Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Micelio ou contaminação?

SladeAbdala

Carimbador Maluco
Membro Ativo
23/11/2005
380
85
39
Olá a todos...

Iniciei meu cultivo de B+ com a técnica PF sexta feira dia 19/05.

Mantive um ambiente muito bem esterilizado, td limpo com agua sanitaria, e muitas borrifadas de Lysol. Agora eles estão, em uma caixa termica, com uma lampada de 15W embrulhada com papel aluminio e ligada a um termostato.
A temperatura varia entre 22 e 24.


Quatro dias, após o inicio os bolos estao como na foto. Esse branco, que está crescendo no bolo é micélio ou algum tipo de contaminação? Parece um pouco mais escuro do que as fotos que eu vi de micélio, porém, nao encontrei foto de contaminação semelhante.

PS: a "incubadora" esta bastante umida, as "paredes" foram borrifadas com lysol.
Dsc00498.jpgDsc00499.jpgDsc00506.jpg
 
Quatro dias após a inoculação é pouco tempo.

Se os cuidados com esterilização não foram suficientes pode ser contaminação.

No entanto uma semana após a inoculação tudo fica esclarecido.
É o tempo mínimo, para seja o que for que esteja crescendo, ser identificado.

A paciência é o principal parceiro do cultivador.
 
Upvote 0
cara vo ti da duas dicas importantes e uma q naum vai te animar mtu...:?:

1º nunca confie em apenas "ELASTICOS" eu ja me fodi assim perdi um cultivo por isso:mad:

2º qualker tipo de fita ki vc usa vai ser melhor q elastico:)

noticia bombastica..:eek: .isso naum c parece nada com micelio...sintu mtu pow ae vc cuidando bem naum precisa ter muito com oq se preocupar mais a agilidade e o segredo eh agilidade e limpeza naum exorbitante mais a q vc acha mais segura...
eh teu primeiro cultivo ?

abraços e mtu mtu boa sorte eh oq eu te desejo

GOOODDDDDD VIBESSSS :rolleyes:
 
Upvote 0
O substrato foi feito com mistura de semente de passaros + linhaça, farinha de trigo integral e vermiculita.

**Quando preparei o substrato, misturei a vermiculita farinha e as sementes td de uma vez. Não tenho certeza, mas acho que li em algum lugar que primeiro tem que misturar a vermiculita com a farinha, e depois jogar a mistura na tigela com as sementes. É assim mesmo? ***


Ahh, e é o meu primeiro cultivo sim ! Se for contaminação to azarado, porque os 5 copos estão crescendo iguais!
Ontem eles pareciam um pouco mais brancos, e os copos parecem estar umidos demais!
 
Upvote 0
uahaa...era a parte branca que eu me referia mesmo...hehehe

deve ser a farinha mesmo...so que a parte superficial do suposto "micelio" aumentou desde que eu fiz os bolos. A farinha deve ter se espalhado entao.
 
Upvote 0
pois é, essa parte branca não é cubensis não, tbm nem sei se é só a farinha. E tem cara de estar contaminado por bactérias (eu sempre digo isso quando vejo essas gelecas dentro do pote).

Eu não sei pq vc disse q tá usando a tecnica PF se o seu substrato é quase 100% grãos inteiros. PF é 50% vermi, 25% FARINHA e 25% água.
 
Upvote 0
Cygnus X 1 disse:
Eu não sei pq vc disse q tá usando a tecnica PF se o seu substrato é quase 100% grãos inteiros. PF é 50% vermi, 25% FARINHA e 25% água.


eu segui a receita do "PF-tek adaptado para brasileiros" que tem aqui na biblioteca. As proporções foram seguidas 100%
 
Upvote 0
e ai slade?
Pela imagem não dá pra saber, só dá pra ver que o substrato está muito úmido (o que não é nada bom):neg: . Outra coisa é que esse "micélio aí" está crescendo muito rápido em uma temperatura não muito favoravel. Além do mais 4 dias é muito pouco tempo para os esporos se desenvolverem (a essa temp.). Vale resaltar que bacterias possuem reproduçao por divisão celular ou "cissiparidade" caracterizado por um crescimento exponencial e isso quer dizer: MUITO RÁPIDO (1,2,4,8,16, 32...)!
De qualquer forma ainda é cedo pra dizer!
Estou torcendo para que esse "micélio ai" seja a farinha!!!!!;) :pos: ;)

Perguntas:
Vc hidratou os esporos? Quanto tempo? De quando são os esporos?

BEST WISHES!!!!
 
Upvote 0
Na verdade 4 dias é suficiente pra ver o micélio, mas geralmente não tanto assim quanto aquela nuvem branca na parte de cima da primeira foto. Pela aparência umida das sementes eu chuto no cobweb, que se desenvolve bem rápido e prefere esse tipo de ambiente.

Abraços.
 
Upvote 0
Os esporos foram hidratados aprox. 24 hrs, e eu recebi eles uns 4 dias antes do inicio do cultivo.

Ontem apareceu pequenos pontos brancos, esses sim se parecem com micélio...final de semana tiro umas fotos e deixo nesse topico...

owww...achei que 23/24 graus fosse uma temperatura favoravel....
 
Upvote 0
slade eu recomendo que vc dê uma lida no manual do cultivador de cogumelos "The Mushroom Cultivator (TMC)". É um livro muito bom que ensina praticamente tudo que um leigo como EU precisa saber. Recomendo pra todos que estao começando no ramo! Lá voce terá boas informaçoes sobre temperatura ideal para diferentes cogus e tbm exemplos de contaminação.
Voce pode baixar o arquivo em PDF no site: http://scribbles.spiritplants.org/TMC.pdf
espero que isso possa te ajudar!
Mas de qualquer forma, continue escutando os nossos amigos aqui do CM que possuem BASTANTE informação e MUITA prática!
Abraços
 
Upvote 0
Phyllomedusa ,

eu tenho esse livro em pdf, mas ainda nao o li totalmente...


agradeço a todos do CM pelo apoio...

hoje limpei o terrario, passei um pano seco e aumentei um pouco a temperatura do termostato. Aproveitei para tirar umas fotos.

Abraços a todosss
DSC00508.JPGDSC00509.JPGDSC00510.JPG
 
Upvote 0
cara ta uma confusão esse teu bolo

é o mais estranho que eu ja vi por aqui, mas parece que em volta daquela farinha(?) ta crescendo micelio de cubensis, parece.

vamos ter que esperar um pouco mais pra ter certeza

Boa sorte!
 
Upvote 0
Só o jeito que cresce e a transparência dessa mancha percebe-se q num é P. cubensis, e axo q tbm é contaminação bacteriana
 
Upvote 0
Phyllomedusa: Bah, que animal esse livro!! Isso é um capítulo de livro ou o livro todo? Será que existe em português? :eek:
 
Upvote 0
Back
Top