Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Micélio ausente em milho de pipoca.

Al-C

Decontaminating
Membro Ativo
02/10/2011
233
85
45
https://t.me/pump_upp
E aí pessoal,
Estou abrindo esse tópico pra tentar descobrir onde estou errando nas minhas tentativas com milho de pipoca e registrar o possível erro pra que outras pessoas consigam identificá-lo caso estejam cometendo o mesmo erro.

Vamos lá. Eu estava com um carimbo de tksss velho e não estava conseguindo mais fazer seringa de esporos para bolo pf com ele. Então estudei CL e consegui obter uma cultura líquida saudável, na segunda tentativa.

Daí parti para o estudo dos cultivos com substrato de milho de pipoca. O procedimento que fiz foi exatamente o seguinte:

-Separei dois potes de pepino em conserva (500ml) e preenchi os dois na capacidade de 75% cada pote com milho de pipoca.
-Deixei 24hs de molho em água mineral com 10 gotas de hipoclorito de sódio.
-Enxaguei 3 vezes com água mineral.
-Deixei 4hs de molho em giz de professor (sulfato de cálcio hepta-hidratado), para regular o ph.
-Enxaguei 3 vezes com água mineral.
-Mais uma hora na panela de pressão, com água mineral também.
-Deixei esfriar dentro da panela e mais ou menos 12hs depois inoculei com 2 mls cada pote.
-Incubadora a 27C desde então.

Fiz esse processo dia 22 de setembro e até agora nada de micélio. Gostaria da opinião de vocês, no que acham que deve estar errado. Essa é a segunda tentativa exatamente com os mesmos passos e nada.
Poderia o ph ainda estar muito ácido?
 
Última edição:
Estou abrindo esse tópico pra tentar descobrir onde estou errando nas minhas tentativas com milho de pipoca

Sempre é bom iniciar com bolos PF, mesmo tendo CL

Vamos lá. Eu estava com um carimbo de tksss velho e não estava conseguindo mais fazer seringa de esporos para bolo pf com ele. Então estudei CL e consegui obter uma cultura líquida saudável, na segunda tentativa.

Se voce conseguiu micélio é de supor que o carimbo continha esporos vivos.

-Separei dois potes de pepino em conserva (500ml) e preenchi os dois na capacidade de 75% cada pote com milho de pipoca.
-Deixei 24hs de molho em água mineral com 10 gotas de hipoclorito de sódio.
-Enxaguei 3 vezes com água mineral.
-Deixei 4hs de molho em giz de professor (sulfato de cálcio hepta-hidratado), para regular o ph.
-Enxaguei 3 vezes com água mineral.

Até aqui o milho não foi cozido, não é isso ?


-Mais uma hora na panela de pressão, com água mineral também.

Estou confuso:
Voce encheu os potes com o milho e esterilizou na panela de pressão, enchendo-a com água mineral ?
ou
Encheu os pote com grãos e água mineral e colocou na panela de pressão para esterilizar ?

Não vi nenhum passo de cozimento do milho, levar o milho sem um pre cozimento para esterilizaçao não amolecerá o grão.

O que suponho é que o grão não está macio o suficiente para o micélio colonizar.

Está receita de hipoclorito e cal é ultrapassada, várias vezes já citei, mas não sei porque o pessoal insiste nela.
Leia aqui como preparar o milho de pipoca:
https://teonanacatl.org/threads/milho-de-pipoca-problema-e-solução.1237/page-4
post#61
 
Última edição por um moderador:
Upvote 0
Está receita de hipoclorito e cal é ultrapassada, várias vezes já citei, mas não sei porque o pessoal insiste nela.


Sugiro que você coloque um aviso desses no tópico original, @Mauricio.
 
Upvote 0
Até aqui o milho não foi cozido, não é isso ?


Esqueci desse detalhe, fiz um pré cozimento de meia hora já com o hipoclorito com o intuito de penetrar no grão.

