Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

O Anti-Ego

cogtrd

Cogumelo maduro
Membro Ativo
10/01/2008
110
71
Há muito tempo estou refletindo sobre esta questão, e gostaria de compartilha-lá com os outros viajantes.

No estudo da experiência mística existe um tema que muda de nome sempre dependendo do autor. Geralmente é chamado de :

Jung: Self (si-mesmo), o dele chamava Filemon.

Crowley: Sagrado Anjo Guardião, o dele se chamava Aiwass.

Yôga: Guru interno

Cabalá: "você de luz"(?) (de Abuláfia)

Mago, A Ascensão: Avatar

(Me ajudem a completar/corrigir a lista!)

A questão é que está é uma figura que aparece no Vazio quando se sente a falta de substância do Mundo Externo. É um guia no Mundo Interno e não é regido pelo tempo/espaço.

Vejo esta figura como um certo Ego do lado do Inconsciente.

O interessante é que com a perpectiva da Consciência de estar entre o Ego mundano e o "Anti-Ego" Imortal é possível perceber o Nada essencial e abrir milhares de possibilidades de existência.

O que vocês acham/sabem sobre esse tema? Os cogumelos já ajudaram a viver isso? Esta vivência durou somente durante o efeito ou se prolongou?
 
Vejo esta figura como um certo Ego do lado do Inconsciente.

Pelos meus estudos, é o contrário disso; esse "self, eu superior, etc" é exatamente quem te ensina a perceber o seu ego, e trabalhar isso.
E, uma vez que você tenha contato a essa frequência, canal de comunicação, acredito que seja impossível 'deixar de lado'.
É como você aprender a trabalhar com um guia. Depois do conhecimento de sua existência não tem como dizer a ele: "Olha agora saia daqui, não preciso mais de você".
 
Pelos meus estudos, é o contrário disso; esse "self, eu superior, etc" é exatamente quem te ensina a perceber o seu ego, e trabalhar isso.
E, uma vez que você tenha contato a essa frequência, canal de comunicação, acredito que seja impossível 'deixar de lado'.
É como você aprender a trabalhar com um guia. Depois do conhecimento de sua existência não tem como dizer a ele: "Olha agora saia daqui, não preciso mais de você".

Hmmm... acho que não me expressei bem.

Vamos ver um desenho:

Bebê:
__________Eu
[__________ |___________ ]
Inconsciente___ Consciente

Adulto:
________________Eu
[ __________|___(Ego)____ ]
Inconsciente ___Consciente

Místico:
____Eu?_________ Eu?
[ __(Anjo)___ |___ (Ego) ____]
Inconsciente ___Consciente

Iluminado:
__________EU
[ __(Anjo)___ |___ (Ego)____ ]
Inconsciente ____Consciente

Concorda? Acho que estamos falando a mesma coisa.
 
"O interessante é que com a perpectiva da Consciência de estar entre o Ego mundano e o "Anti-Ego" Imortal é possível perceber o Nada essencial e abrir milhares de possibilidades de existência.

O que vocês acham/sabem sobre esse tema? Os cogumelos já ajudaram a viver isso? Esta vivência durou somente durante o efeito ou se prolongou?"



O conceito de individuação foi criado pelo psicólogo Carl Gustav Jung e é um dos conceitos centrais da sua psicologia analítica.

A individuação, conforme descrita por Jung, é um processo através do qual o ser humano evolui de um estado infantil de identificação para um estado de maior diferenciação, o que implica uma ampliação da consciência. Através desse processo, o indivíduo identifica-se menos com as condutas e valores encorajados pelo meio no qual se encontra e mais com as orientações emanadas do Si-mesmo, a totalidade (entenda-se totalidade como o conjunto das instâncias psíquicas sugeridas por Carl Jung, tais como persona, sombra, self, etc.) de sua personalidade individual. Jung entende que o atingimento da consciência dessa totalidade é a meta de desenvolvimento da psique, e que eventuais resistências em permitir o desenrolar natural do processo de individuação é uma das causas do sofrimento e da doença psíquica, uma vez que o inconsciente tenta compensar a unilateralidade do indivíduo através do princípio da enantiodromia.

