Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático Mex Dutch King - Segundus Cultivus

Diário de cultivo problemático.
Saudações CeeMianos...

Ontem (23/08/08) começamos nosso segundo cultivo.
Para este começo estamos utilizando informações obtidas em um site de cultura líquida. (Acesse aqui)

Para a preparação da seringa para a cultura líquida, utilizamos os seguintes materiais:

- Glovebox
- 1 seringa de 20ml (com agulha)
- Carimbo de esporos
- Pote de água com mel esterelizado, seguindo orientações do site de cultura líquida no começo do diário.

Após o preparo do pote de água com mel, fizemos o seguinte:

- Esterelizamos o ambiente utilizando bactericida (ex.: Lysoform, Lysol, etc);
- Esterelizamos e limpamos a glovebox utilizando um pedaço de papel toalha e o bactericida.
- Deixamos os materiais no interior da glovebox e a fechamos.
- Na glovebox, raspamos os esporos e misturamos com um pouco de água fervida para preparar a seringa.
- Depois, puxamos a água com os esporos e misturamos bastante com a água no copo, para quebrar ao máximo os clusters formados pelo carimbo.
- Em seguida, utilizando a seringa, injetamos a água com esporos do copo para o pote de água com mel.
- Mexemos um pouco o pote para misturar a água com mel e os esporos, como pede o site de cultura líquida, e guardamos agora em um local escuro e quente para aguardar a colonização.

Agora, um pouco de amor e boas vibrações para a colonização crecer feliz... :D
 
A técnica de cultura liquida pode trazer resultados muito bons, mas tem que tomar cuidado. Ela pode contaminar e não apresentar sinais de contaminação, o contaminante fica oculto até a hora da inoculação dos bolos. Aconteceu isso aqui várias vezes.

O mais importante para a cultura liquida parece ser a tampa, não pode conter furos simples que nem nos bolos, pois quase sempre acaba entrando alguma coisa. Ela tem que estar totalmente selada, alguns dizem que se virar o pote não pode cair nada de água.

Alias a glovebox não é tão limpa quanto se pensa, fiz testes com placas de petri aqui e achei vários contaminantes mesmo após várias passadas de lisol durante horas. Ela é usada somente para reduzir o número de contaminantes a um nível aceitável.

http://archives.mycotopia.net/discus/messages/5/2558.html?1108528324

Parte sobre cultura liquida do antigo Mycotopia.

http://forums.mycotopia.net/liquid-...rose-q/23272-dank-ass-liquid-culture-tek.html

Tek sobre cultura liquida.

http://forums.mycotopia.net/jars-ba...1247-fahts-self-healing-lids-bag-patches.html

Tek de tampas do Fahtster.

Ele usa tyvek para aumentar a oxigenação mas a idéia básica é usar silicone de aquário nos buracos para que eles se "curem" e fechem depois da agulha passar. Ele também usa tyvek porque é difícil grudar silicone na tampa normal.

Paz.
 
comigo os problemas acabaram rapido pós kit de limpeza glove-box que Irmão tiwana me ensinou, Valeu TiWa!:p::pos:
hoje, no meu caso, quando rola contaminação na glove, é porque relaxei e abri portas para contaminante, e o pior só acontece quando relaxo mesmo hehehe aqui não pode ser ninja folgado!

nem toda limpeza é efetuada de mesma maneira, minha anterior não era tão eficaz quanto a atual!
No passado sofri bem com as culturas líquidas também, o mortan que o diga:cool:

Ótimo link Diego!!

Obrigado irmãos
 
30 e 31/08 -- Dias produtivos!!!

Tiramos o fim-de-semana para cuidar da produção. Todo o procedimento foi baseado
nos tópicos do CM e mta ajuda do vídeo:


Vou relatar aqui algumas surpresas que tivermos durante o procedimento, que nos serviu de lição:

1 -) A cultura liquida correu mto bem, porém, um pote mais raso seria mais eficiente, pois a agulha da seringa não alcança o até o fundo do pote, onde fica a maior concentração de micélio. Para compensar, agitamos o pote para a solução se soltar e puxamos para a seringa a maior quantidade de micélio possível, e inoculamos generosamente nos bolos.

