Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático Mex Dutch King - Segundus Cultivus

Diário de cultivo problemático.
Saudações CeeMianos...

Ontem (23/08/08) começamos nosso segundo cultivo.
Para este começo estamos utilizando informações obtidas em um site de cultura líquida. (Acesse aqui)

Para a preparação da seringa para a cultura líquida, utilizamos os seguintes materiais:

- Glovebox
- 1 seringa de 20ml (com agulha)
- Carimbo de esporos
- Pote de água com mel esterelizado, seguindo orientações do site de cultura líquida no começo do diário.

Após o preparo do pote de água com mel, fizemos o seguinte:

- Esterelizamos o ambiente utilizando bactericida (ex.: Lysoform, Lysol, etc);
- Esterelizamos e limpamos a glovebox utilizando um pedaço de papel toalha e o bactericida.
- Deixamos os materiais no interior da glovebox e a fechamos.
- Na glovebox, raspamos os esporos e misturamos com um pouco de água fervida para preparar a seringa.
- Depois, puxamos a água com os esporos e misturamos bastante com a água no copo, para quebrar ao máximo os clusters formados pelo carimbo.
- Em seguida, utilizando a seringa, injetamos a água com esporos do copo para o pote de água com mel.
- Mexemos um pouco o pote para misturar a água com mel e os esporos, como pede o site de cultura líquida, e guardamos agora em um local escuro e quente para aguardar a colonização.

Agora, um pouco de amor e boas vibrações para a colonização crecer feliz... :D
 
Bem massa abrir o diario desde o inicio do preparo da cultura liquida!
MUITAS BOAS VIBRAÇOES!!!

Não estou conseguindo ver sua foto, tente anexar elas de maneira padrão na barra inferior(gerenciar anexos)!
 
Última edição por um moderador:
Nossa amigo em cultura liquida é a primeira vez que eu vejo!!!!!!!!

Muito bom, pena eu não estar conseguindo ver as fotos

"Álbum especificado inválido. Se você está acessando um link válido, por favor notifique o administrador"

Estou aqui na good vibes para dar certo!!!!!!!!!!!!

Vai ficar show!!!!!!!

Quem sabe eu adote a ideia para o meu proximo.........rs!

Abraços. Fica na Paz

Mais uma vez good vibes!!!!!!!!!!!
 
Não estou conseguindo ver sua foto, tente anexar elas de maneira padrão na barra inferior(gerenciar anexos)!


Então... tente acessar as fotos agora...
Não queria colocar como anexo pq deixei umas explicações nos comentários das fotos, mas agora acho q ta rolando!
Se não conseguir me avise... ai eu posto como anexo msm! :p:

Vlw o toque!:pos:

Abs!

Nossa amigo em cultura liquida é a primeira vez que eu vejo!!!!!!!!

Muito bom, pena eu não estar conseguindo ver as fotos

"Álbum especificado inválido. Se você está acessando um link válido, por favor notifique o administrador"

Estou aqui na good vibes para dar certo!!!!!!!!!!!!

Vai ficar show!!!!!!!

Quem sabe eu adote a ideia para o meu proximo.........rs!

Abraços. Fica na Paz

Mais uma vez good vibes!!!!!!!!!!!


Po, é a primeira vez q estamos fzdo cultura liquida tb cara...
espero q de td certo, pra gente poder postar td o processo aki...

Tenta ver as fotos la agora... ;)


Abs! Fica na paz ae tb! :D
 
Última edição por um moderador:
Entaum galera, hoje demos uma olhada no copo com mel e foi mto animador!!!
Já existem sinais de micélios voando pela mistura. :)

As vantagens da cultura líquida são a velocidade do crescimento do micélio no bolo
(pois injetaremos micélio e não esporos no bolo), e a produtividade na cultura líquida
tb é maior (um único carimbo gera grande quantidade de micélio que pode ser inoculada
em vááááááários bolos!!!:p:) haeehualaheulaehu

Logo menos postaremos algumas fotos da evolução desse micélio na cultura líquida.

