Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Monotub cheio e clonagem

• Criador do tópico Criador do tópico GlubGlub
  • Data de início Data de início

GlubGlub

Hifa
Membro Ativo
08/03/2024
231
1
6
24
Olá, pessoal. Continuo minhas aventuras pelos monotubs, e recentemente comecei a pensar o porquê dos meus monotubs não ficarem igual as imagens do Google. Apesar de nascerem muitos cogumelos, não fica aquela coisa totalmente completa. Fui ler em alguns fóruns e disseram que a melhor forma de conseguir isso, seria clonando um cogumelo, pois essas seringas adquiridas na internet acabam sendo de gerações muito passadas. Queria saber se a clonagem ajuda mesmo e se tem outras dicas para conseguir esses Full monotubs.

Pretendo tentar a minha primeira clonagem com a técnica do papelão que tem aqui no site. Qual cogumelo eu devo escolher para clonar? Tem alguma diferença em clonar um cogumelo do primeiro flush ou de outro?

Para conseguir reproduzir um grow "full canopy" a genética com certeza é muito importante. Não dá pra saber há quanto tempo essa cultura já está viva se você não germinou os esporos. Fazer um clone pode ser útil, mas em algum momento as espécies (umas mais rápidas que outras) encontram senescência. Posso estar enganado, mas geralmente esses conselhos sobre fazer clones e selecionar os cogumelos faz mais sentido em cultivos a partir de multi esporos.

O que na minha experiência faz bastante diferença e traz bastante resultado quando trabalho com culturas de boa qualidade é usar uma proporção de até 1:4 (spawn/sub), profundidade de 3-4 polegadas, boas condições de humidade e superficie o mais plana possível. A saúde do spawn é muito importante, é muito mais fácil produzir bons flushes se ele não estiver lutando contra alguma infecção. Também gosto de usar humus de minhoca ao invés de só fibra de coco e vermiculita, acho que dá uma nutrição a mais!

Muito obrigado. Existem strains que facilitam o "full canopy"? Se sim, você saberia citar quais? Pois o conteudo que tenho acesso sobre as strains é basicamente "Rendimento: Baixo/muito baixo/médio/alto/muito alto", esse tipo de informação é muito impreciso para mim. Atualmente to com um monotub de Golden Halo X, nasceram frutos bem compridos e não muito numerosos, o que me surpreendeu, porque eu li que eles eram em maior quantidade e menores (acredito que a temperatura pode ter influenciado, aqui ta bem calor por esses dias).

A superfice plana é algo que eu preciso melhorar na montagem dos meus monotubs, na hora que to montando ali parece que ta tudo bem, depois começo a reparar as imperfeição e fico com medo de mexer novamente.

E por fim, tentei hoje a minha primeira clonagem de um cogumelo Golden Halo X. Vou ver como se sairá.

Myco, você sempre agrega muitas informações para o meu cultivo, agradeço pelas interações. Aproveitando o espaço, surgiu outra dúvida. Por exemplo, eu fiz a clonagem desse cogumelo, entretanto foi um cultura liquida adquirida na internet, então não sei qual a procedência e o tempo em que essa cultura está andando por ai. Quando eu faço uma clonagem, a espécie é "nova"? Ou ela carrega essa senescência da cultura liquida que ela se originou?

A clonagem também é uma tentativa de iniciar cultivos sem ter que adquirir culturas pela internet, visto que não há exatidão na procedencia e tempo dessa CL

Última edição:
A única forma de conseguir uma cultura nova é germinando novos esporos.

Demora um pouco até os cubs atingirem esse envelhecimento, mas eventualmente eles envelhecem e tem dificuldade pra colonizar o substrato, frutificam menos.

Mais fácil do que fazer clones de cogumelos no papelão é fazer um G2G antes de seu spawn acabar. Muito mais chance de sucesso e o efeito é o mesmo: clonagem da cultura que você está trabalhando.

Se você quer se libertar de comprar LC, tire carimbo de esporos. Germine esses esporos em um meio que dê bastante chance de sucesso para inóculos sépticos (como um bolo ou "placa" com substrato PF TEK) e selecione as culturas a partir desses bolos por meio de clonagem.

