Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Mini Estufa Pasteurizadora Elétrica.

PsychoEvie

Aprendiz de Cogumelo
Membro da Staff
Cultivador confiável
16/01/2013
944
91
Minha irmã tinha um salão de beleza e lá ela usava uma mini estufa para esterilização dos materiais da manicure. Pesquisei e vi que ele tambem é usado para esterilização de materiais ortodontologicos.
Bem, ela fechou o salão e peguei o forno pra mim. Acabou que ele se transformou numa pasteurizadora PERFEITA!!!!

Ela tem um controle de temperatura e possui 2 Termometros. Um monitora a temperatura do termostato e o outro é um termometro removivel que vai direto no substrato, e faz com que você monitore a temperatura sem abrir a porta.

O que me surpreendeu neste aparelho é que o controle da temperatura é perfeito. Posso deixar a temperatura bem estável.

Aqui vemos o dito cujo Ligado. O botão azul redondo controla a temperatura, já o ponteiro redondo é o termometro do termostato.
IMG_0938.JPG

Aqui está o bulk (Terra organica Vegetal + Humus + Gesso + Vermiculita) pronto para ser pasteurizado. Ponho numa quentinha pequena com boa quantidade de agua mineral. Repare o termometro no interior do forno. Na parte de cima tem uma abertura para introduzir um termometro e vai direto no material para medir com precisão a temperatura.
IMG_0940.JPG

Aqui no destaque o termometro removivel.
IMG_0941.JPG

Aqui vai o web site do fabricante da estufa.
http://odontecnica.com.br/
 
Última edição:
Achei muito interessante. uma dúvida, qual melhor método para fazer a pasteurização, no quesito de equipamento? pois quero dar uma "profissionalizada" no processo

Abraço
 
@HiagoRocha qualquer metodo que deixe a temperatura do substrato entre 60-80°C de forma constante.
Serve banho maria, serve forno, serve estufa, serve vapor... Etc.

Forno de fogão não é recomendado já que ele foi feito para atingir temperaturas bem maiores e controlar a temperatura do substrato ficaria dificil.
Essa estufa serve bem para mim já que é simples e dá pra controlar bem a temperatura. Mas para quem não pode pagar 300 reais numa estufa dessa tem varios outros métodos aqui no grupo.
Boa sorte ;)
 
@PsychoEvie Teria como você passa as dimensões internas da estufa? Só pra ter uma ideia para procurar no mercado, pois os preços variam muito

Vlww
 
@PsychoEvie Teria como você passa as dimensões internas da estufa? Só pra ter uma ideia para procurar no mercado, pois os preços variam muito

Vlww

11 cm de altura, 16 cm de largura e 15 cm de profundidade.
O espaço interno é bem apertadinho mas funciona bem :D
 
Nossa achei que era um pouco maior.. Eu chutei logo o pau da barraca. comprei uma de 10 litros, tem 19x24x20, vai da pra fazer uma boa quantidade de uma vez, já estou pensando em fazer minha parte contribuindo com uma boa quantidade de carimbos para profungos com uma produção de média pra larga escala. Já mandei fazer a gloveb também... vai dar certo...

Vlww pelas respostas.

Boas vibes!!:):):):)
 
Eu chutei logo o pau da barraca. comprei uma de 10 litros, tem 19x24x20, vai da pra fazer uma boa quantidade de uma vez

Cara, fico feliz que tenha gostado da idéia e incorporado para si. Essa dimensão vai ser realmente boa para quantidades maiores.
Essa minha por equanto está me servindo bem já que não costumo fazer bulks muito grandes. Mas boa sorte para você amigo.

Abração.
 
Back
Top