Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

O Anti-Ego

Ótima resposta!

Com ela dá pra concluir que mesmo a estória do ego é uma questão de crença. Quem não acredita nele simplesmente não o tem :)

E como você, encontro a mais bela manifestação do ser dentro de mim, com a diferença que eu não separo minhas experiências e a forma como sou e fui moldado pelo ambiente que me cerca do meu próprio eu...

afirmo que sou produto do momento histórico em que vivo. e não acredito que alguém possa deixar de sê-lo, mesmo que acredite que matou/desprendeu-se de seu ego.
 
Amor e vacuidade:
A expressão "vacuidade é amor" existe porque vacuidade significa "vazio de ego". Quando não há ego, não há um outro. Essa dualidade é criada pela idéia de identidade, de eu, do ego. Quando não há ego, há uma unidade, uma comunhão. Sem o pensamento de "eu estou amando alguém", o amor se torna a expressão natural da unidade.
Joseph Goldstein, em "The Experience of Insight".
Tricycle's Daily Dharma, 24 de dezembro, 2007.

Livre do ego
Você pode pensar que se abandonar seu mundo do ego, vai se tornar passivo e indefeso como algum boneco de testes, e as pessoas irão tirar vantagem de você. Ou que você iria vagar por aí nas ruas sem rumo e sem o que fazer.
Se fosse o caso, como um mestre budista contemporâneo apontou, seriam necessárias seções para iluminados nos hospitais, para tratar budas machucados ou socialmente inoperantes. Mas esse não é o caso.
Em vez de serem os pacientes, as pessoas que alcançam qualquer grau de iluminação são aquelas que constróem hospitais para outras pessoas. Sua inteligência e compaixão são praticamente desobstruídas, e elas tendem a se tornar cidadãos bem ativos e efetivos.
Samuel Bercholz, em "Entering the Stream".
Tricycle's Daily Dharma, 24 de outubro, 2007.

http://www.samsara.blog.br/
 
Você pode pensar que se abandonar seu mundo do ego, vai se tornar passivo e indefeso como algum boneco de testes, e as pessoas irão tirar vantagem de você. Ou que você iria vagar por aí nas ruas sem rumo e sem o que fazer.
Se fosse o caso, como um mestre budista contemporâneo apontou, seriam necessárias seções para iluminados nos hospitais, para tratar budas machucados ou socialmente inoperantes. Mas esse não é o caso.
Eles abandonam o "Mundo do Ego", que seria equivalente a "tiram o ego do controle da máquina". Mas eles tem algum tipo de Ego, senão não teriam como interagir com os outros.
 
Eles abandonam o "Mundo do Ego", que seria equivalente a "tiram o ego do controle da máquina". Mas eles tem algum tipo de Ego, senão não teriam como interagir com os outros.

é, talvez... mas pelo que eu entendo disso, a diferença entre agir guiado pelo seu ego e ser um "iluminado", ser plenamente consciente da ilusão do ego, é que no primeiro caso vc acumula karma e no segundo não. mas isso dá muito pano pra manga
[]´s
 
ah tá! então até minha mãe já matou o ego dela

ela vai à igreja católica e compreende que faz parte do todo, que é o senhor jesus cristo e o pai e o espírito santo

ela disse que recebeu a graça, um pedaço de pão e um gole de suco de uva, foi ontem à noite mesmo, 20:00 hs

.........


meus amigos se fosse tão fácil assim o mundo já seria de paz, acredito que essa estória de ego, anti-ego, alter-ego, super-ego e até o lego estão todos dentro da cabeça de quem brinca

se voce acredita que ele te persegue, com certeza acontece :pos:

não é assim tão facil é que ela tem um preço e o preço é não ficar com um pé atraz
quando você fica com um pé atraz voce esta fugindo ou tentando fazer politica com ela
é o padre deve passar energia para ela e ela sente que recebeu a graça
este é o motivo de eu não doar energia voce pode estar viciando alguem

o buda gautama tambem procuro por tudo e um dia aconteceu é naquele dia ele entrou com os dois pés ele parou de fugir

