Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

O começo...

GoodSon

Cogumelo maduro
Cadastrado
14/01/2009
8
56
37
Olá, amigos.
Ok, este é o meu ponto zero.
Pretendo começar o cultivo. Já li no fórum informações muito valiosas para o meu início, preparação, e tal... Sei que devem estar saturados de tantos novatos chatos, como eu, por aqui perguntando tudo, mas tenho algumas dúvidas... rs
Pretendo concentrar aqui, com ajuda dos membros, todas os itens, manejo, culturas nesse tópico, acrescentando minhas descobertas e mais interrogações de acordo com o que aprendo. Talvez, assim, possa ajudar e facilitar, outros com as mesmas questões que eu futuramente.

Então:

- Como eu inicio o cultivo?

Última edição por um moderador:
O cultivo é dividido em fases, é importante você ter as informações, material e dedicação para cumprir o caminho. Como caminho que se percorre você deve apreciar a jornada sem desespero para chegar, ok

Relacione todo material necessário, você pode visualizar lendo um diário de cultivo, procure um bem detalhado e vá anotando o que é descrito.

Saia a busca do material e então comece a 1ª parte.

Você deve ter os esporos de Psilocybe Cubensis (PC) para cultivar. Você enconta em sites que distribuem e vendem a diferença é o preço.

Existem 3 técnicas básicas: bolo, casing e bulk. Inicie com bolos, por ter menos etapas.

Bolos são feitos com vermiculita e um material com amido, pode ser arroz integral, centeio, trigo, etc
Arroz é mais fácil de encontar, deve ser integral, de preferencia com casca. Basta moer em liquidificador, mas não muito, para que fique com pedaços, uma farinha fina não é bom.

A vermiculita você compra em lojas de jardinagem, aqui no forum você encontra locais, aprenda a pesquisar aqui dentro, ok

CogumelosMágicos > Biblioteca > Perguntas Freqüentes > Cultivo em Geral
https://teonanacatl.org/forums/cultivo-em-geral.71/

O bolo é feito com 1 parte de farinha de arroz e 2 de vermiculita.

Acrescente água, para a mistura ficar úmida, não enchargada.

Você precisa esterilizar a mistura, então coloque dentro de um pote, pode ser um copo de vidro ou plástico resistente ao calor.

Não deve ter a boca estreita para poder sacar o bolo depois de colonizado, ok.

Coloque 0,5cm de vermiculita no fundo do pote, ponha a mistura e 0,5 cm de vermiculita por cima.

Não enche totalmente, deixe um espaço vazio de 2 dedos

Cubra o pote com papel alumínio (3 camadas), aperte para ajustar a boca do copo e ponha na panela de pressão para esterilizar.

Deve deixar 70 minutos sob pressão, então apague o fogo e deixe esfriar totalmente, não abra enquanto estiver quente.

Quando a panela esfriar, abra, retire os potes e passe fita durex ao redor, prendendo firmemente o tampão de papel alumínio. A mistura lá dentro está estéril, pronta para receber os esporos.

A inoculação é colocar os esporos dentro dos copos, sem deixar entrar impurezas ou microorganismos.
Primeiro prepare a seringa. Abra o carimbo (print) que recebeu, raspe com faca, colher, espátula, qualquer objeto limpo e coloque o pozinho preto dentro de um copinho. Você encontra, em fármacia, potes estéries para xixi, esses são muito bons, para preparar a seringa. Acrescente água destilada (também em farmácia), se não tiver ferva água mineral deixe esfriar e utilize.

Pegue uma seringa nova, abra e puxe a mistura para dentro dela. Tampe a agulha, enrole em papel alumínio, ponha dentro de um ziplock e guarde na gaveta da geladeira, pode ficar lá muito tempo (meses) sem contaminar. Use a seringa depois de 2 dias para os esporos hidratarem, ok.

Todo esse procedimento deve ser feito em local limpo, você também deve estar limpo. Use uma caixa plástica deitada sobre uma mesa e manipule tudo dentro dela, assim evita que "coisas" caiam sobre o carimbo, copinho, etc, ok

Pegue os copos ponha dentro da caixa e fure com a agulha o tampão de papel alumínio, deixe a agulha encostada na parede, então injete um pouco de esporos (1 ml). Faça 4 furos equidistantes e vede todos com um pedaço de fita durex. Guarde os copos dentro de uma caixa de papelão. Devem ficar no escuro com temperatura entre 28 e 30ºC até ficarem totalmente colonizados.

Assim você cumpriu a primeira parte, agora leia sobre terrário e monte um para a fase de frutificação, ok.

CogumelosMágicos > Cultivo de Cogumelos > Básico > Terrário
https://teonanacatl.org/forums/terrário.12/

Última edição por um moderador:
pessoal, chegou meus esporos da pro fungos

um thay koh samui e PC teonanacatil

queria saber qual é o melhor pra fazer o primeiro cultivo

e tipo assim, li varias paradas ai no forum mas é tanta informação que fico confuso

é melhor fazer o bolo com FAI ou com milho?

no caso do milho, eu misturo alguma coisa ou ele vai puro?

posso esterilizar no microondas?

pretendo comprar seringa nova na farmacia e aqueles potes de fazer exames la tambme pq ae ja vem esterilizados, entao acho que nao vai ser muito dificil...

e a inoculação é superficial ou é dentro do bolo?

ultima pergunta hehehehe

devo fazer quantos bolos com 1 carimbo, digo isso proque tem aqueles lacnes de estatiticas de contaminação né?

valeuuuu

lembrando, sou marinheiro de primeira viagem

queria saber qual é o melhor pra fazer o primeiro cultivo

fecha o olho e escolhe, são todos sagrados.

é melhor fazer o bolo com FAI ou com milho?

Como é o seu 1º, vai de FAI (Farinha de arroz integral e vermiculita)
não tem erro.

posso esterilizar no microondas?
Não. Use a panela de pressão.

e a inoculação é superficial ou é dentro do bolo?
Faça os furos de inoculação rente ao vidro, 2 a 3 furos é o suficiente.
Voce vai perceber a água com os esporos "escorrerem" pela lateral do vidro.
Inocule 1ml por furo.

devo fazer quantos bolos com 1 carimbo, digo isso proque tem aqueles lacnes de estatiticas de contaminação né?
COm um único carimbo que vc rebebou pode pegar uma tesoura e repartir em 4 pedaços, guarde os 3 restantes.
Com aquele unico pedaço você pode iniciar seu cultivo, até uns 10 copos vai tranquilo.

Pra pegar a manha, leia os "diarios de cultivo" tem uns bons no FÓRUM, logo se deve achar.

Back