Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Muita Luz = Cogús Maduros Antes Do Tempo

Psylótico777

Cogumelo maduro
Cadastrado
01/11/2005
38
69
Olá Pessoal,
Tem uma coisa que está me intrigando e acho que nunca foi comentado aqui no fórum e nem no outro....
No meu cultivo observei um fato interessante: quando os cogús estavam crescendo e se ficassem bem mais tempo sob a lâmpada fluorescente compacta eles logo abriam o chapéu e esporulavam, e se eu dosava melhor a luz tipo, intervalos entre ligada e desligada os cogús cresciam mais ou seja só abriam o chapéu quando estavam bem maiores, concluí que o tempo de amadurecimento do cubensis parece depender da quantidade de tempo exposto na fluorescente, assim ganha-se em tamanho de carne e chapéu para prints:) .....
Então gostaria de saber se alguém tem alguma opnião sobre este tema? Desculpem se tiver falando besteira, mas notei esse detalhe e me adeqüei e obtive resultados melhores e pergunto pra saber se foi coincidencia ou tem um fundo de verdade.........:?:
Paz E Muita:luz: Para Todos
 
Interessante.

Eu ainda não li nada a respeito, mas pode ter uma relação sim. Por exemplo, no cultivo de cogumelos ostra (Oyster) a luz influencia na formação do cogumelo, podendo causar até malformação. Só não sei se isso se aplicaria ao cubensis.

No seu próximo cultivo vc poderia refazer esse teste?
 
NeuroFX disse:
Interessante.

Eu ainda não li nada a respeito, mas pode ter uma relação sim. Por exemplo, no cultivo de cogumelos ostra (Oyster) a luz influencia na formação do cogumelo, podendo causar até malformação. Só não sei se isso se aplicaria ao cubensis.

No seu próximo cultivo vc poderia refazer esse teste?

Com certeza,
não cheguei a catalogar os dados, mas visualmante falando, notei essa diferença, só que o negócio mesmo é administrar corretamente o tempo de luz, que é necessária, mas, qual a dosagem correta para deixá-los no melhor tamanho??? Essa é a questão, pois que tem influência, tenho certeza que tem!
Fato Observado: é deixá-lo na luz direto que pára de crescer e logo abre o chapéu, porém se dosar melhor a luz o cogú cresce deixando para abrir o chapéu mais adiante....., principalmente nos flushes finais......
 
Soh lembrando que luz (solar ou nao) eh um catalisador natural e diminui a energia necessaria pra varias reacoes quimicas, com o calor contribuindo para alcancar essa energia.
 
Agla disse:
Soh lembrando que luz (solar ou nao) eh um catalisador natural e diminui a energia necessaria pra varias reacoes quimicas, com o calor contribuindo para alcancar essa energia.

para os P. Cubensis a luz solar talvez tambem seja um indicador de que já se pode esporular, pois ai ja estaria fora e conseguiria lançar seus esporos na atmosfera

não sei, me veio a mente essa ideia, é só uma teoria, mas tem alguma lógica, penso eu

PAZ
 
ABRAXAS disse:
para os P. Cubensis a luz solar talvez tambem seja um indicador de que já se pode esporular, pois ai ja estaria fora e conseguiria lançar seus esporos na atmosfera

não sei, me veio a mente essa ideia, é só uma teoria, mas tem alguma lógica, penso eu

PAZ

OPAh....;)
Só se for isso então?!?, já está se comprovando a teoria....
agora tem é que acertar o ponto o mais ideal possível para tirar o máximo de crescimento dos cogús, são essas coisinhas que no final de um cultivo se ganha algumas gramas a mais de psilocibina......:p:
 
NAO caminhe para a luz Caroll Ann!!!

Ateh onde eu sabia, a luz nao eh nescessaria no crescimento do fungo, pq quem precisa de luz eh vegetal que sintetiza a clorofila, e o cogu nao eh vegetal, logo, o minimo minimo de luz eh apenas para "dar a direcao" do crescimento do chapeu e mais nada... quanto menos luz melhor...
 
NAO caminhe para a luz Caroll Ann!!!

axonius disse:
Ateh onde eu sabia, a luz nao eh nescessaria no crescimento do fungo, pq quem precisa de luz eh vegetal que sintetiza a clorofila, e o cogu nao eh vegetal, logo, o minimo minimo de luz eh apenas para "dar a direcao" do crescimento do chapeu e mais nada... quanto menos luz melhor...

A luz realmente não é necessária ao desenvolvimento do fungo, porém na fase de formação de primórdias do cubensis ela funciona como estímulo à formação de cogumelos. Nem todos os cogumelos são fototrópicos, acho que a minoria o é.
 
NAO caminhe para a luz Caroll Ann!!!