2 -) Copos de Nutella pareciam perfeitos para fazer os bolos e a tampa (de plástico) seria bem útil!!! Em dois copos colocados em panelas normais tudo ocorreu bem, porém na panela de pressão, onde a temperatura máxima é maior, as tampas se deformaram. Como estavam cobertas por papel alumínio, esterilizamos mais uma camada de papel alumínio e retiramos o plástico (tudo dentro da glove-box)... Esses copos terão atenção especial!!!

Agora, escuridão e calor na mulecada!!!

Abrs
 
30 e 31/08 -- Dias produtivos!!!
Vou relatar aqui algumas surpresas que tivermos durante o procedimento, que nos serviu de lição:

1 -) A cultura liquida correu mto bem, porém, um pote mais raso seria mais eficiente, pois a agulha da seringa não alcança o até o fundo do pote, onde fica a maior concentração de micélio. Para compensar, agitamos o pote para a solução se soltar e puxamos para a seringa a maior quantidade de micélio possível, e inoculamos generosamente nos bolos.

2 -) Copos de Nutella pareciam perfeitos para fazer os bolos e a tampa (de plástico) seria bem útil!!! Em dois copos colocados em panelas normais tudo ocorreu bem, porém na panela de pressão, onde a temperatura máxima é maior, as tampas se deformaram. Como estavam cobertas por papel alumínio, esterilizamos mais uma camada de papel alumínio e retiramos o plástico (tudo dentro da glove-box)... Esses copos terão atenção especial!!!

Agora, escuridão e calor na mulecada!!!

Abrs

Muito bom, só tem uma coisa que acho estranho é essas tampas de nutella, aqui elas nunca derretem ou se deformam! e você não é o primeiro caso de tampa derretida que vejo no fórum não!
:confused:

Acho que se tiverem adicionado a proteção seca de vermiculita não terão problemas com estes copos manejados na Glove-box.

Boas vibrações no cultivo!!
 
Não contemos com o ovo antes dele estar no c* da galinha,
seria mais prudente ter feito um bolo só para ver se a cultura liquida não está contaminada.

Fazer procedimentos depois da esterilização geralmente não é muito boa idéia também, melhor
é consertar os copos e passar os bolos na panela de pressão novamente.

Boa Sorte! Tomara que de certo! (Eu sei que costumo bancar o advogado do diabo mas que
nem no ditado "quem avisa amigo é")
 
Opa!! Alguma novidade?? Fotos?

Estou curioso para saber no que deu!

Paz e boa sorte.
 
Valeu a lembrança aí Figura!

Quanto à glove vou dar uma dica! Prefira luvas de procedimento, de látex e descartáveis.

Paz e Luz!
 
Valeu a lembrança aí Figura!

Quanto à glove vou dar uma dica! Prefira luvas de procedimento, de látex e descartáveis.

Paz e Luz!
Creio que estas são as luvas finas tipo de dentista né!?

Se for eu já sei até o porquê você prefere, maior sencibilidade, melhor manejo de objetos(seringas lâminas, copos, etc)..

shuhuaaus
A Luva grossa ta foda e ainda descobri que ela ganhou um rasgo em um dos dedos hoje hhehehe hora de trocar a danada!

Abraço aos irmãos!!
 
Putz, ateh eu que to cuidando do negócio tava curioso pra ver como q ta!!!

Aí resolvi botar a mão na massa!!!

Peço desculpas pela qualidade das fotos, pois foram tiradas do celular e com um pouquinho de pressa. Talvez seja soh nóia minha, mas não curto tirar os copos da caixa e deixá-los expostos por mto tempo.

O copo da foto com flash é um dos mais cobertos... acho q logo menos teremos alguns cold-shocks!!!

Vou deixar as imagens falarem por mim:
 

Anexos

  • DSC00009.JPG
    DSC00009.JPG
    173.3 KB · Visualizações: 12
  • DSC00012.JPG
    DSC00012.JPG
    156 KB · Visualizações: 20
  • DSC00008.JPG
    DSC00008.JPG
    169.9 KB · Visualizações: 23
Putz, ateh eu que to cuidando do negócio tava curioso pra ver como q ta!!!

