Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

O Álcool EMBURRECE...

DiscipZen

Cogumelo maduro
Membro Ativo
19/01/2010
185
76
35
O álcool emburrece
Qui, 18 de Fevereiro de 2010 12:08

A maioria dos jovens, meninos, e, cada vez mais, as meninas, ficam bêbados em quase todas as festas de finais de semana. E a chance de colocarem suas vidas em risco, nestas ocasiões, é enorme. Pessoas extremamente inteligentes, antes da festa, podem, após alguns copos, tornarem-se completos idiotas e fazerem as maiores barbaridades.

O consumo de álcool entre os adolescentes tem crescido assustadoramente e começa cada vez mais cedo. Atualmente, no Brasil, aos redor dos 12 anos.

Diversas pesquisas sobre o assunto, das melhores universidades americanas e brasileiras, revelam que o álcool pode causar danos ao hipocampo e que o completo desenvolvimento do cérebro e, mais especificamente, do lóbulo frontal só ocorre ao final da adolescência (que pode ser até os 24 anos), e concluíram que os danos causados às células neuronais que estão sendo mortas ou lesadas a cada bebedeira vão trazer consequências graves no futuro.

Sim, o álcool pode lesar o cérebro: segundo as pesquisas da Universidade da Califórnia, adolescentes que haviam se embebedado pelo menos cem vezes (contando os finais de semana de festas, vemos que isso não é difícil de acontecer), dos 14 aos 16 anos, apresentaram pior desempenho em testes de memória e, ainda, um hipocampo menor do que os que não bebiam.

Isto quer dizer que o álcool pode, também, diminuir o tamanho do cérebro

Três milhões de adolescentes contraem doenças sexualmente transmissíveis a cada ano no mundo. Nos EUA, duas pessoas jovens contraem AIDS a cada hora. Aqui, os consultórios ficam repletos de meninas violentadas ou arrependidas de terem praticado sexo com estranhos, ou no mínimo, infectadas com o vírus HPV ou várias DSTs, após algumas festas, como no Carnaval, ou no Planeta Atlântida. E por quê? Corpo de bêbado não tem dono, diz o ditado.

Outra alarmante conclusão dos últimos estudos sobre o assunto também revelou que quase a metade dos adultos que começaram a beber antes dos 14 anos torna-se alcoolista. Entre os que iniciaram beber depois dos 21 anos, o percentual de dependência cai para apenas 9%. A formação completa do cérebro só acontece ao redor dos 21 anos.

Podemos pensar, então, que quem toma porres com menos de 21 anos estará lesando um cérebro em desenvolvimento, e, portanto, tenderá a ter um cérebro subdesenvolvido quando adulto.

Além disso, o álcool é a porta de entrada para as outras drogas: maconha, ecstasy, cocaína e o famoso crack. É fácil, estando alcoolizado, ser convencido por um pseudoamigo a experimentar qualquer uma destas drogas. Aí, é lesão cerebral na certa.

Algumas doenças mentais, como o transtorno bipolar, por exemplo, quando existe um histórico familiar e uma predisposição genética, podem vir a desenvolver-se com o abuso do álcool e das drogas.

Fico impressionada quando vejo alguns meninos e meninas completamente alcoolizados, voltando para casa de manhã, quando eu estou acordando. Onde estão os pais para ver isso? Ou será que, pior ainda, veem e acham que não há nenhum problema nisso? Ou será que têm receio de dizer alguns “nãos”?

Os pais têm o dever e o direito de impedir que seus filhos comecem a beber muito cedo e demais. Os jovens precisam, principalmente, de limites e orientação. Dar limite é cuidar. Dar limite é dar amor.

Proíba seu filho de beber antes da idade certa. Não ofereça bebida alcoólica para seu filho, não beba com ele, não patrocine as festas de aquecimento, nem nenhuma festa jovem regada a álcool em sua casa se seu filho ou filha é menor de 18 anos, ou você poderá ser um pai ou mãe falicida.

Ajude seu filho ou filha a ter coragem de chegar em uma festa e recusar a bebida e enfrentar a pressão. Ensine a ele ou a ela que isso não será “pagar um mico”, mas um ato de muita bravura e personalidade. Menino macho mesmo pode ser aquele que tem coragem de não beber com a turma. Menina de cara limpa é mais valorizada do que cheirando a vômito.

Temos que impedir que essa geração de jovens maravilhosos, inteligentes, se torne uma geração de adultos dependentes, sequelados, desmemoriados, lesionados ou drogados pelo álcool.

O futuro do mundo e das próximas gerações depende deles.

Por: Carla Rojas Braga

Fonte: UOL Ciência e Saúde

POSSO ME CONSIDERAR LIBERTO. AGRADEÇO A MIM MESMO... Foi difícil aguentar e sustentar esta opinião em um meio social tão Hostil. Hoje fico a margem DE! Tenho um cérebro Hi Power por causa das minhas escolhas... PENSEM!

