Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Micelio meio amarelado excreção ou contaminação?

EsporoEspacial

Primórdia
Cadastrado
16/06/2016
9
38
27
Ola pessoal estou cultivando albino a+ e g.t com a PF TEK inoculei dia 16 e incubei 22 potes sendo eles:
10 vasos albino a+ 250 ml
dia 15/06 - 15:00
03 vasos G.T. 500 ml
dia 15/06 - 23:00
04 vasos G.T. 250 ml
dia 16/06 - 15:00
05 vasos G.T. 500 ml
dia 16/06 - 15:00

E quase todos ja deram as caras (micelio) faltam 4 potes de 250 ml, uns ja estão grandinhos até com o aspecto de albino a+ que pelo que vem é bem algodoado no começo sitado na galeria do forum das fotos e avaliações do albino a+, porem à tres que estão só com os arroz brancos amarelando são do albino a + cherei eles continua com cheiro normal de vermiculita, coloquei em outra incubadora separando dos que estavam saldaveis, gostaria de saber por vocês se é contaminação ou secreção (detalhe esterelizei mt bem os copos esterilizei a primeira vez no vapor e uma segunda na panela de pressão), fiz tds os passos de ascepcia usei bastante acool 70 maçarico pra estereliza metal e botei em agua fervendo a faca q usei pra raspar o carimbo do gt, a do albino a+ comprei seringa pronta, esterelizei 2 vezes esperando 10 minutos com lisoform no ambiente que trabalhei e td mais a e usei copos de pp se alguem puder falar se é contaminação, mesmo assim ficarei feliz pq tem mts outros bolos saudaveis q estão super levantando minha alto estima, des de ja obrigado, estou achando mais que é secreção ou seila exesso de umidade pois o amarelo só ficou aonde tinha um pouco de micelio onde inoculei, tomars estou torcendo, segue as fotos do bolo:

Anexos

• 20160622_212323.jpg
    20160622_212323.jpg
    121.3 KB · Visualizações: 55
  • 20160622_212209.jpg
    20160622_212209.jpg
    107.3 KB · Visualizações: 50
  • 20160622_212109.jpg
    20160622_212109.jpg
    61 KB · Visualizações: 51
  • 20160622_212253.jpg
    20160622_212253.jpg
    96.9 KB · Visualizações: 50
  • 20160622_212119.jpg
    20160622_212119.jpg
    80.2 KB · Visualizações: 55
  • 20160622_212147.jpg
    20160622_212147.jpg
    87.8 KB · Visualizações: 50
Última edição:
Reportei o tópico dobrado pra você, @EsporoEspacial. Devem deletar esse daqui que foi postado depois do outro. :) :coffee:

Em situações assim você pode usar o botão "reportar" pra contatar a moderação. :)

Última edição:
Upvote 0
Reportei o tópico dobrado pra você, @EsporoEspacial. Devem deletar esse daqui que foi postado depois do outro. :) :coffee:

Em situações assim você pode usar o botão "reportar" pra contatar a moderação. :)
Sim botei reportar e informei q a net bugou aqui kkkkkkkk tinha postado e apareceu dnv pra postar quando tava fazendo umas edições acho q é pq foi pelo cell ai botei postar e acho q duplicou vlw cara :D obrigado pela recepção e ajuda

Upvote 0
Não tem como te ajudar sem ver fotos! :)
a foi mal tinha posto no outro post ja subi as fotos agr
Esqueci tambem de mecionar que minha mãe procurando a gata tombou um pouco a incubadeira e levemente esses copos se deslocaram e cairam da pilha justo esses tres q estava por cima, caiu mais um tambem q ta normal de boinhas sem nd amarelo mas micelio pequenininho

Estou achando também que essas coisas podem ser cobweb cresceram rapido mt rapido em cima do copo justo essas que estão amarelados os outros começaram td pelo meio bonitinho porem todos que se parecem cobweb tbm esses cresceram nos pontos de inoculação, porem deixam o copo molhado onde estão pelo que li o cubensis n é dessas de qq forma cobweb, contaminação amarela ou secreção estes com aspectos diferentes foram separados que estão estremamente normal onde nenhum deles ta tão gigante assim e isso pq pelo que fiquei sabendo até a secreção pode ser indicação que tem bacteria la e o micelio reagio, então separei

Ja estou pensando em inocular outros copos por luto a esses hehehe:rollees::rollees::p:bigode: meus bbzinho:(:morto:

Última edição:
Upvote 0
Olha, tem muita bactéria aí. E esse micélio tá mesmo meio suspeito. Você abriu esses copos? Na primeira foto me dá a impressão de que o copo está aberto. :oops:
Os copos que caíram abriram? Será que esses copos ficam bem vedados apenas com essa tampa? Eu me pergunto se não seria necessário passar alguma proteção pelas bordas. O resto que você falou no seu último texto eu sinceramente não entendi muita coisa :D. De qualquer forma, prossiga observando esse micélio e se for contaminante, logo saberemos.

