Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Micélio Sangrando?

Brods

Cogumelo maduro
Cadastrado
21/01/2010
196
50
Galera!

Verifiquei minha incubadora hj e constei que um dos bolos está com uma mancha. Parece até que o micélio tá sangrando kkkkkkkkkk!

:seta: Por favor alguém consegue identificar se isso é uma contaminação?
:seta: Se for, de que tipo é?
:seta: Há como aproveitar o bolo ainda?
SP_A0248.jpgSP_A0249.jpgSP_A0250.jpg

Está suspeito, porém com essas fotos não dá para ver direito.

Mas se for contaminante em alguns dias provavelmente não restará mais dúvida.

Upvote 0
Se for amarelo - normal, somente "xixi" de micelio.
O micelio nao digere totalmente a vermiculita, e expele um xixi mesmo amarelado com LEVE cheiro de suor.
se for vermelho CARMIM, cuidado eh a pior praga que pode pegar no micelio.
(lipstick muld)
o lipstick pode contaminar rapidamente todos seus cultivos se for aberto em terrario, e chega a comer cogumelos que ja estao se desenvolvendo.

Upvote 0
Se for amarelo - normal, somente "xixi" de micelio.
O micelio nao digere totalmente a vermiculita, e expele um xixi mesmo amarelado com LEVE cheiro de suor.
se for vermelho CARMIM, cuidado eh a pior praga que pode pegar no micelio.
(lipstick muld)
o lipstick pode contaminar rapidamente todos seus cultivos se for aberto em terrario, e chega a comer cogumelos que ja estao se desenvolvendo.

Morta, isso apareceu com 90 % de colonização. Ele aparece bem na borda no micelio quase se juntando com o vizinho. É meio marrom, não é amarelo nem vermelho. Deve ser mijo mesmo, vou esperar mais alguns dias. :eek:

Upvote 0
Galera, aniversariei meus bolos hoje. Acho que o que pensei em estar contaminado não deva ser contaminação mesmo. Segue nova foto dele.

Abraço
SP_A0251.jpg

Upvote 0
Bem estranho essa área diferenciada no bolo.

Você colocou-o no terrário também?

Upvote 0
Back