Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático Micélio invasor?

Diário de cultivo problemático.
Prezados entusiastas em micologia enteógena, estou com uma problemas na frutificação de um bolo pf tek e um casing

O bolo 100% colonizado foi feito com substrato de arroz integral moído e vermiculita, e o casing de fibra de côco e vermiculita.

Ambos foram inoculados grão a grão, de origem complicada, já que consegui a semente de um bolo inoculado com esporos de Vale do Chopin e Golden Teacher que haviam sido contaminado em parte.


O bolo está no terrário em volta de umas quatro semanas, já o casing em torno de uma semana, entretanto nada de pins brotarem.


A umidade sempre 99%, e a temperatura variando de 22°C e 26°C, tenho uma lâmpada LED ligada 12 horas, e um ventilador 12 volts, fora do terrário, ligado eventualmente.

O terrário é feito em caixa de plástico com aberturas nas duas laterais, cobertas por filtro de aspirador de pó. Já utilizado em outros cultivos registrados aqui no fórum.

Há severa proliferação de cobweb, quiz que estou tratando com água oxigenada borrifada direto sobre o bolo e o casing. E aparentemente se nenhum sinal de contaminação, apenas alguns pontos de excreção do micélio no casing.
 

Anexos

  • 20190330_191425.jpg
    20190330_191425.jpg
    2.7 MB · Visualizações: 28
  • 20190323_125220.jpg
    20190323_125220.jpg
    1 MB · Visualizações: 27
  • 20190330_211757.jpg
    20190330_211757.jpg
    2.4 MB · Visualizações: 22
  • 20190330_211739.jpg
    20190330_211739.jpg
    1.7 MB · Visualizações: 21
Qual o procedimento de troca de ar? Tenta aumentar a troca de ar sem crucificar a umidade, mantendo por volta de 95% ta ótimo para criação dos nós hifais, eles adora ar fresco ;)

Faz a ventilação como recomendada para evaporação do CO2, as aberturas na laterais não é suficiente para remoção de CO2 acumulado.
 
Se é mesmo cobweb, nessa fase, a tendência é que o cultivo se perca.
Valeu pela colaboração @Ecuador porque o cobweb seria um problema tão grave nessa fase?

Qual o procedimento de troca de ar? Tenta aumentar a troca de ar sem crucificar a umidade, mantendo por volta de 95% ta ótimo para criação dos nós hifais, eles adora ar fresco ;)

Faz a ventilação como recomendada para evaporação do CO2, as aberturas na laterais não é suficiente para remoção de CO2 acumulado.
Salve @gldtn interessante questionamento, a ideia da circulação de ar está sendo feita com esse ventilador 12v que liga junto com a luz; 12hs ligado por dia.

Ele está numa das aberturas cobertas com filtro de aspirador de pó, daí pensei que com isso a troca de ar podia ser boa. Sem alterar a umidade, que segue 99%, por mais que tente ela se mantém elevada.

Aqui @gldtn umas fotos de como está o ventilador USB:
 

Anexos

  • 20190331_185306.jpg
    20190331_185306.jpg
    2 MB · Visualizações: 5
  • 20190331_185317.jpg
    20190331_185317.jpg
    832.8 KB · Visualizações: 5
..a ideia da circulação de ar está sendo feita com esse ventilador 12v que liga junto com a luz; 12hs ligado por dia..

Desculpa, não tinha ficado claro pra mim no primeiro post. Você liga ele junto com a luz e deixa ligado 12HS por dia?

Sem alterar a umidade, que segue 99%, por mais que tente ela se mantém elevada.

Se o ventilador esta ficando ligado 12HS por dia e sua umidade ainda segue 99%.. o seu higrômetro com certeza não estar funcionando ou não estar calibrado. Seria bom ter um higrômetro analógico para tirar essa dúvida.

Já tive um terrário similar a esse. Porem era um ventilador desses de computador mesmo.. se me lembro bem, ligava o ventilador a cada 4 ou 6 horas junto com o umidificador, deixando ligado por 1 minuto + ou - (Não leva esses numeros em consideração).

ventilador_de_cpu.jpg

Veja aqui um trecho do post do @Ankardo sobre higrômetros..

Depois estava lendo no site do RogerRabbit e tem uma nota dele dizendo para não gastar dinheiro com higrômetros digitais e para comprar um higrômetro analógico de charutos e que tem que calibrar toda semana para que ele meça certo.
 
Última edição:
porque o cobweb seria um problema tão grave nessa fase?


Porquê é o início. E não produziu nada ainda.

Bolos velhos, com o micélio estagnado, costumam ser alvos mais fáceis para contaminantes. Mas quando acontece em cultivos novos sempre é pior.
 
Porquê é o início. E não produziu nada ainda.

Bolos velhos, com o micélio estagnado, costumam ser alvos mais fáceis para contaminantes. Mas quando acontece em cultivos novos sempre é pior.
Uhmm ótima explicação para o que estou vivenciando. Dar mais uma semana, se não pinar nada eu jogo tudo fora. Tenho mais grãos colonizados na geladeira, e substrato pronto para a esterelização.

Para evitar o cobweb na largada as chaves seriam a umidade e a troca de ar, pelo que estou compreendendo. Existe uma predisposição maior do bolo pf ou do casing dar menos ou mais esse tipo de problema?

Desculpa, não tinha ficado claro pra mim no primeiro post. Você liga ele junto com a luz e deixa ligado 12HS por dia?



Se o ventilador esta ficando ligado 12HS por dia e sua umidade ainda segue 99%.. o seu higrômetro com certeza não estar funcionando ou não estar calibrado. Seria bom ter um higrômetro analógico para tirar essa dúvida.

Já tive um terrário similar a esse. Porem era um ventilador desses de computador mesmo.. se me lembro bem, ligava o ventilador a cada 4 ou 6 horas junto com o umidificador, deixando ligado por 1 minuto + ou - (Não leva esses numeros em consideração).

View attachment 106142

Veja aqui um trecho do post do @Ankardo sobre higrômetros..
Pois é @gldtn, o higrômetro que eu utilizo ele faz a medição na parte superior do terrário, em quanto o ventilador está situado na parte inferior. Talvez essa disposição possa ser um motivo da alta umidade, além da imprecisão deste equipamento simples que estou utilizando.

Faz poucos dias que automatizei a luz e o ventilador em um timer, já que eu estava verificando quase diariamente o cultivo, sem nenhum avanço positivo. Como eu falei é o @Ecuador darei mais uma semana para este bolo e casing frutificar em , se não tiver sucesso iniciarei colonização de novos copos.
 
Back
Top