Volto a concluir, depois que você chega nessa percepção, não há como voltar atrás :)
 
Coisinha complicada ein, por isso eu sempre digo: "a ignorancia é uma benção".

Mas gostei do desenhosinho.....rs! Deve ter dado um traballinho para fazer.....rs.


Paz!
 
Volto a concluir, depois que você chega nessa percepção, não há como voltar atrás :)

Mas se já surgiu o "centro de gravidade permanente", como diz Ouspensky, já não há retorno...
 
"Na realidade, quando se estabelece conexão autêntica com o Supremo Ser interior, uma energia ardente e límpida desce até os níveis pessoais e humanos e os eleva. Se a pessoa que pensa ter realizado essa conexão não se eleva, se não recebe um genuíno impulso evolutivo, é porque está de fato polarizada em níveis intermediários, vulneráveis a interferências."
(Trigueirinho)
 
Nunca entendi essas discussões sobre "ego".

Qual o problema com ele, afinal?
 
O que vocês acham/sabem sobre esse tema? Os cogumelos já ajudaram a viver isso? Esta vivência durou somente durante o efeito ou se prolongou?


Salve companheiro!!!

Assunto muito oportuno para mim...

Tive uma breve experiência com o Zen-Budismo e o que lhe posso dizer:

Os mestres Zens usam o Haikai (um tipo de metria de versos) totalmente sem sentido para "quebrar" a "rotina" do pensamento exemplo ; " Qual o som das palmas com uma mão só?"

Às vezes passam a vida para entender e se atingir a "iluminação".
A meu ver, NINGUÉM pode explicar o que seria a eliminação do ego, do self da identidade,da cosciência...blá,blá,blá,blá,blá,blá....

Isso é uma EXPERIÊNCIA ÚNICA e PERSSONALÍSSIMA!!!! Toda a masturbação mental do mundo de filósofos, sociólogos,psicólogos e outros que devo estar esquecendo, não será capaz de explicar o que seria a eliminação de nosso "eu" ( me permitindo chamar assim!).

Por que? Porque neste estado não temos palavras, não temos recursos de comunicação e nem vocabulário! Observe quantos e quantos relatos de nossos amigos aqui dizendo: " simplesmente não sei o que dizer..." Não sabe DIZER mas VIVENCIOU E SABE RELEMBRAR E SENTIR O MOMENTO! Isso torna o momento ÚNICO ,INDIVIDUAL E VERDADEIRO, INTEGRANDO A REALIDADE DO "INDIVÍDUO".

P.Exemplo: Todo mundo já tomou um choque elétrico certo? Agora tente explicar o fato a uma criança de 5 anos! Voce pode usar todos os recursos possíveis para a criança entender. Ela vai ACREDITAR que é tudo aquilo que vc esta dizendo é "verdade", mas ela não VIVENCIOU O FATO! o CHOQUE ELÉTRICO é apenas uma IDÉIA! Apartir do momento que a criança enfiou o dedo na "tomada" e tomou um choque a IDÉIA virou FATO! A criança SABE o que é um choque!

Claro que você não precisa tomar venêno de rato para "saber" como é ruim (sempre tem um idiota), mas não da para descrever VIVÊNCIAS baseados em CREDOS!

Principalmente sobre um assunto tão árido quanto o que seria cosciência!
Sim! todas as tentativas são válidas (e até prazeirosa às vezes), mas se vc é um DESBRAVADOR DA MENTE,um expanssor de horizontes, NÃO DA PARA BUSCAR EM OUTRO LUGAR A NÃO SER EM NÓS MESMO!

Com todo o respeito merecido,os cogumelos para mim, é um grande instrumento,uma porta para a pesquisa sobre a cosciência e suas possibilidades. Me permitiu dar uma "espiadinha" bem rápida em nosso complexo e enorme universo!

Me desculpem o discurso...é que o assunto é bom pra caramba!


Abç!
 
Nunca entendi essas discussões sobre "ego".

Qual o problema com ele, afinal?

Acho que questão é mais ou menos como no filme "Matrix": Vc sabe realmente sabe onde está? Quem vc É?
É a luta pela reconquista da Consciência! É um paradigma,né?

Por isso da polêmica!!!

Abç!
 
