Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático Meu diário de cultivo iniciante

Diário de cultivo problemático.
Salve psiconautas, dei início a meu diário mas parece que já estou tendo alguns problemas com a incubação. Eu fiz quatro bolos de arroz integral moído e vermiculita, fiz esterilização no dia 15 de julho e deixei esfriar, no dia 16 de julho apliquei a cultura líquida nos bolos seguindo os procedimentos padrão de higiene com álcool e lysoform na bancada, luvas e até um macacão químico que comprei pra sair na rua ( por causa do Corona, mas nem uso ele direito e passei álcool nele todo antes de colocar ), enfim apliquei as culturas líquidas nos 4 bolos e coloquei dentro de um cooler daqueles de plástico com um termostato dentro configurado em 29C° e fechei o cooler com a tampa. Mas já faz 28 dias e meus copos ainda não estão com os micélios completamente dominados nos copos, eu decidi abrir a incubadora para ventilar um pouco de ar e colocar os copos de ponta cabeça para o bolo deslizar um pouco pra baixo e entrar oxigênio pra ver se eles dominam o copo, e baixei a temperatura do termostato para 25C°, mas na real por quê meus bolos estão demorando tanto pra aniversariar se os três não tem sinais de contaminação? Mas eu ansioso pelo aniversário esperei até dia 6 de agosto para ver meus queridos bolos e tive uma surpresa, nenhum deles estavam com o copo completamente dominado pelo micélio e tinha um copo que estava com contornos pretos aonde o micélio branco estava crescendo então decidi retirar este copo pra ver o que tinha acontecido e retirei o bolo ( longe da incubadora, e booom!! O copo tava com um modo branco logo na vermiculita ( selo ) e quando vi o bolo estava cheirando podre, eu decidi cortar a parte que não estava colonizada pra entender melhor aonde estava podre, é boom!! ( desculpe, tudo parece chocante para um iniciante, mas eu realmente tive essa reação kkkk) vi que o bolo estava preto por dentro e esse preto cheirava podre, eu não queria perder o micélio e decidi iniciar uma cirurgiã no bolo, fui retirando todo preto no bolo e toda parte não colonizada, e isso fez ele ficar com um buraco enorme no meio, coloquei este bolo em um vidro de quarentena pra ver se frutifica, e simplesmente não cresceu mais nenhum fundo de cor diferente, só o bolo ficou todo aveludado branco, mas muito aveludado mesmo, não sei se é o cobweb, mas decidi fazer uma troca gasosa no vidro e coloquei um ventilador de pc no modo exaustor na boca do pote de vidro, mas queria muito saber Duas coisa:
Primeira: se este micélio que passou por essa “cirurgia” está livre deste fungo preto?
Segunda: por quê meu bolo ficou todo aveludado ?

Vou deixar fotos dos meus copos na incubadora e do bolo que está sendo refrigerado agora no vidro. Valeu por dar uma atenção aí :)
Aqui são os bolos que ainda não aniversariaram com 28 dias e o bolo em tratamento, se puderem me dizer também se aqueles “fios” maiores no bolo em tratamento são formações do início dos cogumelos ?
 

Anexos

  • 3A70CD95-B90F-41DD-A028-E6244B63FED4.jpeg
    3A70CD95-B90F-41DD-A028-E6244B63FED4.jpeg
    927.9 KB · Visualizações: 30
  • B36F5F24-74D0-468F-9E5D-887FFC4568A7.jpeg
    B36F5F24-74D0-468F-9E5D-887FFC4568A7.jpeg
    873.8 KB · Visualizações: 28
  • D72A7E5F-1636-4E9D-A6BC-A5006BAA2F68.jpeg
    D72A7E5F-1636-4E9D-A6BC-A5006BAA2F68.jpeg
    802.6 KB · Visualizações: 29
  • 2D103674-084B-41BC-AF45-320ADEED40D2.jpeg
    2D103674-084B-41BC-AF45-320ADEED40D2.jpeg
    693.4 KB · Visualizações: 26
  • 3A267987-62B6-4987-A799-6EA956E2456E.jpeg
    3A267987-62B6-4987-A799-6EA956E2456E.jpeg
    722.7 KB · Visualizações: 24
Última edição:
Bom dia irmão! O termostato que vc está usando é de quantos watts?? Pq estou com um de 300W dentro da minha incubadora setado em 31°C, mantendo temperatura de 27 - 28. Pode ser que vc não esteja atingindo temperaturas adequadas para colonização. Outra coisa, vc tomou cuidado para não compactar o substrato nos copos?
Não consigo ver pins mas também não vejo contaminantes. Abração irmão! Vai dar tudo certo.
 