Abrcs
 
Voces dois estão de parebens a glove ficou otima, maior capricho ein!!!!!!!!!!!!!!!!

Quero só ver as futinhus dos frutos que esse metodo de cultivo vai dar!

É impressão minha ou esse metodo é beeeeemm mais barato que a pf tek e com beeemmmm menos chance de contaminar?


Abraços Xpo e Cub!


Paz e luz!
 
Puxa cara, nunca tinha ouvido falar. Estão de parabéns. To torcendo pra tudo dar certo e esperando mais fotos.

Good vibes~~~~~~~~
 
cultura líquida serve para inocular outro substrato, ou seja, ele vai precisar de bolos pf ou de grãos, por exemplo. a vantagem é que os esporos já vão pro substrato germinados e até fazendo alguma seleção de substrains, resultando em uma colonização mais rápida.;)
 
Voces dois estão de parebens a glove ficou otima, maior capricho ein!!!!!!!!!!!!!!!!

Quero só ver as futinhus dos frutos que esse metodo de cultivo vai dar!

É impressão minha ou esse metodo é beeeeemm mais barato que a pf tek e com beeemmmm menos chance de contaminar?


Abraços Xpo e Cub!


Paz e luz!


Vlw cara! Tb estamos lokos pra ver os frutos do nosso cultivo! hehehe :D

Na verdade, é como o Beat falou, "cultura líquida serve para inocular outro substrato", então, o processo da cultura liquida serve apenas para preparar os esporos para serem utilizados depois em cima da PF Tek (dos bolos).
O processo é o mesmo, só muda a maneira como preparamos a seringa para injetar os esporos, que no caso, já será micélio.
Assim temos uma colonização mais rápida dos bolos!

Logo postaremos mais fotos pra vcs verem como ta ficando... ;)

Abs!
Good vibes!!!

Puxa cara, nunca tinha ouvido falar. Estão de parabéns. To torcendo pra tudo dar certo e esperando mais fotos.

Good vibes~~~~~~~~


Vlw Ramza, estamos torcendo mto tb para q dê td certo! :D

Vamos tentar postar tudo e colocar tds os links q estamos utilizando, para q vcs tb possam se basear nos nosso erros e acertos... :p:

Assim q tirarmos mais fotos postaremos! ;)

Abs!
Good vibes!!!

cultura líquida serve para inocular outro substrato, ou seja, ele vai precisar de bolos pf ou de grãos, por exemplo. a vantagem é que os esporos já vão pro substrato germinados e até fazendo alguma seleção de substrains, resultando em uma colonização mais rápida.;)

Po Beat, vlw pela explicação! :D
vc já utilizou essa tek alguma vez?

Abs!
 
Última edição por um moderador:
Mas a inoculação é feita com seringas ou é outro metodo e qual é a quantidade de miscelio que voces colocam por bolo, sei que vai ser dificiul medir mas da para dar um exemplo, fiquei super curioso sobre essa forma de inoculação.

Valeu beat quando li a primeira vez pensei realmente que o mel ja era o substrato, mas vi que não havia lógica nisso pois os frutos não teriam apoio para crescer.....rs, se frutificasse seria abortado. Entaum entrei no site para pesquisar e entendi......mas valeu pela explicação pode servir para outros!

E valeu X estou aqui nas gooodies para correr tudo certo ai!

Paz e luz!
 
Mas a inoculação é feita com seringas ou é outro metodo e qual é a quantidade de miscelio que voces colocam por bolo, sei que vai ser dificiul medir mas da para dar um exemplo, fiquei super curioso sobre essa forma de inoculação.

Valeu beat quando li a primeira vez pensei realmente que o mel ja era o substrato, mas vi que não havia lógica nisso pois os frutos não teriam apoio para crescer.....rs, se frutificasse seria abortado. Entaum entrei no site para pesquisar e entendi......mas valeu pela explicação pode servir para outros!

E valeu X estou aqui nas gooodies para correr tudo certo ai!

