Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

O não cultivar

:!:* Very long message detected *:!:

Não sou Jesus que fica ressulcitanto, mas este tópico merece uns dias a mais de vida.

Nunca na minha vida de cultivador, pensei em cultivar para evitar bichinhos, sujeirinhas, "funguinhos do mal"(contaminantes) entre outros. Afinal em toda meu tempo tive o costume me alimentar do que nasce na terra, ou o que a terra pode nos dar, a terra não é contaminada, a cabeça do homem é que é contaminada pelo medo de morrer/sofrer, e por isto sofre.

Quando os cogumelos mágicos surgiram na minha vida, cultivar era algo aparentemente desnecessário, isso devido à grande quantidade de pastos que existem, E claro obtive muitos cogumelos da natureza, a qual me sentia(também) muito próximo. Colher me causava certa "preocuação" que era: "poxa, isso pode arruinar as futuras geraões desta espécie". Que rapidamente passou, observando a própria natureza, ao observar os passaros se alimentando de insetos e pequenas frutas das árvores, conclui que, sem colher, sem matar, morrer, não existe a vida. Imaginei se todos aqueles passaros paracem de comer sementes e insetos porque ficaram preocupados com as futuras gerações do seu alimento. Se ocorrece, não mais existiriam os passaros(dentre outros).
Não existe mal se for se alimentar do necessário para sessar sua própria fome. por tanto, colher o suficiente de cogumelos no pasto, não é nada prejudicial, para que a vida continue a ocorrer.

Na verdade foi algo muito mais complicado de entender o cultivo de cogumelos mágicos, de cara já imaginei uns caboclo produzindo cogumelo para vender pra rapaziada, ou por fins lucrativos. Mas com o tempo fui lendo e lendo e percebi que na verdade, a situação era bem o contrária, em geral as pessoas que cultivavam eram pessoas de grandes cidades, com dificuldades para se CHEGAR a algum pasto.

Eu nunca tive problemas com os donos das fazendas onde existem os pastos, porque ao contrário da maioria imagino, De inicio sempre procurei pelos donos, e lhes pedir para caminhar, tirar algumas fotos e retirar alguns exemplares de cogumelos do local. E olha, ja fui coletar cogumelos até com o dono de um dos pastos, só fiz boas amizades por ser sincero. A verdade é que só tem problema quem procura o problema, invadir terrenos alheios sem permissão não é a única opção. por isto, também não serve como desculpa. Para que pular cerca quando se pode entrar tranquilamente pela entrada do pasto????

"ficar pulando em terrenos alheios é crime"
Assim como cultivar cogumelos também é! Ambos são identicos no ponto de vista da LEI que se encontra.

Quem acredita sempre alcança e quem quer fazer faz!(isto não é regra)
Mas não venham mostrar problemas antes de um dia ter buscado por uma solução.
Enfrentar é melhor do que fugir.

Mas tudo bem, os cogumelos do pasto possuem fungos tóxicos, ou contaminações da bosta da vaca, e também vermes nojentos. De fato, mas também todas as plantas, peixes e muitos e muitos animais dos quais nos alimentamos ao colhermos em seu estado natural. Na verdade acho os produtos vendidos no mercado do lado de casa, mais perigosos, afinal, nem sei por onde aquilo passou e o que botam naquilo.

Ta com medo dos cogumelos, faça como no alface, da uma lavadinha, ou então ferva ele, faz um cházinho, garanto que se tiver algo "maléfico", vai morrer junto dos cogumelos.

Mas como isto não é uma aula de bons ensinamentos ou qualquer tipo de coisa estranha destas...

EU TAMBÉM CULTIVO!!!
Por que?

Simplemente porquê gosto.

MAS ESPERA AI, CULTIVAR ENVOLVE UMA GRANDE ESFERA DE POSSIBILIDADES.
Então, existem diversos tipos de cultivos, muitos mesmos.

Ninguém precisa "aprisionar o micélio" no copo se não quizer, NINGUÉM DISSE QUE É PRECISO FAZER ISSO PARA CULTIVAR.

