouvir falar mais nada sobre esta otima experiencia eu gostaria de ter algums updates sobre o que ocorreu com os bolinhos recém colonizado(que vc diz que ainda estava bem vivos) apos vc ter adicionado o composto de micélio e vermiculita

Eu desisti do projeto logo após ter postado esta mensagem e com o fim de ano não voltei no local estratégico... é uma pena... no entanto durante este tempo eu pude estudar melhor o feitio dos casings, pelo menos o suficiente para refazer este projeto.

Acho q o primeiro de tudo é ter uma quantidade bem decente de spawn (alguma coisa nutritiva com micélio colonizado) algo próximo de 8 bolos PF ou umas 500 gramas de grãos mais um pouco de vermiculita... também acho necessário a complementação do substrato com esterco de gado, retem bastante água e é nutritivo, ao contrário da vermi q é inorganica... medição de pH e consequente ajuste do solo... enfim, é necessário mais empenho de minha parte em relação a tudo do projeto, *eu não conseguiria enfatizar o suficiente sobre a necessidade de amor incondicional em relação à experiência*.

No Mycotopia anda rolando vários experimentos sobre spawning e casing beds (inclusive já está próximo de conseguir informações práticas sobre cultivo realmente hidroponico de cogumelos!! tudo feito pela comunidade em si), quais são os melhores tipos de substrato para casing e etc... o link e o nome dos threads (no caso dos links não funcionarem) vão:

How I Love Equadors [équadores colonizados em grãos de centeio com casing de esterco de gado]: http://www.mycotopia.net/discus/mes...html?1073708064 e http://www.mycotopia.net/discus/mes...html?1074362359

More work with Equadors and cow manure [equadores e esterco de gado]: http://www.mycotopia.net/discus/mes...html?1074048130 e http://www.mycotopia.net/discus/mes...html?1074575669 e http://www.mycotopia.net/discus/mes...html?1075659110

Equadors On Manure (again) - New Formula » Archive through January 30, 2004 [equadores em esterco-nova formula]: http://www.mycotopia.net/discus/mes...html?1075473452

Exp #4 - Straw-Manure / Straw-Worm Castings [mato-esterco / mato-humus de minhoca]: http://www.mycotopia.net/discus/mes...html?1077070670

Informações precisas sobre outdoor patches e beds não são numerosas na inet, é um tipo de cultivo negligenciado por ser muito incerto... no entanto pode creer q os princípios de feitio de casings e know how de micologia são totalmente aplicáveis...

Também gostaria de acrescentar q não é qualquer mato q rola de ser usado adequadamente como substrato... o q eles chamam de straw muitas vezes soa como um genérico de mato seco (grama seca) mas não é, é um tipo bem específico... existe o straw, hay e muitos outros tipos de "gramíneas"... no caso brasileiro fica por aí o nome e propriedades nutritivas de cada um tipo disponível no mercado.
 
Última edição por um moderador:
Mas quais seriam as gramíneas mais facilmente encontradas nas principais regiões brasileiras e quais os prós e contras de cada uma?

Alguém que faça isolamento em agar já colocou psilocybe pra brigar com outros fungos, inclusive superiores, podendo estudar as propriedades antibióticas do nosso querido urupê-rei?

Não se vê estudos desse tipo, mas parece que o micélio dele é inicialmente fraco para resistir a competidores, mas não tenho certeza disso.

Há alguma espécie de fungo, bactéria, etc, que possa ser inoculada junto para garantir a funcionalidade do patch? Claro, a pasteurização deveria garantir essa orquestrinha, mas nem sempre parece ser esse o caso em bulks, que várias vezes ficam vulneráveis.

Como não tenho experiência em out (a de indoor ainda é bem nenéim), mas quero partir para experimentos (calma, caverna, estou preparando o tópico), acho importante a revisão de tópicos como esse aqui, para que não fiquem tão distantes de conclusões mais saborosas, se é que me entendem.
 
Há alguma espécie de fungo, bactéria, etc, que possa ser inoculada junto para garantir a funcionalidade do patch? Claro, a pasteurização deveria garantir essa orquestrinha, mas nem sempre parece ser esse o caso em bulks, que várias vezes ficam vulneráveis.

Um experimento, bem simples, e cavar um buraco raso proximo as raízes de uma planta, colocar o seu bolo e depois cobrir com a terra removida. Pode ser um vaso que tenha uma planta com raizes bem desenvolvidas.
Se você fizer com bolo aniversáriando, exaurido de flushs ou contaminado, com certeza retirará alguns cogumelos, a quantidade dependederá das condiçoes e do tamanho do bolo.
Isso provará que ali, ao redor das raizes, existe um equilíbrio de nutrientes e microorganismos que ajudam a revigorar o micélio, mesmo ele estando combalido por contaminações.

Existem microorganismos ao redor das raízes que controlam a proliferação de outros microorganismos nocivos, que poderiam matar a planta, mas permitem outros que ajudam seu desenvolvimento.

A pasteurização transporta essa tek da natureza para dentro de casa, uma pasterização bem realizada, permite render bastantes frutos num bulk ou casing, assegurando sua integridade por um longo período.
 
Mauricio, onde está o conteúdo sobre a pasteurização de substratos?
 
Já vi esse cogumelo em Embu das Artes, parece justamente gostar de plantas:
Leucocoprinus birnbaumii, aka Lepiota lutea
 
Back
Top