Nas minhas condições, os Cambodians nunca decepcionaram e sempre produziram boas colheitas. Eles sao bem resistentes a temperaturas mais elevadas na minha opinião, correm o substrato rápido.

Sobre os frutos alongados e em menor número que você comentou, pode ser falta de troca de ar. Vale a pena pensar em como estão suas condições de frutificação.

Fico feliz em ser útil, glubglub. Sempre bom poder compartilhar experiências com quem tb tá nessa jornada em busca dos cogs.

Última edição:
Salve salve!
Deixar aqui um pouco da minha experiência...

Sempre li conteúdos falando sobre o alto rendimento ser devido a qualidade da genética, isolamentos, micélio com características específicas, etc etc...
Já vi muito dizer também que cultivo a partir de esporos é sempre uma loteria, nada muito certo e que são milhares de esporos dividindo nutrientes e espaço, o que teoricamente dificultaria o "rendimento máximo".

Porém, de acordo com minhas próprias experiências, de quem sempre vem cultivando a partir de esporos, posso dizer que consigo resultados muito satisfatórios de ter um casing/monotube repleto de cogumelos.

Acredito que o resultado esteja mais ligado as condições do seu cultivo do que a qualidade da genética...
Houve um tempo que meu cultivo pinava muito mas quase nada evoluía, até que um certo dia um amigo aqui do fórum deu a dica para fornecer mais água ao meu substrato, desde que me atentei para essa dica, as colheitas melhoraram muito.

Então aconselharia você avaliar melhor os parâmetros do seu cultivo, troca de ar, umidade e temperatura, acredito ser mais certo atingir resultados melhores dessa forma do que só melhorando genética, o que também é um fator para rendimentos melhores.

Trabalhar com carimbo é chato pra caramba p mim rs mas é uma opção.
Encher o saco do vendedor outra kkk
E mano, pensa em de repente já pegar a seringa comprada e reproduzir tua própria cultura liquida com ela, q quem sabe sai revigorada já!
E se n der certo, reclamo logo com o vendedor, quero uma seringa de qualidade, competência aí por favor!!!!

Encher o saco do vendedor outra kkk
E mano, pensa em de repente já pegar a seringa comprada e reproduzir tua própria cultura liquida com ela, q quem sabe sai revigorada já!
E se n der certo, reclamo logo com o vendedor, quero uma seringa de qualidade, competência aí por favor!!!

Quem vende cultura liquida, carimbo etc está na verdade vendendo a genética, não é obrigação do vendedor garantir que vc vai ter um flush cheio; até pq se esse fosse o caso, teria que ser cobrado um valor muito maior do que se é. Inclusive na gringa vc até acha placas de monoculturas já selecionadas e por um preço maior que uma placa comum sem seleção. Pq o maior valor não está no material em si mas no tempo de trabalho para chegar naquele resultados. Por exemplo, to trabalhando numa strain faz 2 anos e ela me rende 40g de cogumelo desidratado por bag, se eu fosse fazer uma cultura liquida ou uma placa com um micélio já selecionado como monocultura pra vender, qual seria o preço justo? Sendo que eu paguei $15 + uns $25 pela importação... Venderia no mínimo por R$2000 (com a garantia de rendimentos). Agora uma outra strain sem seleção, só a genética pra aí sim a pessoa trabalhar em cima, já não seria justo cobrar tão caro. LEMBRANDO QUE ISSO É UM EXEMPLO, EU NÃO VENDO NADA.

O que o vendedor de genética deve garantir é fornecer uma cultura limpa (cl ou placa) para que a pessoa possa trabalhar nela; porém qnd falamos de esporos (swabs e carimbos) isso fica até difícil de se cobrar pois mesmo em ambiente controlados, há uma certa exposição ao ambiente e isso pode fazer com que ocorra uma contaminação do esporo.