Aí resolvi botar a mão na massa!!!

Peço desculpas pela qualidade das fotos, pois foram tiradas do celular e com um pouquinho de pressa. Talvez seja soh nóia minha, mas não curto tirar os copos da caixa e deixá-los expostos por mto tempo.

O copo da foto com flash é um dos mais cobertos... acho q logo menos teremos alguns cold-shocks!!!

Vou deixar as imagens falarem por mim:

Mesmo sem detalhes o micélio parece ótimo!!!

Sinceramente nem eu gosto de ficar olhando os meus copos e fico me remoendo ancioso para dar uma espiada(e sempre acabo olhando heheh)...
Deixa eles bem seguros e guardadinhos, deixe a coisa Fungar (<-- KKKK) geral!
E cuidado com os Olhos Gordos!!

Como está o terrário? tudo esquematizado? já adquiriu tudo que precisa para ele?
Esse cultivo ta com cara de ninja hein!

+++Ótimas+++ Vibrações!!!!
paz e luz aos irmãos!
 
Creio que estas são as luvas finas tipo de dentista né!?

Se for eu já sei até o porquê você prefere, maior sencibilidade, melhor manejo de objetos(seringas lâminas, copos, etc)..

shuhuaaus
A Luva grossa ta foda e ainda descobri que ela ganhou um rasgo em um dos dedos hoje hhehehe hora de trocar a danada!

Abraço aos irmãos!!
Não é só pela sensibilidade não!
Quanto mais grossas as luvas mais porosas são! E, sinceramente, não há lysol e qboa que dê conta! As finas, heheheheh, vc joga fora e já era! Não precisa fixar com cola nem nada, basta fazer um encaixe para utilizá-las 1 vez!
Abraxx!
 
aoow, Xpores e Cubensiano!
Iniciativa do caralho vcs fazerem um diário de cultivo, eles são importantes pq tdo mundo pode tirar proveito desse trabalho e progredir um pouco mais!
Esse cultivo vai ser monstro, micélio agressivo, e acho q qdo estiver 100% a temp. pra pinagem ainda vai estar colaborando.
Não esperava vcs colocarem meu nome tbm no cultivo, rs, vcs q fizeram todo o trabalho! Mas enfim, é noix!
Parabéns pela LC que não contaminou e pela glovebox.
No terrário pelo menos vamos ver se eu do um help de verdade, não só umas dicas.

Abraço
 
Opa! Beleza heim!!! Ótimos resultados!

Estão de parabéns mesmo, estava meio cético quanto ao sucesso da cultura liquida logo na primeira vez. Mas parece que deu tudo muito certo!

Não se esqueça de que os mexicanos gostam de calor! As vezes deixava 30 graus no terrário aqui, se notar que eles não estão andando para frente nas temperaturas indicadas, da uma aumentada que eles gostam!

Abraços! Boa sorte
 
Não é só pela sensibilidade não!
Quanto mais grossas as luvas mais porosas são! E, sinceramente, não há lysol e qboa que dê conta! As finas, heheheheh, vc joga fora e já era! Não precisa fixar com cola nem nada, basta fazer um encaixe para utilizá-las 1 vez!
Abraxx!

Ninja...

A minha grossa está só encaixada também, e bah, ela já era, vai pro saco antes de reutilizar minha glove(eu realmente cansei desta luva grossa).

obrigado por compartilhar sobre glovebox, etc. acho importânte para muitos deste fórum:):pos:.

Diego disse:
Não se esqueça de que os mexicanos gostam de calor! As vezes deixava 30 graus no terrário aqui, se notar que eles não estão andando para frente nas temperaturas indicadas, da uma aumentada que eles gostam!

;):pos:
 
hehehheehehehehe
Os copos tão bunitos ein brothes?
Coisa linda de se ver.
:D
qdo sai mais umas fotinhas pra nois ver como anda os meninos?
Abração aê mans!
GooD VibeS
 
Back
Top