Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

O esporo suporta o processo digestivo da ruminante e coloniza no reto? para então frutificar quando for dejetado ?

Estrelinha

ex-membro
Excluido
01/10/2020
140
6
51
Tenho estas duvidas, não achei estas respotas, alguem com esperiencia neste tópico?




1 Pergunta: Tenho duvidas, sobre a vida do esporo, tendo em vista que o micelio sobreviveu a incríveis 60 graus, ( talvez no centro da parte interna por ter sido revertida protegeu o mesmo ) eu não sei, mas fica a duvida, o esporo suporta o processo digestivo da ruminante e coloniza no reto? para frutificar quando foi dejetado, tipo uma CL ? ou é colonizado depois do dejeto e após os 15 ou 20 a 30 dias frutifica ?. podendo levar até 50 dias para frutificar ficando no pasto a espera ?

2 Pergunta: Tenho duvida sobre o esterco da vaca, este substrato ja é suficiente em nutrientes para uma boa colonização?

3 Pergunta: Porque (não) vejo na natureza uma colonização por completa no esterco? somente 4 a 5 frutos, não totalmente colonizado porque sera ?

4 Pergunta: Não vejo fotos de abortos no esterco na natureza porque será?

5 e Principal se eu pasteurizei o estrume semi humido, e fosse hidratar ele com CL e não usar bolo colonizado? ou o bolo é essencial para repor os nutrientes necessários para uma boa colheita.

06 quanto tempo o estrume puro tem de validade? e quais serão os cuidados para guardar ele?


Desculpem sou Novata e não achei estas perguntas.
 
Última edição:
Oi, tenho a mesma dúvida da amiga. Alguém sabe responder?
Minha mãe tem criação de vacas, e, ainda não tem cogumelos da espécie que eu procuro por aqui.
Gostaria de saber se é viável colocar esporos na ração das vacas, para que ocorra a reprodução de cogumelos de forma natural (e menos trabalhosa para mim).
Obrigada!!
 
Tem quem defenda essa hipótese de que os esporos são ingeridos junto com o capim, passam pelo aparelho digestivo do ruminante e depois eclodem no estrume. Entretanto nunca vi nenhum dado decisivo a respeito, seja a favor ou contra. O que sabemos, pelos cultivos amadores, é que os esporos não precisam disso, pelo menos nas condições e substratos que usamos.

Quanto a esse ser um meio menos trabalhosos de obter cogumelos, @Luiiza, mesmo que os esporos germinem após passar pelos ruminantes, para mim é tipo uma loteria. Difícil determinar a possibilidade de dar certo.
 
Oi, tenho a mesma dúvida da amiga. Alguém sabe responder?
Minha mãe tem criação de vacas, e, ainda não tem cogumelos da espécie que eu procuro por aqui.
Gostaria de saber se é viável colocar esporos na ração das vacas, para que ocorra a reprodução de cogumelos de forma natural (e menos trabalhosa para mim).
Obrigada!!
Ola Luiza,

Obrigado pela duvida.


( Eita vontade de morar no campo, e ver nos pequenos detalhes a paz e a sabedoria que nos inspiram. )
Eu gostei de mais desta oportunidade que tens ai.

Sucesso.

Estrelinha.
 
Última edição:
Olá!!

Semana passada fiz um teste...
Fiz carimbos de uns 10 Psilocybe Cubensis lindos, dilui em água filtrada e coloquei em um borrifador o concentrado todo.

Saí a noite em um campo perto da minha casa (de frente ao mar de SC) e borrifei TODO o campo, nos estercos, na água dos bois e até dei na boquinha para uns bezerros zebus beberem essa água esporulada.
Moro a mais de 7 anos neste lugar e nunca vi essa espécie nos campos do bairro que moro, só em campos mais distantes. ENTÃO SE APARECEREM POR LÁ, SERÁ RESULTADO DESSE TRABALHO DE GNOMO.

Agora acho que é só aguardar!

:*
 
Olá!!

Semana passada fiz um teste...
Fiz carimbos de uns 10 Psilocybe Cubensis lindos, dilui em água filtrada e coloquei em um borrifador o concentrado todo.

Saí a noite em um campo perto da minha casa (de frente ao mar de SC) e borrifei TODO o campo, nos estercos, na água dos bois e até dei na boquinha para uns bezerros zebus beberem essa água esporulada.
Moro a mais de 7 anos neste lugar e nunca vi essa espécie nos campos do bairro que moro, só em campos mais distantes. ENTÃO SE APARECEREM POR LÁ, SERÁ RESULTADO DESSE TRABALHO DE GNOMO.

Agora acho que é só aguardar!

:*
Ola @druidaazul que bom deve ser morar no campo, agora no campo e perto do mar é realmente um privilegio, embora já tenha viajado por quase todas as cidades do Brasil o máximo que cheguei do sul foi curitiba, embora tenha sobrenome alemão é um lugar que quero conhecer deve ser lindo, agora não tenho experiência com clima de maresia e o cubensis, pode ser fator determinante.
borrifei TODO o campo
Bem desta forma que fez, colocou quase todas as opções a prova, em 20 dias colocar um pouco de esterco separado do campo em estufa por 20 dias tiraria o restante da duvida, caso seja o clima.

Fico feliz, que tenha feito o experimento.

Fiz um experimento por aqui saturando o cubensis a alta temperatura, poucos frutos, mas 500mg seco dele valeu mais que 5G seco de cultivo normal, e algo que me distrai neste devaneio.
Sucesso companheiro vou acompanhar, posta em 30 dias certo ou errado é uma tentativa que me deixou feliz.:piscada:
 
Olá!!

Semana passada fiz um teste...
Fiz carimbos de uns 10 Psilocybe Cubensis lindos, dilui em água filtrada e coloquei em um borrifador o concentrado todo.

Saí a noite em um campo perto da minha casa (de frente ao mar de SC) e borrifei TODO o campo, nos estercos, na água dos bois e até dei na boquinha para uns bezerros zebus beberem essa água esporulada.
Moro a mais de 7 anos neste lugar e nunca vi essa espécie nos campos do bairro que moro, só em campos mais distantes. ENTÃO SE APARECEREM POR LÁ, SERÁ RESULTADO DESSE TRABALHO DE GNOMO.

Agora acho que é só aguardar!

:*
Salve!! E aí, quais foram os resultados? Posta pra gente...
Abração!
 
Back
Top