Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Nova tek - Congelamento!

Mortandello

O tal do mortan
Cultivador confiável
01/11/2005
7,007
98
Mauá - ABC - SP
Dia 21-10-2007, Eu congelei novamente os 4 bolos de PE6 que ja haviam passado por congelamento prévio e ESQUECI-OS no freezer durante 6 meses.
Eis que ao serem descongelados para serem jogados no lixo, eu tive a ideia de colocalos em outdoor, fazendo uma caminha de vermiculita, quebrando os bolos em quadrados e cobrindo com mais vermiculita misturada com terra vegetal e areia.
Hoje 15 dias depois estou colhendo o segundo flush, que totaliza 460 gramas de PE6 frescos divididos por 25 cogusmelos ENORMES.

A tecnica de Congelamento pode nao ser ETICA, mas conserva INDEFINIDAMENTE EU CREIO o bolo vivo e com capacidade de frutificaçao PELO MENOS por 1 ano.

Deixem seus pareceres, sei que pisei na bola com esses bolos mas deixa OS COGUS me cobrarem por isso.
vamos tentar aperfeiçoar a tecnica?

aH - ELES FORAM CONGELADOS imersos EM AGUA. NAO FICOU NADA DOBOLO APARECENDO PRA FORA DO CUBO DE GELO.

os bolos sao do cultivo Yes nós temos bananas, que com esse segundo flush contabilizou 29 flushs espalhados em um periodo de 9 meses.
(affffff)
tentei primeiro o congelamento por 5 dias, depois 15 dais, depois 3 meses e agora 6 meses.
em todas as tentativas procedi com limpeza dos bolos com canivete, antes do congelamento, raspagem da vermiculita e retirada de abortos.
Dpeosi do congelamento fiz sempre Roll em vermiculita seca, depois spary de agua + agua oxigenada 3% diluida 10 gotas pra cada 100 mls.

testem ae - uma OTIMA maneira de nao perder aqueles bolos de fim de estaçao.


IOBS- é ANTI ETICO congelar esporos.
só tentem se nao tiverem consciencia alguma como eu.
 
Última edição por um moderador:
Coitadinhos dos fungo, seu anti-ético!!!! Na sua próxima trip vai ficar congelado 4000 anos pra vez como é bom.:D:D:D:D:D:D
Falando sério agora, é bom saber isso. Se o mundo acabar em gelo eles vão sobreviver. :D
 
Para mim, seria mancada jogar os bolos fora sem que eles pudecem ter o seu primeiro flush, o que é uma situação bem diferente da citada por você.

Não acho muito diferente de cultivar, e se eu chegasse dizendo que é anti ético tirar eles da natureza para fazer isolamentos? Oque? você está tirando o direito deles crescerem na natureza? seu anti ético.... ISSO NÃO EXISTE! ou mais, secar os cogumelos:eek: que do mal!

Não, nem acho anti "ético" o congelamento até porquê ele as culturas em agar são guardadas na geladeira(não congelado) mas, é gelado e a função é praticamente a mesma, concervar!

Rapaizinho mortandellado, obrigado por compartilhar com a familia!:D:pos:

Paz e Luz para você e a todos aqui!!!
 
uma duvida dps desse topico...

eu to pensando em viajo no feriado, e se o micelio quiser da as caras axo q vai coincidi com a minha viagem, eu preciso congela ou posso soh deixar na geladeira?
 
tem dias que nem eu me guento.
Pode conservar indefinidamente pro 1 ano até.:confused:
entao tá.
 
Blz, o seu experimento foi bem sucedido.


Mas falar q isso é uma NOVA TEK, aí já tá exagerando.
 
Eu to ligado q rola, já aconteceu algo similar comigo (pré-frutificação e 4 meses de geladeira), até postei aqui, foi nomeado como o Cérebro devido o formato q o saco deu ao bolo. Frutificou extremamente bem.

Mas eu não sei se é uma boa idéia guardar micélio para frutificar depois, tudo bem se estivermos falando de guardar micélio pra semear mais substrato depois, e aí frutificar, mas aí vc guarda esporos congelados em água na seringa, ou até micélio líquido em água (se adicionar glicerol e meio de cultura ainda) ou ainda, a melhor forma acredito: micélio em meio de cultura (batata glucose agar) em placas de petri.

Talvez pra pausar o cultivo em emergências...

Seria uma ótima idéia usar isso caso vc queira pausar um micélio q já atingiu o ponto de frutificação, pra esperar outros micélios q ainda não atingiram a frutificação e tal, aí vc bota todos pra frutificar juntos no terrário (um flush em conjunto e uma limpeza em conjunto é mais limpo do q mil abre e fecha terrário)... Desse jeito e pra isso em específico talvez vc possa até dizer q é uma TEK, no sentido de ser uma artimanha pra conseguir um objetivo real da produção de cogus (tipo limpeza ou simplesmente menos trabalho e mais produção).


Só não entendo pq iria congelar micélio pra frutificar depois se posso frutificá-lo agora, se ele não morre congelado, ele certamente envelhece, pra q frutificar micélio velho? E mais, essa água q vc tá congelando ele dentro, ela teria q ser estéril, o q é muito trampo (relativamente), e depois do descongelamento o bolo vai estar encharcado, enfim, o q quero dizer é q é difícil manter o esquema limpo.


Em todo caso é muito bom saber que o congelamento não MATA o micélio, valeu pelo relato.
 
Para mim, seria mancada jogar os bolos fora sem que eles pudecem ter o seu primeiro flush, o que é uma situação bem diferente da citada por você.

Não acho muito diferente de cultivar, e se eu chegasse dizendo que é anti ético tirar eles da natureza para fazer isolamentos? Oque? você está tirando o direito deles crescerem na natureza? seu anti ético.... ISSO NÃO EXISTE! ou mais, secar os cogumelos:eek: que do mal!

Não, nem acho anti "ético" o congelamento até porquê ele as culturas em agar são guardadas na geladeira(não congelado) mas, é gelado e a função é praticamente a mesma, concervar!

Rapaizinho mortandellado, obrigado por compartilhar com a familia!:D:pos:

Paz e Luz para você e a todos aqui!!!

Concordo plenamente....!!!!!!!!!!!

Paz e luz !!!!!!!!!!!!!!
 
Back
Top