Estou confuso:
Voce encheu os potes com o milho e esterilizou na panela de pressão, enchendo-a com água mineral ?
ou
Encheu os pote com grãos e água mineral e colocou na panela de pressão para esterilizar ?

Não, enchi os potes com o grão úmido, somente do molho e pré-cozimento e água mineral na panela de pressão.

Não vi nenhum passo de cozimento do milho, levar o milho sem um pre cozimento para esterilizaçao não amolecerá o grão.

O que suponho é que o grão não está macio o suficiente para o micélio colonizar.

Está receita de hipoclorito e cal é ultrapassada, várias vezes já citei, mas não sei porque o pessoal insiste nela.
Leia aqui como preparar o milho de pipoca:
https://teonanacatl.org/threads/milho-de-pipoca-problema-e-solução.1237/page-4
post#61
Opa! Tamo aí pra errar e aprender. Obrigado!
 
Última edição por um moderador:
Upvote 0
E aí pessoal,
Estou abrindo esse tópico pra tentar descobrir onde estou errando nas minhas tentativas com milho de pipoca e registrar o possível erro pra que outras pessoas consigam identificá-lo caso estejam cometendo o mesmo erro.

Vamos lá. Eu estava com um carimbo de tksss velho e não estava conseguindo mais fazer seringa de esporos para bolo pf com ele. Então estudei CL e consegui obter uma cultura líquida saudável, na segunda tentativa.

Ótima informação. Pretendo começar tanto com CL quanto com milho recentemente e mesmo ainda não tendo estudado sobre os passos adequados, já sei o que (não) fazer! :D
Mas uma dúvida, você sabe dizer qual passo você fez errado no primeiro "erro" da CL? Ou mesmo fazendo todos os passo, a germinação dos esporos não é garantida? Meu carimbo não é tão velho, tem uns 6-8 meses.
 
Upvote 0
você sabe dizer qual passo você fez errado no primeiro "erro" da CL?

É certo que se aprende mais com os fracassos do que com as conquistas, mas as vezes tudo é questão de um detalhe, e como a definição é clara "pormenor, particularidade, minúcia" fica difícil esclarecer.
Pode ser o açúcar ou água inadequados, o pote com vestígios de cloro, esterilização prolongada, esporos velhos etc

Ou mesmo fazendo todos os passo, a germinação dos esporos não é garantida?

Sim, mesmo tudo na risca e não sai, isso é interessante.

Meu carimbo não é tão velho, tem uns 6-8 meses.

Tá no prazo de utilizável.


Tire suas dúvidas aqui:

https://teonanacatl.org/threads/eu-quero-saber.5930/page-78#post-137203
 
Upvote 0
Então estudei CL e consegui obter uma cultura líquida saudável, na segunda tentativa.
Será mesmo que essa cultura líquida ai está saudável? Eu já fiz uma CL e aparentemente estava saudável, mas junto com o micélio germinou outros contaminantes. Pode estar ai um possível detalhe.
 
Upvote 0
Mas uma dúvida, você sabe dizer qual passo você fez errado no primeiro "erro" da CL? Ou mesmo fazendo todos os passo, a germinação dos esporos não é garantida? Meu carimbo não é tão velho, tem uns 6-8 meses.