Sem dizer o alcolismo, que mata mais gente por ano do que o crack, cocaina....esses dias vendo uma reportagem em um programa de tv, onde o reporte acompanhou dentro da viatura todas as ocorrencias que rolam na madruga, so de violencia domestica causada por bebados machoes, foram varias, dai a policia chega os cara choram, ficam de joelho....bater em mulher e criancas, dai estava descontrolado pelo alcool, quando a viatura chega, ficam mancinho mancinho, sou trabalhador etc...violencia domestica e algo serio e tem que acabar.

eu bebo sim, estou vivendo, tem gente que nao bebe esta morrendo, oh meu amor eu bebo sim.

O álcool emburrece
Qui, 18 de Fevereiro de 2010 12:08

É, mas por incrível que pareça bebedores moderados de álcool têm longevidade maior que abstêmios, e também menor declínio cognitivo quando idosos.

É, mas por incrível que pareça bebedores moderados de álcool têm longevidade maior que abstêmios, e também menor declínio cognitivo quando idosos.

Disse bem... MODERADOS... Não os cowboys que idolatram a cerveja!

Um bom vinho. Um bom queijo... O ponto que eu quero mostrar é o abuso do álcool como veículo de arraste para as PSEUDO LOUCURAS do fim de semana!

POR ISSO QUE EU AMO OS COGUMELOS!

conheco uns caras que pra eles quanto mais vc bebe mais homem vc é
no final da festa estão sempre feito retartados abraçando uns aos outros longe das mulheres gritando e procurando briga
nada contra eles
acho muito engraçado
mas nao queria estar no lugar deles
eu nao consigo beber muito nos dias de hj
nao vejo graça em passar da primeira fase do alcool

Faço das palavras do Mortadella a minha :D:D
Tmbm bebo todas e estou vivendo :)

conheco uns caras que pra eles quanto mais vc bebe mais homem vc é..........

Ixi!
To macha então essa semana... (mais que as outras)!
aHUauha

Essa mina que escreveu isso é a maior pinguça!!

Existe mais filosofia dentro de uma garrafa de bom vinho do que em todos os livros !

Qualquer comportamento ou hábito compulsivo e viciado emburrece. Até cogu.
O que conta é a atitude e a consciência diante das coisas e não as coisas.
É o que eu penso.

Qualquer comportamento ou hábito compulsivo e viciado emburrece. Até cogu.
O que conta é a atitude e a consciência diante das coisas e não as coisas.
É o que eu penso.

Sim! Mas você concorda que tais hábitos compulsivos, como o uso excessivo de ÁLCOOL como droga entorpecente no pessoal cada vez mais cedo, tem suas faíscas geradas por um meio social que premia o ATO de se embebedar? E que para criar uma consciência crítica, é necessário que se ENXERGUE essa realidade??? O preço é alto como INDIVIDUO PENSANTE... Dizer um NÃO em meio a uma roda de imbecis é uma atitude digna de reprovação quase que total...

Sim! Mas você concorda que tais hábitos compulsivos, como o uso excessivo de ÁLCOOL como droga entorpecente no pessoal cada vez mais cedo, tem suas faíscas geradas por um meio social que premia o ATO de se embebedar? E que para criar uma consciência crítica, é necessário que se ENXERGUE essa realidade??? O preço é alto como INDIVIDUO PENSANTE... Dizer um NÃO em meio a uma roda de imbecis é uma atitude digna de reprovação quase que total...

Completamente de acordo! Reprovação de um grupo de imbecis é nada perto da auto-reprovação.
É pena que as pessoas estejam CAGANDO e ANDANDO para as coisas boas e sensatas. No final o que todo mundo quer é ser aceito, mesmo que o preço seja a sua vida. A solidão é o fantasma do milênio.
Haja cogumelos, meu cumpadi! =)

Álcool pode ser produtivo em determinadas circunstâncias, porém creio que em meio social o que ele favorece é a degradação do intelecto, conversas sem sentido, violência, confusão, perda da dignidade e etc...

Ontem mesmo cheguei em casa e abri uma cerveja. Uma vez ou outra ajuda a dormir ou relaxar.

Como todas as outras drogas, o alcool se usado em excesso faz mal...

Mas tmbm sou a prova viva que em alguns momentos, o alcool faz bem e muito bem.......... :)

Desenibe, relaxa e faz a pessoa se soltar mais...

No começo até fica sociavel,,(no começo só...)

Tmbm tem akele ditado que ja apareceu várias vezes na tv.
Que beber uma tacinha de vinho tinto toda semana faz bem para o coração .... :)

de santa catarina pra cima nao tem vinho bom no brasil inteiro.
em minas tem cachassa. melhor que qualquer uisque.

Sinceramente...
Tudo, eu disse TUDO nessa vida, quando se exagera, tem um malefício
cerveja, se tomado 1 lata por dia, previne doenças crônicas e estará consumindo um ótimo diurético
vinho, se tomado 1 taça todo dia, previne doenças cardíacas.

vai do juízo de cada pessoa a quantidade que se deve consumir

;)

Back