Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Meu primeiro cultivo e terrário

Buiuzao

Hifa
Cadastrado
31/07/2014
48
15
31
Mato Grosso
Olá eu sou novato no forúm e na area dos cogumelos mágicos, e ja aprendi bastante coisas sobre fungos (cogumelos em específico), métodos de cultivação do mesmo e etc... E logo irei realizar meu primeiro cultivo de Psilocybe cubensis :)

E antes de tudo tenho uma dúvida, o site em que comprei a seringa de esporos não posso citar mais é bem conhecido hehe

Então agora vou começar as perguntas rsrsrs...

Bom a strain que comprei foi Psilocybe cubensis B+, pois achei uma boa strain para meu primeiro cultivo e trip. No site dizia que com aquela seringa de esporos eu poderia fazer mais outras seringas com a mesma, isso é verdade ??

Eu irei usar a técnica PF TEK para meu primeiro cultivo, que se trata do substrato de vermiculita e farinha de arroz, é isso mesmo ? E uma dúvida que tenho é se quando o micélio estiver colonizando o pote com substrato tenho que manter em local úmido ?? Eu moro em local quente (interior de Mato Grosso) e gostaria de saber se posso deixar os potes que serão inoculados dentro de um pote de sorvete esterilizado em um local escuro, ou tenho que colocar um termostato para controlar a temperatura do local onde ficarão os bolos ??

Como planejo meu fazer meu primeiro terrário:

Bom, depois que vi varios vídeos, tutoriais e li bastante sobre a cultivação de P. cubensis, eu bolei um plano para fazer meu primeiro terrário e vou deixar ai em baixo um print de como vai ser mais ou menos:

IsI9Eon.jpg

Eu comprei:
1 termostato de aquário
1 higrômetro
1 caixa plástica organizadora de 35 litros
4 kilos de vermiculita
Esses materiais estão suficientes ? Falta alguma coisa ?

Eu pretendo colocar vermiculita umidecida no fundo do terrário, mais para meu primeiro cultivo qual é melhor a vermiculita ou a argila expandida ??
Meu terrário ficou bom ??
Preciso colocar um borbulhador ?? Pra que ?? Eu vi nos turoriais mais não entendi muito bem.

Então foi isso, eu espero conseguir ajuda com este tópico e exclaresser todas minhas dúvidas, ;)
Obrigado.
 
Última edição:
Vou ajudar no que eu posso:
Bom a strain que comprei foi Psilocybe cubensis B+, pois achei uma boa strain para meu primeiro cultivo e trip. No site dizia que com aquela seringa de esporos eu poderia fazer mais outras seringas com a mesma, isso é verdade ??

Sim, é. Outras seringas mas principalmente: culturas líquidas (que se bem administradas são "eternas")

Eu irei usar a técnica PF TEK para meu primeiro cultivo, que se trata do substrato de vermiculita e farinha de arroz, é isso mesmo ? E uma dúvida que tenho é se quando o micélio estiver colonizando o pote com substrato tenho que manter em local úmido ?? Eu moro em local quente (interior de Mato Grosso) e gostaria de saber se posso deixar os potes que serão inoculados dentro de um pote de sorvete esterilizado em um local escuro, ou tenho que colocar um termostato para controlar a temperatura do local onde ficarão os bolos ??
Não, mantenha os copos num lugar limpo e seco, se possível abrigado de luz direta. Se a temperatura ambiente estiver num gradiente de 22ºc a 30ºC não precisa aquecedor nem nada.

Esses materiais estão suficientes ? Falta alguma coisa ?
Eu pretendo colocar vermiculita umidecida no fundo do terrário, mais para meu primeiro cultivo qual é melhor a vermiculita ou a argila expandida ??
Meu terrário ficou bom ??
Preciso colocar um borbulhador ?? Pra que ?? Eu vi nos turoriais mais não entendi muito bem.
Então foi isso, eu espero conseguir ajuda com este tópico e exclaresser todas minhas dúvidas, ;)
Obrigado.
Argila expandida é melhor que a perlita para a evaporação da água. O borbulhador serve para isso também (evaporação). Sugiro que use a argila expandida com água até a metade das pedras e o aquecedor na água, por baixo das pedras. Vai ser mais eficiente. Assim como as pedras do borbulhador, embaixo dágua.
Este terrário parece bom sim, só precisa planejar um esquema melhor de troca gasosa. Leia mais, está no caminho certo.
 
