Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Contaminado Milho contaminado

katetomas

Esporo
Cadastrado
17/07/2019
4
1
27
Fala, galera!
to voltando com meu cultivo usando a strain Golden Teacher e usei o milho como substrato.
Ai fiz dois potinhos so pq em floripa tá mt frio e pq fui viajar, entao nao ia conseguir cuidar bem se fizesse mtos, enfim
um dos potes contaminou e tem uma mancha verde. Queria saber oq é? e pq rolou? pq eu esterelizei certinho, usei lisoform liquido e em spray pra limpar a glovebox e tudo mais,
so confesso que dei uma vacilada de ter inoculado enquanto os potes ainda estavam um pouco quentes e bastante úmido dentro.
O que ta saudavel eu achei que eu achei que fosse contaminar pq na hora de inocular caiu o silicone termino que eu uso pra passar a agulha no furo, mas ficou de boas.
segue as fotos dos bolinhos.
Queria uma receita de casing pro milho dps que colonizar 100%
eu tenho vermiculita e fibra de coco já!
 

Anexos

  • ef6604e4-f83c-4b0b-b84f-43f7e9061208.JPG
    ef6604e4-f83c-4b0b-b84f-43f7e9061208.JPG
    82.6 KB · Visualizações: 31
  • 58c4c02c-d75c-4f66-be60-ef304f0dc3f7.JPG
    58c4c02c-d75c-4f66-be60-ef304f0dc3f7.JPG
    106.1 KB · Visualizações: 30
Acho que a quantidade de substrato que vc teria no caso de chegar ao fim da colonozaçao e muito pouco para fazer um casing..

Vou te recomendar..

Tira o plastico film qie cobre o copo.. Deixa o milho respirar com a micropore.

Pode tentar logo de colonizar tudo de expandir como a tecnica de grao para grao.

Pode tentar tb uma vez colonizado cobrir com papel aluminio e colocar vermiculita por cima e esperar que crescan dentro do copo..

Espero ter ajudado em alguma das duvidas.

Abz
 
Upvote 0
Fala, galera!
um dos potes contaminou e tem uma mancha verde. Queria saber oq é? e pq rolou? pq eu esterelizei certinho, usei lisoform liquido e em spray pra limpar a glovebox e tudo mais,
so confesso que dei uma vacilada de ter inoculado enquanto os potes ainda estavam um pouco quentes e bastante úmido dentro.

Qual foi o método de esterilização do milho?
Como foi feito a seringa?
Selou o copo depois da inoculação?

Queria uma receita de casing pro milho dps que colonizar 100%
eu tenho vermiculita e fibra de coco já!

Você parece um pouco confuso, vou explicar novamente, a colonização acontece normalmente.
Ex: um pote com grãos de milho/arroz/centeio

Deixe colonizar normalmente assim como você faria com os potes PF.

Agora que está 100% colonizado (processo de incubadora NORMAL)
Você vai pegar ele, juntamente com a vermiculita pasteurizada e preencher na ordem.
1/4 do recipiente (quentinha de alumínio por exemplo) de vermiculita
2/4 do recipiente de milho (espalhar homogeneamente)
1/4 do recipiente de vermiculita
agora você irá tampar o recipiente e deixar alguns furos para respiração, e irá deixar ou no terrário ou na incubadora (prefiro no terrário pela umidade)
após 3-5 dias, o casing deve se encontrar mais ou menos assim
View attachment 106206
Quando estiver assim, é o ponto "perfeito", você irá remover a tampa e deixar ele frutificar livremente, a partir dai é 100% necessário o terrário (umidade) e a troca de ar (borbulhador ou abanar 3x ao dia)
 
Upvote 0
Qual foi o método de esterilização do milho?
Como foi feito a seringa?
Selou o copo depois da inoculação?
Deixei o milho 24hrs na agua com uma tampa de cloro, dps 24hrs numa panela com cal e dps esterelizei nos potes na PP durante umas 2 hrs mais ou menos

A seringa eu usei de um site que comprei

Os copos foram selados sim dps da inoculação!
 
Upvote 0
É MUITO IMPORTANTE O MILHO NÃO ESTOURAR, SE ISSO ACONTECER PASSOU DO PONTO.

1º dia
Ferva água primeiro, despeje o milho selecionado e lavado, então tampe a panela, espere ferver e desligue o fogo.
Não abra a panela, deixe assim por 24 horas.
2º dia
Ferva água noutra panela, após fervura, despeje o milho previamente escorrido, então tampe espere ferver e desligue o fogo.
Não abra a panela, deixe assim por 24 horas.
3º dia
Ferva água noutra panela, após fervura, despeje o milho previamente escorrido, então tampe espere ferver e desligue o fogo.
Não abra a panela, deixe até esfriar, escorra o milho, deixe no escorredor algumas horas, mantenha coberto.

Observe os grãos, eles não abriram, teste um grão no dente, se estiver macio, porém resistente, está perfeito. A esterilização deixará os grãos mais macios, sem estourar.

O milho está pronto para ser esterilizado, distribua em potes, deixe 2 dedos sem preencher, ponha o tampão duplo de papel alumínio, não passe fita, deixe apenas apertado e ponha na panela de pressão, conte 1 hora, após a pressão se estabelecer.
Espere esfriar totalmente, leve para o local de trabalho, uma glove, retire os potes da panela, aperte o tampão e passe fita durex, lacrando os potes.

Faça copos pequenos, se um ou outro contaminar a perda é pequena.
Eu utilizo copos de requeijão, contém 150 gramas cada, descontando o espaço deixado.
Distribua-os na panela, porem não deixe a água alcança-los, (eles podem ficar retorcidos) ponha uma tampa ou algo para que eles fiquem mais elevados, a água deve chegar até o nível desse calço.

Por que ?

selecionado e lavado - para que só grãos inteiros, sem perfurações, sem bichos e de milho de pipoca sejam aproveitados. Lavar o milho retira o pó fino em que o produto vem envolvido, esse pó prejudica a colonização.

ferva água noutra panela - não ferva a água junto com o milho, isso o amolecerá demais. Sempre ferva primeiro e então despeje o milho.

deixe 2 dedos sem preencher - para haver espaço quando for necessário agitar o pote.

não passe fita- lacrando o pote ou mesmo fazendo furos no tampão, o vapor não circula livremente, entre os grãos, isso diminue, drasticamente, a eficiencia da esterilização a vapor úmido.

espere esfriar totalmente- para que todo vapor condense. Eu só retiro os copos da panela no dia seguinte. Se seguir essa recomendação nenhuma água acumula no fundo do copo.
 
Upvote 0
Back
Top