Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Micélio - 5 semanas de incubação não é demais?

Zoint

Hifa
Membro Ativo
13/06/2016
52
8
53
Lisboa
Mestres,

Saudações do cantinho português!

Preciso de aconselhamento.

Tenho em incubadora Albino B+.

Inoculei já fez 5 semanas. Tenho um termostato com aquecedor dentro de uma garrafa de vidro e tenho tido uma temperatura permanente de 26 graus.

Não sei...parece-me que com estas condições e por esta altura já deveria estar mais desenvolvido não?

Envio foto.

Grato pelos conselhos.

20161011_211707.jpg
 
Última edição por um moderador:
Opa, boas amigo da terra colonizadora! Como andas?

Não acho que 5 semanas seja demais não.

-Se você colocar muita farinha ( o pó atrapalha a colonização, é melhor colocar flocos),

-Pode ter errado na água ( lembra nesse caso menos sempre é mais, mais seco é melhor que molhado, e se ficar seco demais, vc faz um dunk no aniversario),

-Variações brusca de temperatura

-Esporos velhos costumam colonizar mais devagar tb...

Pode ser muitas coisas.... mas já tive uns bolos PF malditos que demoraram uns 3 meses no verão brasileiro ( estavam até com bastantes pontos de excreção micelial).

Fica tranquilo, olhando seu copo até me parece que tem água demais. Foco, fé e disciplina que dará tudo certo, a alma do cultivador é aprender a ser paciente.

Tudo tem o seu tempo.

Abcs!

Editado:

-O que você colocou para reter umidade e arear o bolo, colocou vermiculita ?
-Me parece um pouco compactado, vc apertou o substrato quando colocou nos copos?
 
Última edição:
Upvote 0
Editado:
-O que você colocou para reter umidade e arear o bolo, colocou vermiculita ?
-Me parece um pouco compactado, vc apertou o substrato quando colocou nos copos?

Eu iria dizer isto mesmo... Parece estar bem compactado. Compactação = Estagnação. A equação é essa, não há como fugir.

Mas com a imagem não dá pra ter certeza se o problema é compactação. Nos esclareça qual substrato usou, e em qual proporção.

PS.: Tópico movido para a categoria correta.
 
Upvote 0
Opa, boas amigo da terra colonizadora! Como andas?

Não acho que 5 semanas seja demais não.

-Se você colocar muita farinha ( o pó atrapalha a colonização, é melhor colocar flocos),

-Pode ter errado na água ( lembra nesse caso menos sempre é mais, mais seco é melhor que molhado, e se ficar seco demais, vc faz um dunk no aniversario),

-Variações brusca de temperatura

-Esporos velhos costumam colonizar mais devagar tb...

Pode ser muitas coisas.... mas já tive uns bolos PF malditos que demoraram uns 3 meses no verão brasileiro ( estavam até com bastantes pontos de excreção micelial).

Fica tranquilo, olhando seu copo até me parece que tem água demais. Foco, fé e disciplina que dará tudo certo, a alma do cultivador é aprender a ser paciente.

Tudo tem o seu tempo.

Abcs!

Editado:

-O que você colocou para reter umidade e arear o bolo, colocou vermiculita ?

-Me parece um pouco compactado, vc apertou o substrato quando colocou nos copos?

Obrigado Koda!

Tudo maravilhoso. Grato pela vida. Simplesmente grato pela vida...

Em relação à tua pergunta desta vez tenho vermiculita com arroz integral sem compactar.

Estou a pensar adquirir novo termostato dentro de garrafa de água (garrafa de vidro) para fazer subir a temp8para 28/29 graus. Talvez ajude esta ligeira subida.

Mas já percebi que não deve haver nada errado.

Modo paciência ativado...

Obrigado Koda.

Vou deixando informação.

Eu iria dizer isto mesmo... Parece estar bem compactado. Compactação = Estagnação. A equação é essa, não há como fugir.
Mas com a imagem não dá pra ter certeza se o problema é compactação. Nos esclareça qual substrato usou, e em qual proporção.