Quem vende cultura liquida, carimbo etc está na verdade vendendo a genética, não é obrigação do vendedor garantir que vc vai ter um flush cheio; até pq se esse fosse o caso, teria que ser cobrado um valor muito maior do que se é. Inclusive na gringa vc até acha placas de monoculturas já selecionadas e por um preço maior que uma placa comum sem seleção. Pq o maior valor não está no material em si mas no tempo de trabalho para chegar naquele resultados. Por exemplo, to trabalhando numa strain faz 2 anos e ela me rende 40g de cogumelo desidratado por bag, se eu fosse fazer uma cultura liquida ou uma placa com um micélio já selecionado como monocultura pra vender, qual seria o preço justo? Sendo que eu paguei $15 + uns $25 pela importação... Venderia no mínimo por R$2000 (com a garantia de rendimentos). Agora uma outra strain sem seleção, só a genética pra aí sim a pessoa trabalhar em cima, já não seria justo cobrar tão caro. LEMBRANDO QUE ISSO É UM EXEMPLO, EU NÃO VENDO NADA.

O que o vendedor de genética deve garantir é fornecer uma cultura limpa (cl ou placa) para que a pessoa possa trabalhar nela; porém qnd falamos de esporos (swabs e carimbos) isso fica até difícil de se cobrar pois mesmo em ambiente controlados, há uma certa exposição ao ambiente e isso pode fazer com que ocorra uma contaminação do esporo.

Realmente do jeito que você defende o vendedor pareceu mesmo que você era vendedor, confesso.
E mano, nesse caso tu pode discordar a vontade, eu sou chato e se vier ruim reclamo mesmo rss

Abraço!

Teus argumentos são fracos perante tua desaprovação, desculpa. Ou tu vende CL ou tá difícil kkkkk

Realmente do jeito que você defende o vendedor pareceu mesmo que você era vendedor, confesso.
E mano, nesse caso tu pode discordar a vontade, eu sou chato e se vier ruim reclamo mesmo rss

Abraço!
Se até com carimbo doado o povo daqui reclama, imagina qnd pagam alguma coisa. O problema é que muitos não querem por a mão na massa e tbm não querem pagar o preço do trabalho dos outros. Aí qnd alguém com boa vontade vende culturas a um preço acessível, tem que lidar com esse tipo de problema.
Não tô generalizando que toda cl vendida aqui terá um rendimento baixo, estou só enfatizando que o cliente está comprando a genética e não o rendimento.
SE o vendedor tem o cuidado e carinho de fazer uma cl com um micélio novo, sem ser réplica da réplica, com o valor de mercado, agradeça muito

Até por isso a gente sempre enfatiza pra que assim que comprar uma cultura liquida, faça o cultivo, guarde um ou dói ml para replicar e garantir um backup. Mas assim que sair os primeiros frutos, tire carimbo e faça uma clonagem, e continue o trabalho a partir desse ponto.

Teus argumentos são fracos perante tua desaprovação, desculpa. Ou tu vende CL ou tá difícil kkkkk
Não são meu argumento que são fracos, vc pode até não concordar, mas isso tem a ver mais com a posição do seu ponto de vista. Qnd vc enxerga com os olhos de alguém que vive esse cenário todos os dias, aí tu vai entender oq eu estou falando.

Se até com carimbo doado o povo daqui reclama, imagina qnd pagam alguma coisa. O problema é que muitos não querem por a mão na massa e tbm não querem pagar o preço do trabalho dos outros. Aí qnd alguém com boa vontade vende culturas a um preço acessível, tem que lidar com esse tipo de problema.
Não tô generalizando que toda cl vendida aqui terá um rendimento baixo, estou só enfatizando que o cliente está comprando a genética e não o rendimento.
SE o vendedor tem o cuidado e carinho de fazer uma cl com um micélio novo, sem ser réplica da réplica, com o valor de mercado, agradeça muito

Até por isso a gente sempre enfatiza pra que assim que comprar uma cultura liquida, faça o cultivo, guarde um ou dói ml para replicar e garantir um backup. Mas assim que sair os primeiros frutos, tire carimbo e faça uma clonagem, e continue o trabalho a partir desse ponto.
Ah para, tu vende ou é amigo de quem vende não é possível kkkk mano, competência e atendimento personalizado bacana é chave pra um bom negócio 😉 se o vendedor n quiser, problema dele, compro em outro e vejo se o problema é dele ou meu!

