Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Microondas. Leiam.

ChoK'z

Cogumelo maduro
Cadastrado
10/11/2005
8
68
37
Microondas é ideal para matar bactérias
Eletrodoméstico é ideal para esterilizar esponjas e escovas de limpeza.
Bastam dois minutos para matar 99% das bactérias.


da EFE
ALTERA O
TAMANHO DA LETRA A-A+
Um estudo publicado nesta segunda-feira (22) pela revista "Journal of Environmental Health" afirmou que o forno de microondas é ideal para esterilizar as esponjas usadas para limpar panelas e outros utensílios de cozinha.



De acordo com cientistas da Universidade da Flórida, bastam apenas dois minutos de funcionamento do forno no máximo de sua potência para matar 99 % das bactérias, vírus e parasitas, assim como esporos escondidos nas esponjas.



Segundo Gabriel Bitton, professor de engenharia ambiental, a população deve utilizar o microondas se quiser realmente descontaminar as esponjas e escovas de limpeza.



No estudo, Bitton e um grupo de cientistas mergulharam esponjas em águas com alto índice de bactérias fecais, vírus, parasitas protozoários e esporos.



Com exceção dos esporos, o forno eliminou totalmente estes organismos em não mais que quatro minutos. Para os esporos, foram necessários dez. "O microondas é um instrumento muito poderoso e barato para fazer a esterilização", disse Bitton.



Segundo números do Centro de Controle e Prevenção de Doenças, os microorganismos causam doenças em 76 milhões de pessoas anualmente.



Fonte.

http://g1.globo.com/Noticias/0,,MUL1916-5603,00.html

Paz, Luz e Amor.
 
Com certeza, esteriliza tudo. Tudo de ruim e tudo de bom! :D

Exatamente como no Wikipédia: "A Esterilização de materiais é a total eliminação da vida microbiológica destes materiais."

E o forno microondas sabe fazer isso muito bem. Bem até demais. Elimina todo e qualquer tipo de 'vida' que se coloca la dentro. :cool:

Usa-lo para esterilizar materiais como utensílios, recipientes e ferramentas (ambos não metálicos) é uma boa idéia. Mas não utilizaria para fazer o mesmo com o substrato. :)

Enfim, da uma lida nesse tópico: Forno Microondas Uma discussão sobre isso já iniciou-se por la.

:)
 
Eu uso microondas para esterelizar a água que vou usar na seringa de esporos, também uso para esterelizar meus substratos bulk a base de pó de coco, café e humus de minhoca, eu obtive ótimos resultados, que podem ser observados em meu diário de cultivo.

Apesar de todo o preconceito causado pelo não entendimento do funcionamento de um eletrodoméstico tão comum, essa pesquisa apenas confirmou cientificamente o que muitos cultivadores, tanto daqui quando do shoomery.org já tinham descoberto experimentalmente, o microondas realmente é capaz de esterelizar bem e não afeta o substrato de forma que possa ser notada pelo micélio ou pelo seus frutos.

Desconfio até que a panela de pressão ou a autoclave são mais danosos que o microondas, pois o tempo de exposição ao calor é muito maior, o que certamente deve degradar muito mais nutrientes. Mas isso é apenas uma suposição, e eu ainda não sei uma maneira de testar se isso é realmente verdadeiro.

Agora uma informação apenas engraçada, quando eu era criança eu coloquei uma barata no microondas, ela ficou lá por mais de um minuto e não morreu, por isso eu passei vários anos pensando que o microondas não servia para esterelizar nada, e até hoje eu quero entender por que a maldita barata sobreviveu.
 
Não só baratas, mas formigas também sobrevivem ao microondas tranqüilamente. :)

A causa provável é que eles têm pouca água no corpo e o forno só atua nela.
 
Só acrescentando uma informação importante, apesar de eu ter usado a água do microondas para meu primeiro cultivo, o ideal é esterelizar a água, e as seringas, se elas não forem novas, na panela de pressão, usando um potinho para a água e enrolando a seringa num papel alumínio.

PS: minha casa anda limpa demais ultimamente, não aparecem baratas, infelizmente não poderei realizar o teste científico, de tamanha importância, que é ver quanto tempo uma barata resiste ao microondas. :) :)
 
Se alguem resolver sanar a dúvida do infected e realizar o experimento, lembre-se de matar a barata de qq forma depois, pra evitar a surgimento de baratas mutantes. :)
 
e incrivel a praticidade do microondas para esterelizacao ,mas uma coisa mais incrivel e que se vc por uma luz dentro do microondas e ligar ele , a luz ira acender, mas nao faca isso.:D
 
Não só baratas, mas formigas também sobrevivem ao microondas tranqüilamente. :)

A causa provável é que eles têm pouca água no corpo e o forno só atua nela.