um dos motivos de eu começar a construção do continente flutuante é para dar exilio ao que despertarem para não ficarem sendo perseguidos, explorados, esquartejados e etc...
jesus não tinha um espaço onde fosse soberano por isto foi cruscificado, mansur foi esquartejado, socrates foi envenenado
não é facil ser um ser desperto (curado , iluminado) em meio a voceis
voce conhece toda a politica e como ela age ela tem diverso tentaculou em todo os ramos da sociedade parece que todos conspiram para todos permanecerem doentes(não iluminado) é ai podemos ser solidarios fazermos boas ações quem sabe curamos os individuos da subnutrição que nós mesmo promovemos (coma feijão e arroz branco e voce terá uma boa nutrição e uma saladinha) e os venenos que estão lá
falam que sou muito ditador
só que eu que sou um ser desperto é que vejo e que tenho que fazer ou nunca sai certo
é sempre os outros dizendo oque devo fazer que estara certo, oque está dentro da lei e etc...
só que vejo todo o jogo
 
(...)
não é facil ser um ser desperto (curado , iluminado) em meio a voceis
(...)
só que eu que sou um ser desperto é que vejo e que tenho que fazer ou nunca sai certo



Perdi algo dessa conversa?
 
Se uma mulher bonita tiver que afirmar sua beleza será que ela é realmente bonita?

Se uma pessoa tiver que afirmar sua inteligencia e não a mostrar em seus atos, seria ela inteligente?

Se um ser, se afirma iluminado, seria ele realmente iluminado ou seria apenas o tão falado e discutido ego se manifestando?


A sabedoria é constata pelas suas obras e não pelos seus titulos...

Seria esse meu ego duvidando do seu?

Eu Troll, sou um ser desconfiado.

:p:
 
Bom... chegou a hora de tocar em um assunto delicado...

A única forma de se demonstrar iluminação é através do poder.

O problema é que o poder aparece mesmo em níveis (bem) parciais, as vezes dá a impressão de que é bem para impedir a evolução da pessoa (tentando ela a usar para fins egoistas).

Mas se Jesus não tivesse curado ninguém quem acreditaria nele?

--------------------

ps: Adoraria que alguem discordasse.
 
Sêmen

Nos antigos rincões da mata virgem
Foi um sêmen plantado com meu nome
A raiz de tão dura ninguém come
Porque nela plantei a minha origem
Quem tentar chegar perto tem vertigem
Ensinar o caminho, eu não sei
Das mil vezes que por lá eu passei
Nunca pude guardar o seu desenho
Como posso saber de onde venho
Se a semente profunda eu não toquei?

Esse longo caminho que eu traço
Muda constantemente de feição
E eu não posso saber que direção
Tem o rumo que firmo no espaço
Tem momentos que sinto que desfaço
O castelo que eu mesmo levantei
O importante é que nunca esquecerei
Que encontrar o caminho é meu empenho
Como posso saber de onde venho
Se a semente profunda eu não toquei?

Como posso saber a minha idade
Se meu tempo passado eu não conheço
Como posso me ver desde o começo
Se a lembrança não tem capacidade
Se não olho pra trás com claridade
Um futuro obscuro aguardarei
Mas aquela semente que sonhei
É a chave do tesouro que eu tenho
Como posso saber de onde venho
Se a semente profunda eu não toquei?

Tantos povos se cruzam nessa terra
Que o mais puro padrão é o mestiço
Deixe o mundo rodar que dá é nisso
A roleta dos genes nunca erra
Nasce tanto galego em pé-de-serra
E por isso eu jamais estranharei
Sertanejo com olhos de nissei
Cantador com suingue caribenho
Como posso saber de onde venho
Se a semente profunda eu não toquei?

Como posso pensar ser brasileiro
Enxergar minha própria diferença
Se olhando ao redor vejo a imensa
Semelhança ligando o mundo inteiro
Como posso saber quem vem primeiro
Se o começo eu jamais alcançarei
Tantos povos no mundo e eu não sei
Qual a força que move o meu engenho
Como posso saber de onde venho
Se a semente profunda eu não toquei?

E eu
Não sei o que fazer
Nesta situação
Meu pé...
Meu pé não pisa o chão.
 
Me desculpem por entrar de gaiato nessa discussão, mas gostaria de expressar minha visão sobre o assunto.

