Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Meus grãos estão com mofo?

orion00

Esporo
Cadastrado
03/02/2024
11
2
26
Fala pessoal!

Resolvi fazer um teste com grãos só pra ver como era e me preparar pra quando fosse fazer de forma mais séria, inoculei com esporos e agora já sei que esporos não é uma boa ideia pra grãos, de qualquer forma deixei rolar e o micélio tem crescido muito bem, inoculei 4 cantos do pote, vai fazer uma semana que inoculei, dos lados tem crescido bem e no fundo ta crescendo bastante.
O que acontece é que no topo tem algo crescendo também mas não sei identificar se é micélio, por conta do pote ter uma tampa azul e fita micropore fica difícil ver já que fica essa sombra em cima e não sei se é mofo ou não.

Se puderem me dar uma luz agradeço.
 

Anexos

  • IMG_5900.JPG
    IMG_5900.JPG
    985.7 KB · Visualizações: 12
  • IMG_5903.JPG
    IMG_5903.JPG
    970.7 KB · Visualizações: 11
  • IMG_5904.JPG
    IMG_5904.JPG
    1,010.1 KB · Visualizações: 11
  • IMG_5909.JPG
    IMG_5909.JPG
    1 MB · Visualizações: 12
Os melhores indicadores de contaminação são cor e cheiro.
Desencana por enquanto, quando tu aniversariar o pote tu vai ter como saber, porque vai poder sentir o cheiro... porque embora raro existem contaminantes com micélio branco.
 
Upvote 0
Eu tava achando que podia ser cobweb já que a cor ta um pouco mais escura q o micélio nas bordas, mas como tem sombra em cima fico na dúvida se ta mais escuro mesmo ou não, vou deixar rolar e depois eu vejo, quando tiver uns 25% colonizado vou chacoalhar o pote, se for contaminação ela deve aparecer legal
 
Upvote 0
Por foto é muito difícil saber.
Pra ser sincero, até pessoalmente é difícil.
Muitas vezes eu tive grãos que pareciam estar colonizando bem, quando abria era trichoderma, que também é branco antes de esporular.

Acho que a maior dificuldade do grão é garantir que só cubensis ecloda ali
Enquanto é fácil fazer ele eclodir, o difícil é ser apenas ele.

Pra iniciantes eu ainda acho que o milho tindalizando é o mais fácil.
É o que tive mais sucesso, até com multiesporos

Mas não é o mais rápido e nem que rende mais
 
Upvote 0
Eu tava achando que podia ser cobweb já que a cor ta um pouco mais escura q o micélio nas bordas, mas como tem sombra em cima fico na dúvida se ta mais escuro mesmo ou não, vou deixar rolar e depois eu vejo, quando tiver uns 25% colonizado vou chacoalhar o pote, se for contaminação ela deve aparecer legal
Cobweb não é um competidor amigo, não tem como ter cobweb na colonização.

Nem sempre o micélio do cubensis vai parecer branco, dependendo da estrutura ele pode parecer mais escuro, principalmente quando ele é tomentoso.

Um que é branco brilhante é o micélio de Trichoderma, acaba ficando verde por causa que o esporo de trichoderma eh verde.


Por foto é muito difícil saber.
Pra ser sincero, até pessoalmente é difícil.
Muitas vezes eu tive grãos que pareciam estar colonizando bem, quando abria era trichoderma, que também é branco antes de esporular.

Acho que a maior dificuldade do grão é garantir que só cubensis ecloda ali
Enquanto é fácil fazer ele eclodir, o difícil é ser apenas ele.

Pra iniciantes eu ainda acho que o milho tindalizando é o mais fácil.
É o que tive mais sucesso, até com multiesporos

Mas não é o mais rápido e nem que rende mais
Tindalizar pra mim é exagero, demorado e extremamente avançado, pois ter o know how de quando que a quantidade de esporos foi diminuída o suficiente pelo calor não é pra qualquer um.

Se não fossem as idiotices perpetuadas pelos iniciantes, como soak de 24 horas, soak com agua sanitária e afins o milho seria bem menos problemático do que acaba sendo.
 
Upvote 0
Tindalizar pra mim é exagero, demorado e extremamente avançado, pois ter o know how de quando que a quantidade de esporos foi diminuída o suficiente pelo calor não é pra qualquer um.

Se não fossem as idiotices perpetuadas pelos iniciantes, como soak de 24 horas, soak com agua sanitária e afins o milho seria bem menos problemático do que acaba sendo.

Não precisa de know how, você so ferve 3 vezes. Não tem como saber a quantidade de esporos.

É o mais garantido só.
 
Upvote 0
Se não fossem as idiotices perpetuadas pelos iniciantes, como soak de 24 horas, soak com agua sanitária e afins o milho seria bem menos problemático do que acaba sendo.
Eu sou um dos que fazem molho em água sanitária, acho que é um passo mais, porém não nada de outro mundo

Meu grão preferido de trabalho é o Milho, consigo fazer 40 litros de grão hidratado em um dia de trampo, montar as bags e esterelizar. Últimos 25kg de milho não tive nenhuma perda por contaminação de spawn. Esse números de 40 litros e pq tenho meios de esterelizar tudo isso de uma vez, o limite é esse, cozinhar e esterelizar

Meu processo é esse:

Milho de pipoca:

1ª etapa:
Coloco o milho na panela de pressão com o dobro de agua, cozinho por 20minutos contando o tempo após pegar pressão.

