Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Destaque Nutrição X Micélio. Teste amador

Tópico em destaque.

SpiritualMind

Hifa
Membro Ativo
07/03/2022
348
2
8
Como as coisas aqui andam meio corridas, pra não ficar com tudo parado eu resolvi fazer esse teste a modo de "Curiosidade".
Tempo atrás vi um vídeo no qual dizia que em ágar "o valor nutricional influência no tipo de micélio, um ágar pobre induziria o maior rizomorfismo e um ágar mais rico um micélio mais denso e/ou tomentoso"

Resolvi fazer o teste usando a receita do vídeo e tbm outras variações no teor de açucar, adicionei corante para facilitar a identificação

Receitas com porcentagem do teor de carboidratos total.

Azul: Ágar malte 0.75%
5g malte
10g ágar bacteriologico
500ml agua

vermelho: Ágar malte 1.29%
8.6g malte
10g ágar bacteriologico
500ml agua

Preto: Ágar malte levedura 1.29% (vídeo YouTube)
8.6g malte
0,25g levedura nutricional
10g ágar bacteriologico
500ml agua

Ambar: Ágar malte 2%
13.5g malte
10g ágar bacteriologico
500ml agua

Placa matriz:
IMG_20230408_234423.jpg
Retirei as amostras tentando focar numa sessão que apresentasse pouco ou quase nada de rizomorfismo


Resultados:

IMG_20230409_002107.jpg
Com relação a velocidade:
A velocidade de crescimento na placa menos nutritiva foi a mais lenta, igualando nas outras

IMG_20230409_002123.jpg
Com relação ao tipo de micélio:
Essa parte foi que achei mais interessante o resultado, e vai de encontro ao que assisti no vídeo do YouTube; na placa mais pobre AZUL o micélio apresentou maiores traços de desenvolvimento rizomorfico mais pronunciado, a tese apresenta que isso acontece pq o micélio começa a se esticar e tomar essa forma para caçar áreas com mais nutrientes;
na placa VERMELHA o rizomorfismo se apresentou por inteiro porém de uma forma mais compacta, com os "bracos" mais finos, curtos e menos espaçados. Na placa PRETA, que tem o mesmo teor de carboidratos que a anterior mas com a adiçao de levedura nutricional, o micélio se dividiu e apresentou áreas tomentosas. E na placa AMBAR, com 2% de carboidratos o micélio está totalmente tomentoso, voltando a tese do vídeo mencionado, isso se deve ao fato da grande disponibilidade de nutrição, que faz com que o micélio não precise buscar alimentação.

bom, está sendo muito legal fazer esse tipo de experiência, aviso quem está lendo esse post que apesar de tentar medir tudo com a maior precisão que eu tenho disponível, isso não passa de um teste AMADOR, ou seja, não tem nenhuma intenção de ser científico. Pode ser que tenha rolado coincidências entre os resultados. Vou deixar o link do vídeo que falei tanto aqui, e convido vcs a contribuir com conteúdo relacionado a esse tema e tbm fazer esses tipos de testes pra gente comparar os resultados obtidos.

obrigado pela atenção e paciência

links:

 
Última edição:
Bela experiência. Obrigado por compartilhar.

Aliás, tenho curiosidade sobre angar e placas de petri. Existe um local específico que vocês adquirem estes produtos? Os líquidos nutritivos achei demasiado caros. Alguma solução alternativa para isso?

Novamente, parabéns pelos estudos.
 
Em primeiro lugar parabens pelo tópico mano @SpiritualMind.
Essa parte foi que achei mais interessante o resultado, e vai de encontro ao que assisti no vídeo do YouTube; na placa mais pobre AZUL o micélio apresentou maiores traços de desenvolvimento rizomorfico mais pronunciado, a tese apresenta que isso acontece pq o micélio começa a se esticar e tomar essa forma para caçar áreas com mais nutrientes;
Esse principio me lembrou uma teoria do Edward Grand em que ele diz que é baboseira usar 4% de "carbs" na CL, com 1% ele já encontra bons resultados.

