Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Nem sinais de micélio após 7 dias

sankhara

Artífice esporulante
Membro Ativo
10/03/2009
178
80
Lusitania
Amigos,

Inoculei cerca de 4 frascos com Psilocibe Mathias Romero de uma seringa com esporos que tinha no frigorifico (geladeira) há um ano e meio (quase dois anos), que comprei pela [EDITADO]. Esteve na geladeira embrulhada em papel de alumínio (escuridão).

Os frascos foram feitos com o processo PF tek, com farinha de arroz e vermiculite.

Esterelizados em panela de pressão durante 40min.

Coloquei-os depois numa incubadora em escuridão com a temperatura de 28,2 ºC.

O problema é que já se passaram 7 dias desde a inoculação e nem sinais de micélio a desenvolver-se. Começo a ficar frustrado e a achar que fiz alguma coisa errado. Pelo menos a esterilização correu bem, porque não tem micélio, mas também não tem contaminantes.

Só me lembro que possa ser:

- As seringas com esporos perderam a viabilidade por terem sido armazenadas durante muito tempo?

- Talvez tenha colocado muita água na preparação do substrado? ( Embora tenha feito como sempre fiz ¼ farinha, ¼ água e 2/3 vermiculite.

Abraço a todos os psiconautas e obrigado

Depois de esterelizado voce esperou quanto tempo para inocular?
voce esperou a seringa voltar a temperatura ambiente para inocular?
da mais dados sobre a INOCULACAO.

Upvote 0
Olá,

Depois de esterelizar, esperei de um dia para o outro (+-24h).

A seringa com esporos, tirei da geladeira e inoculei directamente no frasco de substrato. Depois de tirar do frigorifico (geladeira), não deve ter passado mais do que 5 minutos até ter injectado nos frascos.

Abraço

Upvote 0
Sim, cozinhei por 40 minutos para esterelizar. Sempre fiz os 40 min e nunca tive contaminações.

De qualquer maneira, o pior a resultar seriam contaminações, mas nem isso apareceu ao fim dos 7 sdias. Ou seja, a esterelização correu bem. Alguma coisa me escapa. Uma delas poderá ser a viabilidade dos esporos. Mas penso ter guardado bem, o pior foram os quase 2 anos no frigorifico, mas sempre pensei que não afectava por ali além a germinação dos esporos.

Upvote 0
é sankhara, com grãos não dá nem pra pensar em cozinhar só 40 minutos... mas mesmo a receita pf sempre li pra esterilizar 1h...

você pode ter uma contaminação que não é 'visível' num primeiro momento, como de algumas bactérias... ou pode ter um substrato estéril e esporos adormecidos, afinal de contas estão refrigerados há um tempão, e não ficaram muito tempo à temperatura ambiente como o mortandello já falou.

vai ter que esperar mais um tempo pra descobrir :pos:...

Upvote 0
Olá Viniciuse,

Tens razão. Acho uqe vou ter mesmo de esperar. É que a minha ansiedade é tanta que já estou a aficar nervoso antes do tempo. Como já li, se depois de 2 semanas nada germinar é sinal para ficar preocupado.

Mantenho este tópico aberto, e coloco notícias quando alghuma coisa acontecer.

Até lá, vou passar uma semana em Paris, quando voltar espero ter uma surpresa.

Abraço a todos

Upvote 0
Esterilização de 40 minutos em panela de pressão pode funcionar sim. Inclusive para grãos cozidos. Para bolos PF é mais provável ainda que funcione.

Eu acho que a seringa ficou muito tempo guardada na geladeira. Os esporos podem ter perdido a viabilidade.

Upvote 0
o micélio ficou triste pq não vai pra paris junto, ué ...
ciuminho ... tem que cuidar bem dos meninos ...
Blog_Paris.jpg

Upvote 0
8º dia sem sinais de Micélio. E logo desta vez que tinha 6 frascos de PF, mais 2 com centeio e uma forma com centeio e casing. Depois de todo o trabalho, espero mesmo voltar de férias com uma boa surpresa e não com a conclusão que o frigorifico e esporos com 2 anos é capaz de acabar com a viabilidade deles.