Upvote 0
Olha, tem muita bactéria aí. E esse micélio tá mesmo meio suspeito. Você abriu esses copos? Na primeira foto me dá a impressão de que o copo está aberto. :oops:
Os copos que caíram abriram? Será que esses copos ficam bem vedados apenas com essa tampa? Eu me pergunto se não seria necessário passar alguma proteção pelas bordas. O resto que você falou no seu último texto eu sinceramente não entendi muita coisa :D. De qualquer forma, prossiga observando esse micélio e se for contaminante, logo saberemos.
Dei uma borrifada de agua oxigenada 10 nesses que tão assim e eles diminuiram então realmente era cob web e o amarelo acho q resposta do micelio contra a cob web por isso ta em cima da cobweb aconteceu provavelmente 0q minha incubadora ta umida os outros tão de boinha, quando esterilizei tava vedado com a tampa de aluminio vedando ai pra incubação eu tirei pq achei q n precisava da fita mas ja vou por dnv pra vedar mas em fim fora esses tres e mais um q acabei de separar estão todos felizes vou mandar umas fotos dos felizes pra vc ver a diferença kkkkkmkkkm e entÃo eles n abriram quando cairam isso foi a sorte mas to vendo q de qq jeito vou ter que descartar vou tirar a humidade da incubadora tbm, segue a foto de 4 copos 250 ml q estão lindos de bonitos 4 250 ml estão internado na uti nos ultimos dias e 4 250 ml nenhum sinal e tds de 500 ml ja deram um sinalzinho de vida e a principio esses 4 que separei estou certo deq seja cobweb vou esperar um pouco pq o micelio expeliu secreção contra ela e eu joguei agua oxigenada pode ser q o micelio vença né? aaaaah e quase ia esquecendo só tirei a tampa dos copos pra fotografar melhor pq a cobweb acumula agua na parede do copo e na tampa ai n ia aparecer ela, e mais um detalhe quando caiu n saiu a tampa mas n sei como q acabou desgrudando a fita micropore dessas tampas tinha 4 em tds q provavelmente perdeu cola por causa da humidade q estava na incubadora, (acabei de pensar aqui e acho q com a tampa só ta bem vedado sim a humidade parece não sair do copo) esses sim são os devidos cubensis agr enchergo a diferença:

Anexos

• 20160623_023542.jpg
    20160623_023542.jpg
    96.8 KB · Visualizações: 26
  • 20160623_023637.jpg
    20160623_023637.jpg
    85.4 KB · Visualizações: 27
  • 20160623_023938.jpg
    20160623_023938.jpg
    106.7 KB · Visualizações: 26
  • 20160623_023910.jpg
    20160623_023910.jpg
    82.1 KB · Visualizações: 26
Última edição:
Upvote 0
Upvote 0
O que significa que você abriu os copos. Se tem uma coisa que você não deve fazer sob nenhuma hipótese é abrir copos antes da colonização completa :facepalm:. Sobre o seu cobweb: https://teonanacatl.org/threads/cobweb-é-um-parasita-não-um-competidor.10085/.
Os copos que postou por último parecem saudáveis. Boa sorte.

Aah vlw, n sabia q n podia abrir, abri pq vi q tava estranho ai tentei cherar, mas n cheira a nada ai ja aproveitei tirei a foto e postei aqui e dps abri mais uma vez pra fazer o teste da agua oxigena, bom acho q o destino desses bolos sera o descarte os outros estão completamente saudaveis pelo q vejo aqui nenhum indicio de contaminação a e só abri esses e depous da suspeita de haver algo estranho, pelo q eu li n é cobweb é contaminação, vamos ver se o micelio tem chance de vencer por curiosidade, ele ja soltou bastante secreção n da uma chance pro carinha é mancada hshdbsjdnxjdjebidbdjejdnxkdksndndnjxisnd mas tipo antes de eu abri ja estava esses quatro zoados ja com o bolor branco parecendo barba de veio, vlw esse post q vc mandou do ecuador me ajudou a perceber que não é cobweb é outro tipo de contaminante, se bem q parte se dissolveu na agua oxigenada 10 então n sei, e tem a questão tbm do micelio do albino a+ ser algodoado predominantemente pelo q vi, agr é esperar pra ver

Upvote 0
Essa de abrir foi ótima mesmo. :lol: Vivendo e aprendendo. :)

Sobre o cobweb, ele é um competidor que só aparece na fase de frutificação, não na colonização. Dá uma olhada no link que a @Malahov passou. :coffee:

Upvote 0
Essa de abrir foi ótima mesmo. :LOL: Vivendo e aprendendo. :)

Sobre o cobweb, ele é um competidor que só aparece na fase de frutificação, não na colonização. Dá uma olhada no link que a @Malahov passou. :coffee:
É realmente, li e não é cobweb é outro tipo de contaminate, vamos ver se a secreção que o micelio soltou pode vencer ele, vamos ver o que da essa experiencia kkkkkkkk eles tão la incubados separados com termostato em observação, mas ja aceitei a perda dos bolos mais por isso que abri tbm tava diferente dos outros crescendo mais em cima dos copos e rapidinho estranhei, a hora que percebi ja pensei "xíííí... ja era esses" kkkkkkkkkkkkkkllkllllll mas a esperança é a ultima q morre vai la micelio solta varia secreção vamos vencer os contaminantes juntos o//// sjisjshdudjdhdiduxjsjsjjsnxidjd

Upvote 0
Back