Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

O maior fungo do mundo

User03

Cogumelo maduro
Membro Ativo
28/03/2011
2,985
56
Muita gente pensa que o maior ser vivo do mundo é a baleia azul. Mas não é. O maior ser vivo é o fungo Armillaria ostoyae, conhecido como cogumelo de mel.

Ele foi encontrado em novembro de 2000 sob o solo da Floresta Nacional de Malheur, no estado de Oregon, nos EUA.
Ele cobre uma área de cerca de 9km2, o que equivale a 1.600 campos de futebol. A sua idade estimada é de 2.400 anos, podendo chegar a 8.000 anos de idade. O seu peso seria de 605 toneladas.

Como isso é possível?

É simples. O esporo do fungo caiu na floresta, germinou e iniciou seu ciclo vital, assim como nos cogumelos comuns. Mas as hifas não pararam de crescer. O chão da floresta se tornou o seu "bolo". Quando se desenvolve, ele vai enfraquecendo as árvores, roubando nutrientes, água e apodrecendo suas raízes.
Ele não é detectável a olho, pois seus "pins" são os cogumelos que nascem esporadicamente na floresta. Somente em vôos, é possível notar os danos na floresta. Não seriam necessariamente danos, pois as árvores eliminadas abrem espaço para a colonização de novas plantas.

Veja algumas fotos do fenômeno:

Hifas do fungo no subsolo:
fungao.jpg

Vejetação comprometida:
Morte_de_árvores_pelo_armillaria_ostoyae.jpg

Cogumelos (corpo de frutificação) do fungo Armillaria ostoyae:
Armillaria_ostoyae.jpg

Impressionante.

Esse aqui também:
005319.jpg

Abraços!
 
Legal mesmo esse fungo, ja tinha ouvido falar tb. Existem varias redes de micelios espalhados pelos subsolos do mundo, axo que li algo a respieto do paul statements, no livro "mycelium running". Essa ultima foto já tinha visto, acho q é alguma zona do México.
 
nossa, se tivesse um desse em cada continente eles dominariam o planeta e o reinado Fungi começaria...
tá, deixo isso pro Spielberg. hahahaha
 
Que fungão...se fosse psicoativo daria pra alimentar uma familia
 
Um dia eu ainda tenho um guarda-chuva desses!! :rolleyes:
 
Se eu estivesse andando e me encontrasse com um desses, não saberia explicar direito se estou tendo alucinações ou se é real!
 
Concordo que deva ser o maior fungo do mundo!!! Mas se analizarmos a maior forma de vida do planeta, o maior ser vivo com certeza será uma arvore... :D
 
este cogumelo daria para fazer um ritual único se tivesse psilocibina:cool:
 
Realmente muito interessante!
@RainSpirit você sabe se esse é o único exemplar encontrado até hoje no mundo?
Eu pesquisei e não achei nada sobre

Entre todos, deve ser o maior!

Devem existir comunidades menores desses fungos espalhadas por florestas com as mesmas características.
 
Seria bacana fazer um sopão de um cogumelo desses para o pessoal da comunidade. ;) Eu faria questão.
 
Que cogu tão enorme !!! já ouvi falar de coisas do tipo... Micélio tomando conta de certos lugares... formando redes enormes ! ja pensou um psilo assim grandao??
 
Back
Top