Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

o melhor substrato...

MuiLok

Artífice esporulante
Contribuidor
26/09/2006
1,705
83
Pessoal, pra mim começar meu cultivo, procurei os ingredientes para preparação do substrato, vou tentar a técnica do bolo pf. Encontrei tudo q é necessário, vermiculita (r$ 14,90 de 20Kg), grãos de trigo (2,50 por 1kg), arroz integral (4,50 / 1kg), e cremogema. tb encontrei um produto, em sacos de 3kg, que é casca de pinus. Bom, aí vão as perguntas:

1)pra quem já cultivou, o que me sugere? os grãos de trigo, ou moer o arroz integral? os 2 juntos não serve? qual proporção?

2)ainda tenho q pesquisar, faltou tempo... mas cremogema, que quantidade?

3) a casca de pinus, é interessante utilizar? ou melhor depois, quando colocar os bolos em um canteiro com bostas, folha de bananeira e alguns bolos (by mortandelo)

Bom...isso já ajudará muito, desde já agradeço aos amigos. vlw
 
Olá!

Bom, um amigo cultivador me disse que o melhor é usar ou um ou outro, ou trigo ou a farinha de arroz e vermiculita, não há uma constatação real que usar os dois juntos seja melhor.

Ele também disse que a receita de PF enriquecida com cremogema que mais se saiu bem nos testes até agora foi:

- Uma xicara de chá de FAI
- Duas xicaras de chá de vermiculita
- Uma xicara de água mineral (com pH neutro na fonte)
- Duas colheres de sopa de cremogema

Ele disse que grãos de trigo colonizam mais rápido e que podem dar cogumelos maiores, mas precisam ser frutificados em casing para tal - o que pode ser um problema (eu sinceramente não acho que seja muito grande não) para iniciantes.

Boas pesquisas :pos:
 
Usei uma medida de trigo para kibe (já inchado depois da hidratação) para duas medidas de vermiculita.

Adicionei à hidratação, uma colherzinha de café e uma colherzinha de cremogem. E também uma de gesso para controle de pH.

Depois, sem escoar, ao misturar com a vermiculita no dia seguinte, adicionei mais duas colheres de chá de café e de cremogema. Água até ficar tudo homogêneo e bem areado.

A inoculação se deu no dia 15 de outubro e o micélio só não esta se desenvolvendo mais rápido porque não tenho uma devida incubadora para manter-los na temperatura dita 'ideal’.

Mas se passar nesse post vai ver fotos do micélio, ele este bem denso e bem forte, quando vou vê-lo, ele faz muque para mim.

Eu usei essas medidas calculando nesses posts.

Que resultado final terá... Não sei... Quando tiver um, seja positivo ou não, postarei os resultados.

Boa sorte no seu cultivo!
 
Back
Top