Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Monotub pina e nada mais

GlubGlub

Hifa
Membro Ativo
08/03/2024
156
5
23
Olá, pessoal. Sou eu dnv. Tá acontecendo algo curioso com meu monotub. Depois que ele teve seu primeiro flush, ele começa a pinar novamente mas não desenvolve, e aí começa pinar dnv e não desenvolve. O "bolo" tá diminuindo cada vez mais por perder água, mas nenhum cogumelo cresce dnv. O que pode tá acontecendo? Não fiz um dunk dps do primeiro flush, costumo fazer dps de 2 flushs qnd é monotub. As condições aqui tbm estão da melhores, umidade baixíssima, mt calor e tals. Além das condições, pode ser outra coisa?

Salve @GlubGlub!

Eu estava tendo um problema semelhante só que com casing. Pinava mas não desenvolvia.
Aqui em casa, como eu esperava, o problema era humidade do substrato. Com esse tempo ele tem ressecado muito rápido. Aqui ainda tinha um agravante de overlay, que estava atrapalhando a hidratação.

Como estava a ponto de desistir desse cultivo resolvi escarificar a superfície e reidratar, sei que não é a técnica mais recomendada, mas deu certo aqui.
Pinou em dois dias e os cogumelos cresceram bem.
Eu tinha muito pouco a perder pq estava preste a jogar tudo no lixo.

Espero que consiga reverter o problema ai.
VW

Upvote 0
Aqui ainda tinha um agravante de overlay, que estava atrapalhando a hidratação.

Como estava a ponto de desistir desse cultivo resolvi escarificar a superfície e reidratar, sei que não é a técnica mais recomendada, mas deu certo aqui.
Em caso de overlay essa é a melhor coisa a se fazer, eu adicionaria apenas uma camada de vermiculita e depois borrifaria água para dar um hidratada. Até qnd o micelio não chega a dar overlay mas continua com aquele crescimento agressivo eu curto fazer essa técnica.
A camada de vermiculita extra vai ajudar a manter uma umidade extra e fornecer as condições ideais para pinagem.

Olá, pessoal. Sou eu dnv. Tá acontecendo algo curioso com meu monotub. Depois que ele teve seu primeiro flush, ele começa a pinar novamente mas não desenvolve, e aí começa pinar dnv e não desenvolve. O "bolo" tá diminuindo cada vez mais por perder água, mas nenhum cogumelo cresce dnv. O que pode tá acontecendo? Não fiz um dunk dps do primeiro flush, costumo fazer dps de 2 flushs qnd é monotub. As condições aqui tbm estão da melhores, umidade baixíssima, mt calor e tals. Além das condições, pode ser outra coisa?
Se está pinando e abortando, significa que as condições não estão boas. Diminuir a temperatura é um pouco problemático, eu arriscaria aumentar a umidade o máximo possível, isso vai aumentar o risco de contaminação, mas nesse caso não tem muito pq fazer.

Edit:

Um dunk depois do primeiro flush iria ajudar a reidratar esse bolo

Última edição:
Upvote 0
Em caso de overlay essa é a melhor coisa a se fazer, eu adicionaria apenas uma camada de vermiculita e depois borrifaria água para dar um hidratada. Até qnd o micelio não chega a dar overlay mas continua com aquele crescimento agressivo eu curto fazer essa técnica.
A camada de vermiculita extra vai ajudar a manter uma umidade extra e fornecer as condições ideais para pinagem.

Edit:
Um dunk depois do primeiro flush iria ajudar a reidratar esse bolo
Opa @SpiritualMind!

Obrigado pelo comentário, vou adotar como padrão quando tiver esse problema.
Esqueci de falar, eu coloquei uma camada de vermiculita mesmo, mantive ela mais úmida pq o clima aqui não ta fácil nem para gente, imagina para os cogumelos. rs

Valeu!
VW

Upvote 0
Back