Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Mensagem expressa do além.

brunomg

Cogumelo maduro
Membro Ativo
25/06/2006
314
73
Muitas pessoas ja atingiram esse estado em que a mente começa a organizar os simbolos de maneira similar a realidade, constrói assim uma realidade com aspéctos idênticos a realidade objetiva, trí-dimensional, cheia de sons, convulções tacteis, sabores e aromas, muitas vezes reproduz assim a mente humana a realidade.
Esses agrupamentos de simbolos em categorias sensitívas é o que pode ser chamado Construção Metafísica.
Todos os seres tem a capacidade de empreender uma construção metafísica livre e autônoma, tem também o poder de submeter os outros a essa construção, e tornar a realidade sua criação.
O mundo metafísico como o vemos hoje, quando olhamos para o céu numa noite cheia de estrelas e os entendemos de tal maneira, nada mais é que uma sucessão e somatória dessas construções metafísicas ao longo da história pelos seres... Tudo que se criou, com excessão do que se destruiu, é o mundo em que nós estamos! O que permaneceu, dentre todas as criações de todos, é aquilo que existe!
Ha aqueles que não podem contemplar a metafísica, ha aqueles que podem contemplar a metafísica mas não podem modifica-la, ha os que criam pequenas tendências, ha aqueles que criam todo um mundo...
Todos tem essa potência, mas nem todos tem em ato-atualidade.
Sejamos nós grandiosos suficiente pra criarmos mundos!!
Façamos mais pelo mundo, pela evolução desta tendência, articulemos mais a nossa vontade de potência e realizemos cada vez mais o nosso projeto Deus, tornar a sí mesmo o deus de todas as coisas.

Eu mesmo ja faço a primeira objeção...
Faço uma petição de principio!

Se os seres construiram o mundo, quem construiu o ser?

Era essa resposta que eu esperava...
Essa é uma das idéias bases da minha filosofia.. A correlação do sujeito e do objeto, do ser e do mundo, do espírito e do corpo, enfim... Ha muitas terminações diferentes.
O que importa é inferência disso, e não as terminologias, em que isso infere ?
O mundo é conformado pelo ser, é enformado pelo ser (o mundo se adequa a representação que se tem dele).
Por outro lado, o ser é conformado pelo mundo, é enformado pelo mundo (ele se adequa aos valores criados).

Schelling ja introduziu essa idéia na filosofia faz um tempo, mas misteriosamente (pra mim) não é muito reconhecido, o que pra mim é um dos maiores avanços filosóficos depois de Kant.
Schelling chama de correlato o sujeito e o objeto, ambos são uma e mesma coisa, ambos só existem enquanto mutua cooperação, ao passo que um transforma, transforma o outro.

A filosofia do realismo ingenuo prega: "O Objeto determina o Sujeito"
O idealismo clássico e o subjetivismo pregam: "O Sujeito determina o Objeto"

Um ponto final nesta história toda, sabendo que ambas proposições são verdadeiras, é justamente essa sintese: "O sujeito e o objeto se adequam mutuamente"

Essa é a correlação do sujeito e do objeto, a via do conhecimento não é mais de "mão única", como pregava tanto o realismo como o idealismo, o primeiro, o conhecimento parte do objeto, o segundo, o conhecimento parte do sujeito.

Ah uma interação constante entre sujeito e objeto, ha uma atualização constante, um devir-a-ser e uma eterna construção.

A questão permanece: "Quem criou essa centelha desta tendência de construir ?"

Se o mundo construiu os seres que construiram o mundo, quem constroi o mundo-construtor??

Exatamente, a petição de princípio ainda pode ser aplicada...
Quem criou a sentelha construtora?

Posso objetar tomando outro rumo, por exemplo, fazer uma tréplica: "Será que precisa haver um criador ?"

eu acredito que esista um criador....

pressupondo que exista um criador - o quye ele fazia antes de criar^?
o criador nao seria a criaçao ou até a criatura como você propoe?

Estamos diante de um grande divisor de aguas...
Podemos, por exemplo, acreditar num deus e assumir uma postura de crença, mas podemos também permanecer na dúvida quanto a necessidade lógica de um deus criador.

Toda crença tem um pouco de razão também, e toda razão um pouco de crença.
Por isso eu posso assumir uma crença num criador com a ressalva da dúvida quanto a necessidade lógica do mesmo.

