Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Contaminado Monotube travado

Zé.do.mato

Hifa
Cadastrado
09/04/2020
18
12
27
Fala consagrados!
Fiz recentemente um monotube com bolo pftek, deixei colonizando por aproximadamente 13 dias. O micélio se espalhou bem.

Porém após esse tempo, comecei a abanar a caixa para favorecer a troca gasosa (3x ao dia) e borrifar um pouco de água (1x ao dia). Porém já se passaram quase 20 dias desde que montei o monotube e nada dos bonitos pinarem.

Umidade está alta e estou fazendo bastante troca gasosa.

É normal demorar tanto assim?

Pelo menos nenhum sinal de contaminante por hora.
 

Anexos

  • 20240423_130432.jpg
    20240423_130432.jpg
    2.1 MB · Visualizações: 5
  • 20240423_130454.jpg
    20240423_130454.jpg
    1.1 MB · Visualizações: 5
Fala consagrados!
Fiz recentemente um monotube com bolo pftek, deixei colonizando por aproximadamente 13 dias. O micélio se espalhou bem.

Porém após esse tempo, comecei a abanar a caixa para favorecer a troca gasosa (3x ao dia) e borrifar um pouco de água (1x ao dia). Porém já se passaram quase 20 dias desde que montei o monotube e nada dos bonitos pinarem.

Umidade está alta e estou fazendo bastante troca gasosa.

É normal demorar tanto assim?

Pelo menos nenhum sinal de contaminante por hora.
Num dos meus primeiros cultivos aconteceu a mesma coisa, eu não sabia o quanto de água deveria ter, borrifava direto, e também abanava todos os dias...

Acabei estressando o micélio com excesso de água, e eventualmente o micélio cansou de lutar murchou e morreu.
 
Upvote 0
Oi, amigo. Meus monotubs costumam começar a pinar em 13 dias, eu costumo montá-los e esquecê-los, sem essa de ficar borrifando água ou abanando antes do primeiro flush. O tempo de pinnagem pode variar de acordo com a strain e quantidade relativa de spawn, mas na minha exp fica em torno de 13-20 dias a depender de temperatura. Qual o cheiro do seu monotub? Aliás, um dos gatilhos pra pinnagem é a evaporação na superficie.
 
Upvote 0
Oi, amigo. Meus monotubs costumam começar a pinar em 13 dias, eu costumo montá-los e esquecê-los, sem essa de ficar borrifando água ou abanando antes do primeiro flush. O tempo de pinnagem pode variar de acordo com a strain e quantidade relativa de spawn, mas na minha exp fica em torno de 13-20 dias a depender de temperatura. Qual o cheiro do seu monotub? Aliás, um dos gatilhos pra pinnagem é a evaporação na superficie.
Hum entendo.
Eu havia lido em um post dizendo que, após ele colonizar o substrato, que era para começar a fazer troca gasosa e borrifar agua caso estivesse muito seco, que foi o caso, o micélio parecia bem seco. Mas então o fato de secar a superficie favorece a pinagem né.
O cheiro está normal, meio adocicado.
O melhor então seria eu deixar ele fechado e quietinho, até começar a pinagem né, mesmo o micélio aparentando estar seco?

Acredito que hoje
Num dos meus primeiros cultivos aconteceu a mesma coisa, eu não sabia o quanto de água deveria ter, borrifava direto, e também abanava todos os dias...

Acabei estressando o micélio com excesso de água, e eventualmente o micélio cansou de lutar murchou e morreu.
Eita rs.
Eu acabei borrifando justamente por ele parecer ter secado, mas vou para já, esperar a pinagem acontecer, mesmo que demore kk
 
Upvote 0
Cada caso é um caso, a gente tem que tentar manter as condições boas pro fungo, ele gosta de bastante umidade, mas as vezes o pessoal acaba borrifando água dms. Se você hidratou o sub certinho e ele tá montado num monotub que preserva a umidade, teoricamente ele tem condições de ir até o primeiro flush sem nenhum borrifamento de água, mas isso na minha experiência e nas minhas condições. Se estiver seco, vc teria que borrifar.