Primeiramente acho necessário contextualizar a minha opnião.
Tenho um posicionamento extremamente pessoal a respeito de nossa cultura religiosa. Vejo Deus sob uma perspectiva inversa da tradicional, que O trata como um ser onipotente e onipresente, dotado de uma superioridade distinta. Eu acredito que Deus, se assim o quiserem chamar, nada mais é que a união dos conscientes e inconscientes individuais, não sendo Ele presente em nós, mas sim nós como parte Dele. Sendo esse "Deus" a soma de todos, existe a presença do bem e do mal, com todas as qualidades e defeitos humanos.
Nossa relação com esse Deus é a mesma que temos com nós mesmos e com as pessoas em nossa volta, mas em um nível muito maior e profundo, pois ele é consciente e inconsciente ao mesmo tempo, e com TODOS os indivíduos. A decisão é somente nossa, não importa em que nível, de nos relacionarmos com o bem ou mal dessa coletividade.

Vejo o ego como sendo a personalização dessa parte do coletivo que temos mais contato e nos transforma. Não acho possível nos desligarmos do ego pois ele é a parte que nos une a esse coletivo.

Minhas experiências (não foram tantas) com cogumelos me levam a crer que conseguimos expandir nosso contato com o coletivo, quebrando as barreiras que nos impomos, mas ainda assim com uma visão crítica. A profusão de sentimentos durante as experiências parece ser pela causada pela quantidade de informações que temos contato durante a expansão dos horizontes dentro do coletivo, mas só sabemos disso se compararmos esse novo momento com o antigo, ou seja, nosso ego. No entanto, esse ego sofre modificações constantes, e mais ainda durante esses momentos, jamais voltando a ser o que era. O rio que passa nunca é o mesmo.

Não sou um estudioso sobre o assunto, como eu disse é somente uma visão particular que achei pertinente compartilhar.

Paz e luz a todos.
 
Perdi algo dessa conversa?

Não mesmo meu amigo. E é pelo caminhar desta que estou saindo da discussão.

ps: se você for mesmo jesus ou iluminado, cipó-cravo, por favor mantenha-me no inferno. pelo menos lá não deve ter tanta abobrinha.
 
A única forma de se demonstrar iluminação é através do poder.

O problema é que o poder aparece mesmo em níveis (bem) parciais, as vezes dá a impressão de que é bem para impedir a evolução da pessoa (tentando ela a usar para fins egoistas).

Mas se Jesus não tivesse curado ninguém quem acreditaria nele?



Bem, é um ponto de vista interessante, mas não sei se todos os profetas e fundadores de ramos religiosos estão associados a manifestações de poder.

Certamente Jesus sim. E também Buda. E os avatares hindus.


Mas também a aura de ser possuidor de alguma revelação ou ensinamento superior pode ser o sinal.

Não me lembro de milagres associados a Maomé, por exemplo. Ou a Lao Tzu.

Ainda que essa aura pode ser interpretada como uma forma de poder.
 
Mas também a aura de ser possuidor de alguma revelação ou ensinamento superior pode ser o sinal.

Não sou um conhecedor da biblia, conheco apenas alguns fragmentos, porem é sobre esse que estava falando: Mateus 11.19, Jesus afirma que a “sabedoria é justificada por suas obras”.

Dessa forma quem se afirma está tentando convencer pela imposição, demonstrando poder pela afirmação.

Jesus, Buda etc, podem ter mostrado seus poderes supranormais em seus tempo, porem o que resta até hoje desses mestres são suas palavras, parabolas, sutras etc, ou seja a sabedoria, que se aplicada a vida gera obras e na minha opnião pessoal é o maior poder que um ser iluminado pode ter, a capacidade de instruir e iluminar outros seres.

Tambem sei que se Jesus aparecer na Terra hoje, ele seria desacreditado, possivelmente eu seria uma dessas pessoas que iria desconfiar. E o faria até ver o resultado de suas obras. O fervor religioso é o opio do povo e como toda droga cega quem a usa.

Paz e luz amigos...
ps.: aos não iluminados, pois são eles que precisam.
 