Bom dia irmão! O termostato que vc está usando é de quantos watts?? Pq estou com um de 300W dentro da minha incubadora setado em 31°C, mantendo temperatura de 27 - 28. Pode ser que vc não esteja atingindo temperaturas adequadas para colonização. Outra coisa, vc tomou cuidado para não compactar o substrato nos copos?
Não consigo ver pins mas também não vejo contaminantes. Abração irmão! Vai dar tudo certo.
Olá boa tarde, agradeço desde já por interagir aqui : ) O termostato que comprei é meio pequeno de 75w, e deixei ele em uma garrafa de vidro de 900ml dentro do cooler(incubadora), eu abaixei temperatura do termostato ontem pra 25C° e estava em 29C° então me aconselha a aumentar novamente a temperatura? Então quando coloquei o substrato tentei evitar de empurrar eles para o fundo, mas eu dei umas batidas no fundo copo quando ainda estava colocando o substrato, seria possível ele compactar só com a batidas no fundo? Abraços tbm manoo!! Obrigado pela positividade espero que de certo.
 
então me aconselha a aumentar novamente a temperatura?
Aconselho a medir a temperatura na incubadora e regular o termostato com base nisso. Não da pra confiar no que marca nos termostatos. A faixa de variação as vezes é imensa.

seria possível ele compactar só com a batidas no fundo?
Com toda certeza! Até dentro da panela de pressão com o borbulhar da água fervente o substrato dá uma assentada.
Corrigindo esses detalhes vai da muito certo mano! Grande abraço.
 
Aconselho a medir a temperatura na incubadora e regular o termostato com base nisso. Não da pra confiar no que marca nos termostatos. A faixa de variação as vezes é imensa.


Com toda certeza! Até dentro da panela de pressão com o borbulhar da água fervente o substrato dá uma assentada.
Corrigindo esses detalhes vai da muito certo mano! Grande abraço.
Ótimo gostei da dica de acompanhar a temperatura! Vou providenciar um termômetro de aquário para medir a temperatura da incubadora e existe alguma escapatória para o micélio ainda crescer em todo copo se o substrato possivelmente está comprimido ?
 
Ótimo gostei da dica de acompanhar a temperatura! Vou providenciar um termômetro de aquário para medir a temperatura da incubadora e existe alguma escapatória para o micélio ainda crescer em todo copo se o substrato possivelmente está comprimido ?
Puts mano, infelizmente eu acho que eles tem pouca ou nenhuma salvação. A última coisa que da pra fazer é cortar a parte nao colonizada com material estéril e aniversariar com um roll de vermiculita pré esterilizada. Além disso, eu colocaria eles em garrafas pet pra não ficarem perto uns dos outros.
Mas só se vc tiver muito apreço pelos seus bolos pq, talvez o esforço não valha a tentativa. Abração
 
Puts mano, infelizmente eu acho que eles tem pouca ou nenhuma salvação. A última coisa que da pra fazer é cortar a parte nao colonizada com material estéril e aniversariar com um roll de vermiculita pré esterilizada. Além disso, eu colocaria eles em garrafas pet pra não ficarem perto uns dos outros.
Mas só se vc tiver muito apreço pelos seus bolos pq, talvez o esforço não valha a tentativa. Abração
Entendi amigo, tenho esperanças que eles podem crescer ainda kkkk então vou esperar mais uma semana pra ver se rola a colonização completa e se não rolar vou estar seguindo os procedimentos que me disse, aí compartilho com vocês de primeira mão os resultados e o processo, caso eu precise cortar os bolos, desde de já quero esclarecer que suas dicas são fenomenais, obrigado mesmo : )
 
Pessoal hoje tive a brilhante ideia de acompanhar se os micélios realmente pararam de crescer, eu contornei com canetinha em volta de onde o micélio dominou e estarei vendo daqui dois dias os copos novamente, assim consigo acompanhar se ele está crescendo ainda ou parou por conta da possível compactação do substrato, daqui dois dias vejo novamente e encaminho as fotos : >
 
Hoje trago novas ideias pra vocês!! Bom logo no início deste diário, postei que tinha aniversariado um bolo prematuro por conta que ele estava contaminado, fiz uma “cirurgia” retirando as partes pretas e as que não foram colonizadas pelo micélio e como vocês podem ver na foto de cima, coloquei ele em um vidro após o Dunk.