2ª etapa:
Verifico se ficou al dent, escorro e coloco em um pote com água da torneira, importante é deixa-lo frio. Na sequência coloco água sanitária, a medida é no olho mesmo, até a água ficar com cheiro de cloro. Um dia eu meço, deixo nessa água + cloro por no mínimo 1hr até o máximo de 12hr. Das últimas vezes 1 hora foi o suficiente

3ª etapa:
Escorro os grãos e lavo eles trocando de, até o cheiro de cloro diminuir, volto pra panela e fervo até atingir o ponto, esse último aquecimento vai evaporarar qq resíduo de cloro, que começa a evapora em 35º . O ponto ideal pra mim é qnd o milho fica fácil de apertar com dedo e estourar, a parte branca dele de dentro some (diferente do al dent), escorro bem no escorredor de macarrão e coloco em um pote grande e deixo evaporar a agua, mexendo de vez em quando pro calor ficar uniforme

4ª etapa:
Faço bags de 1 litro de grão e esterelizo por 90 minutos, contando após pegar pressão.
Lembrando, a panela de pressão qnd o pino começa a dançar, vc pode abaixar o fogo pois a partir desse ponto a temperatura e pressão na panela não vai mudar, economize gás, baixe o fogo, só observando pro pino continuar dançando
 

Anexos

  • IMG-20240306-WA0034.jpg
    IMG-20240306-WA0034.jpg
    239.8 KB · Visualizações: 7
Última edição:
Upvote 0
Eu sou um dos que fazem molho em água sanitária, acho que é um passo mais, porém não nada de outro mundo

Meu grão preferido de trabalho é o Milho, consigo fazer 40 litros de grão hidratado em um dia de trampo, montar as bags e esterelizar. Últimos 25kg de milho não tive nenhuma perda por contaminação de spawn. Esse números de 40 litros e pq tenho meios de esterelizar tudo isso de uma vez, o limite é esse, cozinhar e esterelizar

Meu processo é esse:

Milho de pipoca:

1ª etapa:
Coloco o milho na panela de pressão com o dobro de agua, cozinho por 20minutos contando o tempo após pegar pressão.

2ª etapa:
Verifico se ficou al dent, escorro e coloco em um pote com água da torneira, importante é deixa-lo frio. Na sequência coloco água sanitária, a medida é no olho mesmo, até a água ficar com cheiro de cloro. Um dia eu meço, deixo nessa água + cloro por no mínimo 1hr até o máximo de 12hr. Das últimas vezes 1 hora foi o suficiente

3ª etapa:
Escorro os grãos e lavo eles trocando de, até o cheiro de cloro diminuir, volto pra panela e fervo até atingir o ponto, esse último aquecimento vai evaporarar qq resíduo de cloro, que começa a evapora em 35º . O ponto ideal pra mim é qnd o milho fica fácil de apertar com dedo e estourar, a parte branca dele de dentro some (diferente do al dent), escorro bem no escorredor de macarrão e coloco em um pote grande e deixo evaporar a agua, mexendo de vez em quando pro calor ficar uniforme

4ª etapa:
Faço bags de 1 litro de grão e esterelizo por 90 minutos, contando após pegar pressão.
Lembrando, a panela de pressão qnd o pino começa a dançar, vc pode abaixar o fogo pois a partir desse ponto a temperatura e pressão na panela não vai mudar, economize gás, baixe o fogo, só observando pro pino continuar dançando
Então meu amigo, minha bronca com a água sanitária é justamente como acabam utilizando nos cultivos...

O motivo, hipoclorito de sódio não é germicida, mas dai como que dizem que água sanitária é germicida se a substância não é?

Porque diluir o hipoclorito ao contrário da crença popular, não é para deixa-lo mais fraco, adicionar água causa a seguinte reação química:

O hipoclorito de sódio dissocia-se em água, formando o ânion hipoclorito (ClO⁻), que atua como desinfetante e bactericida:
NaClO(s)↔Na+(aq)+ClO−(aq)

Além disso, o ácido hipocloroso (HClO) também é formado:
ClO−(aq)+H2O(l)↔HClO(aq)+OH−(aq)

O motivo pelo qual já não vem diluído é que o ácido hipocloroso é instável, o mesmo se dissocia produzindo cloro (que acaba sendo eliminado como gás) e água, eventualmente você acaba tendo apenas água.


Então se você não mede, aconselho que meça pois a eficiência dessa substância como germicida depende dessa diluição.
 
Upvote 0
Então se você não mede, aconselho que meça pois a eficiência dessa substância como germicida depende dessa diluição.
Só não vou falar pra vc que vou começar a medir o cloro na próxima rodada, pq tô fazendo um teste com outro produto agora. Justamente pq é mais fácil dosar e guardar
IMG_20240315_150415.jpg


Continuarei com o mesmo processo e qnd voltar a usar cloro líquido, vou me atentar a diluição.
Pode até ser que não seja preciso usar, mas é um passo tão simples e que vem dando certo (empírismo nato) que não penso em pular essa etapa, ainda mais fazendo bastante grãos.
 
Upvote 0
Back
Top