Bom o micélio do cubensis eh sim fotosensitivo porem nao obtem nenhuma energia diretamente da luz solar. Pelo que eu vi em meus estudos a luz serve mesmo para induzir a frutificaçao e direcionar os frutos corretamente. Porem no meu ultimo cultivo deichei eles expostos a um fotoperiodo de 24h de luz e obtive sim a abertura dos chapeis antes do crescimento corporal, porem nao notei perca de potencia alguma. Mas creio que encontrar um fotoperiodo ideal para o bom crescimento e desenvolvimento dos cogus seja bem importante, aos pouquinhos vamos deixando as tecnicas cada vez melhores hehe.

E gente eu fikei sumido uns tempos mas logo abro um topico explicando pq, fiz a maior trip da minha vida, fui ateh o outro lado e voltei ... 12 dias em coma ... mas eu explico melhor em um outro topico.

Paz:D:D!
 
NAO caminhe para a luz Caroll Ann!!!

Essa sua experiência de "24 horas de luz os cogumelos abriram mais rápido" não parece ter muito a ver com a luz em si, se vc deixar 24 horas de luz direcionada à um ambiente extremamente úmido como é o terrário, o acúmulo de calor vai ser BEM BEM alto. Agora aí a gente acerta bem na mira, o calor sim, acelera bastante o metabolismo do fungo, e o calor consegue fazer com q cogumelos crescam bem rápido, em contrapartida eu SUPONHO, como sempre argumentei, q os frutos fiquem menos potentes, devido tanto à velocidade de crescimento o q implica em um tempo menor de "processamento/síntese" dos alcalóides no organismo, devido ao aumento do volume em oposição à massa e devido ao calor e UV q irão incidir nos cogumelos, desestabilizando os alcalóides.
 
NAO caminhe para a luz Caroll Ann!!!

psilocibec disse:
E gente eu fikei sumido uns tempos mas logo abro um topico explicando pq, fiz a maior trip da minha vida, fui ateh o outro lado e voltei ... 12 dias em coma ... mas eu explico melhor em um outro topico.

Paz:D:D!

você já abriu esse tópico amigo? se já passe o link por favor :pos:

E acho que a luz em si não tem influência mas sim o calor que ela produz, como já foi citado aqui.
 
NAO caminhe para a luz Caroll Ann!!!

Mas era luz fria, e a temperatura do terrario era controlada. Creio que o fotoperiodo implique sim no amadurecimento prematuro, mas tambem é apenas especulaçao, precisamos de testes hehe, to com uma culktura colonizando aqui vo ver se consigo fazer dois terrarios com um casing em cada pra testar o tempo de luz.

Paz
 
fala ae psilocibe!!! quero ver esse tópico meu irmão, tentei acessar e não consegui manda de novo, 12 dias krak:eek: , divide a experiência com todo mundo, vai ser muito elucidativo:pos: , to no aguardo ansioso
aquele abraço fraternal!!!:luz: :luz: :luz:
 
Eu acho que tem uma influencia sim, estou fazendo alguns testes, com lâmpadas aquaglo que tem um espectro maior e um kelvin maior que as lâmpadas florescentes normais, vamos ver no que vai dar, hqi sabe que é muito forte e tem uma precisão de um foto período menor, no caso de aqualife "usada em aquários" parece haver um amadurecimento mais rápido, porem como não testei nem a qualidade e nem a potencia, então é esperar para ver.
 
Acredito q a luz influencia sim.

Li no manual de Cultivo Completo (aquele arquivo PDF) que até os estudiosos da faculdade perceberam que, quanto mais luz, estipes mais finas e chapeus maiores, qto menos luz, estipes mais "gordas" e chapeus menores...

Isso q o Cygnus disse tem lógica, mas acredito numa lógica mais provável ainda: que não é o Calor, mas sim a Luz... Pensando logicamente:

Os pins vêem akela luz, ele se direcionam, certo? Então qto mais tempo de luz, mais eles vão atraz dela, assim mais rápido o chapeu abre... bem axo q é isso neh.



Vive la Fetê!
 
dae galera... tava procurando justamente essa questão da luz no fórum...
pretendo cultiva no banheiro.. tenho umas luzes frias... q utilizava na minha plantação de Cannabis... mas a questão é: qual a quantidade ideal(sei q todos aqui buscam o ideal..) de luz? tenho duas lampadas ainda de 25W cada uma... será q ja basta? demais? pouco? help!

paz irmaos...
 
dae galera... tava procurando justamente essa questão da luz no fórum...
pretendo cultiva no banheiro.. tenho umas luzes frias... q utilizava na minha plantação de Cannabis... mas a questão é: qual a quantidade ideal(sei q todos aqui buscam o ideal..) de luz? tenho duas lampadas ainda de 25W cada uma... será q ja basta? demais? pouco? help!

paz irmaos...
1 dessa basta para 1 terrário, e, banheiro não é um lugar indicado para cultivo de cogumelos!
Seja bem vindo, apresente-se e dê uma passada na biblioteca, ela pode sanar quase todas as suas dúvidas!
Paz e Luz!
 
Última edição por um moderador:
Back
Top