A quantidade de água na formiga não está muito relacionada com a sobrevivência dela no microondas. O fato é que num forno de microondas as ondas não são bem distribuídas por todo o forno, elas se concentram em alguns lugares e é por isso que o prato fica girando lá dentro. As formigas, são pequenas e seu exoesqueleto é poroso (não acumula pressão e não explode), então assim que a formiga sente que está num lugar com alta concentração de microondas e começa a esquentar ela se move e vai para um lugar com concentração menor e esfria rapidamente (perdendo calor para o ar dentro do microondas já que ele não esquenta). Porém se você colocar MUITAS formigas dentro do microondas vai notar que algumas delas torram. O mesmo acontece com a maioria dos outros insetos que simplesmente ficam se movendo dentro do forno.
 
e incrivel a praticidade do microondas para esterelizacao ,mas uma coisa mais incrivel e que se vc por uma luz dentro do microondas e ligar ele , a luz ira acender, mas nao faca isso.:D
iisso seu doido..
fala essas coisa num site que só tem loko que nem esse que daqui uns dias vai ver relatos de experiencia: ENCONTREI A LUZ NUM MICROONDAS....:D:D:D
 
Microodas é o melhor para a esterilização ate coisa boa se tive la
vai junto UEAhueia muito boa a informação

abrasos!
 
Eu uso microondas para esterelizar a água que vou usar na seringa de esporos, também uso para esterelizar meus substratos bulk a base de pó de coco, café e humus de minhoca, eu obtive ótimos resultados, que podem ser observados em meu diário de cultivo.

Apesar de todo o preconceito causado pelo não entendimento do funcionamento de um eletrodoméstico tão comum, essa pesquisa apenas confirmou cientificamente o que muitos cultivadores, tanto daqui quando do shoomery.org já tinham descoberto experimentalmente, o microondas realmente é capaz de esterelizar bem e não afeta o substrato de forma que possa ser notada pelo micélio ou pelo seus frutos.

Desconfio até que a panela de pressão ou a autoclave são mais danosos que o microondas, pois o tempo de exposição ao calor é muito maior, o que certamente deve degradar muito mais nutrientes. Mas isso é apenas uma suposição, e eu ainda não sei uma maneira de testar se isso é realmente verdadeiro.

Agora uma informação apenas engraçada, quando eu era criança eu coloquei uma barata no microondas, ela ficou lá por mais de um minuto e não morreu, por isso eu passei vários anos pensando que o microondas não servia para esterelizar nada, e até hoje eu quero entender por que a maldita barata sobreviveu.


UHAuhauha nunca ouviu fala que essa porcaria desse bicho é o unico que sobrevive a uma explosão nuclear? é de ficar feliz se alguem falar que você possui sangue de barata uahauh sinal que é um tanto quanto forte.... e bem nojento auhauha
 
Como faço para esterelizar a fibra de coco no microondas?

é só colocar lá?

por 4 minutos...

e o substrato FAI + Sementes de passaros tambem daria certo lá?
 
Como faço para esterelizar a fibra de coco no microondas?

é só colocar lá?

por 4 minutos...

e o substrato FAI + Sementes de passaros tambem daria certo lá?

eae mestrepirr

a fibra dá pra esterelizar sim, dê uma boa umidade para ela, ponha em saco ziplock e coloque por 5 minutos em alta potência, lembre que o saco deve ficar com um pequena abertura para que não exploda, uns 2 cm tá de bom tamanho

no caso das sementes acho que não seria possível, não sei explicar o porquê, mais deve ser por uma perda de umidade do substrato
 
Uns amigos sempre diziam que a melhor forma de se esterilizar culturas em agar era usar o micro. Em testes creio que tenham conseguido algo em torno de 100% de sucesso para culturas em agar com 25 ml de água. De Todas que ouvi eles contando que fizeram nenhuma delas contaminou (e não foram poucas hehe.. algo entre 20 e 200)

Beijinhos
 
E pra esterelizar o milho de pipoca e arroz integral?

só colocar o copo de vidro com o milho de pipoca dentro do microondas??

o copo nao quebra nao? e o milho e o copo ficam esterelizados mesmo??

quantos minutos seria o ideal? uns 10-15min será?

valeu
 
Se você colocar um substrato por 10-15 minutos no microondas ele vai sair de lá torrado. Esquenta demais e não esquenta por igual. A água vai evaporar toda e seu substrato vai ficar seco. Sem contar que você não tem como fazer uma tampa decente já que não pode enfiar alumínio lá dentro.
Panela de pressão é o melhor.
 
é imaginei isso...

mas o meu pote (copo de vidro com milho de pipoca) tem que conter agua? pra esterelizar?

valeu
 
Sim, microondas não esquenta coisas secas. E não duvido nada que o milho de pipoca acabe virando pipoca :)
 
Sim, microondas não esquenta coisas secas. E não duvido nada que o milho de pipoca acabe virando pipoca :)

Vira pipoca realmente, eu tinha em casa uma pipoqueira de microondas, era ´so botar o milho dentro, tampar e colocar no microwave... agora nu msei se a água vai evitar q o milho vire pipoca :)

ainda sou a favor de cultivar em carpete :):rolleyes:
 
Back
Top