Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Tutorial Montando uma Glove Box. (Minha primeira)

Estrelazul

Cogumelo maduro
Cadastrado
14/07/2014
49
50
30
Olá esta é minha primeira Glove Box, espero que tenham gostado.

:teo_seta_direita:Materiais: 2 Junções de cano, luvas multi-uso, isqueiro, estilete, tesoura, fita isolante e uma caixa organizadora.
Foto0403.jpg Foto0416.jpg Foto0402.jpg Foto0401.jpg
:teo_seta_direita:Com um cano faça as meditas para o corte;
:teo_seta_direita:Após utilize os isqueiro para aquecer as laminas do estilete e faça os cortes.
:teo_seta_direita:Encaixe os canos nas entradas; e vedar ao redor das entradas com fita isolante.
Foto0406.jpg Foto0409.jpg
:teo_seta_direita:Agora é hora de colocar as luvas, antes alongue a parte borracha que ira se encaixar no cano, assim ficara mais flexível e fácil para colocar. Após colocar as luvas envolva-a com a fita isolante para fixar bem no cano.

Foto0410.jpg Foto0411.jpg Foto0412.jpg Foto0413.jpg Foto0415.jpg
:)
 
Conheço esse tipo de caixa, não comprei por ter essas listras no plástico que impedem um pouco a visão, optei por uma totalmente transparente, mas no geral o projeto glove ficou muito bom.
 
:teo_seta_direita:Encaixe os canos nas entradas; e vedar ao redor das entradas com fita isolante.

No lugar da fita isolante, recomendo usar silicone de vedação. Além de vedar melhor, acho que dura mais que as fitas e também será mais prático durante a limpeza.
 
2 Junções de cano
Usei duas luvas (conexões PVC) iguais a essas suas pra minha glovebox a uma semana atras :)
No lugar da fita isolante, recomendo usar silicone de vedação. Além de vedar melhor, acho que dura mais que as fitas e também será mais prático durante a limpeza.
Silicone não segura nem fixa, apenas veda dai quando começar a trabalhar pode acontecer da luva PVC se desprender da caixa colocando tudo a perder.
Recomendo que usem cola Araldite das que mais demorem a secar. (Araldite tem uma ampla utilidade inclusive colar até concreto, ferro e etc.)
Ou
Resina e catalizador utilizados em fabricações e remendos das pranchas de surf.
 
Silicone não segura nem fixa

Segura, e fixa, sim... Na minha glovebox (praticamente idêntica) foi o que eu usei, e mesmo aplicando uma camada modesta, os canos ficaram bem seguros.

Resinas de poliéster ou epóxi (pranchas / fibra de vidro e Araldite) são mais resistentes, mas não é à toa que se montam aquários usando cola de silicone.

E o silicone se soltar, é só tirar e colar de novo... Sem preparar a junta novamente, e sem produtos químicos nocivos e grudentos, pode passar até com o dedo ;)

Obs: isto para colar os canos na caixa. Para segurar as luvas de látex no cano, melhor com fita mesmo (isolante ou silver tape). As colas ou não seguram, ou degradam o látex.
 
Última edição:
mas não é à toa que se montam aquários usando cola de silicone.
Até entendo como você vedou com silicone, foi bom você ter mencionado isso (cola de silicone para aquário) porque existem vários tipos de silicones com utilidades diferentes. Na minha tentativa de usar silicone este não aderiu ao plastico da caixa plastica, então por isso deixei a dica.


Obs: isto para colar os canos na caixa. Para segurar as luvas de látex no cano, melhor com fita mesmo (isolante ou silver tape). As colas ou não seguram, ou degradam o látex.
Aqui na minha cidade estas conexões ("juntas") utilizadas para ligar canos chamam-se luvas mesmo.
 
Silicone comigo também não segurou, quando puxei a mão veio com a luva e o pedaço de cano junto também.
As opções que citei acima são mais seguras, vedam bem e não corre esse risco ai. Acredito que possa haver outros tipos de colas que possam ser usadas mas até agora desconheço.

As colas araldites de secagem mais rápidas são mais maleáveis do que a de 24hs.
 
Ai galera, fiz essa ontem.
 

Anexos

  • 20140820_211304.jpg
    20140820_211304.jpg
    71.6 KB · Visualizações: 96
  • 20140820_211306.jpg
    20140820_211306.jpg
    64.6 KB · Visualizações: 97
  • 20140820_211307.jpg
    20140820_211307.jpg
    56.4 KB · Visualizações: 90
Aproveitando o tópico, quanto pagam nas organizadoras (preço x litragem)? Porque aqui é um absurdo!
Paguei R$49,90 - 61 Litros.

Luvas cano longo: R$ 12,00
Cano PVC : Ganhei ( foi Brinde na casa de material de construção).
Silicone: R$ 17,00 ( mas ainda está praticamente cheio).
Braçadeiras de plastico: R$ 4,00.