PS.: Tópico movido para a categoria correta.

PsychoEvie, olá.

Obrigado pela tua opinião antes de mais.

Utilizei a proporção 1.5 arroz integral + 2 água + 4 vermiculita.
 
Última edição por um moderador:
Upvote 0
@Zoint Como vai?
Para o meu cultivo eu também comprei termostato e uma caixa de isopor. No entanto, durante meu cultivo me falaram que não era necessário, fiz o teste e, realmente, não é necessário ter um termostato, nem mesmo manter os copos na escuridão, basta evitar a luz direta do sol nos recipientes.

O seu bolo parece realmente estar compactado na parte inferior, provavelmente você notou um baixo crescimento do micélio em direção a esta parte, não? Isto se dá pela Lei de Newton: "Dois corpos não podem ocupar o mesmo lugar no espaço ao mesmo tempo", o que resulta na necessidade do micélio "abrir caminho" antes de colonizar esta parte. Para evitar esse tipo de compactação eu fazia o seguinte: após colocar toda a mistura no copo, eu esperava a água assentar (~2min) e a escorria, só então fechava e realizava a esterilização.

Tente utilizar a fórmula 2:1:1 (Vermiculita:arroz:água).

Se você tiver paciência, espere a completa colonização, se não, dê mais um tempo e quando notar uma maior estagnação abra o copo e retire quaisquer parte não colonizada antes de colocá-lo na estufa. AINDA NÃO PARECE ESTAR BOM PARA FAZER ISSO!!! AS CHANCES DE CONTAMINAÇÃO SÃO MAIORES!!!
 
Upvote 0
@Zoint Como vai?
Para o meu cultivo eu também comprei termostato e uma caixa de isopor. No entanto, durante meu cultivo me falaram que não era necessário, fiz o teste e, realmente, não é necessário ter um termostato, nem mesmo manter os copos na escuridão, basta evitar a luz direta do sol nos recipientes.

O seu bolo parece realmente estar compactado na parte inferior, provavelmente você notou um baixo crescimento do micélio em direção a esta parte, não? Isto se dá pela Lei de Newton: "Dois corpos não podem ocupar o mesmo lugar no espaço ao mesmo tempo", o que resulta na necessidade do micélio "abrir caminho" antes de colonizar esta parte. Para evitar esse tipo de compactação eu fazia o seguinte: após colocar toda a mistura no copo, eu esperava a água assentar (~2min) e a escorria, só então fechava e realizava a esterilização.

Tente utilizar a fórmula 2:1:1 (Vermiculita:arroz:água).

Se você tiver paciência, espere a completa colonização, se não, dê mais um tempo e quando notar uma maior estagnação abra o copo e retire quaisquer parte não colonizada antes de colocá-lo na estufa. AINDA NÃO PARECE ESTAR BOM PARA FAZER ISSO!!! AS CHANCES DE CONTAMINAÇÃO SÃO MAIORES!!!
Valeu Zen.

Excelente informação, que vou levar em conta.

Grato.
 
Última edição por um moderador:
Upvote 0
Olá Pessoal!

Estou com 6 bolos com 40 dias de incubação. Dois copos tem 1cm no fundo sem colonizar. Os outros quatros olhando pelo fundo do copo ainda não esta totalmente branco. Esta sem sinal de contaminação. Devo esperar mais um pouco, ou devo colocar pra frutificar?

Abraços e obrigado!
 
Upvote 0
Olá Pessoal!

Estou com 6 bolos com 40 dias de incubação. Dois copos tem 1cm no fundo sem colonizar. Os outros quatros olhando pelo fundo do copo ainda não esta totalmente branco. Esta sem sinal de contaminação. Devo esperar mais um pouco, ou devo colocar pra frutificar?

Abraços e obrigado!

Só coloque pra frutificar no mínimo uma semana depois de aparentemente todo o substrato ter sido colonizado pelo micélio.
 
Upvote 0
Back
Top