Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Melhor método para inocular pastagens naturais?

Claudeneye

Cogumelo maduro
Cadastrado
29/04/2009
10
47
37
Pessoal, queria saber se algum de vocês já introduziu cubensis em uma pastagem que não tinha esta espécie ainda. Que método utilizaram? Deu certo?
Moro no RS e estou esperando a chegada da primavera para fazer o crime (hehehe). Tenho certeza que esta espécie não existe no sítio de meus pais, pois passo as férias (verão) lá, procuro por tudo sempre que as condições se mostram favoráveis e nunca encontrei nada (3 anos de caça!).
Pois bem, minha idéia é a seguinte: usar os vários carimbos que tenho de cultivos indoor, hidratá-los em seringa com água destilada, deixar 24hs na geladeira e sair dando "injeções de esporos" nas bostas mais frescas que encontrar.
Já inoculei um canteiro onde é colocado todo o merdaiedo do galpão com um bolo totalmente colonizado (não tinha tempo para o cultivo e ele já estava bom, fazer oq?), lá haviam inúmera minhocas (a camada menos superficial já está virada em húmus), alguém sabe se há interação cubensis/minhocas? Puxa vida, se vingar neste canteiro vai ser uma mina de ouro!! hehehehe

Grato pela atenção de todos, se já houver um tópico falando sobre isso me indiquem, procurei mas não encontrei nada.

Tenho um amigo que tem um sítio enorme, fica dentro de um 'vale'. É todo cercado por morros baixos, deve ter alguns kilometros quadrados.

La tem algumas vaquinhas, em torno de umas 20 ou 30 cabeças

Ele ja procurou muito por cogus, em varias epocas do ano, e nada. Nem ali, nem nas propriedades vizinhas.

Ele resolveu trazer o fungo pro sitio dele.

Na minha opinião, vc teria resultados melhores se cultivasse uns copos, esperasse colonizar 100% e enterrasse pedaços em merda seca. Inocular merda com esporos acho que dará mais trabalho e demorará bem mais

Eu pegaria as merdas, colocaria em baixo de uma arvore (não tao densa, mas não tao sem folhas), onde pega claridade, onde não enxarca quando chove, onde tem grama em baixo

Colocaria elas fazendo um 'caminho' de bosta, circulando a árvore

Ai inocularia com pedaços do bolo de umas 4 especies diferentes

Não sei se isso que eu to dizendo é a melhor coisa, mas EU faria assim

Traria a merda pra perto, para um lugar mais propício com condiçoes favoraveis

se tiver um carimbo de esporos seria mais viável que uma seringa, raspe por sobre alguns compostos.

Acho que fazer uma Cl com dextrose e após o micelio se formar inocular esta cl nas bostas .... Assim tem mais chance do micelio se desenvolver na bosta....
E como colocou o irmão acima inocular bem abaixo da bosta por causa do uv mortal 2x

Dança da Vaca Azul:

- Arrume um chapéu de palha e 4 cogumelos.

- Corte as estipes ("caules") e com um alfinete prenda as chapeletas na aba do chapéu com as lamelas viradas para cima.

- Em uma lua cheia, vá ao pasto completamente nú, apenas com o chapéu de palha na cabeça e dance com pelo menos 7 vacas durante 7 horas consecutivas. Rodeie as vacas sempre no sentido horário!

- Repita a dança durante 7 luas cheias. (sempre com cogumelos novos presos no chapéu)

É batata!!! Chega a atrair duendes drogaditos de tanto cogumelo que vai brotar no ano seguinte.

Se for menos ortodoxo pode simplesmente diluir uma boa quantidade de esporos em uma garrafa pet com a tampa furada e sair irrigando os extrumes maduros do pasto. Técnica ainda não testada.

=)

e a dança da vaca azul foi testada? rsss

Olá amigo Claudeneye.

Uma maneira boa de introduzir a espécie no sítio é coletar "bostas férteis" de outros pastos e deixá-las em cantos estratégicos como moitas de capim e debaixo de árvores. Esta técnica não falha.

Mas eu tenho certeza que lá no sítio tem uma espécie pouco comentada aqui: Copelandia anomala = Copelandia cyanescens
Veja aqui: https://teonanacatl.org/threads/espécies-de-fungos-neurotrópicos-no-brasil.4606/#post-67874

Uma "bosta fértil" seria aquela que dá cubensis. Para saber se é fértil, olhe debaixo dela, mas cuidado, pois pode haver escorpiões debaixo. Não é havendo escorpiões que saberá se é ou não fértil, a característica principal é uma resina seca amarela. Esta resina parece cola seca de cor amarela. É comum encontrar micelo desidratado também entre as dobras da bosta.

Mas procure os Copelandia pois são bons também. Eu tenho certeza que há bastante por lá.

paz.

Legal essa idéia. Aqui na minha região tem pastos que dão bons frutos, mas já bem visados pelos hippies da cidade (a culpa é sempre deles, uahuaha). Vou tentar migrar eles para outros pastos desconhecidos ainda esse ano. Tenho alguns esporos comigo, de selvagens secos, podria usá-los para isso.

Qual seria a melhor época para inocular? Agora antes da primavera, ou espero para quando os outros pastos começarem a dar frutos? E será que uso esses esporos de cogus secos ou espero aparecerem os fresquinhos para migrá-los?

olha inocular esporos nao adianta nada.
o negocio eh produzir spawn de milho e inocular em fezes frescas.
ja expliquei como eu fiz na pavuna em 2007 e deu muito certo.

e a dança da vaca azul foi testada? rsss

Craro! Totalmente testada e aprovada! =)
Já viu magika dar errado? Se tiver amor brota até no deserto.

Mas se for olhar pelo lado cientifico, pensa bem no processo:
São 7 horas de dipersão de esporos por todo o pasto em 7 meses diferentes, com diferentes condições climáticas em variados locais do pasto.

---

Com certeza plantar spawn no pasto deve ser mais rápido.

Lembrando que inocular esporos não é o unico processo do desenvolvimento.
Com minhas buscas nos pastos da vida percebi que sempre bombava o pasto que tem um morro e em baixo uma parte plana onde se acumula mais umidade e um melhor microclima para o desenvolvimento ds frutos....
Não sei se é por causa da regiao mais sempre tive maior dificuldade de encontrar nativos em pastos retos sem morros.....
Alguem ja tentou colocar debaixo da bosta um papelão(BDA,CDA) com micelio isolado ? Acho que se feito na epoca cert pode funfar bem...

Eu tentaria raspar um carimbo na racao das vacas ou com mato moido e dar para elas , talveis as bostas ja saiam fertilizadas !

Eu tentaria raspar um carimbo na racao das vacas ou com mato moido e dar para elas , talveis as bostas ja saiam fertilizadas !

Levando em conta que os esporos vão passar por ambientes cheio de úmidade da boca do bovino para dentro, que vai levar um bom tempo para o escremento molhadão virar um esterco favorável ao desenvolvimento de cubensis, eu descartaria essa possibilidade, porquê haveriam muitas chances de os esporos geriminarem antes de o esterco alcançar boas condições.

Talvez o bovino cague em cima dos esporos.

independente da tecinica que usar,nao inocule bostas frescas,
procure fazer isso em bostas secas ,bem maturadas,
boa sorte!

independente da tecinica que usar,nao inocule bostas frescas,
procure fazer isso em bostas secas ,bem maturadas,
boa sorte!

Tens razão, quanto mais seca melhor. Inclusive um teste bom é cheirar o esterco e se estiver com cheiro bem suave de terra é que está no ponto.

Melhor ainda se forem tots de cavalo.

Back