O maior problema do iluminado é que nem todas as pessoas se iluminam da mesma forma.

Na verdade o termo iluminado é extremamente confuso. A pessoa não "brilha no escuro". Eu prefiro o termo "esclarecido", pois quando a pessoa se aproxima da Fonte as coisas vão ficando mais claras e menos turvas.

Um dos problema é quando ela acha que o caminho dela é o único e quer empurrá-lo a força para os outros.

É meio parecido com o Matrix, Neo, o escolhido/esclarecido/iluminado tenta libertar a humanidade, mas sua sombra (Smith, o agente responsável por ele, a função dele no Sistema, sua sombra) faz com que a salvação seja uma simples cópia dele em cada pessoa. Conforme Neo se torna mais poderoso o mundo se torna mais homogêneo e terrível.

No fim a única forma do esclarecido salvar o mundo é se sacrificando, libertando as pessoas para encontrarem suas próprias verdades.

A própria Zion, cidade dos libertos, foi criada pelas máquinas, e o surgimento de algum esclarecido revolucionário pode ameaça-la.

Notem quantas vezes esta história se repetiu: Jesus trouxe junto com sua mensagem a sombra da Igreja Católica, com suas cruzadas e inquisições (além dos evangélicos fanáticos). Maomé junto com sua mensagem trouxe outro grupo de fanáticos que querem homogenizar o mundo. Marx com seu pensamento libertador trouxe a terrível ditadura soviética.

Não nego que no meio do caminho muitos encontraram seu caminho, mas sempre foram a menor parte. São milhares de torres de babel, ligando a terra ao céu, sendo erguidas e derrubadas continuamente.

-------------------------------

Muitas vezes quanto mais falamos mais longe da verdade ficamos. Antes de salvar o mundo precisamos salvar a nós mesmos, caso contrário condenamos todos os outros a ir para o buraco conosco.

Todas as palavras são falsas. O que eu escrevo não é o que você lê. O que eu leio hoje não é o que eu leio amanhã.

--------------------------------

Vamos tentar voltar ao assunto, mas parece que quem chegou longe o bastante para entrar em contato com o "guru que o medita" tem bastante receio de falar para os outros, talvez pelo motivo que expliquei acima.
 
É costume em algum ponto o iluminado / profeta / salvador se declarar como tal.

Jesus se declarou como filho de Deus.

Buda, segundo uma das tradições, após se iluminar e cumprir um período complementar de 49 dias perto da árvore onde alcançou o nirvana se dispôs a girar a roda do dharma, ou seja, ensinar. Pensou logo nos dois antigos mestres que ele abandonou, mas com a onisciência adquirida soube que eles tinham falecido. Se dirigiu então ao encontro dos seus quatro companheiros do tempo de asceta, que o tinham deixado quando ele parou com as penitências.

No caminho encontrou um buscador e declarou ser um Jina, ou vencedor, mas o homem não entendeu.

Encontrou então seus antigos companaheiros, que tentaram ignorá-lo, mas não conseguiram por causa do poder que ele tinha adquirido. Ele declarou a eles ser um Tathagata, termo para o qual há vários significados propostos. Um deles é "o que disse assim é".


Outros fundadores de ramos religiosos geralmente seguiram essa regra, embora em alguns casos, como no taoísmo, a declaração possa ser somente para um grupo de iniciados.



Essa questão do dualismo é interessante. Pode ser que realmente a nossa realidade seja estruturada de modo que o bem não exista sem o mal. Algumas tradições religiosas ou esotéricas insistem especificamente que o objetivo, ou um dos objetivos, é abandonar o dualismo. O próprio sentimento ou conceitos de bem e mal são relativos, pelo menos em parte. E eu nunca encontrei ninguém totalmente bom ou totalmente mal, incluindo-me, naturalmente ;)



Quanto ao pensamento de Marx ser libertador, bem, sei lá.
 
Todas as palavras são falsas. O que eu escrevo não é o que você lê. O que eu leio hoje não é o que eu leio amanhã.