Foi um erro simples, mas fatal para os esporos. Na casa dos meus pais tem uma fonte de água que foi encanada dentro do quintal que é "quase" mineral. Na analise aparece um traço de cloro muito pequeno em relação a água da torneira, que provavelmente o lençol freático todo deva estar contaminado com a água da CASAN. Usei essa água nas duas primeiras CL's . Gerou um micélio fraco e pouco rizomorfo, apesar de não ter contaminado. Repliquei esse micélio em água mineral comprada, mas não melhorou nada.
Então a regra é clara Arnaldo, usa água mineral comercial mesmo porque não tem erro. Foi o típico erro desnecessário na base do achismo.
Na segunda tentativa usei água mineral comprada, o mesmo carimbo e deu certo.
Errei por achar que daria certo e não por falta de informação. No caso do substrato de milho, errei por não ter assimilado a informação mais atualizada como certa e optei por um método ultrapassado, mas funcional também, que acabei errando não tendo cozido suficientemente o milho.
Quanto a garantia da germinação, seguindo à risca o protocolo, só vai depender de um carimbo viável. E do tempo útil de um carimbo, já li aqui no fórum, mas não me pergunte onde, que carimbos de 20 anos foram eficientes quando hidratados corretamente. Mas não sei mais detalhes disso. Sei que quanto mais velho for o carimbo, mais tempo leva pra hidratar. E deve-se acondicionar da melhor maneira possível. Eu guardo em ziplock, passado régua para tirar todo o ar e coloco no meio de um livro. Boa sorte. (Espero ter sido claro, tive que parar 1000 vezes enquanto escrevia essa msg :eek:)

@F.J.P. , aparentemente sim, mas como não germinaram os potes de milho, ainda não tenho certeza. Contaminação visível nos grãos não houve e os que descartei, quando abertos tinham cheiro de micélio saudável. Mas não posso afirmar que sim, por inexperiência.
 
Última edição:
Upvote 0
é sempre bom garantir usando os elementos mais "limpos" possíveis, água mineral de copinho é excelente! e dextrose para CL, fica mais fácil de visualizar o processo e me parece que é mais assimilável que o açúcar.
boa sorte ai! :)
Com certeza! Matéria prima de qualidade é básico, se improvisar dá problema. É que nem usar álcool de mercado como combustível de carro :LOL:. Ainda não encontrei dextrose aqui no fim do mundo e to usando Yoki. Valeu e pra vc tbm!;)
 
Upvote 0
Com certeza! Matéria prima de qualidade é básico, se improvisar dá problema. É que nem usar álcool de mercado como combustível de carro :LOL:. Ainda não encontrei dextrose aqui no fim do mundo e to usando Yoki. Valeu e pra vc tbm!;)
humm yoki me lembra sorvete!:fome: é isso ai! alcool de mercado estraga até tanque de bebado...kkkk
sucesso meu irmão!
 
Upvote 0
humm yoki me lembra sorvete!:fome: é isso ai! alcool de mercado estraga até tanque de bebado...kkkk
sucesso meu irmão!
Haha, se a Yoki lançar uma linha de vermiculita, vou pedir patrocínio pros meus cultivos. A pipoca e a glicose geralmente compro da Yoki, só falta a vermiculita :D. Plim-Plim!
 
Upvote 0
Tenta abrir uns furos nos potes de milho e colocar micropore! Depois de um mes sem crescer nada, fiz isso e a partir dai colonizou quase 100% em uma semana, sem mudar nenhum outro parâmetro! Agora isso vai ser padrão nos meus cultivos, isso e colocar uma camada de areia/vermiculita no fundo do pote, pois os que eu não fiz isso colonizaram o pote inteiro, menos o fundo que ficou com um líquido viscoso amarelado que saiu do milho. Assim mesmo que eu erro um pouco (UM POUCO) na secagem do milho, a vermiculita/areia seca vai absorver o excesso, em vez de escorrer e ficar acumulado no fundo.
 
Upvote 0
Tenta abrir uns furos nos potes de milho e colocar micropore! Depois de um mes sem crescer nada, fiz isso e a partir dai colonizou quase 100% em uma semana, sem mudar nenhum outro parâmetro! Agora isso vai ser padrão nos meus cultivos, isso e colocar uma camada de areia/vermiculita no fundo do pote, pois os que eu não fiz isso colonizaram o pote inteiro, menos o fundo que ficou com um líquido viscoso amarelado que saiu do milho. Assim mesmo que eu erro um pouco (UM POUCO) na secagem do milho, a vermiculita/areia seca vai absorver o excesso, em vez de escorrer e ficar acumulado no fundo.

Obrigado @Tana , farei isso e lhe conto o resultado.
 
Upvote 0
Back
Top