Passando dois dias com ele no vidro, o bolo prematuro ganhou uma uma atmosfera aveludada e branca, que supostamente é o conhecido cobweb que atrasa no processo de frutificação do micélio(a parte que que mais gosto kkkk) então após deixar dois dias ele com um cooler de pc ventilando 24hrs o vidro vi que a forma aveludada sumiu completamente mas também notei que o recipiente em que o bolo esta perdeu muito sua umidade neste processo e até mesmo a água da argila expandida quase secou, então hoje cedo eu coloquei água no fundo do vidro até chegar no nível da argila, esperando que a umidade voltasse com todo vigor, mas hoje de noite já me decepcionei, o dia está frio e no vidro mesmo fechado não aconteceu condensação alguma da água, nem mesmo teve aquela aparência embaçada de umidade dentro do vidro.

Então decidi resolver o problema, já que ontem e hoje estão fazendo uma temperatura média de 18C°, notei que teria a necessidade de mais calor no vidro e a falta de calor também foi o motivo de não acontecer nenhuma condensação mas meu termostato está na minha incubadora aquecendo 3 bolos para se desenvolverem a 25C° (porque até semana passada o dia estava bem calor)30 a 28C° em média. Mas de ontem pra hoje o tempo esfriou muito e por isso tive a brilhante ideia de aquecer meu vidro com uma lâmpada!!

Eu encontrei um tópico aqui, não lembro exatamente de quem, mas ele fez um esquema com a lâmpada dentro do terrário pra aquecer, eu decidi fazer diferente, até porque não tem espaço pra colocar a lâmpada dentro do vidro, vou explicar pra vocês que talvez ajude como esquentar seu terrário.

Fucei as coisas em casa e acabei encontrando:
Um soquete de abajur
Um baldinho de lata de uns 2l
Umas chaves de boca
E um cooler que adaptei pra ligar em USB de computador ou carregador
Uma lâmpada amarela (ela esquenta muito)
Uma fita porosa(pra fazer um filtro no cooler

Bom basicamente eu só coloquei o soquete dentro do baldinho, centralizado para não ter perigo da lâmpada ficar encostando, porque a ideia é colocar a lâmpada embaixo do vidro para aquecer somente a água, para criar uma baixa pressão no vidro e condensar a água, mas como a lâmpada é muito quente notei que facilmente só a lâmpada pode fazer a parte debaixo toda chegar perto dos 40C° e matar o meu micélio(prematuro ainda) e para não surgir mais o cobweb o segredo é abaixar a temperatura e ventilar melhor o bolo então juntei útil ao agradável que colocando um cooler na boca do vidro eu acabo inserindo uma alta pressão dentro do vidro que acaba se chocando com a baixa pressão(parte debaixo) assim eu crio um fenômeno de convecção dentro no vidro onde a circulação de ar vai ficar muito alta (isso que acontece quando surge um ciclone bomba) e a umidade não se perde e não oferece perigo também de esquentar o recipiente ao ponto de matar o micélio, acredito que depois desse experimento, as condições vão estar muito favorável para o surgimento de primordias e pins.

Segue as fotos aí do experimento, Tmj!! Muita fé!!
 

Anexos

  • 0B2F20D7-0951-4B8D-96C1-5359AB56606A.jpeg
    0B2F20D7-0951-4B8D-96C1-5359AB56606A.jpeg
    1.4 MB · Visualizações: 10
  • 43003945-9103-4AA7-B95A-4E2953E6CF8B.jpeg
    43003945-9103-4AA7-B95A-4E2953E6CF8B.jpeg
    1.1 MB · Visualizações: 10
  • DD7F806E-3EC8-4E5D-B84E-EA3C49D58E24.jpeg
    DD7F806E-3EC8-4E5D-B84E-EA3C49D58E24.jpeg
    1 MB · Visualizações: 8
  • 24D39F05-6E3E-4B07-A495-300472335515.jpeg
    24D39F05-6E3E-4B07-A495-300472335515.jpeg
    842.1 KB · Visualizações: 12
  • E70A8843-72BB-4C80-9C0E-75A3D6CF7016.jpeg
    E70A8843-72BB-4C80-9C0E-75A3D6CF7016.jpeg
    817.6 KB · Visualizações: 14
  • 7D9AE61D-3D49-4CAE-8BEE-D80FE96CEB05.jpeg
    7D9AE61D-3D49-4CAE-8BEE-D80FE96CEB05.jpeg
    1 MB · Visualizações: 14
Hoje trago novas ideias pra vocês!! Bom logo no início deste diário, postei que tinha aniversariado um bolo prematuro por conta que ele estava contaminado, fiz uma “cirurgia” retirando as partes pretas e as que não foram colonizadas pelo micélio e como vocês podem ver na foto de cima, coloquei ele em um vidro após o Dunk.