--------------------------------

Vamos tentar voltar ao assunto, mas parece que quem chegou longe o bastante para entrar em contato com o "guru que o medita" tem bastante receio de falar para os outros, talvez pelo motivo que expliquei acima.

no zen budismo dizem: quem sabe, não fala. quem fala não sabe.

sobre procurar um lugar perfeito pros "iluminados" viverem, acho inútil, seria facil demais pra um jesus ou um buda se manifestar num lugar totalmente livre de leis e pessoas "iludidas". pelo que eles dizem, depois de trilhar todo o longo caminho da iluminação, o próximo desafio é justamente ser um iluminado num mundo de pessoas "comuns", e abrir a mente dessas pessoas "comuns".
 
no zen budismo dizem: quem sabe, não fala. quem fala não sabe.

sobre procurar um lugar perfeito pros "iluminados" viverem, acho inútil, seria facil demais pra um jesus ou um buda se manifestar num lugar totalmente livre de leis e pessoas "iludidas". pelo que eles dizem, depois de trilhar todo o longo caminho da iluminação, o próximo desafio é justamente ser um iluminado num mundo de pessoas "comuns", e abrir a mente dessas pessoas "comuns".

é o ego não aceita morrer só que um dia ele morrerá
e todo o sonho do ego tambem o sonho de ser rei, papa, lider espiritual e tudo e sobrará só um ser sem sonhos,desejos, ilusões e etc...

não precisam aceitar que sou um ser desperto(iluminado) não faço parte dessas convenções espiritualizadas

não ilumino ninguem só posso trincar sua mente para que quando o despertar acontecer ele exploda com ela :D

o Buda Gautama era o herdeiro do rei (seu sucessor) ele podia falar oque quizesse
Jesus não ele era o filho de um carpinteiro e foi cruscificado nem todo escolheram ser filhos de rei
muito estavam em outras ilusões quando houviram falar do caminho sabe lá que ilusões e largaram todas a ilusões e entraram no caminho decididos a chegar a o fim custe o que custar
estes tem aquela cede que só a fonte pode saciar eles não ficam mais aceitando consolos só a verdade os sacia :D
viver em meio as pessoas chamadas de normais é fogo eu sei já vivi em suas ruas vos observando , comendo oque voceis comem, bebendo oque voceis bebem e etc...
 
Acho que o primeiro passo para ser um ser iluminado, esclarecido, como queiram chamar, é ser humilde.

E, nessa humildade, abrir o coração e perceber: como posso fazer a MINHA PARTE?

Então, aí entra um outro ponto de vista, não o ponto daqueles que se julgam iluminados, e tratam os irmãos como "gado" apenas. É como o profeta/iluminado que sente a necessidade de dizer o que é, de querer transmitir verbalmente aos que ele não julga "esclarecidos" que ele é algo mais.

Pode apostar que tem muita gente aqui, que faz muito mais que isso, no silêncio. E assim, transmitem parte de sua sabedoria e verdades universais.

"quem sabe, não fala. quem fala não sabe."
 
Pra mim esse conceito de iluminação não existe, o cara pode estar livre dos meios encarceradores da vida no total e em sí, mas cara, ele vai se dar conta que não é iluminado, e os que o julgarem "iluminado" são os desconhecedores do mundo e não com menos " luz " que este.
Ele só conhece um pouco mais do sentido da palavra vida nada mais, e todos podem conhecer, igual ou mais que este, vai saber lá o porquê de não buscarem o conhecimento que os encerra, nos dias, nas palavras, no amor, nestas razões de palavra vida.

Sim sou um vitorioso pessimista. Se isso pode ser concebido como "vitória" mas isso já leva a outra questão, a moral.
O mundo é fantástico, mas é só isso mesmo e nada mais.
E como suspeito que algum venha a suspeitar, não sou ateu. :) Não que eu subestime o vosso respeito amigos crentes, mas é que hoje é tão comum essa afirmação que os infelizes são ateus que me precavi em vos esclarecer que não o sou.

Humberto Gessinger um dia disse: O fascínio é fascinante e deixa gente ignorante fascinada.
 
Quanto ao pensamento de Marx ser libertador, bem, sei lá.

Sobre o dogmatismo, continuo preferindo me abster.

Sobre Marx, você está certo em dizer 'sei lá'. Abriremos um tópico para discutir o materialismo histórico.
 
Back
Top