Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Micélio amarelado.

Math

Primórdia
Membro Ativo
12/02/2012
49
31
41
Olá pessoal,

Não tirei fotos ainda, mas o caso é o seguinte: Tenho vários potes feitos, cada um numa época diferente. Dois em especial já têm mais de 2 meses de colonização e até agora não fecharam os copos. Falta somente o fundo. Um está mais adiantado que o outro. Mas ambos, possuem manchas amareladas neles, como se fosse um líquido preso na parede do micélio.

Reparei que a lentidão deles ocorreu devido a compactação do substrato. Outros dois potes que fiz mais "aerado", em 1 mês já está em fase final de colonização. Devo aniversariar um deles em uma semana, no máximo.

A questão é, esses dois atrasados, o que devo fazer? Esperar eles terminarem de colonizar o copo ou aniversariar já?

Será que há risco de perder esses potes por ficarem "velhos" demais?
 
Olá pessoal,

Não tirei fotos ainda, mas o caso é o seguinte: Tenho vários potes feitos, cada um numa época diferente. Dois em especial já têm mais de 2 meses de colonização e até agora não fecharam os copos. Falta somente o fundo. Um está mais adiantado que o outro. Mas ambos, possuem manchas amareladas neles, como se fosse um líquido preso na parede do micélio.

Reparei que a lentidão deles ocorreu devido a compactação do substrato. Outros dois potes que fiz mais "aerado", em 1 mês já está em fase final de colonização. Devo aniversariar um deles em uma semana, no máximo.

A questão é, esses dois atrasados, o que devo fazer? Esperar eles terminarem de colonizar o copo ou aniversariar já?

Será que há risco de perder esses potes por ficarem "velhos" demais?

Já tive problemas com essa contaminação. a urina do micélio. hahahahaha eu descartei o copo com a mesma, em um vaso de plantas... até agora nenhum sinal no vaso... :)
 
Upvote 0
Já tive problemas com essa contaminação. a urina do micélio. hahahahaha eu descartei o copo com a mesma, em um vaso de plantas... até agora nenhum sinal no vaso... :)

É contaminação ou processo natural do micélio? Pelo que vi no Fórum, é só secreção. Confere?
 
Upvote 0
Math

https://teonanacatl.org/wiki/excremento-micelial/

O excremento é teoricamente uma reacao do micelio encontra contaminantes, nao se trata de uma contaminacao e sim provavelmente uma reacao a mesma ainda que nao se sabe exatamente qual a funcao desse excremento.

Mas só porque o micelio apresent ao excremento nao quer dizer que ele nao vai frutificar.
 
Upvote 0
É contaminação ou processo natural do micélio? Pelo que vi no Fórum, é só secreção. Confere?

Não achei nada que descrevesse como ´´contaminação´´ mais descartei por receio de contaminar os outro copos. acredito que seja alguma ´´reação´´ do micélio, a alguma determinada influência.
 
Upvote 0
Olá pessoal,

Não tirei fotos ainda, mas o caso é o seguinte: Tenho vários potes feitos, cada um numa época diferente. Dois em especial já têm mais de 2 meses de colonização e até agora não fecharam os copos. Falta somente o fundo. Um está mais adiantado que o outro. Mas ambos, possuem manchas amareladas neles, como se fosse um líquido preso na parede do micélio.

Reparei que a lentidão deles ocorreu devido a compactação do substrato. Outros dois potes que fiz mais "aerado", em 1 mês já está em fase final de colonização. Devo aniversariar um deles em uma semana, no máximo.

A questão é, esses dois atrasados, o que devo fazer? Esperar eles terminarem de colonizar o copo ou aniversariar já?

Será que há risco de perder esses potes por ficarem "velhos" demais?

Não vá colocar esses bolos no terrário, como o micélio não conseguiu colonizar todo o substrato, no momento que tiver contato com o exterior vai perder para contaminates fácil fácil e arriscar a contaminar os que estiverem próximos.

Se dentro do copo tiver um líquido amarelo se formando ou já formado, esse líquido são resíduos metabólicos que o mesmo secreta em resposta ao "stress", normalmente causado por uma competição contra bactérias ou mofo. Um substrato incubado por muito tempo e temperaturas muito altas também contribuem para ocasionar esse processo. Lembrando se for líquido, se aparentar uma forma seca, é bem certo que sejam contaminantes.

