Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Minha incubadora

calimba

Cogumelo maduro
Membro Ativo
10/02/2005
958
76
Com a chegada do frio senti que meus filhotes estavam sofrendo na caixinha delkes e resolvi montar uma incubadora, um berço pra eles crescerem ateh ficarem adultos e estarem prontos pra festa da frutificação.

Ela é bem Poorsman hehehe feita com coisas velhas e encostadas.

Para faze-la usei:

- Uma caixa de papelao de gabinete R$0,00
- Facão de cortar carne R$0,00
- Regua e caneta R$1,00 (no maximo, mas vc com certeza vai ter em casa)
- Termometro digital para répteis R$5,50
- Lateral de um gabinete velho R$0,0
- Lampada 40w + bocal R$4,00
- Botão de ligar e desligar (use a cabeça!)

Montagem: (OBS: Creio que nesse post as fotos expliquem melhor)

Primeiro cortei um retangulo de 8x35 em uma das exrtremidades da caixa, deixei um espaço de 7c, e fix outro retangulo, sempre deixando uma extremidade sem cortar, como se fossem tampas.

Montei o bocal a lampada e o botao, tudo bem emcapado e bem feitinho pra nao ter problemas eletricos. Coloquei a lateral do gabinete encaixada na caixa e sobre a lampada, prendendo a luz e diminuindo o calor direto da luz.

Colei o termometro em uma das tampas no ponto oposto à luz, logo em cima dos substratos.

A temperatura chega a 30° C em uma hora de lampada ligada, mas cai rapido ao se desligar a lampada, fiz testes e percebi que posso deixar no maximo 2 horas ligada sem perigos de superaquecimento do micélio. Desligando a lampada quando esse tempo maximo ou temperatura maxima forem atingidos.

Hehe pra enquanto nao automatizo a incubadora e nao tenho uma verbinha sobrando eu acho que ficou muito boa :D

Paz, amor e muita poesia!


08-05-06, 20:43Fiz umas mudanças::cool:

Para poder ver a temperatura de dentro da incubadora sem ter de abri-la eu fiz um furo na lateral por onde o termometro entra e sai, preso a um barbante.

Também adicionei um botão exterior para ligar e desligar a luz.

A placa do computador é de metal e tá espalhando bem o calor. Mas a temperatura nao tá ficando muito alta não, quando atinge um certo patamar eu desligo e só deixo na marolinha hehe

Tou bem feliz com o projeto tá dando bem certo essa incubadora :D:D

OBS: Notem o curativo no dedão hahaha, sem procedimentos de inoculação por um tempinho :)




09-05-06, 15:27
Fiz mais uns ajustes na incubadora, acho que agora ficou perfeita pra o que eu queria :D

Troquei o termometro de posição, em cima ele mede melhor e nao fica torto, e dá pra mim tirar e ver a hora que quiser.

Troquei a lampada por uma lampada branca, de 40w.

Tbem coloquei um copinho de agua mineral coim furos na tampa, para o ambiente da incubadora nao ficar muito seco.

A temperatura sobe a 30ºC depois de 1:20h de aqucimento. Ai eu desligo e ela se mantem em 26 e 27º por umas duas horas, coloquei um pedaço de isopor e um pano para isolar o calor q saia pelos buracos, creio nque agora nao precise de mais nenhum ajuste :D:D

Agora estou usando um plastico preto de lixo para fazer a separação entre a luz e os potes, a incubadora ficou bem mais eficiente e espaçosa :D:D
incubadora 001.jpgincubadora 002.jpgincubadora 003.jpgincubadora 005.jpgincubadora 009.jpgincubadora 017.jpgincubadora 019.jpgincubadora 015.jpgincubadora 016.jpgincubadora 020.jpgincubadora 021.jpgincubadora 024.jpgincubadora 025.jpgincubadora 032.jpgincubadora 031.jpgincubadora 035.jpgincubadora 028.jpgincubadora 030.jpgimagem 024.jpgimagem 023.jpgimagem 025.jpg
 
Isolante térmico X Timer

Vou falar aqui sobre o controle da temperatura dentro da sua incubadora.

Seria interessante perquisar algum material que você possa revestir o interior da caixa, onde esse material seja um isolante termico, assim num gartaria tanto a cabeça e o bolso pra manter uma temperatura constante, seria viável?

Isolante térmico X Timer:?:
 
Isolante térmico X Timer

Hehe o problema eh a viabilidade financeira, agora que púde fazer mais testes percebi que memso depois de duas horas a temperatura do ambiente dentro da caixa nao passa dos 32° C. Logo quando se abre a incubadora a temp jah baixa pra 25 - 27°, creio que o micelio esteja seguro contra superaquecimento, mas vou continuar monitorando ateh ter certeza mesmo.
 