Pessoal, vou fazer um vídeo tutorial em breve, como fazer o seu Glovebox.
Na minha tentativa de construção tive algumas dúvidas e problemas que exigiram uma expertise que a duras penas $$ ( quebrei o primeiro box), aprendi e gostaria de repassar, e mais algumas dicas muito legais para chegarmos no nosso objetivo gastando pouco e errando menos.

Segura, e fixa, sim... Na minha glovebox (praticamente idêntica) foi o que eu usei, e mesmo aplicando uma camada modesta, os canos ficaram bem seguros.

Resinas de poliéster ou epóxi (pranchas / fibra de vidro e Araldite) são mais resistentes, mas não é à toa que se montam aquários usando cola de silicone.

E o silicone se soltar, é só tirar e colar de novo... Sem preparar a junta novamente, e sem produtos químicos nocivos e grudentos, pode passar até com o dedo ;)

Obs: isto para colar os canos na caixa. Para segurar as luvas de látex no cano, melhor com fita mesmo (isolante ou silver tape). As colas ou não seguram, ou degradam o látex.

Realmente o silicone somente não segura o suficiente, pode ser que existam tipos de silicone mais aderentes, mas mesmo assim existe uma grande possibilidade de dar errado bem na hora "H", o opção de uma cola mais forte é algo que deve ser bem analisado, até porque a luva pode um dia rasgar e a troca vai ser bem dificultosa.

O segredo ai é usar um anel de vedação, que vou demonstrar no tutorial que estou criando.
 
Última edição por um moderador:
Aqui os preços quase excedem em número de litragem, tipo: 60lts - 80 reais etc.. e nem Sanremo é!

Mas enfim, segue o tópico, to querendo ver esse tutorial aí, estou pra fazer minha glove por esses dias mesmo :p
 
o opção de uma cola mais forte é algo que deve ser bem analisado, até porque a luva pode um dia rasgar e a troca vai ser bem dificultosa.
As luvas a que me refiro não são as de látex que colocam-se as mãos, mas sim aquelas duas conexões de PVC utilizadas para interligar canos. É assim que são chamadas tais peças de PVC "Luvas".

Já para as luvas de latex que colocam-se as mãos recomendo que fixem elas com fita isolante pois é fácil de trocar as luvas e fica bem vedado.
 
As luvas a que me refiro não são as de látex que colocam-se as mãos, mas sim aquelas duas conexões de PVC utilizadas para interligar canos. É assim que são chamadas tais peças de PVC "Luvas".

Já para as luvas de latex que colocam-se as mãos recomendo que fixem elas com fita isolante pois é fácil de trocar as luvas e fica bem vedado.


@Arcturus eu acredito que fita isolante seja útil sim, eu preferi usar Braçadeiras de plastico, são muito resistentes, mas não vejo problemas em fixar as Luvas (de látex) com fitas, porém acho que a fita tem uma vida útil um reduzida comparado as braçadeiras.

Mas tem um outro truque que vou mostrar no Tutorial que na minha opinião é bem mais vantajoso no tocante a segurança, que é a utilização de anéis de vedação como mencionei acima, a aparência fica muito boa e a segurança também ,uma vez que os anéis são fixados com um tipo de cola de alta resistência e não impede a troca das luvas ( de látex) em caso de manutenção do glove.
 
Depois postarei aqui a minha glovebox! Ela é hermeticamente fechada, pois colei e vedei a tampa ja que as tampas dessas caixas organizadoras não vedam. Uma glovebox eficiente tem que ser fechada hermética, caso contrario não faz sentido ter-la tornando-se mais vantajoso fazer que nem o @kleber :teo_ninja: sem glovebox, sem borrifar nada, apenas em um ambiente sem corrente de ar, pelo menos não se gasta dinheiro.
 
Paguei R$ 36,00 na minha de 61L. Compre qualquer uma que não seja Sanremo!


A Sanremo é uma boa marca nesse segmento de potes plásticos.

Já teve problemas com a qualidade ou é o preço?
 
Já teve problemas com a qualidade ou é o preço?
Sim é uma boa marca, mas o plastico das caixas organizadoras que vejo aqui na minha cidade tem péssima visibilidade alem de ser muito caro. Que nem falei comprei uma de 61L por 36,00 por ter um plastico quase transparente e ótima visibilidade, se fosse da Sanremo do mesmo tamanho seria uns R$ 80,00.
 
Teve sorte Arcturus, olhei vários modelos do maior tamanho que consegui encontrar e nada abaixo de 70,00 pratas e todas elas sem uma vedação perfeita., uso um filete de espuma para dar um pouco de pressão na tampa. A minha é uma sanremo de 68lt.
 
Última edição:
Back
Top