E se colonizar o copo 100% deixe mesmo assim separado dos demais bolos, em observação, porque em síntese, algo já não andou muito bem na colonização.
 
Upvote 0
Tenho vários potes feitos, cada um numa época diferente. Dois em especial já têm mais de 2 meses de colonização e até agora não fecharam os copos. Falta somente o fundo. Um está mais adiantado que o outro.


Já experimentou ou pensou em abrir buracos na tampa para oxigenação? Pode ser o impulso que falta para completar a colonização.

Tampe os buracos com lã acrílica, filtro de café ou outro material filtrante, é claro.
 
Upvote 0
Valeu pelas dicas e comentários pessoal.

O clima deu uma caída de temperatura por aqui (centro-oeste), isso vai interferir na velocidade de colonização também, né? Percebi que o bolo que estava mais rápido deu uma estacionada e não conseguiu fechar tudo no tempo que imaginei.

Um dos copos que estão amarelos, está com essa secreção apenas na parte de baixo, na parte de cima, perto do topo, está branco branco, até muito bonito... mas ainda falta terminar a colonização.

Segue uma foto.

MICÉLIO.jpg
 
Upvote 0
Creiu q essa excremento seja um meiu de defesa do micelio contra o contaminante criando uma barrera
pra q não tenha contato com o tal invasor tipo bloqueia a propagação do mesmo conferi.
 
Upvote 0
Olá Pessoal.

Contra tudo e todos, resolvi colocar o bolo amarelado da foto no terrário junto com o primeiro bolo sadio da temporada que já estava no terrário fazia uma semana.

Bom, o bolo amarelado está com um cheiro diferente, mas não é desagradável. Se o amarelo for xixi mesmo, como falaram, imagino que o cheiro seja devido a isso.

No entanto, o primeiro bolo (o saudável), após quase 20 dias de terrário, não demonstra nem um tipo de avanço para frutificar. Acho que é o calor.

Estou no centro-oeste e aqui tá muito quente e seco, algo entorno de 40 graus e umidade do ar em 10%. Passei a colocar uma garrafa de gelo no terrário pra ver se ajuda.

A dúvida é: com esse calor, dificilmente conseguirei fazer os micélios frutificarem, né?

Tenho ainda mais 3 copos em processo, mas estão muito lentos e começaram a amarelar também (acho que o processo de amarelação ocorre por conta do calor e a lerdeza no desenvolvimento da colonização do micélio).

Com esse calor, posso desistir de tentar algo por agora. O que acham?

Valeu galera!
 
Upvote 0
Olá Pessoal.

Contra tudo e todos, resolvi colocar o bolo amarelado da foto no terrário junto com o primeiro bolo sadio da temporada que já estava no terrário fazia uma semana.

Bom, o bolo amarelado está com um cheiro diferente, mas não é desagradável. Se o amarelo for xixi mesmo, como falaram, imagino que o cheiro seja devido a isso.

No entanto, o primeiro bolo (o saudável), após quase 20 dias de terrário, não demonstra nem um tipo de avanço para frutificar. Acho que é o calor.

Estou no centro-oeste e aqui tá muito quente e seco, algo entorno de 40 graus e umidade do ar em 10%. Passei a colocar uma garrafa de gelo no terrário pra ver se ajuda.

A dúvida é: com esse calor, dificilmente conseguirei fazer os micélios frutificarem, né?

Tenho ainda mais 3 copos em processo, mas estão muito lentos e começaram a amarelar também (acho que o processo de amarelação ocorre por conta do calor e a lerdeza no desenvolvimento da colonização do micélio).

Com esse calor, posso desistir de tentar algo por agora. O que acham?

Valeu galera!

Se o calor ai é forte demais, vai ter que montar terrários especiais, ou ter um quarto específico para cultivo de fungos.
https://teonanacatl.org/forums/terrários.30/
nessas condições ai: 40 graus e umidade do ar em 10%. não nasce fungo não.
 
Upvote 0
Back
Top