Paz e luz!


A inoculação é feita da mesma forma... utilizando uma seringa e injetando a mesma quantidade da mistura que vc injetaria usando os esporos...
a unica diferença real é q estaremos injetando o micélio, mas o processo é o mesmo! :D

Abs!
Peace man!!! :rolleyes:
 
Tendi

Show de bola!!!!!!!!!!!!!!!!

Mais um pouquinho de goooods ai para garantir...................rs!

Paz e luz!

Estou torcendo para voces!
 
Aposto que vai dar tudo certo sim!:pos: Depois da cultura líquida vocês podem tentar germinar esporos em ágar; é até melhor porque neste você pode selecionar a substrain que quiserem (mais rápida, rizomórfica etc). Isso acelera ainda mais a colonização:eek:

Agora uma perguntinha: essa glovebox vocês colocam no colo pra utilizar? os buracos das luvas estão distantes? ^^ hehe achei interessante a posição das luvas...

:luz:Ótimas a vocês:luz:

*ps: Beat é uma mulher, e linda!:D
 
É uma tecnica bem simples que inclusive está explicadinha aqui na biblioteca do fórum(porém direcionada para clonagens), só não estudou quem não quiz:p:.

Na verdade acho até estranho grande parte do pessoal no fórum não utilizar tecnicas como esta de cultura líquida, as vantagens são diversas as desvantagens quase nenhuma para quem tem mais paciência.

Uma cultura líquida como esta já desenvolve isolamento simples(como o Beat já disse a cima pra acordar a galera), o que pode quando inoculado em substrato pf(no caso), gerar melhor colonização assim como frutificação.

EU APROVO CULTURA LÍQUIDA!(para mim):cool::pos:

parabéns cubensiano e Xpores Estou de olho e aproveitem e já vão estudando(se já não tiverem feito) a maneira de clonar seus melhores cogumelos com a mesma tecnica que estão utilizando :)
 
Aposto que vai dar tudo certo sim!:pos: Depois da cultura líquida vocês podem tentar germinar esporos em ágar; é até melhor porque neste você pode selecionar a substrain que quiserem (mais rápida, rizomórfica etc). Isso acelera ainda mais a colonização:eek:

Agora uma perguntinha: essa glovebox vocês colocam no colo pra utilizar? os buracos das luvas estão distantes? ^^ hehe achei interessante a posição das luvas...

:luz:Ótimas a vocês:luz:

*ps: Beat é uma mulher, e linda!:D

Vlw a dica viniciusc... nao conheço este metodo ainda, mas vou me informar.. :D
vc ja usou essa tek alguma vez?

Cara, a gente usa a glovebox em cima da mesa msm... ela nao é mto grande, entao da tranquilamente pra colocar as mãos nos furos e manusear o "recheio"... :D
é como se vc estiversse abraçando os esporos eqto prepara a mistura... uma sensação mto boa... já proporciona boas vibrações na hora do preparo... rsrs :D

Abs!

PS: po, desculpa para A Beat... hehe... ;)

É uma tecnica bem simples que inclusive está explicadinha aqui na biblioteca do fórum(porém direcionada para clonagens), só não estudou quem não quiz:p:.

Na verdade acho até estranho grande parte do pessoal no fórum não utilizar tecnicas como esta de cultura líquida, as vantagens são diversas as desvantagens quase nenhuma para quem tem mais paciência.

Uma cultura líquida como esta já desenvolve isolamento simples(como o Beat já disse a cima pra acordar a galera), o que pode quando inoculado em substrato pf(no caso), gerar melhor colonização assim como frutificação.

EU APROVO CULTURA LÍQUIDA!(para mim):cool::pos:

parabéns cubensiano e Xpores Estou de olho e aproveitem e já vão estudando(se já não tiverem feito) a maneira de clonar seus melhores cogumelos com a mesma tecnica que estão utilizando :)


Show cara! vlw pelos toques... :D
realmente não estudamos ainda o processo de clonagem, mas com certeza será o próximo passo! ;)
acompanhe nosso diário... talvez existam ainda boas idéias, erros, acertos, informações, enfim... para trocarmos, afinal, o cultivo está só começando! :D

Abs!
 