Eu não vendo genética justamente pra não lidar com clientes como vc, e isso não é um insulto a sua pessoa. Apenas não tenho paciência e muito menos vontade de ver algo que eu trabalhei sendo tratado de uma forma tão desvalorizada

Não são meu argumento que são fracos, vc pode até não concordar, mas isso tem a ver mais com a posição do seu ponto de vista. Qnd vc enxerga com os olhos de alguém que vive esse cenário todos os dias, aí tu vai entender oq eu estou falando.

Vou concordar com quem defende vender coisa q pode estar ruim e ainda se chateia s alguém questionar?! Rsss para né

Eu não vendo genética justamente pra não lidar com clientes como vc, e isso não é um insulto a sua pessoa. Apenas não tenho paciência e muito menos vontade de ver algo que eu trabalhei sendo tratado de uma forma tão desvalorizada

É o melhor q vc faz mesmo , nao pode com a mandinga, não carregue o patuá kkkkkk

Vou concordar com quem defende vender coisa q pode estar ruim e ainda se chateia s alguém questionar?! Rsss para né
Mano, eu até grifei ali em cima. Vc tá lendo com paciência?
Qnd vc compra uma cultura líquida está comprando a Genética e não o rendimento. Isso que vc não está entendendo

E mano, eu já trabalhei com cogumelo comestível até, tenho paciência e busco competência, se os outros n querem ter esforço, deixa pra mim o mercado q agradeço!!! Rss

Acho q vc talvez n tenha lido com atenção o 1o post meu que desaprovastes. Eu disse exatamente pra ele tentar replicar a genética ele mesmo e fazer uma seringa de qualidade. Pode ler lá.

Desisto, tu não tá entendendo oq eu estou falando.
Quer levar a discussão pra um lado que não tenho interesse nenhum em estar além de estar tirando as coisas que eu falei de contexto e insinuando outras a meu respeito.

Acho q vc talvez n tenha lido com atenção o 1o post meu que desaprovastes. Eu disse exatamente pra ele tentar replicar a genética ele mesmo e fazer uma seringa de qualidade. Pode ler lá.
Eu li e entendi...
E se n der certo, reclamo logo com o vendedor, quero uma seringa de qualidade, competência aí por favor!!!!
Minha discordância foi sobre essa parte e te expliquei o motivo, e mais de 1x

Até pq a genética, a cultura líquida é só uma parte do processo. Como tu vai reclamar de rendimentos sendo que tem um monte de coisa que pode afetar isso. Aí tu não consegue um boa primeira colheita e a culpa é do vendedor da genética

Edit:
Procure pelos meus cultivos de ODPE e Hillbilly. Ambos swabs vieram do mesmo laboratório, odpe demorou mais de ano pra eu conseguir limpar e tirar um flush e garantir a viabilidade da strain, o outro, no primeiro cultivo já tive um resultado bom. Vc acha que esse vendedor é incompetente?

Eu li e entendi...

Minha discordância foi sobre essa parte e te expliquei o motivo, e mais de 1x

Até pq a genética, a cultura líquida é só uma parte do processo. Como tu vai reclamar de rendimentos sendo que tem um monte de coisa que pode afetar isso. Aí tu não consegue um boa primeira colheita e a culpa é do vendedor da genética

Edit:
Procure pelos meus cultivos de ODPE e Hillbilly. Ambos swabs vieram do mesmo laboratório, odpe demorou mais de ano pra eu conseguir limpar e tirar um flush e garantir a viabilidade da strain, o outro, no primeiro cultivo já tive um resultado bom. Vc acha que esse vendedor é incompetente?

Foi justamente a 1a coisa q sugeri. E ainda expliquei, SE nao der certo, e brinquei com as outras opções q sugeri.
quanto ao teu sucesso tardio porém insistente, parabéns Mano! Tá certo mesmo !

Bons cultivos pra vc mano !

Back