Valeu por compartilhar as experiências, maninho!
 
Bela experiência. Obrigado por compartilhar.

Aliás, tenho curiosidade sobre angar e placas de petri. Existe um local específico que vocês adquirem estes produtos? Os líquidos nutritivos achei demasiado caros. Alguma solução alternativa para isso?

Novamente, parabéns pelos estudos.

Se for analisar, o agar laboratorial compensa pq apesar do custo, rende demais. Mas concordo que o investimento inicial é pesado.

Como alternativa, usa-se agar alimentício preferencialmente da marca Gelialgas que é mais firme, junto com extrato de malte leve que é usado para produção de cerveja pilsen. Ambos podem ser encontrados no Mercado Livre.

Já as placas em si, nas lojas especializadas de produtos pra laboratório sai uns R$ 0,50 / unidade. E no ML também tem só que custa o dobro.
Em último caso é possível usar esses potinhos de plástico para sobremesa (com tampa) que encontramos no supermercado.
 
Última edição:
@MarceloHirosse e @vinicensi, achei uma fonte que vende agar bacteriológico (purificado) por um preço excelente, R$189,00 500g, o frete saiu por 25 reais e demorou apenas 3 dias pra chegar em casa.

Pesquisando no Google o agar alimentício Kanten (que o povo fala ser de maior qualidade) está saindo R$6,30 16g

Agar laboratorial = 0,37 a grama
Agar Kanten = 0,39 a grama

Sai mais barato comprar o laboratórial que faz 500ml de agar com 10g; o outro já não sei.

Acho que não pode postar o nome do site ou link aqui, mas se quiser eu passo por mensagem privada
 
Atualização
Fiquei trabalhando com muita coisa e dei uma esquecida desse topico
Mas vamos lá, primeiro não gostei nenhum pouco do resultados dos ágar com corante, a maioria dos micelios não foram bem nas placas, eles formavam bolhas de água e corante por cima, como se "cuspissem" o corante.
Hoje fui dar uma olhada nas placas de descarte, sim eu guardo as placas em uma caixa RS, e por incrível que pareça, uma placa que estava bem fraca, sem corante, esta muito boa. Ela colonizou toda, com uma fina camada e qnd chegou na borda da placa, voltou colonizando com um micelio lindo
A receita usada foi a de ágar malte e levedura a 2%, segue foto, no centro está a colonização de ida e de fora pra dentro a colonização de volta. Resgatei ela da pilha de descarte e vou replicar novamente
IMG_20230627_122955.jpg
 
Última edição:
Atualização final.
Depois de muitos testes, cheguei a uma receita que satisfaz a busca.
E é a coisa mais básica de todas, vi um amigo (@kevyn ) fazendo e resolvi testar e foi surpreendente o resultado.
Pela primeira vez, todos os micélios das diversas strains desenvolveram de forma espetacular.
A simples receita é:
Ágar + água do cozimento de aveia para spawn

Só pegar a água da hidratação/cozimento dos grãos de aveia, coar numa peneira bem fina, dessas de coar óleo de cozinha, vc pode até congelar essa água nutritiva pra usar depois.
O ágar, precisa ver qual o ponto de endurecimento do que vc está usando, aqui 7.5g de ágar laboratorial faz 500ml do preparado.

A parte da esterelização é igual a todas as outras receitas, 15 a 20 após a panela de pressão pegar pressão (o pino dançando bastante)

Qnd eu for fazer novamente vou tentar lembrar de tirar algumas fotos e postar aqui, enquanto isso vou colocar foto de algumas placas feitas com essa técnica.

IMG_20230728_195555.jpgIMG_20230728_195711.jpgIMG_20230728_195610.jpgIMG_20230728_195650.jpgIMG_20230728_195733.jpgIMG_20230725_155233.jpgIMG_20230725_155355_1.jpg
 
Back
Top