Passando dois dias com ele no vidro, o bolo prematuro ganhou uma uma atmosfera aveludada e branca, que supostamente é o conhecido cobweb que atrasa no processo de frutificação do micélio(a parte que que mais gosto kkkk) então após deixar dois dias ele com um cooler de pc ventilando 24hrs o vidro vi que a forma aveludada sumiu completamente mas também notei que o recipiente em que o bolo esta perdeu muito sua umidade neste processo e até mesmo a água da argila expandida quase secou, então hoje cedo eu coloquei água no fundo do vidro até chegar no nível da argila, esperando que a umidade voltasse com todo vigor, mas hoje de noite já me decepcionei, o dia está frio e no vidro mesmo fechado não aconteceu condensação alguma da água, nem mesmo teve aquela aparência embaçada de umidade dentro do vidro.

Então decidi resolver o problema, já que ontem e hoje estão fazendo uma temperatura média de 18C°, notei que teria a necessidade de mais calor no vidro e a falta de calor também foi o motivo de não acontecer nenhuma condensação mas meu termostato está na minha incubadora aquecendo 3 bolos para se desenvolverem a 25C° (porque até semana passada o dia estava bem calor)30 a 28C° em média. Mas de ontem pra hoje o tempo esfriou muito e por isso tive a brilhante ideia de aquecer meu vidro com uma lâmpada!!

Eu encontrei um tópico aqui, não lembro exatamente de quem, mas ele fez um esquema com a lâmpada dentro do terrário pra aquecer, eu decidi fazer diferente, até porque não tem espaço pra colocar a lâmpada dentro do vidro, vou explicar pra vocês que talvez ajude como esquentar seu terrário.

Fucei as coisas em casa e acabei encontrando:
Um soquete de abajur
Um baldinho de lata de uns 2l
Umas chaves de boca
E um cooler que adaptei pra ligar em USB de computador ou carregador
Uma lâmpada amarela (ela esquenta muito)
Uma fita porosa(pra fazer um filtro no cooler

Bom basicamente eu só coloquei o soquete dentro do baldinho, centralizado para não ter perigo da lâmpada ficar encostando, porque a ideia é colocar a lâmpada embaixo do vidro para aquecer somente a água, para criar uma baixa pressão no vidro e condensar a água, mas como a lâmpada é muito quente notei que facilmente só a lâmpada pode fazer a parte debaixo toda chegar perto dos 40C° e matar o meu micélio(prematuro ainda) e para não surgir mais o cobweb o segredo é abaixar a temperatura e ventilar melhor o bolo então juntei útil ao agradável que colocando um cooler na boca do vidro eu acabo inserindo uma alta pressão dentro do vidro que acaba se chocando com a baixa pressão(parte debaixo) assim eu crio um fenômeno de convecção dentro no vidro onde a circulação de ar vai ficar muito alta (isso que acontece quando surge um ciclone bomba) e a umidade não se perde e não oferece perigo também de esquentar o recipiente ao ponto de matar o micélio, acredito que depois desse experimento, as condições vão estar muito favorável para o surgimento de primordias e pins.

Segue as fotos aí do experimento, Tmj!! Muita fé!!
Só pra atualizar, mesmo com o cooler o calor foi tão alto que secou completamente a água e eu vi aquilo, me assustei e no mesmo estante e por um momento deixei de raciocinar sobre a termodinâmica no vidro e que ele estava quente e a água que coloquei gelada! Toma choque térmico!! Deu muita merda, o bolo caiu no chão, sujou todo o quarto de vermiculita e um pouco de água tbm kkkkk

Enfim só atualizando a cagada que fiz, mais tarde paro pra pensar porquê evaporou toda toda a água tão rápido.
Pensei que q convecção dentro do vidro ia fazer a água entrar em ciclo, mas n kkkk muita fé!!! Tmj
 

Anexos

  • F81B7479-211E-4DB5-90A0-4104DA4F892B.jpeg
    F81B7479-211E-4DB5-90A0-4104DA4F892B.jpeg
    1.2 MB · Visualizações: 11
Última edição:
Back
Top