Veja lá.
Use a imaginação, eu já fiz e comprovei que é muito possivel cultivar de modo muito simples, com alguns poucos cogumelos selvagens SUJOS em mãos, um pouco de esterco, água e fogueira para os que querem mais modernidade(rsrsrsr).

é sério, CULTIVAR, pode ser muito simples, ou muito complicado, vai depender da nossa imaginação e também no que acreditamos ser possivel fazer ou não.

Cave um buraco no chão, recolha alguns chapéus abertos de cogumelos, pique-os, misture bastante na merda de vaca esfarelada e Veja se na época certa não vai aparecer cogumelos ali. hahahah eu garanto. Pode simular a natureza como ela trabalha sim! nem todos os estercos vão frutificar lindamente, mas é garantia que alguns vão sim, na natureza nem todas as bostas produzem os cogumelos também não é mesmo?
Mas é muito possivel sim!

Tem também os que cultivam out-door, em vasos, jardim, etc, mas que colonizam o micélio dentro de potes de vidro sim, o que já é um grande "avanço" rumo ao "cultivo controlado". mas a diferença é garantir bom crescimento micelial e então libertalo ao ar da natureza onde frutificará.

Os cultivos in-door não são uma regra, nem uma lei para cultivos, mas podem acontecer.
Aqui cultivo de Muitas maneiras diferentes, mas cultivo não para me "mal-acostumar" mas sim para encontrar novas alternativas, agradaveis A mim mesmo.
é algo como:

unir o ÚTIL ao AGRADÁVEL.

Me alto analizando, vejo que prefiro encontrar os cogumelos em contato à natureza que infelizmente são locais onde antes eram florestas, onde eu NUNCA iria encontrar um CUBENSIS crescendo, se não hoje onde os fazendeiros criam seu gado para o próprio beneficio particular que não cabe a mim citar e ou julgar.
Mas também é fato que Os cogumelos que aqui estão "NATURALMENTE", não estariam se não por mãos HUMANAS.(NÃO QUE SEJA IMPOSSIVEL ocorrer por meis não humanos).
Mas é interessante, porque em algumas regiões os pastos são áreas que antes eram o lar de MUITOS outros biomas, E isto considero como ruim.

Então o que seria menos prejudicial? "colher nos pastos" que devastam florestas e aprisionam vidas ruminantes(bois e vacas) em locais que não são de sua natureza regional, ou "cultivar em vidro" que retira a "liberdade de vida" dos fungos?

Creio que o melhor é mais uma vez unir o útil ao agradavel, só usar a imaginação.
Que tal um "cultivo livre"?
Nós também somos a natureza, que manipula a vida.

Não precisamos fugir das dificuldades(e temores) nos aprisionando em volta de nossas próprias paredes para um cultivo in-door, nem mesmo precisamos ser coletores.

Por isto existem as "hortas" nem sempre são hidroponicas e nunca são selvagens. Estão ali em contato com a natureza e próximo de nós, seria como equilibrar "Homem-Natureza" O Tratamnto dos dois pode gerar uma harmonia melhor nas mentes inquietas como a minha.

OBS: Nunca Procure um limite para si mesmo, rege sua vida com a imaginação.

Nem a caçada é de todo ruim assim como nem o cultivo é de todo ruim.

Mas agora: "Porque eu quero cultivar cogumelos ??"
Porquê não tenho nada contra quem cultiva ou quem coleta, porque o meu respeito para com os dois é identico.
Eu faço dos dois, mas não me importo de não alcançar sucesso no cultivo do mesmo modo que não me importo se não me deparar com cogumelos no pasto.

Desta forma, os terrários não me aprisionam dentro do lar e os pastos não me tentam a querer invadilos. O natural ocorre.

FOTO: Jesus se olha no espelho, antes de comer o cogu, e outro depois de comer.
JESUS CRISTO... EVOLUI PARA... JESUS SMURF
JesuKrish.jpg
 
Back
Top