Então foi isso, eu espero conseguir ajuda com este tópico e exclaresser todas minhas dúvidas, ;)
Obrigado.


Acho que você deve voltar às leituras.

Tente por exemplo o excepcional guia do @tupy: Cultivo básico e simples (ILUSTRADO)

Leia e releia até entender tudo.

Quanto à seringa, apesar de ser possível diluir e fazer mais seringas, principalmente se ela estiver com uma coloração escura devido aos esporos, não aconselho que o faça, pois pode contaminar tudo. A não ser que tenha prática de trabalho em ambientes assépticos.
 
Pessoal já respondeu as perguntas aqui, mas vou escrever um pouquinho também:

Bom a strain que comprei foi Psilocybe cubensis B+, pois achei uma boa strain para meu primeiro cultivo e trip. No site dizia que com aquela seringa de esporos eu poderia fazer mais outras seringas com a mesma, isso é verdade ??

Como o @Ecuador citou, você pode diluir a seringa de esporos, para fazer outras. Mas acho desnecessário! O processo de gerar outras seringas é mais voltado para culturas líquidas. O micélio de uma seringa de cultura líquida pode ser injetado em mais cultura líquida preparada, que o micélio então colonizará (gerando mais mls de cultura).

Eu irei usar a técnica PF TEK para meu primeiro cultivo, que se trata do substrato de vermiculita e farinha de arroz, é isso mesmo ?

Isso, vermiculita e farinha de arroz integral moída, grossa! E claro, água também. Siga o link postado pelo @Ecuador que você entenderá o processo melhor.

E uma dúvida que tenho é se quando o micélio estiver colonizando o pote com substrato tenho que manter em local úmido ?? Eu moro em local quente (interior de Mato Grosso) e gostaria de saber se posso deixar os potes que serão inoculados dentro de um pote de sorvete esterilizado em um local escuro, ou tenho que colocar um termostato para controlar a temperatura do local onde ficarão os bolos ??

Para a colonização, não é necessário haver umidade no ambiente. Ela é necessária somente quando os bolos forem colocados no terrário. Se a temperatura da sua cidade flutuar entre 20-28 graus, não é necessário aquecimento, embora a condição excelente seja na faixa de 25-28 graus. Mantenha os bolos no escuro, em um ambiente estéril. Um pote bem limpo em um armário está ótimo!

Bom, depois que vi varios vídeos, tutoriais e li bastante sobre a cultivação de P. cubensis, eu bolei um plano para fazer meu primeiro terrário e vou deixar ai em baixo um print de como vai ser mais ou menos:

View attachment 73314

Não coloque vermiculita no fundo do seu terrário, vai ficar uma nojeira, e vai ser extremamente difícil de limpar! Utilize argila expandida, como você sugeriu. Fora isso, o terrário ficou bom, só faltou a lâmpada para a iluminação e estimulação da pinagem! :idea: Se você for deixar o terrário em luz natural, não é necessária a lâmpada. Nunca deixe em luz solar direta!

Preciso colocar um borbulhador ?? Pra que ?? Eu vi nos turoriais mais não entendi muito bem.

O borbulhador ajuda a elevar a umidade no interior do terrário, e também auxilia na troca gasosa! Não é estritamente necessário, porém o pessoal que usa diz que os resultados são bons!! ;)
 
Vlw pela força ai @RainSpirit mas não to usando a PFTek no momento, to fazendo um diário de cultivo, acho que esse meu tópico aqui poderia até ser removido, eu estava muito mal informado quando o fiz, acompanha meu diário de cultivo
https://teonanacatl.org/threads/1˚-cultivo-de-b-casing.10478/
Vo cultivar B+ :roflmao: da umas dicas la se puder hehe
Abraços.
 
Back
Top