32º num é uma temperatura um pouco arriscada? seria melhor colcoar um segundo anteparo entra a lâmpada e os bolos?
 
32 eh o q tah no termometro, os bolos tao mais frios, jah tah com t+3h e eles ainda tao friozinhos, a temperatura lah de dentro nao vai passar dos 32, no maximo mesmo.

A temperatura dos bolos deve tar em torno de 28, acho uma temperatura legal, ainda mais pro frio q tah hj.

Vou comprar um termometro de aquario, de grudar no vidro, ai mede a temp lah de dentro.

Mas axo q eles tao seguros sim, tou monitorando, qualquer coisa eles me gritam q tah quente hehe :D

Qdo eu sentir que os vidros tao esquentando desligo a lampada e dexo soh a marola do calorzinho hehe
 
uma dica, termostatos para agua de aquarios custam bem baratos, paguei 15 um aqui. Ae vc so liga a lamp nele, regula e deu! Alguns tem temp pre-definida e outros vc pode regular.
até,
cubensis79
 
valew pela dica cara, nunca tinha me interessado por eles pq sempre pensei ser caro, vou dar uma procurada!

Paz :D
 
Desculpem minha gigantesca enorme, inacabável ignorÂncia, mas qual a diferença entre um termostato e um termômetro?
 
Termometro mede a temperatura de alguma coisa (ambiente, agua corpo etc)

O termostato serve pra ativar ou desativar alguma coisa em determinada temperatura. Ex: Ligo um termostato na lampada e mando ele desligar a alimentaçao dela qdo chegar a 29°, entendeu??
 
cara, gostei, se bem que pra mim a necessidade vai ser de evitar que esquentem , pois aqui no nordeste a temperatura e em media 25 - 30 g ou + dependendo do horário, mas vou precisar da idéia pra me resguardar quando a temperatura esquentar muito, ae eu vo tentar fazer o contrário, ou seja fazer uma incubadora, que mantenha o clima ameno, em media em torno de pelomenos 30 g, nas horas de pico em que a temperatura esteja insuportavel, para a colônia.
um bom exemplo.
felicitações psylo
 
e continuando o papo dos 'ômetros' tem tb o higrostato, que regula a umidade do ambiente, ideal para quem possui terrarios no estilo tenda. Ae vc coloca ali tipo 85% e ele ativa o umidificador sempre q baixar a umidade. Dessa forma as borrifadas de umidade serão bem seguidas, mas apenas por alguns segundos, evitado akela molhaçada q quem ja teve um ultrasonico sabe bem (pelo menos até achar o ideal). Depois de bastante teste cheguei a uma condicao ideal de 2min de nevoa a cada 2hs. Ta rolando...
 
Ai Psilo essa é realmente "poorsman" incubadora. Gostei muito da ideia! Estava mesmo precisando optimizar a temperatura para acelerar a colonizaçao dos meus bolos. Aqui em Brasília ta muito frio e to achando o processo muito lento. Tambem gostei do post do Kuarup da tal "bomba térmica" (esquema forte)!
Valeu mesmo!
Sorte a todos!!!!
PAZ!
 
Fala Psilocibec, blz? Tenho de dizer que essa idéia é realmente muito inteligente e criativa. Possuo um esquema um pouco mais simples com uma caixa de isopor entreaberta com uma incadescente na abertura e uns potinhos com água dentro tambem para manter a umidade. Até!
 
hmmmmmmmm
o isopor é um bom material para se trabalhar né?
trabalho em uma empresa que mexe com diagnóstico, vende coisa de laboratório e tal... isopor é o que não falta aki! :)
to pensando em fazer terrário, incubadora e "glovebox" (é assim msm que chama?) td em isopor! :D

psilocibec, é melhor o saco preto de lixo do q a lateral do gabinete? sendo luz fluorescente não tem perigo de esquentar o plástico né? vc usa algum tipo de timer na incubadora ou td manual? se manual, o tempo que não está em casa pra cuidar, deixa desligado, só no ar quente que já tava, né?

vlw! :)
e parabéns pelo projeto!
 
Se for fluorescente não vai esquentar o plastico. Nem seus cogumelos ddãããã~

Eu vi que com o tamnho da minha caixa uma lampada de 40W nao dexa a mais do que a temperatura desejada. Isso vai de você testar com um termometro qual a lampada mais aconselhavel pra você.
 
iufdshaiufhdsiuahfiudshaiufdhsiuafhdsiuahfidsa
putz como eu sou burro
até q faz um pouco de sentido, né?!?!
dusahudihsaiudsa
é que eu confundi td aki na cachola... luz branca com fluorescente, e daí pra frente! hehe
mas a luz branca esquenta, se ela esquenta, não pode acontecer dela derreter o plástico preto? não seria melhor a lateral do gabinete msm? ou vc ainda tá usando ela?
 
Back
Top