Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Muitas gotas de água dentro do copo após Panela de Pressão

Zarraboy

Primórdia
Cadastrado
03/06/2012
9
23
44
Preparei meu primeiro substrato PF-TEK com vermiculita e farinha de arroz integral. Consegui colocar dois copos de 300 ml dentro da minha panela de pressão. Com a emoção de iniciante, cometi obviamente um erro: Após colocar tres camadas de papel aluminio sobre cada copo, me esqueci de colocar silver-tape para vedar a ultima camada sobre eles. Bem, abri a panela hoje e as camadas de papel aluminio estavam intactas, apenas um pouco frouxas, e havia MUITAS goticulas de agua por dentro do copo, no vidro junto ao substrato. Inoculei assim mesmo e coloquei para incubar. Fiz bobagem? Deveria ter abortado o procedimento?
 
Cara acho que não tem o porque fica preocupado, na verdade oque você fez foi uma boa esterelização pelo que eu entendi, você fez o vapor transita por todo o substrato tornado a esterelização mais eficiente, assim que você retira da panela de pressão eles ficão realmente com uma aparencia de umidade excessiva porem com os dias na incubadora o substrato parece sugar esse excesso! Eu não abortaria.
 
Upvote 0
Cara acho que não tem o porque fica preocupado, na verdade oque você fez foi uma boa esterelização pelo que eu entendi, você fez o vapor transita por todo o substrato tornado a esterelização mais eficiente, assim que você retira da panela de pressão eles ficão realmente com uma aparencia de umidade excessiva porem com os dias na incubadora o substrato parece sugar esse excesso! Eu não abortaria.

Valeu Amaral. Como foi a primeira vez acho que é normal ficar inseguro com alguns detalhes. Bom, os dois bichinhos estão na "incubadora". kkkkkk, Há um setor da estante da sala onde cabem certinho um Playstation 3, um mini-system pequeno e o receptor da Sky (de pé). Fundo fechado. A incubadora é isto aí, atrás dos aparelhos e com uma toalha tampando a frente. Com todos no Stand-by, dá uns 30 Celsius de temperatura.
 
Upvote 0
Muito bom, tente mante a temperatura em 27° Celsius nessa fase de germinação e colonização do substrato, em meus testes o micêlio pareceu se desenvolver melhor nessa temperatura, quando passa de 29° parece difcultar o metabolismo do micêlio! Noix.
 
Upvote 0
Muito bom, tente mante a temperatura em 27° Celsius nessa fase de germinação e colonização do substrato, em meus testes o micêlio pareceu se desenvolver melhor nessa temperatura, quando passa de 29° parece difcultar o metabolismo do micêlio! Noix.

Valeu! Medi agora a tarde, durante a noite deve cair para uns 27C com o frio que tem feito... vou medir novamente a noite.
 
Upvote 0
eu nao acho nada, tenho certeza que o desenvolvimento otimizado do micelio ocorre somente se a temperatura eh estavel entre 26-28 graus.
 
Upvote 0
eu nao acho nada, tenho certeza que o desenvolvimento otimizado do micelio ocorre somente se a temperatura eh estavel entre 26-28 graus.
Acabei de olhar e está 27C cravado a uma hora da matina. Durante o dia abrirei uma janelinha na toallha para tentar evitar que chegue neste pico de 30C de dia. Infelizmente é o maximo que vou conseguir fazer de temperature control com esta "incubadora" . Vamos ver no que dá. O termômetro é comprido, estou apenas puxando ele de cima das jarras e olhando a temperatura. Não estou nem olhando as jarras. Quero dar a primeira olhada apenas com 7 dias...
 
Upvote 0
Com seu controle de temperatura dedicado, o micélio vai se desenvolver adequadamente, Zarrabo.

E quanto às gotículas de água, é normal, o micélio também vai gerá-las no crescimento. :)
 
Upvote 0
Back
Top