Nunca entendi essas discussões sobre "ego".

Qual o problema com ele, afinal?


... já tive Bads fodas envolvendo a morte, este é o único assunto que me abala, e é o único assunto que consegue me jogar na Bad.

O ego é isso aê (também).

Não tem problema algum com ele.
Tem que ser o servo e não o patrão.

"O ego é frequentemente comparado a uma máscara que usamos para nos mostrarmos ao mundo. Na maior parte das vezes, nos tornamos inconscientes deste processo e pensamos que a máscara é o que realmente somos. É fácil reconhecer a máscara do ego com suas defesas, que mantêm afastada a ilusão da dor. O ego – o Juiz – tem uma motivação primária: procurar o prazer e evitar a dor. Para o ego, o bem é a segurança e o prazer, e o mal é o medo e o perigo. Em todas as defesas do ego, está presente a preocupação com a sobrevivência".

http://www.orion.med.br/psictrans/art32.htm
 
o anti-ego não existe e o ego na verdade é uma doença da consciencia
o ego quer as coisas para si como propriedade privada
ai ele faz guerras, conflitos,trapaças e etc... para se dizer possuidor destas coisas:luz:
quando ao individuo(a) acontece a iluminação é a cura que veem atravez da raiz
ai ele desperta que todo mal ( ações doentias ,enfermas) veem da consciencia individual que estava doente(enferma) somente quando acontece está cura é que o individuo(a) compreende que estava doente

a escuridão é apenas a ausencia da luz
quando a luz chega a escuridão desaparece
não sei quem falou só que é verdade:D
 
o ego na verdade é uma doença da consciencia
:D
uma doença(enfermidade) da consciencia ou uma enfermidade que atingiu a consciencia deixando ela assim enferma(doente)
 
Olá queridos irmãos,

creio que a resposta que buscam sobre a compreensão da consciência em seus mais variados níveis de manifestação que abrage o espelhar no ego, começa no abrir-se com sinceridade e honestidade ao momento presente, aqui e agora. De fato o único momento que realmente existe. O ego é fruto de nossos hábitos mentais que criam unilateralidade ao lidar com a realidade, movimentando padrões de julgamentos e classificando a experiência. O que mostra-se um fenômeno dentro; está tudo dentro. Se olharmos com atenção perceberemos que fora não há nada e ao tocar esse passo claramente se fará a nós mesmos nossa real manifestação, sem interferências na experiência de simplesmente estar sendo. Concordo com o irmão acima, a experiência é inefável da maneira como conhecemos a comunicação, através do uso das palavras. Devido a isso se faz necessário que comecemos colocando o ouvido em nossos corações, deixando a mente ir se aquietando lentamente mergulhando no silêncio das esferas...........

Paz e Luz!
 
hahaha olha acho engraçado essa coisa de querer desapegar-se do ego

e no próximo post falar que adora cogumelos assim ou assado (essa preferência não fax parte do ego?)
 
...não é tão simples assim, "o ego"
mas como também não temos uma ciência exata, tudo fica na especulação e estudos já feitos.

Freud define o ego sob o ponto de vista dinâmico como defensor da personalidade, na medida em que aciona os mecanismos de defesa, que impedem que conteúdos inconscientes e ameaçadores passem para o campo da consciência. O ego possui um nível de investimento permanente que permite a inibição de processos primários, que poderiam não só levar o indivíduo a alucinações como também provocar desprazer.

para Jung O ego é o centro da consciência e um dos maiores arquétipos da personalidade. Ele fornece um sentido de consistência e direção em nossas vidas conscientes. Ele tende a contrapor-se a qualquer coisa que possa ameaçar esta frágil consistência da consciência e tenta convencer-nos de que sempre devemos planejar e analisar conscientemente nossa experiência. Somos levados a crer que o ego é o elemento central de toda a psique e chegamos a ignorar sua outra metade, o inconsciente. De acordo com Jung, a princípio a psique é apenas o inconsciente. O ego emerge dele e reúne numerosas experiências e memórias, desenvolvendo a divisão entre o inconsciente e o consciente. Não há elementos inconscientes no ego, só conteúdos conscientes derivados da experiência pessoal.