Estamos diante de um grande divisor de aguas...
Podemos, por exemplo, acreditar num deus e assumir uma postura de crença, mas podemos também permanecer na dúvida quanto a necessidade lógica de um deus criador.

Toda crença tem um pouco de razão também, e toda razão um pouco de crença.
Por isso eu posso assumir uma crença num criador com a ressalva da dúvida quanto a necessidade lógica do mesmo.

Não necessariamente um Deus é o criador.....

[SIZE=-1]Stephen William Hawking, tido como uma das mentes mais brilhantes nos dias atuais (e quem não considera-se, tendo um ídolo/intelecto), propôs várias teorias que "explicam" origens, formação e comportamento do universo. Suas teorias eram sempre apresentadas e difamadas por seu teor "irreal", ilógico, sem sentido, mas foi exatamente isso que o tornou um ícone que hoje ocupa a cadeira de Newton. Ele diz que esse é o caminho, proposições fora do comum, e com isso explicou (e provou) por exemplo o comportamento dos buracos negros, aqueles que nem a luz passa batido... onde quero chegar?

Hawking num dia de exposição de uma de suas teorias, fez algo que ainda está por provar, mas como todas as outras coisas ele fiel é procura meios...

Disse que o que todos os cosmologos, astronômicos, filósofos, pessoas em geral que procuram uma explicação para a criação, origens e destino, que "acha" que não é o caminho pois a resposta não existe.

Já faz bastante tempo que não me atualizo sobre o Hawking, e não achei essa teoria dele por escrito, se não me engano vi numa série dele, Hawking's Paradox ou talvez Hawking's Universe...

O que quero dizer é que no máximo, segundo interpretações minhas de Hawking, nos só vamos compreender o que aconteceu, mas nunca como aconteceu porque não houve um início, mas sempre existiu.
Da mesma forma que ele disse que o que é "estranho pensar" pode ser o Certo a pensar, como por exemplo afirmar antigamente que a terra era redonda, algo que poderia te apedrejar, seu louco!
[/SIZE]

Sei que tenho muito que aprender, mas segundo conhecimentos já obtidos muito resumidamente para quem não sabe funciona assim...

Se você viajar na velocidade da luz linearmente, há uma distorção espaço tempo, cabe ai o exemplo dos gêmeos proposto por Einstein, onde um viaja da terra em vel. luz e quando voltar será muito mais novo que seu irmão que ficou. Seria aceitável chamar isso de Viajem no tempo, e ao futuro.

Mas o futuro não nos é interessante, o passado sim, tem como?

Teoricamente sim, e é nessa parte que acho que encontraremos, ou talvez nossa sexta geração, mais respostas ou mais perguntas... (talvez nós mesmos tenho outra teoria )

Sabemos que quando olhamos para o espaço, olhamos para o passado, ou seja, aquelas galaxias distântisíssimas de milhares de anos luz que enxergamos podem de fato nem existirem mais, pois a luz viaja a uma certa velocidade, e a nível de espaço, ela é baixíssima... mas trazendo aqui pra terra, se uma pessoa olha aqui pra terra há algumas centenas de anos luz da terra, vão ver nossos antepassados, e alguns milhares de ano luz, os dinossauros, a pangeia... e quanto mais distânciamos mais pro passado olhamos..
.
Recentemente "vimos" um cosmo tão distânte que estava chegando na terra a luz do bigbang, isso é ótimo, mas queremos ver antes disso...

E para isso tentamos entender e quiçá dominar os buracos negros, porque, segundo teorias, são os únicos que possibilitarão respostas (se não me engano não existe tempo no buraco negro e eles serviriam de "atalho" para chegarmos a lugares muito distântes da terra e quem sabe, olhar pra ela) (worm hole)

Discutir isso é complicado, principalmente por fórum porque tem que ter várias bases de universo paralelo, teoria das cordas, buracos negros e tem a dificuldade de clareza de ideias...

pressupondo que exista um criador - o quye ele fazia antes de criar^?
o criador nao seria a criaçao ou até a criatura como você propoe?

E quem criou o criador ou ele próprio se criou? o que ele era antes de se criar?

