Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Minha incubadora

calimba

Cogumelo maduro
Membro Ativo
10/02/2005
958
76
Com a chegada do frio senti que meus filhotes estavam sofrendo na caixinha delkes e resolvi montar uma incubadora, um berço pra eles crescerem ateh ficarem adultos e estarem prontos pra festa da frutificação.

Ela é bem Poorsman hehehe feita com coisas velhas e encostadas.

Para faze-la usei:

- Uma caixa de papelao de gabinete R$0,00
- Facão de cortar carne R$0,00
- Regua e caneta R$1,00 (no maximo, mas vc com certeza vai ter em casa)
- Termometro digital para répteis R$5,50
- Lateral de um gabinete velho R$0,0
- Lampada 40w + bocal R$4,00
- Botão de ligar e desligar (use a cabeça!)

Montagem: (OBS: Creio que nesse post as fotos expliquem melhor)

Primeiro cortei um retangulo de 8x35 em uma das exrtremidades da caixa, deixei um espaço de 7c, e fix outro retangulo, sempre deixando uma extremidade sem cortar, como se fossem tampas.

Montei o bocal a lampada e o botao, tudo bem emcapado e bem feitinho pra nao ter problemas eletricos. Coloquei a lateral do gabinete encaixada na caixa e sobre a lampada, prendendo a luz e diminuindo o calor direto da luz.

Colei o termometro em uma das tampas no ponto oposto à luz, logo em cima dos substratos.

A temperatura chega a 30° C em uma hora de lampada ligada, mas cai rapido ao se desligar a lampada, fiz testes e percebi que posso deixar no maximo 2 horas ligada sem perigos de superaquecimento do micélio. Desligando a lampada quando esse tempo maximo ou temperatura maxima forem atingidos.

Hehe pra enquanto nao automatizo a incubadora e nao tenho uma verbinha sobrando eu acho que ficou muito boa :D

Paz, amor e muita poesia!


08-05-06, 20:43Fiz umas mudanças::cool:

Para poder ver a temperatura de dentro da incubadora sem ter de abri-la eu fiz um furo na lateral por onde o termometro entra e sai, preso a um barbante.

Também adicionei um botão exterior para ligar e desligar a luz.

A placa do computador é de metal e tá espalhando bem o calor. Mas a temperatura nao tá ficando muito alta não, quando atinge um certo patamar eu desligo e só deixo na marolinha hehe

Tou bem feliz com o projeto tá dando bem certo essa incubadora :D:D

OBS: Notem o curativo no dedão hahaha, sem procedimentos de inoculação por um tempinho :)




09-05-06, 15:27
Fiz mais uns ajustes na incubadora, acho que agora ficou perfeita pra o que eu queria :D

Troquei o termometro de posição, em cima ele mede melhor e nao fica torto, e dá pra mim tirar e ver a hora que quiser.

Troquei a lampada por uma lampada branca, de 40w.

Tbem coloquei um copinho de agua mineral coim furos na tampa, para o ambiente da incubadora nao ficar muito seco.

A temperatura sobe a 30ºC depois de 1:20h de aqucimento. Ai eu desligo e ela se mantem em 26 e 27º por umas duas horas, coloquei um pedaço de isopor e um pano para isolar o calor q saia pelos buracos, creio nque agora nao precise de mais nenhum ajuste :D:D

Agora estou usando um plastico preto de lixo para fazer a separação entre a luz e os potes, a incubadora ficou bem mais eficiente e espaçosa :D:D
incubadora 001.jpgincubadora 002.jpgincubadora 003.jpgincubadora 005.jpgincubadora 009.jpgincubadora 017.jpgincubadora 019.jpgincubadora 015.jpgincubadora 016.jpgincubadora 020.jpgincubadora 021.jpgincubadora 024.jpgincubadora 025.jpgincubadora 032.jpgincubadora 031.jpgincubadora 035.jpgincubadora 028.jpgincubadora 030.jpgimagem 024.jpgimagem 023.jpgimagem 025.jpg
 
Estou usando ela é só não deixar ela muito perto do plástico que fica tudo bem. Mas você tem que fazer testes antes e observar, eu demorei até achar q não ia tudo pegar fogo !!
 
Já me dei bem usando isopor para terrário, outros cultivadores do fórum também tiveram frutificações exeçentes com esse material. Também pode usar pra incubadora e para a caixa de luvas, tudo vai depender das adaptações que você conseguir fazer. Pegue o material que você tem em mãos e teste, logo você conseguirá montar um equipamento que atenda a todas as suas exigencias.
 
