Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Monotub muito umido e cogumelos grandes

GlubGlub

Hifa
Membro Ativo
08/03/2024
210
1
6
24
Olá, pessoal. Como venho postando aqui, estou na aventura do meu primeiro monotub. Hoje estou colhendo o terceiro flush do meu monotub, e dessa vez vieram cogumelos bem grandes em relação aos passados e o terrario estava bem úmido. Tem algum motivo? Ficou tão umido que parece que molhou a tampa e caiu no micelio, tem uma parte que ficou cinza, acho que por conta da água. Antes desse flush, o bolo estava bem seco, então fiz um dunk do terrario por volta de 6h.

Anexos

• 1.jpg
    1.jpg
    208.3 KB · Visualizações: 14
  • 2.jpg
    2.jpg
    160.4 KB · Visualizações: 14
  • cinza.jpg
    cinza.jpg
    190 KB · Visualizações: 14
Salve man, primeiramente, belos cogus!
A tendência nos últimos flush é os cogus vierem em maior tamanho e menor quantidade. Sobre a cor do bolo, da pra ver que teve uma esporulação e a cor mais acinzentada é normal..tanto pela umidade como pelo bruising/oxidação sem contar com o envelhecer do micelio.
Como a textura está ok, verifique o cheiro se notar algo diferente, meio doce ou pungente aí já era. Lembrando que nessa fase é preciso ficar atento as contaminações, principalmente trichoderma, nesse caso pode aparecer um ponto de micélio bem branco vivo, se destacando do restante do bolo.

Opa, muito obrigado. Cheiro está normal, acredito que seja só o final mesmo então do meu bolo. Muito obrigado pelos esclarecimentos

Back