Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Meu terrário, ou seria aquário?

Pantaneiro

Cogumelo maduro
Membro Ativo
27/07/2006
437
73
51
Bom galera,

Resolvi postar fotos do meu terrário, bem como as explicações de como montá-lo. Pena que ele está destivado, mudei de endereço e ainda não encontrei um local ideal para reinstalá-lo.

Materiais:
- 01 caixa de isopor de 60l;
- 01 vidro (não pode ser muito fino) de 20 x 50cm;
- Borbulhador de aquário (motorzinho, pedra, tubo);
- 01 cooler de computador;
- 02 escorredores de prato;
- filtro de ar condicionado;
- Termômetro (do bom)
- Fita adesiva.

Cortei um pedaço da tampa do isopor e inseri o vridro (foto 1), fiz um buraco na tampa do isopor para introduzir o termômetro (que é "dos bão" foto 2). Na foto 3 tem-se uma imagem superior do terrário. Ele fica cheio de água no fundo, os bolos, casings e potões ficam sobre o escorredor de pratos, a água serve para manter a umidade e no controle de temperatura, notem o borbulhador no fundo.
Imagem 001.jpgImagem 012.jpgImagem 002.jpg

Continuando,

Na terceira foto desse post pode-se observar um canto do isopor cortado, isso serve para colocação de água gelada e gelo, pois aqui faz um calor infernal, depois fecho oi buraco com o pedaço de isopor cortado.

Na foto 01 observa-se o filtro de ar condicionado protegendo o cooler, que só é descoberto (foto 2), no momento da troca de ar (quando ligo o cooler, duas vezes por dia durante 10 minutos), na foto 3 nota-se que um pedaço da lateral da caixa foi cortada e completa com filtro de ar condicionado para permitir passagem de ar para trocas gasosas (fica no lado opostop do cooler).

O terrário ficou barato e funciona bem, o sistema para manter a temperatura é o mesmo para manter a umidade. Tem funcionado bem, connsigo manter a temperatura entre 21 e 26ºC com duas adições de gelo e 2 litros de água gelada por dia. Quando a água atingir o nível do escorredor de pratos, isto é, chegar na base dos cultivos, abro aquela tampinha que tem no fundo da caixa de isopor, que já está um pouco inclinada e tiro toda água, depois começo novamente a adicionar 2 litros 2 x ao dia até completar novamente.
Imagem 003.jpgImagem 004.jpgImagem 005.jpg

Fala Tapykala!! Belo aparato, fácil e funcional!!

Chegou a tentar monitorar a umidade interna? Se sim... qual o índice atingido??

Se vc optar por utiliza argila expandida no fundo do terrário, vai perceber que a umidade aumenta, devido a evaporação da solução promovida pela estrutura da argila. Percebi isso por aqui, vale a pena tentar, objetivando melhoras. Em um dos testes, somente com a argila já hidratada e tirando toda a solução do fundo da caixa, por mais de uma semana a umidade ficou acima dos 95%, essa só fornecida unicamente pela argila que já estava encharcada e no fundo do terrário. Quanto maior a umidade, melhor a qualidade dos frutos.

Porém, se vc tem resultados positivos e consegue controlar a temperatura assim, segue firme na empreitada! a argila não promove evaporação com solução gelada. Belo terrário, e de boa capacidade!!

paz e muita luz TapyKala!

Fala Tapykala!! Belo aparato, fácil e funcional!!

Chegou a tentar monitorar a umidade interna? Se sim... qual o índice atingido??

Se vc optar por utiliza argila expandida no fundo do terrário, vai perceber que a umidade aumenta, devido a evaporação da solução promovida pela estrutura da argila. Percebi isso por aqui, vale a pena tentar, objetivando melhoras. Em um dos testes, somente com a argila já hidratada e tirando toda a solução do fundo da caixa, por mais de uma semana a umidade ficou acima dos 95%, essa só fornecida unicamente pela argila que já estava encharcada e no fundo do terrário. Quanto maior a umidade, melhor a qualidade dos frutos.

Porém, se vc tem resultados positivos e consegue controlar a temperatura assim, segue firme na empreitada! a argila não promove evaporação com solução gelada. Belo terrário, e de boa capacidade!!

paz e muita luz TapyKala!

Fala Sir,

Não monitorei a umidade interna, mas o vidro fica um pouco "suado" e não tive problemas com overlay ou encharcamento de bolos e casings, por isso acredito que a umidade esteja OK. Provavelmente o borbulhador de aquário se encarrega de manter a umidade do ar!
Paz e luz para vc também!

Fala Sir,

Não monitorei a umidade interna, mas o vidro fica um pouco "suado" e não tive problemas com overlay ou encharcamento de bolos e casings, por isso acredito que a umidade esteja OK. Provavelmente o borbulhador de aquário se encarrega de manter a umidade do ar!
Paz e luz para vc também!

Certo meu velho, beleza pura, e acelera fundo!!!!

Ando namorando muito um umidificador, como o do irmão MindStates. Um dia chego lá!!!

flw, sucesso e good vibes!

Certo meu velho, beleza pura, e acelera fundo!!!!

Ando namorando muito um umidificador, como o do irmão MindStates. Um dia chego lá!!!

flw, sucesso e good vibes!

Tenho um inalador, que deve servir bem para um terrárrio de 60 litros, mas acredito que com meu sistema de água cobrindo o fundo e borbulhador eu não precise de outro sistema.

Good vibes for you too, my friend!

Muito bom...
vou tentar faze esse skema aki.
Você precisa desligar ele alguma vez para deixar em boa temperatura ?

Muito legal o terrário, tive uma
idéia aqui, não sei se ajuda, mas...
Quando você tira a tampinha e
taca água, não respinga nos bolos?

penseo que podia fazer um corte no
fundo e pesçoco de uma garrafa pet
e colocar nesse canto, assim ia cair
bem certinho.
Quem sabe fazer um corte longitudinal
nela e colar ela no cantinho também dá.

Abraço! Tomara que role muito mais
cultivos daí.

Galrahhhhhhh por favor alguem me ajuda
eu sou iniciane quero montar meo primeiro cultivo
estou tendo dificuldades
não achei a tal vermiculita.
o resto eu comprei eu leiO esses post ake e me perco o povo fala certinhu de mais ^^:D
tem como alguem mi explik uma maneira simples e xula?
Obrigado.
------------------------------------------
Colhendo cogumelos pra fazer um chá legal ficar mutcho loco curtindo um visual.:cool:

si alguem puder add amsn pra mi ajuda ******@*******.*** [EDITADO POR UM MODERADOR]

Última edição por um moderador:
não mano, nome completo e estado, cuidado com isso aí...

leia o tópico 'pf tek' e terá o cúmulo da simplicidade

i si voxê ké úma fórma mênus cértínha di ixquevê nóix conxégui tamém, máix ná ménha openeião fik múitu máix déficil ixkrevê i lê sák?

Back