Como tá o seu ,mono hoje? Monos são complicados, você precisa de um spawn bem limpo pra fazer dar certo, se o spawn estiver enfraquecido é muito fácil de um contaminante tomar as rédeas, quanto maior o mono mais difícil, pois vc usa mais spawn, e uma parte de spawn ruim pode arruinar um monotub inteiro. Dependendo do substrato também é importante fazer uma pasteurização adequada. Tem uma comunidade no reddit chamada mushroomgrowers. Lá o pessoal posta muitos monotubs grandes, mas também você vê muitos casos de contaminação. Nesse último ano eucultivei só nesse estilo monotub, tive mais sucesso com caixas menores, usando menos spawn por vez, também passei por várias contaminações no cultivo do cubs tentando essa técnica. Aqui tem um exemplo de um monotub que fiz nos últimos tempos.
 
Upvote 0
Cada caso é um caso, a gente tem que tentar manter as condições boas pro fungo, ele gosta de bastante umidade, mas as vezes o pessoal acaba borrifando água dms. Se você hidratou o sub certinho e ele tá montado num monotub que preserva a umidade, teoricamente ele tem condições de ir até o primeiro flush sem nenhum borrifamento de água, mas isso na minha experiência e nas minhas condições. Se estiver seco, vc teria que borrifar.

Como tá o seu ,mono hoje? Monos são complicados, você precisa de um spawn bem limpo pra fazer dar certo, se o spawn estiver enfraquecido é muito fácil de um contaminante tomar as rédeas, quanto maior o mono mais difícil, pois vc usa mais spawn, e uma parte de spawn ruim pode arruinar um monotub inteiro. Dependendo do substrato também é importante fazer uma pasteurização adequada. Tem uma comunidade no reddit chamada mushroomgrowers. Lá o pessoal posta muitos monotubs grandes, mas também você vê muitos casos de contaminação. Nesse último ano eucultivei só nesse estilo monotub, tive mais sucesso com caixas menores, usando menos spawn por vez, também passei por várias contaminações no cultivo do cubs tentando essa técnica. Aqui tem um exemplo de um monotub que fiz nos últimos tempos.
Eu parei de borrifar e abrir a caixa para ventilar. O mono continua igual, porém está mais umido pelo menos. Engraçado ele ter secado antes, estava bem umido também e havia feito dunk nos bolos antes de montar na caixa. A temperatura não estava tão alta.
Mas agora vou deixar parado e esperar para ver se surge a pinagem. Olho todo dia com esperanças que pinou kk.
Pelo menos zero contaminantes até o momento. Havia pasteurizado os materiais. 🙏

Vi seu monotube aqui, muito show!
Rendeu 150g no primeiro flush 😮

Por isso vou insistir nessa técnica até conseguir rs, muito produtiva.

Obrigado pela dica da caixa pequena, num próximo que eu fizer vou procurar uma.
Enquanto esse aqui o jeito é esperar, acredito que as condições agora estão tudo ok pra pinagem
 
Upvote 0
Atualização:

Monutube permaneceu fechado e do mesmo jeito por uns 5 ~ 7 dias, após isso apareceu um contaminante.

Por fim ele poderia estar travado por isso.
Infelizmente irá para descarte.

Vou recomeçar um novo e bola pra frente👽
 

Anexos

  • 20240429_104815.jpg
    20240429_104815.jpg
    1.5 MB · Visualizações: 3
Upvote 0
Te garanto que todo mundo que se atreve a cultivar cogumelos em casa vai ser instruído pelos professores contaminantes em algum momento! Bola pra frente, amigo! Mas é bom tentar pensar no que deu errado, quem sabe pensar em outra técnica também! Monos são complicados.
 
Upvote 0
Back
Top