Última edição por um moderador:
Na verdade acho até estranho grande parte do pessoal no fórum não utilizar tecnicas como esta de cultura líquida, as vantagens são diversas as desvantagens quase nenhuma para quem tem mais paciência.


Sou capaz de apostar que as chances de contaminação aumentam muito.

Quanto mais passos, mais chances de contaminar.
 
Pow..
Bacana mesmo brothers
Estão de parabens!
Nunk tinha visto nem ouvido falar sobre essa tecnica...
Tow curioso pra ver noque vai dar....rs.
Boa Sorte aê pra vcs q o o cultivo de cogumelos iluminados p/ vcs.
Estou aconhanhando...
HAhHHhAH
Flw Brothers
Eh NoixZ
;)
 
Sou capaz de apostar que as chances de contaminação aumentam muito.

Quanto mais passos, mais chances de contaminar.

sim e não descordo de ti, porém quanto mais passos alguém quer dar, mais equilibrada(preparada) ela deve estar para executar os mesmos, aprendemos muito com a prática e somos capazes de inovar cada vez mais para melhorar nossa tecnica.

Trabalhar em uma glove-box, pode ser um fator muito importânte, para execução destas tecnicas.
Muito de que da errado em nossas tentativas, não está nas tecnicas, mas sim em nós mesmos ao executa-las. Entender, praticar, errar, aprender, aperfeiçõar e executar.
 
Pow..
Bacana mesmo brothers
Estão de parabens!
Nunk tinha visto nem ouvido falar sobre essa tecnica...
Tow curioso pra ver noque vai dar....rs.
Boa Sorte aê pra vcs q o o cultivo de cogumelos iluminados p/ vcs.
Estou aconhanhando...
HAhHHhAH
Flw Brothers
Eh NoixZ
;)


Legal Fetz! :D
Acompanha sim... qto mais CeeMianos trazendo good vibes melhor! :D
Logo postaremos mais fotos pra tds acompanharem o processo. ;)

Abs!

sim e não descordo de ti, porém quanto mais passos alguém quer dar, mais equilibrada(preparada) ela deve estar para executar os mesmos, aprendemos muito com a prática e somos capazes de inovar cada vez mais para melhorar nossa tecnica.

Trabalhar em uma glove-box, pode ser um fator muito importânte, para execução destas tecnicas.
Muito de que da errado em nossas tentativas, não está nas tecnicas, mas sim em nós mesmos ao executa-las. Entender, praticar, errar, aprender, aperfeiçõar e executar.


Concordo plenamente contigo figurinha! :)
Por esses motivos q estamos montando nosso diário só agora, no segundo cultivo!
no primeiro procuramos nos informar, fazer, refazer, testar e, agora q ja temos uma base do q podemos ou nao fazer, criamos este diário para passar a todos os erros q cometemos, bem como os acertos q estamos conseguindo neste cultivo! :D

Vlw!
Abs!
 
Última edição por um moderador:
Vlw a dica viniciusc... nao conheço este metodo ainda, mas vou me informar.. :D
vc ja usou essa tek alguma vez?

Cara, a gente usa a glovebox em cima da mesa msm... ela nao é mto grande, entao da tranquilamente pra colocar as mãos nos furos e manusear o "recheio"... :D
é como se vc estiversse abraçando os esporos eqto prepara a mistura... uma sensação mto boa... já proporciona boas vibrações na hora do preparo... rsrs :D

Abs!

PS: po, desculpa para A Beat... hehe... ;)

Hm a tek de ágar usei uma vez, mas as placas foram esterilizadas no microondas, e devo ter errado algo como a vedação, pois todas contaminaram... depois disso não tentei mais, mas aposto que na PP não tem erro;):pos:

boa sorte estou de olho, beat também:p:
 
Back
Top