Isto, porque ouvia dizer que podiam aguentar-se assim por muito tempo. Fico confuso assim.

Dou novidades depois =)

Abraço a todos e obrigado

Upvote 0
Esterilização de 40 minutos em panela de pressão pode funcionar sim. Inclusive para grãos cozidos. Para bolos PF é mais provável ainda que funcione.

sobre o pf também acho possível, mas já perdi grãos esterilizados pelo tempo padrão dos textos da biblioteca (1h), 40 minutos parecem menos eficientes...

Upvote 0
Amigos,

Já voltei e tenho os frsacos em ZERO de colonização. Estão completamente estéreis.

Concluo qeu das duas uma:

Ou os esporos já nã oestavam viáveis ou nunca estiveram de inicio.

Grande abraço e obrigado, acho que posso encerrar o t´´opico.

Upvote 0
oi sankhara, pelas datas que você deixou, a inoculação foi feita no dia 9/3

se hoje é 26, são 17 dias desde o procedimento - tem gente que vê micélio até entre 20 e 30 dias, então o seu ainda está no 'prazo'.

se você reparou uma gosma no fundo do pote, ou odor azedo, é certeza de contaminação. mas se não observou, não custa nada deixar os potes quietinhos mais uns dias e ir até o fim... só uma sugestão - que no final talvez possa te trazer muita alegria...

Upvote 0
Comigo já aconteceu exatamente o mesmo. Acho que demorou mais de um mes pra aparecer alguma coisa, e quando apareceu eles pareciam se desenvolver um pouco mais lento que o normal, mas funcionou. Se a temperatura de incubaçao estiver ideal eu também recomendo voce aguardar mais um tempo.

Upvote 0
oi sankhara, pelas datas que você deixou, a inoculação foi feita no dia 9/3

se hoje é 26, são 17 dias desde o procedimento - tem gente que vê micélio até entre 20 e 30 dias, então o seu ainda está no 'prazo'.

se você reparou uma gosma no fundo do pote, ou odor azedo, é certeza de contaminação. mas se não observou, não custa nada deixar os potes quietinhos mais uns dias e ir até o fim... só uma sugestão - que no final talvez possa te trazer muita alegria...
Isso se tiver mais copos pra inocular nao se torna viavel.
meu cultivo PF completo demora 23 dias de carimbo a carimbo - entao acho que 17 dias era pra ele estar comendo cogus pelo menos...
atrasou e muuuito.
so vale a pena esperar mesmo se nao tiver mais substrato nem semente.
:pos:

Upvote 0
eu não concordo de todo - se tiver mais substrato e esporos, com certeza uma nova inoculação vai muito bem, mas não precisa jogar fora o que já está lá... dá pra deixar mais um tempo e descartar depois, se não der certo mesmo...

Upvote 0
Hey pessoal, não seria o exesso de umidade no substrato como ele msmo comentou, já que a esterilização ocorreu em 40 min. e talvez se deixasse um pouco mais iria "enxugar" mais o substrato. Dentre as minhas tentativas quando errei a mão na receite e deixei o substrato muito umido os esporos se negaram a surgir.

Upvote 0
Substrato molhado não serve pro micélio.
Ja vi uns esporos germinarem com quase 20 dias,e depois deslancham.
Mas pelo jeito é a segunda tentativa com a mesma seringa,então a mesma pode estar inviável.

Upvote 0
Sou obrigado a concordar com a teoria do substrato estar um pouco humido.

INfelizmente deitei mesmo fora. Contudo, tinha inoculado doiqs frascos, que tinham ficado um pouco mais tempo a esterelizar, e estava com 50% de colonização ao fim de 1 semana.

Deixei ficar esses, e agora comecei tudo de novo pois recebi uma impressão dde esporos. Coloquei no diário de cultivo. Não li a temepo oos vossos comentarios e fiquei tão desiludido que mandei tudo fora para começar de novo.

Mas parece fazer sentido, se deixar a esterelizar por mais tempo, o substrato fica um popuco mais seco. Agora tenho esterelizado a 1h20. Vamos verr cmo corrre. E estou a tentar também com grãos de centeio.

Vou fazer figas.

Upvote 0
Back