Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Micélio mofado? 🤔

Seu micélio aparentemente está saudável.
Essa esponja que vem aparecendo por cima, se não me engano, é falta de troca gasosa. Como está o seu terrário?

Água oxigenada pode ser usada pra combater cobweb (<clica ai pra ver as fotos),não me parece ser o seu caso. Cobweb é meio cinza, cresce numa velocidade absurda por cima do bolo, se espalha e parece uma teia de aranha.
Cobweb, no entanto, vai se aproveitar se a troca gasosa for insuficiente, então se for esse o caso do seu terrário é melhor corrigir.
 
Paz irmão filho de Gaia!
Então, tava lendo o artigo sobre contaminantes mais comuns e perece ser mesmo algo a ver com umidade em excesso ou troca gasosa insuficiente, ou os dois. Aí fiz isso agora a pouco;
IMG_20200220_215718.jpg
aumentei os furos laterais consideravelmente , liberei uma abertura na tampa, e tapei os furos com microporosa.
Além disso diminui a intensidade do borbulhador para diminuir a umidade que estava muito mesmo.

Agora esperar e ver os resultados.
Muito obrigado irmão. 🤜🤛
Não usei a água pois não tinha certeza e medo de prejudicar os bolos ...
Estava pensando em tirar a água do fundo e deixar só a argila...
Mas acho melhor esperar os resultados , apesar disso , como disse , os micélios parecem saudaveis.
 
Última edição:
Estava pensando em tirar a água do fundo e deixar só a argila...
A função da argila é evaporar a água, deixar só argila não tem sentido..
Eu já cultivei fazendo o contrário, tirando a argila e deixando só o borbulhador e uma lamina de água no fundo do terrário.
Hoje em dia prefiro tirar o borbulhador pois eles não são muito eficientes, colocar argila e abrir o máximo de buracos possível, enquanto ainda manter a umidade. Ar fresco é um dos principais gatilhos de pinagem e esse fator deve ser priorizado (em equilíbrio com boa umidade): Reiniciando o Início

Cada terrário é um quebra cabeça diferente, você terá que ir ajustando de acordo com a sua realidade.
Se você está tranquilo com a umidade, cogite aumentar ainda mais os furos para circulação de ar, faça isso aos poucos para ir acompanhando. Meu terrário atual é pequeno, cabe uma marmita grande daquelas de 1l e provavelmente tem tanta troca gasosa quanto o seu, eu ainda abro e ventilo manualmente quando possível.

Cogumelos amam ar fresco e umidade.
 
Você está abanando ele pra trocar o ar ?

Tem q pegar a tampa, e abanar mesmo pra botar ai ar fresco em contato com o bolo, umas 2x por dia pelo menos.
 
Back
Top