Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Meu primeiro cultivo. PFTEK MDK.

Raças
MDK
Inoculação
10/06/2021
Inoculação via
Seringa de esporos
Assepsia (Inoculação)
No meio do fogo de 5 bocas. (Eu tenho materiais pra fazer Glove Box, mas o substrato já estava esterilizado, e eu não quis esperar)
Terrário
Caixa Organizadora
Técnicas
Pef TEk
Substratos
Arroz integral (Farinha)
Vermiculita
Àgua da torneira

Salve seus pscyconautas suave?

Vou postar aqui como estou tentando cultivar psilocybe cubensis MDK. Lembrando que aceito críticas construtivas e tudo mais. Por favor me ajudem a isso dar certo.
Quero ser bem breve, então vamos lá?
Para fins de informação, MOro Em Belo Horizonte, Estado de Minas Gerais!
(DEIXAREI AS IMAGENS ANEXADAS, JÁ QUE NÃO SEI ANEXAR NO MEIO DO TEXTO PARA FICAR MELHOR. CASO QUEIRAM ALGUMA FOTO, SÓ PEDIR QUE EU MANDO)

1º Passo: Fazendo as seringas de esporos.

Após comprar o carimbo de esporos na internet da espécie MDK, esterilizei um copo, uma faca de cozinha sem serra, e a bancada da cozinha. Após tudo esterilizado eu raspei 1/4 do carimbo na água destilada que puxei com a seringa. Fiz 20 ml ( 2 seringas de 10 ).
Depois deixei na geladeira mais ou menos 2 dias, que foi o tempo do meu aquecedor da incubadora chegar do correio.
1623888436068.png1623888470492.png

2º Passo: Fazendo os PF TEK e esterilizando.

Ai depois começei a fazer os PEFTEK. Eu fiz assim..
Depois de triturar arroz integral eu usei os próprios potes como medida. e as medidas foram:

1 pote e meio de arroz integral triturado,
1 pot e meio de vermiculíta,
1 pote de água,

(Essas medidas deram 5 potes)

Após misturar tudo com a colher, pus uma luva descartável e mexi um pouco com a mão e dei umas 2 apertadas pra conferir o ponto, que no caso estava aparentemente "perfeito". Ai enchi os copos sem prensa-los e coloquei uma camada de 1 dedo de vermiculíta seca, fiz um furo pequeno no meio da tampa e fechei com fita micro-pore.
Ai coloquei os potes nas panelas de pressão mas tive um problema: Eu tinha 5 potes e minha panela de pressão só cabia 3, e a outra que cabia mais não tinha tampa.. Então pensei em uma coisa; eu coloquei as 3 mesmo em uma de pressão fechada, e as 2 outras em uma aberta como esta nas fotos anexadas.
As duas pra ter certeza deixei 2 horas na pressão, e a sem tampa pus uma tampa nela e deixei "fechada" as 2 horas só saindo fumaça por um buraquinho central"

Após 2 horas cobri com um pano e deixei esfriar mais ou menos 50 horas...
1623888586369.png1623888635911.png1623888708547.png

3º Passo: Inoculação e incubação.

Após ela esfriar as 50 horas eu esterilizei uma caixa de isopor com álcool 70% e a tampa. Depois eu liguei as 4 bocas do fogão e botei os potes no meio, fiz 2 buracos nas "laterais" em sentidos contrários, injetando aproximadamente 2 ML em cada furo dos potes. e tampando com fita micro-pore...
Após isso já levei pra incubadora, e coloquei esse aquecedor na garrafa de mais ou menos 1 litro do lado e está ligando o tempo todo ( já que é automático ).

POR ENQUANTO É ISSO, ESTÁ NA INCUBADORA, VOU POSTANDO ATUALIZAÇÕES!!!

Notas: O meu aquecedor, comprei de 25W, na Shopee (internacional). Mas não tenho certeza se ele está aguentando, então queria comprar outro. MAs queria recomendações suas.
1623888837559.png

ATUALIZAÇÕES:

Dia 16/06/21 - 6 dias após a inoculação, assim estão os bolos... (Todos eles estão com algumas partes branca, outros com mais, outros com menos)

1623888171849.png 1623888041619.png1623888311133.png

Dia 23/06/21 - Apenas 1 dos 5 que eu coloquei estava avançado, então fiz um upgrade no termostato. Comprei um termostato da Hopar de 50 wats. REsolveu meu problema. Segue as imagens do micélio tiradas hoje, a horas atrás do post.

1624492075606.png1624492176727.png1624492077219.png1624492361657.png

 
Última edição:
{quote}Notas: O meu aquecedor, comprei de 25W, na Shopee (internacional). Mas não tenho certeza se ele está aguentando, então queria comprar outro. MAs queria recomendações suas.{/quote}

Como está a temperatura ai?
Estou usando um termômetro digital, Se quiser posto foto. Ele tá marcando 26, a mesma que eu botei no termostato lá dentro.
EDIT: Se vc tiver alguma recomendação de termômetro nesse caso me avisa, e eu vejo se compro pra melhorar.
 
Estou usando um termômetro digital, Se quiser posto foto. Ele tá marcando 26, a mesma que eu botei no termostato lá dentro.
EDIT: Se vc tiver alguma recomendação de termômetro nesse caso me avisa, e eu vejo se compro pra melhorar.

Se você tá com grana sobrando e quer saber a temperatura, pode comprar um de aquário (aqueles com "sonda").
Uns 30 reais.

Se não, nem precisa.
Eu mesmo não tô usando nenhum no meu cultivo.
Nos primeiros cultivos que a gente fica mais fissurado com essas coisas.

O micélio é bem resistente, é um ser vivo.
Ele se adequa com a temperatura ambiente.

26 tá mais do que ótimo.
Até falamos sobre temperatura ideal, para ser mais rápido.
Mas não é tão preto no branco.

Não estando alguma temperatura extrema, tá tranquilo.
 
Se você tá com grana sobrando e quer saber a temperatura, pode comprar um de aquário (aqueles com "sonda").
Uns 30 reais.

Se não, nem precisa.
Eu mesmo não tô usando nenhum no meu cultivo.
Nos primeiros cultivos que a gente fica mais fissurado com essas coisas.

O micélio é bem resistente, é um ser vivo.
Ele se adequa com a temperatura ambiente.

26 tá mais do que ótimo.
Até falamos sobre temperatura ideal, para ser mais rápido.
Mas não é tão preto no branco.

Não estando alguma temperatura extrema, tá tranquilo.
Sim, eu quero comprar pra ter controle.. Já gastei uns 300 reais com tudo. Caixa organizadora, alcool em gel, potes, vasilhas, água destilada e etc. Eu quero fazer tudo certo e realmente ter controle, por isso queria recomendação de equipamentos e dicas. E muito obrigado por estar ajudando.
 
Back
Top