Para ir além.... procurem o que Nietzsche e Kant discurssam sobre o "ego".
É muito pano pra manga!




JUNG, C. G. (Carl Gustav). Tipos psicologicos. Rio de Janeiro : Zahar, 1967. 567p. (Psyche). Traducao de: Psychologische Typen.

FREUD, Sigmund. Cinco lições de psicanalise e contribuições a psicologia do amor. Rio de Janeiro : Imago, 1973. 108p. (Pequena coleção das obras de Freud, 1). Edicao Standard Brasileira das Obras Psicologicas Completas de Sigmund Freud. Com os comentarios e notas de James Strachey.

 
pegue o que cada um fala sobre o ego e me diga se dá pra se desprender de um, qualquer um...
 
pegue o que cada um fala sobre o ego e me diga se dá pra se desprender de um, qualquer um...
se despreender não
senão seria como um virus (não fui eu o primeiro a ficar doente ) vejo que não a morte do ego é a iluminação verdadeira quando você compreende que é parte do todo e não ditador,rei,dono e etc... do todo (da totalidade total eterna e infinita ) continue procurando por todos os cantos e um dia ela estará lá e você dira sim você sempre esteve ai e eu é que estava doente é
a sim, é a sim
não é algo que possa ser dado diretamente pois é só pela graça
e houvi dizer que ela sempre esta afim e voceis é que sempre fojem :D
 
ah tá! então até minha mãe já matou o ego dela

ela vai à igreja católica e compreende que faz parte do todo, que é o senhor jesus cristo e o pai e o espírito santo

ela disse que recebeu a graça, um pedaço de pão e um gole de suco de uva, foi ontem à noite mesmo, 20:00 hs

.........


meus amigos se fosse tão fácil assim o mundo já seria de paz, acredito que essa estória de ego, anti-ego, alter-ego, super-ego e até o lego estão todos dentro da cabeça de quem brinca

se voce acredita que ele te persegue, com certeza acontece :pos:
 
ah tá! então até minha mãe já matou o ego dela

ela vai à igreja católica e compreende que faz parte do todo, que é o senhor jesus cristo e o pai e o espírito santo

ela disse que recebeu a graça, um pedaço de pão e um gole de suco de uva, foi ontem à noite mesmo, 20:00 hs

.........


meus amigos se fosse tão fácil assim o mundo já seria de paz, acredito que essa estória de ego, anti-ego, alter-ego, super-ego e até o lego estão todos dentro da cabeça de quem brinca

se voce acredita que ele te persegue, com certeza acontece :pos:

Você falou brincando, mas não foi muito longe da real não...

O Ego é quem você acha que você é, seu nome, sua profissão, sua personalidade.

Atualmente ele é indispensável para interagirmos um com o outro, sem ele as conversas seriam assim:

"
- Bom dia.

- Bom dia. Quem é você?

- Sou a manifestação do Ser.

- Prazer, também sou a manifestação do Ser. Como vai?

- Vai sendo...
"

O ego é um fantasma que você recebe da sociedade e encarna, e fica carregando por ai achando que ele é de verdade. Não tem problema ter um, só não pode deixar ele mandar em você assim como não dá para deixar o corpo mandar em você.

Não é impossível que sua mãe tenha matado o Ego dela não, para quem crê a eucaristia é real. É até possível que algum grau de poder divino se manifeste nela. Um dos problema da igreja é que o dinheiro distorce os objetivos da crença. Enquanto a consciência do sacerdote acha que está fazendo isso ou aquilo por amor a egrégora (máquina mental ou espírito de um conjunto de idéias, "memeplex") pede mais poder e influência e ele acaba fazendo muita coisa ou por ódio (contra outras religiões, os homossexuais, etc. Manifestações da consciência que eles não querem aceitar que são reais e felizes) ou por ganância (já que as egrégoras mais poderosas crescem mais).

O problema é se sua mãe trocou o ego dela pelo ego do padre, ou por outro fantasma da igreja...

Certamente todos os Legos estão na cabeça de quem brinca, assim como todo o resto do mundo. =)

Busquemos a mais bela manifestação do Ser. Essa eu não comprei na igreja, mas estou encontrando dentro de mim mesmo.
 
Back
Top