E o universo é infinito? e está sempre em expansão? se ele é infinito então não tem como se expandir, se expande então tem uma borda, se expande onde o que tem depois da borda?

Acredito que ninguem consiga colocar dentro de sua cabeça animal o que quer dizer infinito!! é muito.......hã......é muito.......é...hã......infinito!!!

Abraço a todos

Bastante contribuições em forma de questionamentos!!
Esse é um bom caminho pra seguir a filosofia, esculpir a pergunta, de forma que a pergunta fica muito clara e distinta, pra que só então possamos formular a resposta, e logo em seguida novas perguntas...

Hawking é muito profundo mesmo, li um livro dele chamado "Uma breve história do tempo", ele expoe algumas partes da sua teoria metafísica, uma espécie de nihilismo (não ha um sentido) para a existência, mas ela simplismente.. Existe..

É interessante, mas não podemos esquecer que o outro lado da moeda, e ESSE sentido que estamos ? O mundo, o planeta, os animais, esses são um sentido! Apesar de não haver sentido, ha um sentido!

Não esgota o modo de ser, nem da existência, e nem o meu, enquanto acredito que as coisas não tem sentido algum, pois isso< ja é um sentido para alguma coisa.

Nem tampouco esgota o meu modo de ser, e nem a existência das coisas, enquanto acredito que o sentido das coisas e de tal o qual modo, pois sempre vejo superações dentro de mim mesmo, com relação a essas interpretações.

Vivemos numa constante mudança de modos e costumes, e alguns permanecem, este é o costume "perene", o que permanece, e talvez um bom ponto a se fixar o objetivo!
Se tudo passa, se tudo se recria de outra maneira, no entanto mesmo nas mudanças algumas coisas ficam, não seria o mais certo escolhermos dentre tudo, o que permaneceu na mudança ?

Em vista desses problemas da criação, temos um outro rumo, mais intelectualista, do filosofo Schopenhauer...

Quem criou o criador? Ele mesmo se criou!! Mas isso só aconteceu, porque ele tem a mesma origem de qualquer outra coisa, posto que qualquer coisa mesma se criou por vontade própria.

Eu, você, todo mundo, as coisas, as partículas do universal, todas tem tantos motivos para existir, como teria para não existir, no entanto existem porque tem vontade.

Eu, você, todo mundo, as coisas, as partículas do universal, todas tem tantos motivos para existir, como teria para não existir, no entanto existem porque tem vontade.
Só adicionaria algo aqui - só existem pois estão além da vontade.

Só adicionaria algo aqui - só existem pois estão além da vontade.

Se for uma objeção para Schopenhauer.. Então é equivoco.. O que existe é apenas as coisas que tem vontade, e nada além disso, nem o além da vontade existe.
O além é inconcebível, o além não tem vontade de existir, senão ele existiria, e ja não seria mais além por estar existindo.

Se for uma objeção para Schopenhauer.. Então é equivoco.. O que existe é apenas as coisas que tem vontade, e nada além disso, nem o além da vontade existe.
O além é inconcebível, o além não tem vontade de existir, senão ele existiria, e ja não seria mais além por estar existindo.
Nao foi uma objeçao a ninguem, foi pensamento puro.
Além da vontade :)
Mesmo com toda catedraticidade do interlocutor ainda prefiro o valor que eu agreguei durante a vida aos livros.
Eles servem só pra complicar o inverbalizável.
O além nao tem vontade ou tem uma vontade além, maior e criativa?

Nao foi uma objeçao a ninguem, foi pensamento puro.
Além da vontade :)
Mesmo com toda catedraticidade do interlocutor ainda prefiro o valor que eu agreguei durante a vida aos livros.
Eles servem só pra complicar o inverbalizável.
O além nao tem vontade ou tem uma vontade além, maior e criativa?

As duas coisas, depende muito da sua concepção de além e de vontade mesmo...

Tem coisas que são complicadas mesmo, e ja aconteceu que muito o que era inverbalizável se tornou verbalizavel pela filosofia, por isso nunca desistimos de tentar.

Uma criança não consegue verbalizar uma equação de segundo grau, porque ela não consegue enxergar o que é uma equação de segundo grau...
Assim sucede também na filosofia, para alguns conhecimentos nós somos tão criança, que nem conseguimos visualizar, estamos presos em outros equivocados e nem sabemos disso..

Back