=)
onde trabalho o que não falta é caixa de isopor! hehe
axo q vou levar umas 3 médias pra casa e começar a fazer as coisas... com o tempo vou comprando outras coisas e incrementando-as! :)
já tenho umas idéias pra caixa de luvas e acho que a incubadora vou fazer algo parecido com a sua, que tá mto legal! só to meio perdido ainda com o terrário, mas eu me acerto! hehe.
vlw psilocibec, abraços
 
sonnekonig disse:
=)
onde trabalho o que não falta é caixa de isopor! hehe
axo q vou levar umas 3 médias pra casa e começar a fazer as coisas... com o tempo vou comprando outras coisas e incrementando-as! :)
já tenho umas idéias pra caixa de luvas e acho que a incubadora vou fazer algo parecido com a sua, que tá mto legal! só to meio perdido ainda com o terrário, mas eu me acerto! hehe.
vlw psilocibec, abraços

não esquece de postar as fotos:pos:
 
Vou postar aqui a foto da minha incubadora.;)
Eu tive muitos problemas com incubadoras.:neg:
Primeiramente tentei usar a incubadora do Psilo, mas nunca consegui deixa-la numa temperatura ideal e achei que estava gastando muita energia deixando uma lampada de 60W ligada quase o dia todo.
Depois tentei usar uma caixa de isopor com agua e um aquecedor de aquario no fundo. Isso acabou gerando vapor de água que contaminou todas minhas culturas (a caixa de isopor devia estar contaminada).
Agora estou usando dois baldes encaixados um no outro. Dentro do primeiro balde tem agua com um termostato de aquario que deixo na temperatura de 28C. Isso ta mantendo a temperatura dentro do segundo balde em torno de 26, 27C. Achei isso muito bom e só gastei com o termostato que custou R$20,00. Ainda há formaçao de vapor de agua dentro do balde, mas acho que seja apenas a condensação do ar.
Obrigado a todos!:pos:
incubadora.JPGincubadora1.JPG
 
hmmmmmm
legal! =D
axo q jah tinha visto algo parecido com isso em algum outro site mas nao tinha prestado mta atenção....
e já q tocou no assunto.... hehe
como faço pra esterilizar um isopor?
eu pensei nakelas lâmpadas anti-germes, uns negócios assim, mas tem alguma outra forma?
 
psilocibec disse:
Montei o bocal a lampada e o botao, tudo bem emcapado e bem feitinho pra nao ter problemas eletricos....

Bem, é bol alertar todo mundo sobre isso.

Meu ucnhado jah fez várias vezes um esquema de lampada dentro de caixas de papelão (num sei pra quê :confused: ), mas ele me disse q é facílimo pegar fogo, tanto por causa do calor das lampadas perto das bordas da caixa, tanto por má instalação da afiação. Por isso tomem muito cuidadado!!!

Axo q vo ufazer uma incubadora com uma tapoware grandona q servirá tbm como terrário :D

Abraços
 
to pensando em fazer uma, porquê esses dias esfriou pra caramba aqui, deve tá uns 13ºC... aí to pensando em usar uma caixa pequena de isopor, colocar uma lata dentro com água e aquecedor de aquário, se preciso com um timer, mas acho que o termostato dá conta disso!

vocês acham que é uma boa idéia ou tem problema com umidade por exemplo?
 
Se a umidade for alta de mais podem aparecer contaminantes.

Faça isso só que em vez de lata use uma garrafa com um aquecedor dentro, voce pode tampar e vedar a tampa, ai colocar a garafa em qualquer lugar sem ter problermas de umidade e contaminação.
 
é isso que tava pensando em fazer! :) deixar sem saida e talz...
pensei na lata pois ela esquenta mais fácil que o vidro ou o plástico! :)
 
fui atraz do aquecedor/termostato
aquecedor, tinha um de 1w, a mulher falou q é pra 1l de água... mas não vendia termostato separado! :/ custava 8 reais
o termostato+aquecedor tem 25w, ela falou que só serve pra aquário msm, nao dá pra por em quantidade pequena de água... não dá msm?!?! :/ este custava R$31,50
 
Psilocibec, achei incrível sua incubadora, simples e barata! Porém, acredito que uma caixa de isopor também sairia barato e ao longo prazo a economia de eletricidade compensaria o preço.Uma caixa de isopor do tamanho da sua caixa de papelão deve custar cerca de R$ 30,00. :!:
 
Esqueci de comentar. Tem uns termostatos para chocadeiras que funcionam muito bem, eu já tive uma chocadeira elétrica. É só regular para ligar o aquecedor (que esquenta o ar) quando a temperatura estiver 26ºC e desligar quando estiver 28ºC. Numa caixa de isopor ficaria ótimo e supereconômico.
 
TapyKala, pode nos dar mais informações sobre ele? Onde comprar, quando custa, potência, consumo, etc. etc.

Brigadão!

paz e luz :luz:
 
Back
Top